Material > Afiação de Navalhas

Acerca de pastas p/ afiação

(1/10) > >>

lamina:


Quem frequenta os forums estrangeiros e os das navalhas, especificamente, terá notado que se lêem as mais diversas opiniões acerca de pastas, grão de cada pasta, cor de tubo, o que fazer, como fazer e onde aplicar cada uma, divergindo tudo por vezes e informação conflituante.

Assim pareceu-me importante, para memória futura e para aqueles a quem vão surgindo estas dúvidas hoje, sistematizar um pouco toda a informação disponível actualmente, de fontes fiáveis, na certeza também do vosso contributo posterior no actualizar de tudo.

Mas falemos de pastas, terão reparado que existe um tubo verde: esta pasta é a mais grossa de todas.Uns dizem ser de 4000, outros 6000 (ou 4 micron ou 6 micron...) no entanto a verdade...é que nem o próprio fabricante sabe!! Sabe que herdou a receita assim, nunca fizeram medidas, reproduzem o que sempre fabricaram. Tem na sua composição Óxido de Crómio e usa-se para navalhas muito "castigadas" no fio.

É este creme que se usa sobre a face verde do assentador ajustável.

Tem-se falado em 4/6 microns na web, porque afiadores experientes começaram a precisar de fazer comparações com outras pastas igualmente espessas ou mesmo de fabrico pessoal, que as há.Questão de standartização como agora.

A seguir à verde, vem a vermelha: grão médio (já li 10 000,12 e 14) mas creio-a mais entre 8000 e 12 mil. Dirão das vossas descobertas aqui, mas ponto assente, "medium grain"

De grão ainda mais fino temos a preta, para afiação final, polimento quase, e é o grão mais fino de todos.

Terão ainda visto que existe um tubo amarelo.Este não tem qualquer efeito abrasivo, nem serve para afiar. É um creme para manutenção das peles dos assentadores: aplica-se para manter a pele flexivel e hidratada sobretudo, já que é um creme à base de gordura animal age como barreira à evaporação da água/humidade da pele.Sendo a pele um material natural interage com o meio e terá tendência a secar excessivamente em meios quentes ou, em casos extremos, a apodrecer se excesso de humidade.

Mas todos estes cremes têm como "agregador" do grão uma qualquer gordura entre outros elementos naturais.

Podem aplicar, à escolha, qualquer uma destas pastas na pele do vosso assentador, convém é não misturar duas pastas sobre a mesma pele. Se tiverem começado com vermelha, devem usar sempre vermelha, se verde sempre verde.Se têm um assentador com pasta vermelha e colocam verde, preta ou branca terão desperdiçado a pasta e a pele, que ficou com os grãos todos misturados e sem grau de abrasão definida.

Outra nota, e acabo, é que as pastas só se usam em assentadores rigidos, paddles de cabo e outros "remos" de suporte duro (ajustáveis ou não) e nunca nos stop flexiveis de pendurar, com argola. Podem fazê-lo mas o grão vai impregnar a banda e daqui a anos será "tipo bacalhau seco" e terão perdido o strop e as pastas.

Finalmente, conhecerão ainda o tubo branco.Este serve para aplicar no "tecido", dito "linen", e é também de afiação/polimento muito suave

Estou certo que mais confrades acrescentarão as suas boas dicas ou melhor correcção acima de qualquer lapso.Façam-no sem reservas... ;)

 

edson souza:
bela iniciativa ;D

JLTG:
Estão a falar das Dovo?

Islander:

--- Quote from: jltgonca on April 09, 2013, 06:17:54 pm ---Estão a falar das Dovo?

(Image removed from quote.)

--- End quote ---

Só pode, pois as pastas normais não encaixam na descrição....E também dos sticks vermelhos/azuis, presumo?

Assim de repente, acho que não é correcto dizer que esse creme verde é o usado nos assentadores...

lamina:


Corrija-se a eventual gralha acima, caro amigo, também o ouviria na sua boa sugestão de uso e o seu "Modus Operandi".Que sugere para o verde?

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version