Author Topic: Usar a direita, esquerda ou ambas?  (Read 6864 times)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Usar a direita, esquerda ou ambas?
« on: February 09, 2015, 03:22:54 pm »
0
Srs,

Lembro que houve a conversa de "qual mão usar com a navalha".. bom... no meu caso eu uso apenas a direita. Nunca precisei ou senti a necessidade de fazer com ambas as maos.. Mas, deixo aberto aqui se estou fazendo errado ou se isso é apenas "cada um" .

Eu trabalho igual a esse do video.

#Invalid YouTube Link#
http://youtu.be/ZiflLdq971w
E uso apenas uma passagem na maioria dos dias. (de cima para baixo)
« Last Edit: February 09, 2015, 03:24:48 pm by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #1 on: February 09, 2015, 03:37:49 pm »
0
Eu uso ambas.
Incorporo o vídeo.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ZiflLdq971w" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ZiflLdq971w</a>
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #2 on: February 09, 2015, 03:45:53 pm »
0
Eu uso ambas.
Incorporo o vídeo.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ZiflLdq971w" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ZiflLdq971w</a>

Obrigado, tentei sem sucesso.. se quiser pode editar meu post.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #3 on: February 09, 2015, 04:06:34 pm »
0
Eu não tenho habilidade alguma com a mão esquerda,mas ainda assim achei mais fácil usar as duas.
Usar a direita pra barbear a bochecha esquerda é muito complicado, acaba se usando o outro lado da lâmina e causando cortes...

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #4 on: February 09, 2015, 04:12:30 pm »
0
Eu uso as duas.
Acho mais fácil que usar só a direita.
Mas é uma questão pessoal, vejo muitos pelos fóruns a fora se barbeando com uma só das mãos sem problemas.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #5 on: February 09, 2015, 04:25:41 pm »
0
Vejam bem,

O certo e com uma mão só!! - Mas Daniel, como assim?

Cada um se barbeia do jeito que quiser ... mas a anatomia da navalha e técnicas apropriadas ... foram feitas para uma mão somente ... não convém ficar trocando a navalha de mão ... não é seguro e pratico ... cheguei a fazer um vídeo sobre ... mas não ficou legal ... tentarei outro ... tem a técnica correta e pronto ... fora disto ... e um jeitinho próprio de fazer a barba ... o certo e usar o lado predominante ... aos que conseguem ... parabéns ... mas tem mais a ver com psicomotricidade ... do que com técnica ... muito podem tentar a vida toda que não conseguiram ... já outros tem a mente de atleta.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #6 on: February 09, 2015, 07:27:10 pm »
0
Não percebo que diferença pode haver entre os lados da navalha, ao ponto de ser "certo" usar um e "errado" o outro. 

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #7 on: February 09, 2015, 07:31:26 pm »
0
Eu acho muito difícil empunhar a navalha com a mão direita no lado esquerdo, em um ângulo que não seja extremamente agressivo.

No queixo e no bigode tudo bem, dá, mas conforme se aproxima da orelha, já falta "braço" pra segurar aquilo direito.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #8 on: February 09, 2015, 07:37:43 pm »
0
Tudo bem, Gago. Aí é questão de destreza do usuário. Ok. Cada um fará como sentir-se melhor, mais seguro, eficiente e confortável.

Não compreendi a afirmação do Stützel sobre a concepção anatômica das navalhas.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #9 on: February 09, 2015, 08:55:35 pm »
0
Não percebo que diferença pode haver entre os lados da navalha, ao ponto de ser "certo" usar um e "errado" o outro.

Tudo bem, Gago. Aí é questão de destreza do usuário. Ok. Cada um fará como sentir-se melhor, mais seguro, eficiente e confortável.

Não compreendi a afirmação do Stützel sobre a concepção anatômica das navalhas.

Caro Carraro, A navalha ... no meu caso mais precisamente o navalhete ... trabalha na mão com isometria ... e o aparelho fica com o trabalho de pendulo nas mãos ... o dedo minimo ou o anelar por via de regra tem que ficar na rabeta ... onde os dedos ... médio e indicador ficam por cima da espinha e o polegar abaixo da espinha ... assim o cabo fica entre os dedos ... minimo e anelar ou entre os dedos ... anelar e médio ... e assim podemos rodar de um lado para o outro somente com o giro dos pulsos ... mais como o confrade bem citou ... e minha concepção ... assim aprendi com meu Pai ... e faz todo o sentido ... em minha área de trabalho ... fui treinado para usar as duas mãos em situações extremas ... mas só posso usar uma ... ou algo ruim pode acontecer ... eu entendo o questionamento do amigo ... e respeito muito.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #10 on: February 10, 2015, 11:21:47 am »
0
Sim. A maneira de manusear, a posição dos dedos, são como você explicou. Mas isso, em teoria, pode ser feito igualmente com ambas as mãos. Muitas pessoas talvez não o consigam. OK. Trata-se de uma habilidade que nem todos possuem ou são capazes de desenvolver. Disso não tive dúvida.

Entretanto, penso eu, a navalha ou navalhete não foram fabricados, planejados ou concebidos para serem usados com uma determinada mão. Direita, esquerda ou ambas, podem variar de pessoa para pessoa, mas do ponto de vista da navalha é indiferente.

É verdade que as navalhas enfeitadas com ilustrações e logotipos, por vezes até em ouro e artisticamente admiráveis, são prejudicadas pelo uso com a mão esquerda, pois as figuras ficam "escondidas". Porém, no que concerne à arquitetura/engenharia, por assim dizer, da lâmina, do fio, da espinha, da rabeta e do cabo, não importa a mão do operador.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #11 on: February 10, 2015, 11:36:50 am »
0
Sim ... acaba de citar o que citei em outras palavras!  ;D  :P Nada impede de usar as duas mãos ... mas não vejo também ... nenhum motivo para trocar de mão ... só para não aprender a técnica ... eu aconselho aprimorar a técnica em uma mão só ... depois migra para as duas ... se um confrade já vai ter dificuldade com o lado predominante ... imagina ao contrario ... vai dar lenhada!!

Offline MASC

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: +2
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #12 on: February 10, 2015, 12:42:16 pm »
0
Eu acho que se deve usar como der jeito á pessoa,o que interessa são os resultados.
Eu faço com as duas mãos, mas não deixo de usar a mão direita na face esquerda para alguns toques.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #13 on: February 16, 2015, 09:40:58 pm »
0
 Eu uso ambas e sempre usei. Parti o braço direito e a clavícula do mesmo lado e à conta disso em algumas actividades tornei-me ambidextro.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Usar a direita, esquerda ou ambas?
« Reply #14 on: February 16, 2015, 09:45:10 pm »
0
Acho que uma navalha japonesa não permite usar as duas mãos... Terá que ser sempre a direita.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal