Barbear Clássico

Geral => Apresentação => Topic started by: kell_albuquerque on October 14, 2016, 02:47:07 am

Title: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: kell_albuquerque on October 14, 2016, 02:47:07 am
Olá, meus caros.

Inicialmente, quero dizer que é um grande prazer ter descoberto esse fórum. Tenho lido muito material aqui e só agora resolvi me registrar, apresentar-me e tirar dúvidas e tudo mais.

Bem, antes de tudo, um pouco de história. Descobri o barbear clássico meio por acaso. De uns meses pra cá tenho desenvolvido uma paixão absurda por facas, canivetes e outras lâminas. Comprei algumas pedras de afiar e tenho me tornado muito bom nisso. Aí em meio às pesquisas me deparei com as navalhas, e aí conheci um mundo que eu imaginava estar perdido nos séculos passados. Foi impressionante ver que ainda existem tantas pessoas adeptas. Confesso que resisti no começo, mas depois pensei: "por que não tentar?".

Depois de um tempo fui fazer as contas do quanto tenho gastado com Mach3, comparado com sua duração. Essas são lâminas bem seguras, e eu fazia até certos abusos sem me cortar, mas lá pelo segundo ou terceiro uso já perdiam muito do poder de corte, o que me fazia usar mais força e irritar o rosto, fora o gasto maior com os cartuchos.

Por fim, criei coragem e resolvi montar um pequeno kit de barbear. Fui pelo caminho que muitos consideram o mais chato, ou difícil, a navalhete. Bem, estou num momento da vida em que não posso me dar ao luxo de comprar uma navalha decente, e, apesar de eu ter boas pedras de afiar, precisaria de um strop e umas duas pedras mais finas que as que tenho, então o investimento inicial seria bem pesado. Também pensei no safety razor, mas os bons que achei estavam um pouco mais caros do que eu podia pagar no momento (mas com certeza experimentarei no futuro). Então, a navalhete foi a escolha mais acessível.

A propósito, sou brasileiro, e moro numa cidade do interior, mas bem interior mesmo. Aqui é bem difícil de achar as boas coisas.

Fui à procura do material e acabei comprando os seguintes itens:

- Navalhete: Mundial
- Lâminas: Wilkinson BR, Barbex e Laser platinum (ou super platinum, não lembro agora)
- Creme: Bozzano (pele sensível)
- Loção pós barba: Bozzano (o líquido é azul, não lembro se tem mais alguma especificação)
- Pincel: Santa Clara

Obviamente, como iniciante, tive erros técnicos que serão melhorados com o tempo, mas acredito que uma parte dos resultados eu posso culpar um pouco os equipamentos.

Vamos à descrição do meu ritual de iniciação ao barbear clássico.

Não tenho água quente em casa, então aqueci água no microondas e deixei numa caneca um tempo, com o pincel mergulhado. Molhei uma toalha e a aqueci no microondas, deixei um tempo no rosto.

Logo após, coloquei um pouco do creme na caneca, com um pouquinho da água, e comecei a fazer a espuma. Aqui eu não sei se foi falta de trabalhar um pouco mais, ou o pincel que é muito ruim, ou a quantidade de água, mas não consegui uma consistência boa na espuma, ela ficou meio rala, meio "aguada", evaporava no rosto com uma certa facilidade.

Passei a espuma no rosto. Aqui dá pra perceber que o pincel é uma porcaria. É feito de cerdas sintéticas. A impressão que tenho é que são tão duras quanto as cerdas da escova que uso para lavar as rodas do carro. E uma coisa que percebi é que ele não abre, sei lá, difícil explicar. Os pincéis que vi em fotos e vídeos ficam mais abertos, facilitando muito a aplicação da espuma no rosto, esse meu não. Além do mais, a sensação dele ao passar no rosto é estranha demais. Não gostei. Assim que possível será substituído.

A lâmina que escolhi para o início foi a Wilkinson brasileira. Li muita coisa ruim a respeito, mas li algumas coisas boas. Então, como cada rosto é um rosto, e cada um reage de forma diferente às diferentes lâminas, resolvi tentar. Coloquei na navalhete e fui à luta.

Fiz uma passada no sentido dos pelos, com cuidado pra não me cortar, e depois uma no sentido contra os pelos.

O resultado final, quanto ao barbear em si, foi bem satisfatório. Lógico que ainda tenho muito a aprender, conhecer melhor a direção dos pelos, melhorar o manuseio da navalhete e tudo mais, mas pelo menos tive poucos cortes, menos de 6, eu acho, e todos muito superficiais, que praticamente não sangraram nada.

A região do bigode, que foi a que mais me assustou a princípio, foi a que ficou mais bem feita e lisa.

Agora vem o detalhe, aqui eu acho que posso culpar um pouco o equipamento. A lâmina me causou uma vermelhidão enorme no rosto, quase no rosto todo. Pelas imagens que pesquisei, acho que é o que vocês chamam de razor burn. Não a achei muito afiada, nem suave, em alguns pontos sentia ela dando umas "puxadas" no pelo, e acredito que tive que fazer um pouco mais de pressão do que seria necessário. Enfim... Joguei a lâmina usada no lixo. Na próxima vou experimentar as outras que tenho aqui.

Ni fim de tudo, água fria e loção pós barba. 

Está ardendo um pouco nas áreas mais vermelhas do rosto (acabei agora há pouco), mas está bem lisinho. Algumas áreas que não estão tão lisas quanto eu gostaria são áreas que sempre foram assim, e nem com o flexível Mach3 eu conseguia alcançar bem.

Sinceramente, apesar da experiência ruim com a lâmina e irritação no rosto, eu gostei muito da experiência. O resultado final foi um barbear ligeiramente melhor que com os cartuchos Mach3. Com certeza vou experimentar as outras lâminas, pra ver se melhora um pouco quanto à irritação. E também ao longo do tempo vou melhorando a técnica.

Sobre o pincel, vou procurar um legal na internet pra comprar, até no máximo uns 40 - 50 reais. Vi uns modelos aparentemente interessantes no site ForLords.  Pra fazer a espuma, usei uma caneca de porcelana aqui, embora o formato não ajude muito e canse os dedos. Vou procurar aqui nos supermercados uma com um formato melhor, ou talvez até uma tigelinha pequena de porcelana.

Quanto ao mais, venho a este espaço de mente aberta, disposto a aprender sempre!


Caramba! Escrevi praticamente um livro...  :D

Peço desculpas pelo texto enorme. Se algum dos colegas teve paciência de lê-lo até aqui, sinto-me grato.

Enfim, no que puderem me ajudar, com dicas, informações e tudo mais, ficarei grato.

Forte abraço!!
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: NoName on October 14, 2016, 05:29:09 am
Seja , muito bem-vindo , Kell.
Ja usei uma lâmina , Wilkinson
Manaus e na altura percebi que a lâmina , perde o poder de corte
mesmo durante a primeira vez que a usamos. Provavelmente o razor burn , foi devido a vârias passagens já com a lâmina no limete. Da proxima experimenta
outra lâmina ... tipo a Gillette aço
azul ou uma Lamix ou mesmo a
Feather , que se encontra com
facilidade  , no Brasil.
Cumprimentos

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: oversaturn on October 14, 2016, 08:50:39 am
Olá! Bem-vindo!

Um dos teus principais problemas parece-me ser mesmo a obtenção de uma espuma satisfatória.
Uma espuma bem feita é meio caminho andado, é ela que te garante a protecção, o deslize e a hidratação necessárias.
Penso que tens que trabalhar melhor esse aspecto. nem que faças umas espuminhas só para experimentar, para ver se consegues melhorar esse aspecto.

Decerto que haverá pincéis melhores, mas mesmo assim penso que será possível obter uma espuma decente com o santa Clara. no entanto, um "upgrade" no pincel será uma boa ideia, e a For Lords tem uma séria de pincéis Omega de cerda que são boas escolhas na gama de preço que pretendes.

Boa sorte! :)
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: Benoit86 on October 14, 2016, 09:35:25 am
Bem -Vindo :)
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: Latherão on October 14, 2016, 10:31:47 am
Bem vindo, Kell!

Parabéns por se ter iniciado nesse caminho. Concordo com o Oversaturn. Acho que com esse creme é possível obter uma espuma muito boa e protectora, se investir um pouco na técnica. Comece por colocar o creme na caneca e escorrer o pincel antes de bater a espuma e só depois vai acrescentando água aos poucos, umas gotas de cada vez. Bate um pouco mais e avalia a espuma. Se necessário volta a acrescentar umas gotas, bate e olha a espuma. Sempre assim até conseguir obter uma espuma densa, que se mantenha durante o tempo necessário para fazer a barba. Caso chegue à conclusão que já tem água a mais é preferível deitar fora e recomeçar o processo do que massacrar a cara, fazendo a barba com uma espuma demasiado rala.

Quanto ao pincel, quando são duros é preferível fazer a espuma no caneco (como já está a fazer) e só depois colocar na cara com movimentos laterais, como se estivesse a pintar. Evite abri-lo na cara, pois vai agredir a pele antes de aplicar o navalhete.

Vá tentando com paciência e fazendo pequenas alterações de cada vez, para ver qual o melhor processo para o seu caso. Por exemplo, usar toalha quente e água quente, para algumas pessoas é pior do que usar água fria...
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: udrako on October 14, 2016, 10:34:55 am
Muito bem vindo :)
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: willsaa on October 14, 2016, 01:06:30 pm
Bem vindo, Kell! Parabéns pela iniciativa! Eu não me garanto com o navalhete, quem sabe no futuro... Como sou iniciante tmb, não testei muitas lâminas. Eu gostei da Wilkinson, mas uso um safety razor.
Abç


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: willsaa on October 14, 2016, 01:12:19 pm
Bem vindo, Kell!

Parabéns por se ter iniciado nesse caminho. Concordo com o Oversaturn. Acho que com esse creme é possível obter uma espuma muito boa e protectora, se investir um pouco na técnica. Comece por colocar o creme na caneca e escorrer o pincel antes de bater a espuma e só depois vai acrescentando água aos poucos, umas gotas de cada vez. Bate um pouco mais e avalia a espuma. Se necessário volta a acrescentar umas gotas, bate e olha a espuma. Sempre assim até conseguir obter uma espuma densa, que se mantenha durante o tempo necessário para fazer a barba. Caso chegue à conclusão que já tem água a mais é preferível deitar fora e recomeçar o processo do que massacrar a cara, fazendo a barba com uma espuma demasiado rala.

Quanto ao pincel, quando são duros é preferível fazer a espuma no caneco (como já está a fazer) e só depois colocar na cara com movimentos laterais, como se estivesse a pintar. Evite abri-lo na cara, pois vai agredir a pele antes de aplicar o navalhete.

Vá tentando com paciência e fazendo pequenas alterações de cada vez, para ver qual o melhor processo para o seu caso. Por exemplo, usar toalha quente e água quente, para algumas pessoas é pior do que usar água fria...
Concordo com essa questão da água quente... Há quem diga que água quente tira a oleosidade natural da pele e dificulta o barbear. Eu parei de usar água quente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: manuel on October 14, 2016, 03:18:03 pm
Eu estou longe de ser o mais experiente por aqui, pois apenas entrei neste mundo há 1 ano. Vou dar-te alguns conselhos, que não sendo certamente consensuais, são os que decorrem da minha experiência pessoal. Recomendava-te iniciares com uma safety razor, enquanto apuras a técnica no corte, na espuma e em todo o teu ritual. A minha safety razor mais barata, teve um custo que está longe de ser pesado e é praticamente o de uma descartável. É uma máquina de qualidade? Não, não é. É chocalhenta,, provavelmente ao fim de um ano ou dois estará cheia de ferrugem, mas a verdade é que gosto muito de a utilizar, e proporciona-me bons barbeados.
http://www.gearbest.com/razors/pp_379510.html (http://www.gearbest.com/razors/pp_379510.html)

São menos de 3 dólares, não tens muito a perder.

Mais tarde compras uma navalha. As Gold Dollar chinesas são extremamente baratas, por volta de 10 dólares, e há muita gente a obter bons resultados com elas. O problema nestas navalhas é não estarem prontas a utilizar, e necessitarem de uns retoques e afiação. Como pareces entusiasmado em desenvolver estes processos, na minha opinião são uma excelente opção para ti.
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: Fialho on October 14, 2016, 03:32:43 pm
Bem-vindo!

Investe um tempo em treinar a fazer espuma. 
Se ela estiver muio rala, não use, evite se barbear com uma espuma ruim.
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: silverhunter on October 14, 2016, 10:18:44 pm
Bem-vindo ao fórum.
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: kell_albuquerque on October 14, 2016, 10:23:07 pm
Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

Acho que minha próxima tentativa deve ser domingo de manhã, com bastante tempo livre, sem distrações.

Vou tentar melhorar a técnica da espuma, com certeza. Acho que foi mais água do que deveria. O maior problema com o pincel nem é tanto na hora de fazer espuma, apesar de eu achar que ele não ajuda tanto, é mais na hora de passar no rosto mesmo, as cerdas parecem tipo de escova de dente, achei muito duras.  Deve dar pra fazer alguma coisa ainda com o pincel, e vou me virar enquanto não chega o meu Omega. Escolhi o modelo 10049, tem um custo acessível e li boas coisas a respeito aqui.

Pensei em testar tudo na água fria também, que é como eu tenho me acostumado durante a vida inteira.

O maior desafio, eu creio, vai ser tentar fazer a barba mais de uma vez por semana. Normalmente fazia a cada 10 ou 15 dias com medo dos machucados causados pelo uso mais bruto dos cartuchos. Vamos ver se com as lâminas esse aspecto melhora.

Muito obrigado a todos mais uma vez.
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: TheMonk on October 14, 2016, 10:32:27 pm
Bem-vindo ao BC, Kell!
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: kell_albuquerque on October 15, 2016, 12:36:38 am
Vou ver se consigo responder um a um, agora que descobri como faz o quote.

Seja , muito bem-vindo , Kell. Ja usei uma lâmina , Wilkinson Manaus e na altura percebi que a lâmina , perde o poder de corte mesmo durante a primeira vez que a usamos. Provavelmente o razor burn , foi devido a vârias passagens já com a lâmina no limete. Da proxima experimenta outra lâmina ... tipo a Gillette aço azul ou uma Lamix ou mesmo a Feather , que se encontra com facilidade , no Brasil. Cumprimentos Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Algumas dessas marcas dá pra encontrar fácil na internet. O negócio é que pra compensar o frete teria que comprar mais de uma caixa.

Olá! Bem-vindo! Um dos teus principais problemas parece-me ser mesmo a obtenção de uma espuma satisfatória. Uma espuma bem feita é meio caminho andado, é ela que te garante a protecção, o deslize e a hidratação necessárias. Penso que tens que trabalhar melhor esse aspecto. nem que faças umas espuminhas só para experimentar, para ver se consegues melhorar esse aspecto. Decerto que haverá pincéis melhores, mas mesmo assim penso que será possível obter uma espuma decente com o santa Clara. no entanto, um "upgrade" no pincel será uma boa ideia, e a For Lords tem uma séria de pincéis Omega de cerda que são boas escolhas na gama de preço que pretendes. Boa sorte! :)

Subestimei demais a necessidade de uma boa espuma. A que eu fiz ficou bem aguada e evaporando rápido. Vou fazer melhor na próxima.

Bem vindo, Kell! Parabéns por se ter iniciado nesse caminho. Concordo com o Oversaturn. Acho que com esse creme é possível obter uma espuma muito boa e protectora, se investir um pouco na técnica. Comece por colocar o creme na caneca e escorrer o pincel antes de bater a espuma e só depois vai acrescentando água aos poucos, umas gotas de cada vez. Bate um pouco mais e avalia a espuma. Se necessário volta a acrescentar umas gotas, bate e olha a espuma. Sempre assim até conseguir obter uma espuma densa, que se mantenha durante o tempo necessário para fazer a barba. Caso chegue à conclusão que já tem água a mais é preferível deitar fora e recomeçar o processo do que massacrar a cara, fazendo a barba com uma espuma demasiado rala. Quanto ao pincel, quando são duros é preferível fazer a espuma no caneco (como já está a fazer) e só depois colocar na cara com movimentos laterais, como se estivesse a pintar. Evite abri-lo na cara, pois vai agredir a pele antes de aplicar o navalhete. Vá tentando com paciência e fazendo pequenas alterações de cada vez, para ver qual o melhor processo para o seu caso. Por exemplo, usar toalha quente e água quente, para algumas pessoas é pior do que usar água fria...

Pelo que já andei lendo, quase tudo nesse mundo do BC é na base da experimentação, tentativa e erro, até achar o método e material que mais se adapte a cada um. Obrigado pelas dicas.

Bem vindo, Kell! Parabéns pela iniciativa! Eu não me garanto com o navalhete, quem sabe no futuro... Como sou iniciante tmb, não testei muitas lâminas. Eu gostei da Wilkinson, mas uso um safety razor. Abç Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Pretendo testar o safety razor mais pra frente, parece ser mais fácil e rápido. Olha, eu não achei o navalhete assim tão difícil. Vi algumas dicas de antes de usar testar num balão e tal, conseguia tirar raspas do balão facilmente sem estourar. Até que foram bem poucos cortes no rosto. O tempo e a prática vão melhorando, eu creio.

Eu estou longe de ser o mais experiente por aqui, pois apenas entrei neste mundo há 1 ano. Vou dar-te alguns conselhos, que não sendo certamente consensuais, são os que decorrem da minha experiência pessoal. Recomendava-te iniciares com uma safety razor, enquanto apuras a técnica no corte, na espuma e em todo o teu ritual. A minha safety razor mais barata, teve um custo que está longe de ser pesado e é praticamente o de uma descartável. É uma máquina de qualidade? Não, não é. É chocalhenta,, provavelmente ao fim de um ano ou dois estará cheia de ferrugem, mas a verdade é que gosto muito de a utilizar, e proporciona-me bons barbeados. http://www.gearbest.com/razors/pp_379510.html (http://www.gearbest.com/razors/pp_379510.html) São menos de 3 dólares, não tens muito a perder. Mais tarde compras uma navalha. As Gold Dollar chinesas são extremamente baratas, por volta de 10 dólares, e há muita gente a obter bons resultados com elas. O problema nestas navalhas é não estarem prontas a utilizar, e necessitarem de uns retoques e afiação. Como pareces entusiasmado em desenvolver estes processos, na minha opinião são uma excelente opção para ti.

Tem uns safety razors bem baratos aqui na minha cidade, talvez eu dê uma olhada. Navalhas são um sonho, cara! Agora sobre a afiação e cuidado das mesmas, são processos aparentemente bem mais chatinhos que numa faca. Eu tenho um conjunto de pedras que vai só até 4000. Acho que teria que ter mais uma 8k e uma 12k, e um strop. Por enquanto estou adiando, mas será um upgrade futuro, com toda certeza.


Aos demais, muito obrigado pelas boas vindas.
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: JJ Marwan on October 15, 2016, 10:01:03 am
Bienvenido al foro, saludos desde el Oeste de esta piel de toro llamada España. 
Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: rcoutada on October 15, 2016, 10:25:47 am
Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

Acho que minha próxima tentativa deve ser domingo de manhã, com bastante tempo livre, sem distrações.

Vou tentar melhorar a técnica da espuma, com certeza. Acho que foi mais água do que deveria. O maior problema com o pincel nem é tanto na hora de fazer espuma, apesar de eu achar que ele não ajuda tanto, é mais na hora de passar no rosto mesmo, as cerdas parecem tipo de escova de dente, achei muito duras.  Deve dar pra fazer alguma coisa ainda com o pincel, e vou me virar enquanto não chega o meu Omega. Escolhi o modelo 10049, tem um custo acessível e li boas coisas a respeito aqui.

Pensei em testar tudo na água fria também, que é como eu tenho me acostumado durante a vida inteira.

O maior desafio, eu creio, vai ser tentar fazer a barba mais de uma vez por semana. Normalmente fazia a cada 10 ou 15 dias com medo dos machucados causados pelo uso mais bruto dos cartuchos. Vamos ver se com as lâminas esse aspecto melhora.

Muito obrigado a todos mais uma vez.
Olá e bemvindo.

Falo por minha própria experiência que a facilidade de espumar de um escanhoado para o outro depende muito do Pincel. Comecei com Cerda que tem de ser bem rodada, depois passei a Silvertip que parece massajar a cara com penas e espuma ainda mais facilmente e acabei num Sintético a quem me rendi e quase que virei fiel.

A escolha de um Pincel para mim é tão importante como o sabão.

Um conselho é que invistas bem para não teres de trocar. Compra um Sintético Plisson ou Stirling, usa uma boa máquina permissiva e um bom sabão ou creme.

Se leres aqui no fórum vais perceber os preferidos. Assim investes uma só vez e depois sabes que tudo depende da tua técnica.

Enviado do meu Xperia Z5

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: Renato1234 on October 15, 2016, 04:17:11 pm
Kell, nao sei se é do interior de SP, se for, tente ir um dia a 25 de março, na armarinhos Fernando tem mtas laminas que aqui no forum já falaram da qualidade (derby, super max platinum, super max) por R$ 8,90 a cartela com 60 laminas a wilkinson (acredito q por ser popular em barbearias) estava um ppuco mais cara R$ 13,90 cartela com 60, a feather achei mais em conta na Comarkin R$ 32,00 a cartela com 60 lâminas, as safety razors são bem ruins, porém para experimentar vai achar com preços que variam de R$ 3,80 -> 10,00... No geral qualquer armarinhos q entrar vai encontrar pelo menos laminas. Bem vindo ao BC e bora trocar experiências!!!

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: cegadede on October 15, 2016, 08:21:55 pm
Bem vindo!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Title: Re: Apresentação - Kell - Primeira experiência
Post by: celestino on October 16, 2016, 04:45:16 pm
Bem-vindo. :)
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal