Author Topic: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's  (Read 10765 times)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Mais uma Gillette - Rocket HD?
« Reply #15 on: April 05, 2014, 09:35:11 am »
0
hehe, não fiquei nem estou zangado ;) se tivesse certezas não vinha aqui perguntar :D

identificar a máquina é mais uma curiosidade que outra coisa, até porque comprei-a para usar e não pelo (eventual) valor de colecção que terá. Claro que podia dar-se o caso de ter encontrado assim uma relíquia, mas depois da 1a limpeza notam-se algumas ligieras falhas no revestimento, por isso até tenho dúvias se tenha sido sequer um bom negócio, lol. Vamos ver como ela se comporta no barbear, depois de limpa, polida e desinfectada. que é para isso que cá estamos!

Realmente penso que tens razão, essa imagem do mr-razor do Rocket set #54A, a máquina é igual. E não sendo made in germany nem tendo a caixa, o mais provável é mesmo ser a rocket "normal" e não a vendida na Alemanha. Nos outros sites que vi quase que dava a impressão que, desde que tivesse o knob do tamanho do cabo e pesasse ~60g, era uma Parat, e foi com base nisso que o estava a afirmar.

mas vou carinhosamente continuar a chamar-lhe uma Gillette Parelho ;)

Já agora, e um,a vez que é a 1a TTO que tenho na mão, quando se abre completamente a máquina é suposto as "portas" cairem para o lado e abrir totalmente por acção da gravidade? a minha abre bem até ao fim, as portas abrem 90%, enquanto são empurradas pelo mecanismo, mas depois os 10% finais não abrem sozinhas, tenho de ajudar com a mão (não sei se me estou a fazer entender...) embora nem sequer seja preciso fazer força, só mesmo ajudar a abrir. provavelmente é ainda alguma "nhanha" no eixo ;)

cps

rui

« Last Edit: April 05, 2014, 09:41:47 am by rui_alberto »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #16 on: April 05, 2014, 07:29:28 pm »
0
Deve abrir na totalidade as portas e sem ajuda desde que a máquina esteja com a cabeça virada para cima. Se a máquina for inclinada é normal que uma ou outra porta fique semifechada por ação da gravidade.

Desde que a máquina não tenha defeitos estruturais, um ou outro aspeto cosmético sem grande relevância não vai tirar valor à máquina que é bastante boa e pelos escanhoados que dá vale o dinheiro.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Mais uma Gillette - Rocket HD?
« Reply #17 on: April 05, 2014, 07:31:18 pm »
0
Não fiques zangado, não estou a tentar diminuir a tua máquina, uma Parat Made in England é uma Rocket vendida na Alemanha igual às que se venderam nos outros lados. Que deve ser igual à minha (exceto nos dizeres da proveniência) e diferente das Rocket mais antigas, no fundo do cabo e talvez na cabeça (o barbear pode ser diferente).

Uma Rocket não é uma máquina comum, até vejo mais Rocket HD por aí.

oversaturn, na verdade, Parat é um nome atribuído pela Gillette, Einstück Apparat aparecia noutras máquinas de uma peça como a Rocket HD.

Boa, nunca tinha reparado nesse anúncio.
E o que dizes faz sentido: tenho aqui uma máquina que nunca tinha percebido se era uma Rocket ou uma Parat, e agora percebi que o provável é ser uma Rocket mesmo. :) Ou seja, fiquei a saber que tenho 2 Rockets, uma mais antiga (com o parafuso mais largo que o cabo) e a outra nais recente (com o parafuso do mesmo diâmetro que o cabo). :)

Essa imagem do set#54A é esclarecedora. :)

Deve abrir na totalidade as portas e sem ajuda desde que a máquina esteja com a cabeça virada para cima. Se a máquina for inclinada é normal que uma ou outra porta fique semifechada por ação da gravidade.

Desde que a máquina não tenha defeitos estruturais, um ou outro aspeto cosmético sem grande relevância não vai tirar valor à máquina que é bastante boa e pelos escanhoados que dá vale o dinheiro.

^^ Está tudo dito! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #18 on: April 05, 2014, 07:36:00 pm »
0
Já agora, oversaturn, satisfaz-me uma curiosidade. As portas das Rocket são iguais ou acontece parecido com as máquinas Fatboy/Slim ou Super Speed antigas/Super Speed Black handle?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #19 on: April 05, 2014, 07:50:24 pm »
0
Já agora, oversaturn, satisfaz-me uma curiosidade. As portas das Rocket são iguais ou acontece parecido com as máquinas Fatboy/Slim ou Super Speed antigas/Super Speed Black handle?

Fui olhar para elas e à vista desarmada pareceram-me iguais.
Mas como o olhar, por vezes engana, fui buscar a craveira e medi. Apenas encontrei diferenças na ordem das centésimas de milímetro, provavelmente dentro das tolerâncias da fábrica - ou da minha pouca aptidão para tirar medidas! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #20 on: April 05, 2014, 10:23:04 pm »
0
ok, então a minha deve estar com alguma coisa, até acho que já descobri o que será...

parece-me que as duas partes laterais onde encaixam as portas, e que sobe e desce com o parafuso, parece num dos lados não estar 100% paralela ao corpo da máquina (Vê-se +- ali na 3a foto).
além disso quando fechadas as duas portas não ficam completamente alinhadas, uma fica mais para a esquerda e outra para a direita. (vê-se +- também, na 1a foto)

Amanhã tiro fotos do que estou a dizer, mas parece-me que a máquina pode ter levado um aperto qq, talvez numa bolsa de viagem, ou qq coisa. Parece-me que deva ser fácil de acertar com um alicate e um pouco de jeito... espero eu :)

de qq maneira já fiz hoje a barba com ela e pareceu-me tudo bem. mais eficaz que a tech que tenho usado.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #21 on: April 06, 2014, 12:14:04 am »
0
É um dos riscos de comprar baseado em fotografias e a quem não se conhece/sabe de confiança. Identificar esses pequenos problemas é muito difícil e por vezes apanhamos desgostos por mais tarimbados que estejamos nisto. Eu já vi uma carrada de máquinas e problemas e não consigo identificar o problema da tua só pelas fotos...

Boa sorte para a reparação.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #22 on: April 06, 2014, 12:36:01 am »
0
Por coincidência, comprei hoje uma semelhante na feira da Benedito Calixto (São Paulo - Brasil) fabricada no Brasil. Eu perdi uma SS da década de 40 e pensei estar comprando o mesmo modelo. O aparelho estava bastante sujo de modo que não dava para ver sequer se era da marca Gillette. Quando fiz uma primeira limpeza vi que se trata de uma Gillette A1 (1955) de fabricação brasileira:



Na imagem acima o autor dá o nome Monotech. As Monotech fabricadas no Brasil que eu conhecia até então são bem diferentes:



Não imaginava que houvesse algum aparelho com esse design no cabo fabricado no Brasil.

Esse aparelho deve ser o mesmo das SS americanas da década de 40. Não senti diferença nenhuma nem no peso nem no mecanismo de abertura. Possui tamanho de 84 mm, 56-57 g de peso e a parte giratória do cabo não desce quando se abre a cabeça da máquina.

Está bastante manchado. E se embaixo dessas manchas houver material sem revestimento de níquel a única salvação para deixá-lo próximo do que já foi um dia será um niquelamento caseiro.

No momento está para passar a noite numa solução de vinagre. Vamos ver aonde se chega...


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #23 on: April 06, 2014, 12:48:59 am »
0
Exacto. É uma monotech. O equivalente, no mercado brasileiro, às Rocket inglesas, SuperSpeed americanas, Monobloc francesas, Gillette Relâmpago da restante Sulamérica, etc, etc.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #24 on: April 06, 2014, 09:04:53 am »
0
É um dos riscos de comprar baseado em fotografias e a quem não se conhece/sabe de confiança. Identificar esses pequenos problemas é muito difícil e por vezes apanhamos desgostos por mais tarimbados que estejamos nisto. Eu já vi uma carrada de máquinas e problemas e não consigo identificar o problema da tua só pelas fotos...

Boa sorte para a reparação.

Pois,  e pelas conversas que tive com o vendedor,  tb não acredito que ele soubesse. Aparentemente o funcionamento não está afectado a nível de corte, so se nota um ligeiro desalinhamento entre as duas portas, uma está centrada em relação a barra central, a outra está ligeiramente para um dos lados, menos de 1mm. A lâmina fica bem presa, centrada e paralela as as guardas, e fiz um bom barbear com ela, melhor que a tech e muito melhor que a classic. 

Bem, fica o update com o depois. Banho de solução com vinagre por umas 3h, limpeza com pasta de dentes e cif creme, para tirar os resíduos mais teimosos e uma passagem rápida com Duraglit.

Não está ainda perfeita, principalmente na parte de baixo, em que é difícil passar o duraglit como deve de ser. Notam-se algumas falhas de revestimento na parte de baixo, principalmente.











Agora, as fotos do empeno das guardas:













o que acham?



Cps

Rui
« Last Edit: April 06, 2014, 11:08:31 am by rui_alberto »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #25 on: April 06, 2014, 05:11:32 pm »
0
Não me parece serem as guardas. Acho que estão direitas.

Aperta a máquina com um pouco mais de força e diz-me se o problema melhora. Se a porta fica mais alinhada.

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #26 on: April 06, 2014, 07:07:40 pm »
0
apertar não melhora nada, a barra central parece estar bem, paralela às guardas, e direita. os suportes das portas de um dos lados parece estar a apontar para dentro em vez de estarem paralelos à lateral da cabeça.

Vou tentar dar um toque, mas é uma coisa tão mínima e que não afecta, tanto quanto consigo perceber, o funcionamento da máquina no barbear, que na hipótese de estragar não vou forçar muito e na pior das hipóteses fica assim...

Para comparação, o aspecto normal deste cabeçal é o mesmo da monotech DESTE POST ?

cps

rui
« Last Edit: April 06, 2014, 07:19:46 pm by rui_alberto »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #27 on: April 06, 2014, 07:15:03 pm »
0
Então é mesmo só a parte lateral que está torta. Deves conseguir trazê-la de volta ao sítio.

Certamente foi uma queda que a entortou, mas dá graças porque é um problema menor.

Boa sorte com o arranjo  ;)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Mais uma Gillette - Rocket late 50's/ early 60's
« Reply #28 on: April 09, 2014, 10:54:42 am »
0
Então é mesmo só a parte lateral que está torta. Deves conseguir trazê-la de volta ao sítio.

Certamente foi uma queda que a entortou, mas dá graças porque é um problema menor.

Boa sorte com o arranjo  ;)

Great success! :D

Bem, depois de umas festinhas e uns aconchegos, com muito amor e carinho, a gillette está finalmente a abrir e fechar perfeitamente, as estruturas laterais estão paralelas ao corpo, e as portas fecham solidamente e 99,9% alinhadas. A olho mal se nota a diferença no alinhamento entre as duas portas, só passando com o dedo e a unha se nota um ligeiro ressalto. Acho que está, pra todos os efeitos práticos, resolvido o assunto ;)

Agora vou ver se perco um bocado mais de tempo no polimento, para tentar deixar, pelo menos as portas, o mais brilhante possível. mas para barbear está perfeita ;)

Obrigado pelas ajudas!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal