Author Topic: Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões  (Read 6288 times)

Offline zema16

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 55
  • Respect: 0
    • Email
Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« on: June 02, 2012, 05:02:41 pm »
0
Tenho um suporte para bacia, não sei o nome ao certo. Preciso da vossa ajuda/opiniões de como restaurá-la.


 

     Onde posso arranjar uma bacia porque não queria uma bacia que parecesse moderna. Já agora alguém sabe o nome que se dá a isto?

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #1 on: June 02, 2012, 06:56:18 pm »
0
Bem, na minha terra isso chama-se de lavatório. Ainda se vende nas feiras o conjunto de fabrico moderno, pode ser que arranjes as peças em falta lá. A alternativa seria dar uma olhada nas feiras de velharias...
Um serralheiro que trabalhe bem pode dar uma polidela nisso e pintar com tinta esmaltada branca ou preta.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline zema16

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 55
  • Respect: 0
    • Email
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #2 on: June 02, 2012, 09:42:24 pm »
0
Feiras de velharias é impossível pois aqui na ilha não fazem isso. Sou eu que vai lixar e pintar. A cor original é tipo um azul bebé. A minha principal dor de cabeça vai ser arranjar a bacia  :-[

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #4 on: June 02, 2012, 10:02:50 pm »
0
Não é feiras de velharias!

Tenho visto isso à venda nas feiras onde vendem coisas novas. Estilo feiras municipais, Feiras Anuais e assim. Geralmente vendem o conjunto completo, que inclui a armação em metal e as 2-3 peças de esmalte ou louça (jarro, lavatório e por vezes uma pequena peça que encaixa no "anel" inferior)

Esse do brg é mais complexo, o lavatório tem um ralo por onde a água escorre para o balde que está em baixo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #5 on: June 02, 2012, 10:08:52 pm »
0
Realmente aquele sistema é esquisito, normalmente o que fica por baixo é o penico.

Ele também tem bacias no site:

http://www.placasesmaltadas.com/index.php?showimage=280&category=21
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline zema16

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 55
  • Respect: 0
    • Email
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #6 on: June 02, 2012, 10:13:51 pm »
0
Infelizmente feiras assim não existem por cá. E esta peça quero restaurar por ter sido do meu tio-avô. Obrigado brg por esse site. Tem coisas muito engraçadas lá.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #7 on: June 03, 2012, 12:20:20 am »
0
Essas peças quando bem restauradas e com o set certo valem a pena.

As bacias originais eram todas em esmalte.O mais comum era em branco com um rebordo preto.Significa que era de ferro fundido e depois esmaltada.

Cerâmica seria demasiado pesada e depois como estava num suporte de 3 pés talvez fosse melhor não arriscar  :P  "Ó Quim este ano já é a terceira bacia que quebras...A gente assim não vive... ???

Esse suporte é mesmo dos antigos em que a bacia não tinha ralo que escoasse para um balde, nem nada na armação pressupõe isso, que não há espaço por baixo.

Esse circulo a meio tinha habitualmente um pequeno prato à cor da bacia e servia para colocar o sabão "pinta azul/rosa"   :D  que chegar a um lavatório com água e toalha mas sem sabão...não dá com nada!! >:(

Offline tgcamargo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #8 on: June 03, 2012, 02:21:10 am »
0
Meu avô também tinha uma destas. A bacia é que chamamos aqui de 'bacia esmaltada', e ainda se encontra em alguns mercados.Na época do meu avó era um dos melhores recipientes para se mantar a água quente. Além da bacia havia um jarro e um penico do mesmo estilo.


Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #9 on: June 03, 2012, 11:55:31 pm »
0
Já restaurei um suporte desses. Apesar de ser um mero conselho geral de tratamento de metais, fica a sugestão. O primeiro passo é lixar tudo bem com lixa grossa, de maneira a limpar os restos de tinta e retirar a oxidação. Depois, passar lixa mais fina para ficar com um acabamento mais "suave". Pintar com ´cor primária e depois é só dar o acabado com a cor que se pretenda. Eu pintei de branco, pois era a cor original do suporte. Para além dos respectivos adereços, coloquei uma toalha de linho bordada (herdada da minha avó), ficou muito engraçado. Também já efectuei o mesmo processo em camas de ferro, mas aí tive que utilizar decapante, pois tinha várias camadas de tinta.
Excelente achado.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #10 on: June 04, 2012, 12:35:24 am »
0

(Image removed from quote.)



Exactamente!! Muita vez usei eu uma!! Se se deixava cair saltava uma lasca do esmalte do rebordo e, onde o ferro ficava à mostra, ganhava um ponto laranja de ferrugem. Achava piada e acho até que lhe dava um certo "ar Vintage"

Offline Matulão

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 42
  • Respect: 0
    • Email
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #11 on: June 11, 2012, 10:48:54 am »
0
Depois de Lixada e pintada podes sempre mandar fazer os acessorios em Barro, tanbem fica muito bonito, e qualquer oleiro te faz isso.
Eu tenho uma completamente original.

Offline zema16

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 55
  • Respect: 0
    • Email
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #12 on: July 01, 2012, 10:35:10 pm »
0
Boas pessoal. Peço desculpa por demorar tanto tempo a colocar as fotos. Depois de muito trabalho finalmente está pronto...


 

     

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #13 on: July 02, 2012, 04:37:08 pm »
0
Em casa dos meus avós está lá um parecido a precisar de atenção... :/

A ver se este verão tenho um tempinho e o trago para casa!

Offline zema16

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 55
  • Respect: 0
    • Email
Re:Olá pessoal. Preciso de ajuda e as vossas opiniões
« Reply #14 on: July 02, 2012, 10:04:43 pm »
0
Deu algum trabalho mas fiquei satisfeito com o resultado ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal