Author Topic: Manutenção de uma Gillette FatBoy  (Read 7646 times)

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Manutenção de uma Gillette FatBoy
« on: February 04, 2013, 07:40:09 pm »
0
Boas!

Sei que alguns de vós têm esta Gillette no vosso arsenal, não sei é quantos se aventuraram em desmontar a dita e voltar a montar.

Eu tenho basicamente duas dúvidas:

1 - Os modelos mais recentes são mais complicados de abrir, já que a tampa que segura a mola não é de rosca, mas sim "cravada" à pressão. A minha é destas. Depois de a abrir, esta tampa pode ser reutilizada, só que por questões de ajuste já apertei a minha e tireia algumas vezes e começo a perceber que a tampa não aguentará muitas aberturas. Alguém já viu algo que possa ser usado ali? Já me lembrei duma anilha de mola, ou de algum tipo de freio que seja ali apertado, mas não sei se encontrarei algo para aquela medida (larga para apertar num veio fino).

2 - Como é que se sabe quanto é que a base do cabeçal (por assim dizer) entra no cabo? Pergunto isto por que primeiro não tinha metido o suficiente e ela não abria totalmente (dava para trocar a lâmina, mas não abria mesmo tudo). Levou um aperto e agora quando está totalmente fechada, o veio central sai 0,5mm da ponta do cabo (+- a olho, mas é menos de 1 mm). Vou testá-la em breve, mas estou tentado a não mexer mais, até por que agora para aliviar um pouco precisava dum saca pequeno... É mesmo uma questão de tentativa e erro?

Obrigado
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #1 on: February 04, 2013, 10:38:00 pm »
0
A minha Fatboy é dos modelos mais antigos, tem a tampa de mola. Não faço ideia como responder à questão 1.
E não precisei de desmontar a base do cabeçal - ou não arrisquei fazê-lo, pois a máquina chegou-me num estado melhor do que aparentava.
Lamento não poder ajudar. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #2 on: February 04, 2013, 10:44:59 pm »
0
Vejam este tópico no fórum do texugo.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #3 on: February 04, 2013, 10:52:40 pm »
0
E não precisei de desmontar a base do cabeçal - ou não arrisquei fazê-lo, pois a máquina chegou-me num estado melhor do que aparentava.
Lamento não poder ajudar. :P

Pois é, eu também começo a achar que mais valia não ter mexido na minha...

Vejam este tópico no fórum do texugo.

Obrigado pelo link. É pena é não ter medida exatas, que neste momento era o que necessitava.

Mas ainda assim, acho que vou arranjar uma madeira de o desapertar um pouco se grandes avarias.

Se entretanto alguém tiver uma boa ideia para o ponto 1, agradeço!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #4 on: February 04, 2013, 10:52:54 pm »
0
1 - Anilha de mola será isto?

http://www.emeraldinsight.com/content_images/fig/0330280403007.png

Era capaz de resultar se ela entrar na rosca onde corre o knob e ficar fixa...

2 - A base do cabeçal deve entrar no cabo até ficar de fora (com ela regulada no 1) 0.0065 mm do "pescoço" que tem a "patilha do clic" (o sulco desta tem exactamente 0.0045 mm à vista)  ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #5 on: February 04, 2013, 10:54:40 pm »
0
Esse link que postei leva a esse.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #6 on: February 04, 2013, 10:58:39 pm »
0
O problema não é desmontar. Existem inúmeros tópicos sobre desmontar Slims e fatboys, mas sobre montá-las de volta, nicles.
Dá que pensar... :D

Gil, essas dicas parecem-me boas. De onde saiu isso? ??? Eu quero essa fonte!  :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #7 on: February 04, 2013, 11:01:41 pm »
0
1 - Anilha de mola será isto?

http://www.emeraldinsight.com/content_images/fig/0330280403007.png

Era capaz de resultar se ela entrar na rosca onde corre o knob e ficar fixa...

2 - A base do cabeçal deve entrar no cabo até ficar de fora (com ela regulada no 1) 0.0065 mm do "pescoço" que tem a "patilha do clic" (o sulco desta tem exactamente 0.0045 mm à vista)  ;)

Boas ideias Gil!

A minha não é de rosca no final, mas sim de pressão (saiu com uma chave de caixa de 4mm e aperto ou cravo com um alicate de pontas).

Vou tentar arranjar algumas fotos...

O problema não é desmontar. Existem inúmeros tópicos sobre desmontar Slims e fatboys, mas sobre montá-las de volta, nicles.
Dá que pensar... :D

Exato... dá mesmo!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #8 on: February 04, 2013, 11:04:58 pm »
0
O problema não é desmontar. Existem inúmeros tópicos sobre desmontar Slims e fatboys, mas sobre montá-las de volta, nicles.
Dá que pensar... :D

Mas não é só fazer o caminho inverso? Se tem o diagrama indo pra frente, é só retroceder! Mas esse é puro palpite de quem não se mete a desmontar!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #9 on: February 04, 2013, 11:08:25 pm »
0
Portanto:



Na terceira peça a contar da esquerda, na parte de baixo, a minha é como esta. As mais antigas têm rosca. A ideia era cravar ou prender algo ali, mas que tivesse largura suficiente para segurar a mola.

Mas não é só fazer o caminho inverso? Se tem o diagrama indo pra frente, é só retroceder! Mas esse é puro palpite de quem não se mete a desmontar!

É... mas ninguém explica quanto deves apertar. Se for pouco, não abre o suficiente, de for demais, o veio sai para fora do cabo.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #10 on: February 04, 2013, 11:11:05 pm »
0
Então terá que ser na tentativa e erro! Infelizmente!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #11 on: February 04, 2013, 11:38:22 pm »
0


O problema não é desmontar. Existem inúmeros tópicos sobre desmontar Slims e fatboys, mas sobre montá-las de volta, nicles.
Dá que pensar... :D

Gil, essas dicas parecem-me boas. De onde saiu isso? ??? Eu quero essa fonte!  :D



Observação empírica cientifica após longos testes numa amostra alargada... :D





Tenho 3 aqui e só desmontei uma, a que permite abrir a "tampa" com os "ferrinhos" e apenas o T para fora: nada de a separar assim para cromar.





Quanto a essa peça, igual à máquina do centro e que fecha tudo em definitivo, se estragar só há uma possibilidade que é passar por um serralheiro e mandar fazer uma igual... :P

Mesmo aqui, e apenas para montar o T com uma tampa que tem dois furos especificos (até parece mais simples não?!) precisei de vários dias até "dar com o jeito" e a força a exercer  :-\



Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #12 on: February 04, 2013, 11:49:05 pm »
0
Gil,

É impressão minha ou a Fatboy mais recente (a do meio) é um pouco mais comprida?

Tenho 3 aqui e só desmontei uma, a que permite abrir a "tampa" com os "ferrinhos" e apenas o T para fora: nada de a separar assim para cromar.

Por falar em cromar, num outro tópico fiquei com a ideia que ia falar com alguém para ver se faziam esse serviço. Sempre conseguiu alguém?

Quanto a essa peça, igual à máquina do centro e que fecha tudo em definitivo, se estragar só há uma possibilidade que é passar por um serralheiro e mandar fazer uma igual... :P

Tinha esperança em desenrascar com uma anilha de mola ou de pressão... nem imagino quanto me levem por essa tampinha!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #13 on: February 04, 2013, 11:52:51 pm »
0
Quanto à primeira pergunta, já estive para alertar aqui no fórum para não andarem a abrir as máquinas para limpar, pois a cavilha de metal cria fadiga e não se regenera. Depois não há nada a fazer. Se funciona é para deixar quieto.

A solução será arranjares alguém habilidoso que te fabrique uma peça semelhante, caso contrário penso que não vai dar muito resultado pois a mola vai ficar mais tencionada que o habitual e com menor curso. Mas se a cavilha é irrecuperável não há nada como experimentar outra solução. Talvez a anilha de mola (se aguentar a força da mola da máquina) e uma anilha normal mais larga usadas em conjunto.

A segunda questão não entendi ainda...

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Manutenção de uma Gillette FatBoy
« Reply #14 on: February 05, 2013, 12:00:13 am »
0
A segunda questão não entendi ainda...

As duas peças que formam a parte de baixo do cabeçal e que permitem o normal ajuste da Fatboy (de 1 a 9), entram à pressão nas peças que formam o cabo. O problema é que não há um batente nem uma marca limite de aperto. Pode ficar pouco ou demasiado apertado, e em nenhum dos casos fica 100%.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal