Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127026 times)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #480 on: December 06, 2015, 09:26:40 pm »
0
Parabéns pelas aquisições!
Relativamente ao modelo da Osmiroid posso dizer o que não é (65 ou 75) que são modelos de saco, parece com o meu conjunto "Osmiroid deluxe calligraphy  set" (podes ver aqui http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6549.msg257283#msg257283).
É realmente parecida com teu deluxe calligraphy set tanto na forma do corpo, tampa, secção e aparo mas as linhas na tampa são diferentes. Essa tem a linha do meio mais larga e a minha têm 3 linhas iguais. O corpo é todo em plástico e penso que dá para usar como eyedropper.

Offline leoneljbsantos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 69
  • Respect: +1
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #481 on: December 19, 2015, 12:21:10 pm »
0
Como o Natal se aproxima, um dos presentes que aí vem é uma bela Parker Reflex, cor azul.

Não é nada comparado com algumas que vejo por aqui, mas para uma iniciação às fountain, creio que é a ferramenta indicada.

Assim que a tiver a percorrer papel, darei certamente o meu feedback. :)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #482 on: February 06, 2016, 09:45:27 pm »
0
Ultimas acquisições, uma click de embolo (piston filler) semi transparente vermelha que é completamente desmontável para limpeza/manutenção.
A ponta acho que é entre fino e medio. Uma Sheaffer Targa 1001 vintage com o carregador de saco vintage. Usado mas em excelente estado e funciona. A ponta creio ser Fino.
P_20160206_153356 by João Carlos Soares, no Flickr
P_20160206_153455 by João Carlos Soares, no Flickr
P_20160206_153555 by João Carlos Soares, no Flickr

Comprei também uma Jinhao 599 igual a esta (mas esqueci fotografar ...) que é uma copia baratinha da Lamy Safari. Não gosto muito deste modelo moderno mas por apenas 2€ pode servir para deixar no trabalho ou oferecer a um curioso pela escrita à moda antiga. :)


De resto recebi as seguintes canetas mais uma bolsinha da sheaffer de oferta da minha comadre que toda vida escreveu e continua a escrever com caneta de tinta permanente mas que diz usar neste momento apenas uma Parker.
P_20160206_152731 by João Carlos Soares, no Flickr
P_20160206_152931 by João Carlos Soares, no Flickr
P_20160206_153032 by João Carlos Soares, no Flickr

A do lado esquerdo é uma sheaffer mas não sei o modelo, se alguém me poder ajudar a identificar agradeço. A parte baixo do corpo é quadrado.
A que está ao lado parece me bem antiga com aparo em latão e logo parecido ao logo do Star Trek mas de resto não tem nada escrito e tenho muita curiosidade em saber que marca é ... as outras 3 dos lado direito são sem marca e não me parece nada de especial e os 3 aparos só dizem irridium point germany.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #483 on: February 06, 2016, 09:53:08 pm »
0
Parabéns.
Bonitas canetas.
Gostei especialmente das transparentes e da do lado direito.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #484 on: February 06, 2016, 10:04:25 pm »
0
Parabéns.
Bonitas canetas.
Gostei especialmente das transparentes e da do lado direito.

Obrigado, tenho outra igual ou muito parecida à vermelha mas completamente transparente a caminho :) ver a tinta a escorrer dentro da caneta é realmente engraçado. Esqueci a mencionar que as ultimas 4 sem marca nas imagens de baixo levem todas recargas "international standard", ou seja, das pequenas normais. Agora resta me limpar e desmontar todas ... e experimentar. A Sheaffer verde tem o bico um pouco mais largo do que a minha Targa 1001 e penso que seja um Medium. Acho estranho a Sheaffer não mencionar nos aparos que tipo é?
« Last Edit: February 06, 2016, 10:11:48 pm by jctsoares »

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #485 on: February 06, 2016, 10:09:04 pm »
0
Se vir uma completamente transparente (sem cor) baratinha compro-a.
Tenho visto algumas mas fora de orçamento.
No meu dia a dia uso uma Caran d'Ache Dunas.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #486 on: February 06, 2016, 10:16:22 pm »
0
Se vir uma completamente transparente (sem cor) baratinha compro-a.
Tenho visto algumas mas fora de orçamento.
No meu dia a dia uso uma Caran d'Ache Dunas.

A que encomendei vem da India e é uma Serwex 1362 completamente transparente de embolo por apenas 6€ portes incluídos no Ebay. É obvio que a qualidade destas canetas não é nada que se compare com uma Caran d´Ache ...

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #487 on: February 06, 2016, 10:19:19 pm »
0
Vou procurar no ebay.
A Caran d'Ache que uso foi descontinuada.
Era o parente pobre da marca, mas é muito boa.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #488 on: February 08, 2016, 12:09:52 am »
0
Parabéns pelas canetas!

Relativamente à identificação da Sheaffer, acho que é uma Sheaffer Triumph Imperial
Fonte: http://penhero.com/PenGallery/Sheaffer/SheafferTriumphImperial.htm


Mas muitas, não sei se todas, Sheaffers vêm com o tamanho marcado nas canetas, o problema é que esta marcação com o tempo se vai apagando (ver a Fashion que esta marcada como Fina) ou ser papel com no caso da minha Snorkel Statesman.
Nas minhas Sheaffers só na Snorkel é que vem impresso no aparo (F5-  Fina  ver códigos em  http://www.penhero.com/PenGallery/Sheaffer/SheafferSnorkelNibCodes.htm),
As minhas Sheaffer que ainda se lê o tamanho:

Da esquerda para a direita Snorkel Statesman (Medium - tira de papel), Snorkel Sentinel (F5 - gravado no aparo), Fashion (F  - pintado na secção), Connaisseur (M - pintado na secção), Triumph 444 (M - pintado na secção)

Mas há mais marcas que não marcam o tamanho no aparo, por exemplo as minhas Montblanc vinham com o tamanho do aparo num autocolante que estava colado no corpo.

Se estas numa de canetas indianas, pela Click e pela Serwex parece-me que sim, vê estes dois sites http://asapens.in, http://www.fountainpenrevolution.com/

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #489 on: February 08, 2016, 12:52:10 am »
0
Não tenho colocado nada por aqui não quer dizer que não tenha arranjado nada.
Desde a última atualização alguma das canetas que encontrei.

Cima(da esquerda para direita):
duas Parker 51 Aeromatic
Conjunto Caneta / Lapiseira - Sheaffer Snorkel Statesman (New Old Stock)
Baixo (da esquerda para direita):
Parker 45 (com caixa)
Parker 45
Parker Arrow
Parker Rialto
Lamy 69
Sheaffer Snorker Sentinel 
Sheaffer Fashion (com caixa)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #490 on: February 08, 2016, 01:07:14 am »
0
Obrigado, pois a secção da minha caneta segundo a minha comadre já foi uma vez substituída por uma nova porque após uso intensivo a secção de origem começou a ficar porosa e a desfazer se. Ela depois mandou substituir por uma secção nova. A secção da tua Triumph 444 (não será uma 2444?) realmente é parecida e tem também o aparo embutido na secção. Talvez o M pintado na secção se apagou com o tempo. Obrigado pelas dicas. Fui ver no site e cheguei à conclusão que tens completamente razão, a minha é a Triumph Imperial Green/Chrome Cap modelo 2443. Vou perguntar à minha comadre se confirma que comprou a caneta por volta de 1995-1998 (é muito provavel). Agora falta saber como desmontar a secção, consegui desmontar quase todo menos o alimentador.

2016-02-07_10-21-48 by João Carlos Soares, no Flickr
2016-02-07_10-22-10 by João Carlos Soares, no Flickr
2016-02-07_10-22-24 by João Carlos Soares, no Flickr

Quanto às canetas indianas, não estou numa de ... minha carteira é que está! :) A FPR já conhecia mas o outro link não conheço e vou ver. A click é engraçada e baratinha mas também é tudo plastico fraquinho, até tenho receio de andar com aquilo à solta no bolso hehehe, se bater e estalar estou bem tramado com tinta por todo lado ... nada que se compare com uma sheaffer ou parker etc. e de preferencia em metal. Já algum tempo que gostava de ter uma transparente e as unicas baratinhas eram essas indianas. A vermelha posso dizer que escreve bem e corre muito bem a tinta, até acho que podia ser um pouco menos mas para quem gosta de caneta que jorra tinta com fartura, essa click é uma delas. Pelos reviews na net as indianas até nem são más e pela relação preço/qualidade vale a pena experimentar. Principalmente para uso no trabalho. Sou comercial e visito muita gente, esquecer e perder uma indiana ... azar ... esquecer uma Parker, Sheaffer, Montblanc, Pelikan etc. já não é asar ... mas sim uma desgraça!

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #491 on: February 08, 2016, 01:24:07 am »
0
Não tenho colocado nada por aqui não quer dizer que não tenha arranjado nada.
Desde a última atualização alguma das canetas que encontrei.
(Image removed from quote.)
Cima(da esquerda para direita):
duas Parker 51 Aeromatic
Conjunto Caneta / Lapiseira - Sheaffer Snorkel Statesman (New Old Stock)
Baixo (da esquerda para direita):
Parker 45 (com caixa)
Parker 45
Parker Arrow
Parker Rialto
Lamy 69
Sheaffer Snorker Sentinel
Sheaffer Fashion (com caixa)

Parabens! Gosto do conjunto cinzento com a Sheaffer´s snorkel. Tenho uma Parker 45 flighter igual a essa do lado esquerdo com aparo XF e gosto bastante.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #492 on: February 08, 2016, 01:45:44 am »
0
A caneta que apresentei é uma 444 (o tamanho do diamante  é mais curto que a da 2444).

Ai está uma coisa que nunca experimentei desmontar uma secção de uma Sheaffer, a não ser o normal da Snorkel para trocar o selo.

Relativamente às indianas o que gosto mais é do material ebonite, não há muitas canetas recentes feitas nesse material e as canetas indianas como indicas são baratas. O aparo serve para os gastos não é nada de especial, há várias marcas indianas que começaram a colocar aparos alemães para melhorar este aspeto. 

Já algum tempo que as minhas canetas do dia-a-dia são Parker / Sheaffer / Waterman, atualmente é uma Parker 51, mas também o meu trabalho é à frente de uma secretaria e mesmo assim trago as canetas para casa não vão as canetas ganhar pernas e desaparecer.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #493 on: February 08, 2016, 01:54:23 am »
0
Parabens! Gosto do conjunto cinzento com a Sheaffer´s snorkel. Tenho uma Parker 45 flighter igual a essa do lado esquerdo com aparo XF e gosto bastante.
Obrigado.
Nem sei que aparo tem porque não a experimentei, mas tenho outras 45 e gostei de escrever com elas.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #494 on: February 21, 2016, 02:55:34 am »
0
Ofertas que recebi pelo meu aniversario na semana passada,  sheaffer converter, Tinta Pelikan 4001 brilliant brown e Pelikan Edelstein Jade e uma carteira Lamy para 3 canetas :
P_20160220_181701 by João Carlos Soares, no Flickr

De resto chegou a Serwex 1362 da India e o matrial é dum plastico muito fraquinho mas gosto do facto de ser um "piston filler" e ser todo transparente e até escreve bem. Depois vi uma Osmiroid no OLX com ponta italic medium e não resisti ... Já tinha um igual vermelho mas com a ponta medium oblique que gosto bastante mas o facto de ter que rodar o aparo para dentro e procurar o "fine spot" para que escreve mesmo suave não me agrada tanto e por isso quando vi este aparo IM tive que comprar e por acaso até foi mais barato do que o osmiroid anterior mas esse era novo e este tem sinais de uso (algum desgaste ecorrosão no clip etc.) mas o aparo está impecável e se quiser até dá para trocar para a outra caneta.

IMG_20160220_182220 by João Carlos Soares, no Flickr
IMG_20160220_183808 by João Carlos Soares, no Flickr
IMG_20160220_182039 by João Carlos Soares, no Flickr
IMG_20160220_182134 by João Carlos Soares, no Flickr

e aqui uma amostra de escrita, Pelikan 4001 brilliant brown carregado na Serwex 1362 na parte de cima e o Osmiroid em preto na parte de baixo. Não sei que tinta é, já vinha dentro da caneta num cartucho muito longo que não me parece de origem porque causa a caneta a não fechar bem.
IMG_20160220_183711 by João Carlos Soares, no Flickr
 

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal