Author Topic: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA  (Read 32695 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #60 on: July 09, 2014, 11:17:55 am »
0
Tite vem aí!  :-\

O brasileiro é igual ao português, tem que criticar sempre. :D
Eu sou a favor de que as seleções sejam sempre treinadas por nativos.

Não gostas do Tite? O ídolo do Timão? O último conjunto brasileiro campeão do Mundo de Clubes?
Eu acho que o Brasil ficaria melhor orientado pelo Tite do que pelo casmurro do Scolari.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #61 on: July 09, 2014, 11:22:47 am »
0

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #62 on: July 09, 2014, 11:50:10 am »
0
O Brasil tratou o futebol como tratam todo o resto, em um país onde viadutos caem.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #63 on: July 09, 2014, 11:59:09 am »
+1
Derrota humilhante e serviu apenas para decretar o fim do "País do Futebol". Ganha um campeonato com planejamento, perseverança e muito treinamento. Os alemães só tiveram um dia de folga em toda preparação no Brasil, treinaram sob o sol de meio dia na Bahia (posso assegurar que parece com Lisboa nos dias mais quentes).

Temos que acabar com essa balela que somos superiores, que vamos com o famoso "jeitinho brasileiro" ganhar alguma coisa. A Europa está muito acima mesmo em termos de preparação e qualidade de jogadores.

Esse grupo que veio para a Copa do Mundo era regular e teve muita gente boa que ficou de fora. Scolari é mais um incentivador do que técnico.

Agora é juntar os cacos desta tragédia e repensar totalmente o futebol brasileiro. Uma humilhação que ficará para a eternidade.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #64 on: July 09, 2014, 01:12:07 pm »
0
 Nem mais Cláudio concordo plenament!  Esta selecção da Alemanha não tem vaidades é uma máquina de jogar futebol, não há penteados e quase não se vêem tatuagens. Desculpem-me os crentes mas a fé que Deus nos beneficia a nós em deterimento dos outros também é algo irritante.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #65 on: July 09, 2014, 01:27:49 pm »
0
O brasileiro é igual ao português, tem que criticar sempre. :D
Eu sou a favor de que as seleções sejam sempre treinadas por nativos.

Não gostas do Tite? O ídolo do Timão? O último conjunto brasileiro campeão do Mundo de Clubes?
Eu acho que o Brasil ficaria melhor orientado pelo Tite do que pelo casmurro do Scolari.

Igor, não tenho nada contra o Tite, que até acho acima da média nacional, que é horrível. Mas esse mesmo Tite que ganhou o mundial de clubes, não conseguiu pôr o Corinthians nos trilhos depois do título, e o time paulista virou uma sombra dele mesmo. O Corinthians empatava  tanto, e muitas vezes com times pequenos, que passaram a chamar o Tite de "empaTite".

Eu não tenho nenhuma questão de princípios quanto a um estrangeiro treinar a seleção. Ou de um estrangeiro de naturalizar brasileiro para jogar na seleção. Acho esse tipo de preconceito piegas e ultrapassado.

Também não tenho nada contra brasileiros treinarem a seleção, apenas acho que, com Tite ou outro treinador brasileiro hoje em dia,nada vai mudar. Em parte, porque não há um treinador brasileiro excepcional,para lidar com jogadores excepcionais. O discurso da CBF vai continuar sendo o de que a seleção brasileira não precisa de aprender nada com ninguém, e todos vemos onde essa mentalidade nos levou; ter de ver a Alemanha jogar como Brasil, e o Brasil jogar como Alemanha,placar à parte.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #66 on: July 09, 2014, 01:35:10 pm »
0
Um problema crônico da escalação da seleção brasileira, desde sempre, é pegar jogadores excelentes em suas posições, mas querer enquadrá-los num esquema tático que não aproveita sua potencialidade e não vai na mesma direção de suas posições e atuações nos clubes.

O que é uma controvérsia. O cara se consagra entre os 23 melhores jogadores do país jogando de certa forma, aí é convocado e precisa jogar de outra forma...

Então porque não se convoca um jogador que já joga bem no esquema tático que se quer da seleção? (polêmicas sobre patrocínio à parte  ;))
But the tigers come at night

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #67 on: July 09, 2014, 01:45:51 pm »
0
O que mais me chamou a atenção foi a instabilidade emocional naqueles 10 minutos fatídicos! Toma-se um gol, se junta a equipe, se para e conversa! Outro fato que me saltou aos olhos foi como a seleção alemã joga em bloco! O Brasil era chutão em cima de chutão! Onde estava o famoso "toque de bola"?
Meu pai, que já foi profissional de futebol, disse algo: "- Falta treinar os fundamentos: domínio de bola, passe, movimentação, triangulação, cabeceio!" E quem sou eu para discordar?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #68 on: July 09, 2014, 01:50:50 pm »
0
A Alemanha não tem talento individual para pegar a bola e partir, então vão tocando e se posicionando. Cinco ou seis toques e estavam na área do Brasil.

O Brasil não tem talento individual para pegar a bola e partir, então vão tentando, driblando e perdendo a bola. Cinco ou seis toques e estavam na área do Brasil.
But the tigers come at night

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #69 on: July 09, 2014, 02:01:56 pm »
0
Foi interessante ver a selecção Alemã a jogar como jogou, com toques de bola curtos e sucessivos. Uma espécie de "tiki-taka" em versão alemã. Imagine-se! :P

O que não admira, já que a base da selecção alemã é o Bayern de Munique, treinado por Pep Guardiola...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #70 on: July 09, 2014, 02:02:52 pm »
0
Igor, não tenho nada contra o Tite, que até acho acima da média nacional, que é horrível. Mas esse mesmo Tite que ganhou o mundial de clubes, não conseguiu pôr o Corinthians nos trilhos depois do título, e o time paulista virou uma sombra dele mesmo. O Corinthians empatava  tanto, e muitas vezes com times pequenos, que passaram a chamar o Tite de "empaTite".

Eu não tenho nenhuma questão de princípios quanto a um estrangeiro treinar a seleção. Ou de um estrangeiro de naturalizar brasileiro para jogar na seleção. Acho esse tipo de preconceito piegas e ultrapassado.

Também não tenho nada contra brasileiros treinarem a seleção, apenas acho que, com Tite ou outro treinador brasileiro hoje em dia,nada vai mudar. Em parte, porque não há um treinador brasileiro excepcional,para lidar com jogadores excepcionais. O discurso da CBF vai continuar sendo o de que a seleção brasileira não precisa de aprender nada com ninguém, e todos vemos onde essa mentalidade nos levou; ter de ver a Alemanha jogar como Brasil, e o Brasil jogar como Alemanha,placar à parte.

Percebo e concordo com tudo o que dizes.

O grande trabalho que tem de ser feito é a longo prazo e passa muito por trabalhar uma filosofia nos escalões de formação e implantar uma cultura diferente, o que também reconheço que não será fácil porque contraria a natureza latina. Se possível, coordenar esse trabalho com a  promoção da qualidade nos campeonatos internos e isso faz-se com a retenção do talento, em detrimento de andar a potenciar jogadores até fim da adolescência para depois vender como carne.

Isto é demais para qualquer selecionador. A grande questão para mim será revolucionar a estrutura que rege o futebol brasileiro, como tu disseste e bem, tal como acontece um pouco aqui em Portugal, com um enquadramento algo diferente.

Em relação ao selecionador, para mim, ele tem um papel nessa revolução. A mudança porém tem de começar por cima. O selecionador será sempre o elemento mais exposto e cobrado mas na verdade é ele apenas uma peça de um puzzle que resulta de todo um trabalho que tem de ser muito bem articulado.

Acredito também que o nível médio seja baixo, mas, tal como em Portugal, imagino que haja pelo menos alguns pessoas competentes, com formação e experiência e talento para modernizar o modelo. Afinal de contas, vive-se futebol nesse país!

Vamos importar um treinador estrangeiro para dar a ilusão de que está a ser feita uma revolução, quando os homens que ditam as regras continuam a ser os mesmos? E ser estrangeiro significa que será melhor? Será mais independente? Será menos cobrado?

Só se tiver mais competências do que qualquer opção brasileira, aí concordaria!

Apesar de pessoalmente achar que uma seleção representa um país e na sua mais pura e ideal materialização, os seus elementos devem ser nativos!

Quanto às naturalizações de que falas, eu não sou contra. Mas se tivesse uma palavra a dizer, faria questão que só jogassem portugueses (de nascença ou naturalizados). Quando ouço jogadores dizerem "Eu quero jogar pelo Brasil mas se não der, admito ajudar Portugal", "só me apetece é ganir"!

Em Portugal, tal como no Brasil, eu preferia que se começasse por varrer os poleiros que existem na Federação, nas Associações e eleger pessoas competentes para traçar uma estratégia de futuro sustentável e que promova o rigor, o processo em detrimento do improviso.

Infelizmente isso é improvável de acontecer porque o futebol deposita muito poder, move muitas influências e dinheiro!

O problema está enraizado e é cultural!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #71 on: July 09, 2014, 02:11:33 pm »
0
O Felipão não foi ele mesmo. Bom técnico nunca foi, mas blindava o grupo contra os vícios da CBF, como oba-oba e convocações políticas. Desta feita, entrou na onda junto, virou garoto propaganda de produtos etc. E o Parreira é a anta que sempre foi, um cara que só sabe dizer que o jeitinho brasileiro é o máximo e que as estrelas no peito ganham jogo sozinhas.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #72 on: July 09, 2014, 04:34:28 pm »
0

Vamos importar um treinador estrangeiro para dar a ilusão de que está a ser feita uma revolução, quando os homens que ditam as regras continuam a ser os mesmos? E ser estrangeiro significa que será melhor? Será mais independente? Será menos cobrado?

Só se tiver mais competências do que qualquer opção brasileira, aí concordaria!



Ora, é até idiota o que vou dizer, mas o "técnico estrangeiro" não é melhor do que o brasileiro só porque sim. Não é questão de passaporte, é que neste país, já se viveu o futebol por tempo demais com essa filosofia de que não precisamos aprender nada com ninguém.

Ora, pelo visto precisamos sim. Se por muito tempo essa seleção foi parcialmente ignorada pelo seu próprio povo, se desde 2002 não chega próximo de conquistar a Copa, se o futebol jogado por ela é sempre muito aquém daquele que a qualidade dos seus jogadores poderia proporcionar... é sinal de que se precisa mudar algo.
O técnico brasileiro já foi muito bom, hoje é atrasado. Sinceramente não consigo apontar-lhe um sequer que fuja dessa máxima, com talvez o próprio Tite se destacando um pouco dos outros. Então apontar hoje um técnico estrangeiro como Guardiola, Bielsa,Klopp, Sampaoli (quem me dera)...poderia sim ser o catalisador de uma série de mudanças e quebra de paradigmas retrógrados que insistem em gerir a CBF. Chega de técnicos mais motivadores do que outra coisa, chega de "paizões", eu gostaria de ver sim, um técnico que pense o futebol, que seja um estudioso do futebol, que seja capaz de armar um, dois, três esquemas táticos, que crie artifícios para sair de dificuldades e não tenha medo de jogar futebol ofensivo, que é a nossa marca e deixamos que se manchasse essa imagem por muito tempo.

E sinceramente volto a dizer; não vejo um técnico brasileiro sequer com esse perfil. Gostaria muito que fosse diferente.


Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #73 on: July 09, 2014, 04:57:25 pm »
0
Nem mais Cláudio concordo plenament!  Esta selecção da Alemanha não tem vaidades é uma máquina de jogar futebol, não há penteados e quase não se vêem tatuagens. Desculpem-me os crentes mas a fé que Deus nos beneficia a nós em deterimento dos outros também é algo irritante.

Nuno, assino embaixo. Só por não haver penteados e tatuagens já sou fã dos alemães e do Messi também, que usa um corte de cabelo que o barbeiro aqui do meu bairro faz igual. E te digo que os verdadeiros crentes devem concordar contigo, e não com essa tal religiosidade de egoísmo e voltada para banalidades. E tem também a Infantilização geral do jogador brasileiro, qualquer coisinha é motivo para chorar, além das mesmas brincadeirinhas de sempre, a mania de ficar colocando apelido nos companheiros e achar que isso é o máximo, o bonezinho virado para trás e os fones de ouvido pendurados nos ombros etc. etc. etc. . E o pior e mais irritante: a crença na malandragem! 

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: MEIA FINAL: BRASIL X ALEMANHA
« Reply #74 on: July 09, 2014, 04:59:35 pm »
0
Bem, já aprendi algo hoje, não sabia que as tatuagens e os cortes de cabelo diminuiam a capacidade de jogar futebol ::)



Ora, é até idiota o que vou dizer, mas o "técnico estrangeiro" não é melhor do que o brasileiro só porque sim. Não é questão de passaporte, é que neste país, já se viveu o futebol por tempo demais com essa filosofia de que não precisamos aprender nada com ninguém.

Ora, pelo visto precisamos sim. Se por muito tempo essa seleção foi parcialmente ignorada pelo seu próprio povo, se desde 2002 não chega próximo de conquistar a Copa, se o futebol jogado por ela é sempre muito aquém daquele que a qualidade dos seus jogadores poderia proporcionar... é sinal de que se precisa mudar algo.
O técnico brasileiro já foi muito bom, hoje é atrasado. Sinceramente não consigo apontar-lhe um sequer que fuja dessa máxima, com talvez o próprio Tite se destacando um pouco dos outros. Então apontar hoje um técnico estrangeiro como Guardiola, Bielsa,Klopp, Sampaoli (quem me dera)...poderia sim ser o catalisador de uma série de mudanças e quebra de paradigmas retrógrados que insistem em gerir a CBF. Chega de técnicos mais motivadores do que outra coisa, chega de "paizões", eu gostaria de ver sim, um técnico que pense o futebol, que seja um estudioso do futebol, que seja capaz de armar um, dois, três esquemas táticos, que crie artifícios para sair de dificuldades e não tenha medo de jogar futebol ofensivo, que é a nossa marca e deixamos que se manchasse essa imagem por muito tempo.

E sinceramente volto a dizer; não vejo um técnico brasileiro sequer com esse perfil. Gostaria muito que fosse diferente.



Bem, visto por esse prisma, tenho de concordar. E que espetáculo de treinador que é o Bielsa. Mas o meu preferido continua a ser o Hiddink. O estilo do Klopp acho que não seria o mais adequado. De qualquer forma, creio que seria muito difícil atrair os melhores treinadores para um cargo de selecionador, mesmo tratando-se do Brasil.

P.S.: Lembrei-me agora de um nome: Zico! Um homem que transpirava futebol por todos os poros, com uma visão incrível, quiçá terá algumas qualidades como treinador... Bem, não levem a sério os meus devaneios... :P
« Last Edit: July 09, 2014, 05:01:43 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal