Author Topic: Whisky e Aguardente  (Read 56708 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #60 on: August 09, 2013, 06:49:51 pm »
0
Ontem abri um Glenfiddich 15y que há muito andava esquecido e gostei bastante.
Para os que gostam dos frutados, recomendo.

Belo whisky! :D
Para quem gosta de whiskies frutados, é das melhores opções... A meu ver aos Glenfiddich falta um bocadinho mais de doçura, para complementar a acidez da fruta. Se bem que nesse aspecto o 15 YO até é dos mais competentes... ;)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #61 on: August 10, 2013, 09:45:35 am »
0
Ontem abri um Glenfiddich 15y que há muito andava esquecido e gostei bastante.
Para os que gostam dos frutados, recomendo.

Belo whisky! :D
Para quem gosta de whiskies frutados, é das melhores opções... A meu ver aos Glenfiddich falta um bocadinho mais de doçura, para complementar a acidez da fruta. Se bem que nesse aspecto o 15 YO até é dos mais competentes... ;)
+1 :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #62 on: January 16, 2015, 02:16:05 pm »
0
Vou ganhar uma daquelas ridículas pás... Mas vamos lá... Acima de vinho, cerveja e whisky, vem minha bebida predileta... A velha e boa PINGA... Ainda que o imbecil do THC tenha assinado um decreto dizendo que o produto se chama cachaça, nasci, cresci e envelheci chamando de pinga... E não vai ser um decretozinho que vai mudar alguma coisa.

A principal e mais interessante característica da pinga, é que as artesanais, SEMPRE são melhores que as industriais.

Já produzi pinga na fazenda... Hoje fica mais fácil comprar. ENGENHO BESSI, em Pederneiras - SP... Quem um dia quiser beber uma pinga de verdade, fica em: -22.325887, -48.749468
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #63 on: January 16, 2015, 02:49:58 pm »
0
Caro Edu, derivaste para cá a discussão iniciada no tópico das cervejas, acerca de outras bebidas! Está “perdoado”!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #64 on: January 16, 2015, 03:25:22 pm »
0
Se a questão for aguardente, cá para mim tragam o quiserem mas nada é melhor do que uma boa Adega Velha.

Abraços
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #65 on: January 16, 2015, 04:27:12 pm »
0
Eu cá sou um grande fã do Irish Whiskey! Não desprezando o Scotch (impossível!), acho que os irlandeses tão uma maneira muito especial de fazer whiskey. O facto de serem triplamente destilados confere-lhes uma suavidade e uma pureza inconfundíveis.
E em especial, sou apreciador da proclamada mais antiga marca de Whiskey do mundo: Bushmills! O original costuma satisfazer muito o consumidor mediano.




Têm um produto relativamente recente: Irish Honey. Há quem adore, dizendo que o sabor do mel lhe dá um toque especial. Outros, consideram enjoativo. É um que ainda quero testar :D
Faz lembrar o algarvio Brandymel, que dá ao clássico brandy e o francês cognac um toque especial muito conceituado em terras lusas (e não só!).


           

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #66 on: January 16, 2015, 04:38:25 pm »
0
Fui a fabrica da bushmills perto dos giantes causeways... recomendo a ida.

Já sobre cachaça  / pinga / branquinha / marrrdita....  gosto muito da que meu avo faz no sitio. 32% de arcool muito açucar residual e otimas caipirinhas ou na pedrina de gelo.

Acho que o paladar do mundo para bebidas tem ficado mais doce. alguem mais concorda com isso?

Veja so as inumeras bebidas com adicao de mel ou barril de sherry e etc
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #67 on: January 16, 2015, 04:50:33 pm »
0
Fui a fabrica da bushmills perto dos giantes causeways... recomendo a ida.

Já sobre cachaça  / pinga / branquinha / marrrdita....  gosto muito da que meu avo faz no sitio. 32% de arcool muito açucar residual e otimas caipirinhas ou na pedrina de gelo.

Acho que o paladar do mundo para bebidas tem ficado mais doce. alguem mais concorda com isso?

Veja so as inumeras bebidas com adicao de mel ou barril de sherry e etc


Concordo, sim! O consumo de bebidas licorosas tem disparado. Toda a gente gosta de algo docinho. E os processos químicos que a engenharia tem proporcionado nas últimas décadas tem permitido a produção de bebidas diferentes, e com um toque especial. Algumas que não seriam passíveis de produzir há uns bons anos atrás.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #68 on: January 16, 2015, 05:02:21 pm »
0
Eu cá sou um grande fã do Irish Whiskey! Não desprezando o Scotch (impossível!), acho que os irlandeses tão uma maneira muito especial de fazer whiskey. O facto de serem triplamente destilados confere-lhes uma suavidade e uma pureza inconfundíveis.
E em especial, sou apreciador da proclamada mais antiga marca de Whiskey do mundo: Bushmills! O original costuma satisfazer muito o consumidor mediano.




Têm um produto relativamente recente: Irish Honey. Há quem adore, dizendo que o sabor do mel lhe dá um toque especial. Outros, consideram enjoativo. É um que ainda quero testar :D
Faz lembrar o algarvio Brandymel, que dá ao clássico brandy e o francês cognac um toque especial muito conceituado em terras lusas (e não só!).


           

 Tal como já tinha referido, tambem ando mais numa onda irlandesa...

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #69 on: January 16, 2015, 05:13:24 pm »
0
Eu cá sou um grande fã do Irish Whiskey! Não desprezando o Scotch (impossível!), acho que os irlandeses tão uma maneira muito especial de fazer whiskey. O facto de serem triplamente destilados confere-lhes uma suavidade e uma pureza inconfundíveis.



Essa poli-destilação, é mais marketing do que efeito... Álcool etílico e água, misturam-se. Ao destilar essa mistura, não é possível separar toda a água. Há um ponto da mistura, denominado PONTO AZEOTRÓPICO, onde a água AUMENTA o ponto de ebulição do álcool e o álcool DIMINUI o ponto de ebulição da água. Dessa forma, a mistura se destila junta, sem separação. Uma mistura azeotrópica pode ser destilada uma dúzia de vezes, que dará na mesma...

Não sei dizer como fazem com whisky, mas a pinga, tem poucos segredos no processo. O caldo fermentado, é levado ao alambique. Os primeiros 10% destilados, são denominados CABEÇA. A cabeça, tem um teor alcoólico altíssimo (chega a 70%). Os próximos 80% destilados, são denominados CORPO. Os 10% finais, são denominados PÉ... O pé, é um líquido que lembra o aroma, mas tem teor alcoólico quase nulo.

Uma boa pinga, é 100% corpo. Quem mistura cabeça, corpo e pé, consegue no máximo fazer pinga ordinária.

Cada vez que iniciávamos uma destilação, tomávamos meio cálice de cabeça (diz a sabedoria popular, que é pra afungentar o "coisa ruim"...)... Aquilo era de desenterrar defunto! O corpo, após destilado, tem pouco cheiro e gosto quase nenhum. O que dá sabor, aroma e suavidade no destilado, é o descanso nos barris...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #70 on: January 16, 2015, 05:26:01 pm »
0
Essa poli-destilação, é mais marketing do que efeito... Álcool etílico e água, misturam-se. Ao destilar essa mistura, não é possível separar toda a água. Há um ponto da mistura, denominado PONTO AZEOTRÓPICO, onde a água AUMENTA o ponto de ebulição do álcool e o álcool DIMINUI o ponto de ebulição da água. Dessa forma, a mistura se destila junta, sem separação. Uma mistura azeotrópica pode ser destilada uma dúzia de vezes, que dará na mesma...

Não sei dizer como fazem com whisky, mas a pinga, tem poucos segredos no processo. O caldo fermentado, é levado ao alambique. Os primeiros 10% destilados, são denominados CABEÇA. A cabeça, tem um teor alcoólico altíssimo (chega a 70%). Os próximos 80% destilados, são denominados CORPO. Os 10% finais, são denominados PÉ... O pé, é um líquido que lembra o aroma, mas tem teor alcoólico quase nulo.

Uma boa pinga, é 100% corpo. Quem mistura cabeça, corpo e pé, consegue no máximo fazer pinga ordinária.

Cada vez que iniciávamos uma destilação, tomávamos meio cálice de cabeça (diz a sabedoria popular, que é pra afungentar o "coisa ruim"...)... Aquilo era de desenterrar defunto! O corpo, após destilado, tem pouco cheiro e gosto quase nenhum. O que dá sabor, aroma e suavidade no destilado, é o descanso nos barris...

Amigo,

Pouco eu sei do processo. Li o how to how to distiller for dummies, a muito tempo... mas posso te garantir que tudo depende da forma que destila. Hoje os irlandezes usam torres e sim, chegam a 80% se nao me engano em alcool e colocam isso no barril e depois misturam. Meu avo tem um "pescoço de ganso" que mais parece um L virado . A  destiladora é bem dificil de trabalhar e nao tem qualquer precisão. Com isso ela deixa vir outros tipos de notas. No fim? jogamos fora o primeiro copo e a parada eu nunca vi quando sabem... mas posso lhe dizer que nunca foi negada um copo dessa pinga...

Isso inclussive é muito cultivado na escocia (questao do bico da destiladora). Qualquer destilaria que for, vai ver que eles mantem a tradicao em medidas nas destiladores. e quase todas sao tri-destiladas tambem.
Tenho dois videos antigos sobre a destilacao na escocia e na irlanda. é da mesma produtora... vale a pena aos amantes.


Nota... Não estou tirando a importancia do barril.. Inclussive amacio nos meus algumas coisas. (como jack denniels, rum bacardi com adicoes para ser spiced).... Mas a forma de destilar e o tipo do bico inferem sim no produto final.
« Last Edit: January 16, 2015, 05:27:42 pm by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #71 on: January 16, 2015, 05:33:39 pm »
0
Essa poli-destilação, é mais marketing do que efeito... Álcool etílico e água, misturam-se. Ao destilar essa mistura, não é possível separar toda a água. Há um ponto da mistura, denominado PONTO AZEOTRÓPICO, onde a água AUMENTA o ponto de ebulição do álcool e o álcool DIMINUI o ponto de ebulição da água. Dessa forma, a mistura se destila junta, sem separação. Uma mistura azeotrópica pode ser destilada uma dúzia de vezes, que dará na mesma...

Não sei dizer como fazem com whisky, mas a pinga, tem poucos segredos no processo. O caldo fermentado, é levado ao alambique. Os primeiros 10% destilados, são denominados CABEÇA. A cabeça, tem um teor alcoólico altíssimo (chega a 70%). Os próximos 80% destilados, são denominados CORPO. Os 10% finais, são denominados PÉ... O pé, é um líquido que lembra o aroma, mas tem teor alcoólico quase nulo.

Uma boa pinga, é 100% corpo. Quem mistura cabeça, corpo e pé, consegue no máximo fazer pinga ordinária.

Cada vez que iniciávamos uma destilação, tomávamos meio cálice de cabeça (diz a sabedoria popular, que é pra afungentar o "coisa ruim"...)... Aquilo era de desenterrar defunto! O corpo, após destilado, tem pouco cheiro e gosto quase nenhum. O que dá sabor, aroma e suavidade no destilado, é o descanso nos barris...

Não é só marketing, não. Duas destilações, dependendo das condições de operação, raramente são suficientes para atingir o ponto azeotrópico. O azeótropo de uma solução simples de etanol e água não é assim tão fácil de atingir. A terceira destilação permite atingir um grau de pureza mais elevado, e faz efeito, sim. Aliás, tanto faz efeito que se nota diferenças significativas detectáveis pelo cheiro, cor e suavidade do whisky resultante, sendo possível distinguir perfeitamente um whisky irlandês de um escocês. Depois, é ao gosto de cada um se gostam de um sabor mais smooth ou mais carregado.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #72 on: January 16, 2015, 05:41:09 pm »
0
Gosto de whisky, mas nenhuma bebida forte consegue vencer a minha querida cachaça.
Dos Whisky que bebi, o que mais gostei foi o JW Black.

Minhas cachaças favoritas vêm se Salinas e uma que comprei à muitos anos no Museu da Cachaça em Pati do Alferes no RJ que era envelhecida 10 anos e se eu não me engano era produção própria do Museu.

Porém, aqui na Noruega, só acho Pitú (que odeio) e 51 que tb não gosto mas é melhor que Pitú.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #73 on: January 16, 2015, 05:43:24 pm »
0
Gosto de whisky, mas nenhuma bebida forte consegue vencer a minha querida cachaça.
Dos Whisky que bebi, o que mais gostei foi o JW Black.

Minhas cachaças favoritas vêm se Salinas e uma que comprei à muitos anos no Museu da Cachaça em Pati do Alferes no RJ que era envelhecida 10 anos e se eu não me engano era produção própria do Museu.

Porém, aqui na Noruega, só acho Pitú (que odeio) e 51 que tb não gosto mas é melhor que Pitú.

Se arrumar um barril e colocar essas dentro, vai ver que vao virar outra coisa.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #74 on: January 16, 2015, 06:02:23 pm »
0
Não é só marketing, não. Duas destilações, dependendo das condições de operação, raramente são suficientes para atingir o ponto azeotrópico. O azeótropo de uma solução simples de etanol e água não é assim tão fácil de atingir. A terceira destilação permite atingir um grau de pureza mais elevado, e faz efeito, sim. Aliás, tanto faz efeito que se nota diferenças significativas detectáveis pelo cheiro, cor e suavidade do whisky resultante, sendo possível distinguir perfeitamente um whisky irlandês de um escocês. Depois, é ao gosto de cada um se gostam de um sabor mais smooth ou mais carregado.



Acaso o confrade já teve a oportunidade de degustar um mesmo whisky de um mesmo fabricante em versões mono ou poli destiladas?? Ou apenas acredita na "suavidade declarada" pelo fabricante???
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal