Author Topic: Conservação da Navalha  (Read 8107 times)

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Conservação da Navalha
« on: March 19, 2010, 12:21:26 pm »
0
Olá a todos, sou novo por aqui e gostaria de saber como conservar e guardar uma navalha tanto a de aço carbono como a inoxidavel.
É necessário passar algum tipo de produto tal como óleo, glicerina ou outro?
Procedimento para quem usa diariamente e para quando a navalha ficará guardada por um longo período.
Dá para fazer algum produto caseiro, visto que aqui no Brasil é dificil encontrar produtos específicos para navalhas?
Abraço a todos
« Last Edit: March 19, 2010, 12:26:53 pm by Jerry »
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Conservação da Navalha
« Reply #1 on: March 19, 2010, 02:33:05 pm »
0
Uma solução é passar óleo mineral. É usado vulgarmente na manutenção de máquinas de costura.

É relativamente fácil de encontrar e basta uma pequena película no metal para deixar o metal protegido.

Para uma navalha de uso diário não costumo usar nada  :-\ simplesmente a seco bem na toalha (pois, eu não uso o papel de barbeiro).

abraço
Nuno

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Conservação da Navalha
« Reply #2 on: March 19, 2010, 02:50:22 pm »
0
Obrigado Nuno, a princípio minha pergunta é simples, mas para nós aqui do Brasil que perdemos a tradição e costume de barbear com navalha, ficamos defasados de qualquer novidade e novos produtos deste assunto.
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Conservação da Navalha
« Reply #3 on: March 19, 2010, 03:03:58 pm »
0
Obrigado Nuno, a princípio minha pergunta é simples, mas para nós aqui do Brasil que perdemos a tradição e costume de barbear com navalha, ficamos defasados de qualquer novidade e novos produtos deste assunto.

Acho que a "tradição e costume de barbear com navalha" se perdeu de uma forma genérica por todo o lado.
Está-se a recuperar devagarinho, mas agora com alguns produtos que não encontravas à cem anos atrás, e outros que se tentam encontrar porque eram bons e já não se fabricam....

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Oxidação da lâmina
« Reply #4 on: May 31, 2010, 01:19:20 pm »
0
Olá a todos se alguém conseguir me ajudar, ficarei grato.
Utilizo minha navalha diariamente e após o uso eu a seco cuidadosamente com papel higiênico e a guardo em local seco.
Porém observei o aparecimento de duas pequenas manchas que aparentemente é oxidação na lâmina.
Minhas dúvidas são:

1 - Como enxugar corretamente a navalha? Existe alguma dica especial além do que faço?

2 – Como retirar as manchas que apareceram? Será que um polimento manual é o suficiente?

Obrigado a todos.



Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Oxidação da lâmina
« Reply #5 on: May 31, 2010, 02:22:46 pm »
0
1 - Como enxugar corretamente a navalha? Existe alguma dica especial além do que faço?
2 – Como retirar as manchas que apareceram? Será que um polimento manual é o suficiente?

Olá Jerry,

1) Eu uso alcool num papel para remover resíduos de espuma. Depois, uso a parte de linho do assentador e faço cerca de 10 passagens. Depois uso pego de novo num papel, deito umas gostas de óleo mineral e passo por toda a lâmina para ficar com uma camada protectora. Faço sempre isto há anos e as navalhas têm-se conservado muito bem.

2) Depende muito se são recentes ou não. Podes experimentar um polish para metais e ver se consegues remover a mancha.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Oxidação da lâmina
« Reply #6 on: May 31, 2010, 02:59:45 pm »
0
Leon, obrigado pelas dicas.
Acabei de passar polidor automotivo e ficou 100% recuperada. A partir de agora, deixo sempre um algodão embebido com óleo mineral junto ao meu material de barba.

saudações

1 - Como enxugar corretamente a navalha? Existe alguma dica especial além do que faço?
2 – Como retirar as manchas que apareceram? Será que um polimento manual é o suficiente?

Olá Jerry,

1) Eu uso alcool num papel para remover resíduos de espuma. Depois, uso a parte de linho do assentador e faço cerca de 10 passagens. Depois uso pego de novo num papel, deito umas gostas de óleo mineral e passo por toda a lâmina para ficar com uma camada protectora. Faço sempre isto há anos e as navalhas têm-se conservado muito bem.

2) Depende muito se são recentes ou não. Podes experimentar um polish para metais e ver se consegues remover a mancha.
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Conservação da Navalha
« Reply #7 on: May 31, 2010, 11:23:32 pm »
0
Ó pessoal... ;D... só uma nota que muitos não sabem: com laminas (de navalha, de faca de cozinheiro, etc) nunca usem papel absorvente ou qq outro papel pq muito duro, a celulose e a lignina das pastas de papel abrasam o fio dos gumes... :-\ Já se cortaram numa aresta duma folha de papel ou não ?! Reparem que a pele não consegue opor resistência ao gume do papel...Laminas ao fim só sacudidas, alcool se quiserem pq hidrofugo ou 3 sopradelas do secador de cabelo para secar.Depois 2 gotas de óleo e deixem correr à vontade por todo o fio e pingar, aí sim para o papel.

Se quiserem mesmo passar qq coisa usem algodão, apesar de também ser celulose, as fibras são mais curtas, as bolas ou em rama (os não tecidos portanto!!) ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Conservação da Navalha
« Reply #8 on: February 20, 2011, 08:49:40 pm »
0
Eu tenho usado óleo essencial de cravo, após ter limpado com álcool isopropílico!
Dicas estas de um barbeiro com 50 anos de profissão!
Aquele de quem comprei a Filarmónica!
« Last Edit: February 20, 2011, 08:58:15 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
  • Respect: 0
Re:Conservação da Navalha
« Reply #9 on: February 20, 2011, 08:58:11 pm »
0
Uma sugestão interessante que vi no SRP era ter um frasco com uma solução de 0.5% de óleo em álcool e depois de lavar a navalha com água, sacudi-la e mergulhá-la na solução. O álcool ao evaporar não só seca a água restante como deixa um película muito fina e uniforme de óleo na navalha.
Saudações, Augusto.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Conservação da Navalha
« Reply #10 on: February 21, 2011, 09:35:33 am »
0
Mas o alcool deve ser isopropilico, que é anidro..
Os alcois caseiros sao hidrtados, ou seja,possuem agua em sa formulaçao.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Conservação da Navalha
« Reply #11 on: February 21, 2011, 03:22:42 pm »
0
Mas o alcool deve ser isopropilico, que é anidro..
Os alcois caseiros sao hidrtados, ou seja,possuem agua em sa formulaçao.


Na verdade pode ser qualquer álcool, desde que seja anidro. Uma solução barata é o álcool absoluto, que é vendido em qualquer farmácia.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Conservação da Navalha
« Reply #12 on: February 21, 2011, 11:16:52 pm »
0
Cegadade, ai tume pegou no  contrpé. Nao sei.
Mas na epoca dos gravadores K7 e videoK7, so usavamos isopropilico para limpeza. O alegado na literatura era que este era o unico que nao deixava residuos e umidade na peça, que era sensivel  a oxidação..
Se é "vero" ou nao, sinceramente nao sei..

A enorme vantgem qeu eu conheço, com relacao ao isopropilico, é a rapida evaporação dele.

Alias, é o que se usa pra limpar tela de cristal liquido do computador.. o tal de LSD..  
 Eu uso nos meus notes a mais de 10 anos...

Outro detalhe importantissimo é a maneira de guardae a peça.
Andava com problemas de pits causados por gotas. guardava minhas peças de uso em uma especie de necessaire com elasticos. Ficavam na horizontal.
Agora, fiz um suporte em que elas ficam na vertical, uma para cada dia  da semana..
Ai, caso caia uma gota, ela escorre.
Em breve, publico o suporte.

« Last Edit: February 21, 2011, 11:20:06 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Conservação da Navalha
« Reply #13 on: March 11, 2011, 12:26:28 am »
0
Ressuscitando o tópico... :)
Gostei da técnica do óleo de cravo. Valeu! Além de proteger deixa um cheirinho bom. Já estava aqui olhando para a garrafinha do óleo Singer, que a patroa usa na máquina de costura. Dá um desespero ver os pontinhos pretos aparecendo...
Deixei de utilizar a navalha por um mês, porque não conseguia mais acertar o fio no meu mini-strop. Coloquei de volta na caixa, junto com dois sachês de sílica, e não adiantou.
Agora ela segue para um spa, no sul, para um tratamento no fio. Ela merece.
Ainda me considero muito inexperiente e tenho muito o que aprender. Mas consegui duas barbas incríveis, que foram um bom incentivo.
Saudações.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Conservação da Navalha
« Reply #14 on: March 11, 2011, 10:18:07 am »
0
O oleo de cravo é antiga.. COisa de samurai,
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal