Author Topic: Curso de Barbeiro  (Read 2754 times)

Offline MAACarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: +2
Curso de Barbeiro
« on: March 28, 2018, 09:39:56 pm »
+1
Boas pessoal!
Ando a pensar em tirar o curso de barbeiro, mas não sei em que escola tirar. O que recomendam?
Já vi duas escolas, a IEDCB e a Magic Hair.
A IEDCB, já ouvi falar muito bem dela, e a mesma tem dois cursos distintos, um que é apenas 8 meses, o outro com 17, e ambos o preço oscila bastante. A Magic Hair, também já vi falar bem, mas não tanto como a anterior. O que acham? Opiniões, o que recomendam?
Obrigado!
Abraço

Offline MAACarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: +2
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #1 on: April 03, 2018, 05:57:51 pm »
0
Onde é que tiraram o vosso curso pessoal?
Que escolas recomendam?

Boas navalhadas!

Offline meugourmet

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 71
  • Só sei que nada sei
  • Respect: +4
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #2 on: April 03, 2018, 07:11:28 pm »
0
o meu curso foi aqui no forum :D 
mas ainda estou a aprender
Só sei que nada sei

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #3 on: April 03, 2018, 07:37:27 pm »
0
Invoco aqui o confrade @Jamaica82! Julgo que ele será a pessoa certa para te ajudar.

Offline jamaica82

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 429
  • Respect: +182
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #4 on: April 03, 2018, 11:10:37 pm »
0
Boas pessoal,

Obrigado corto por te lembrares, o meu curso é o de cabeleiro unisexo, apesar do meu objetivo ter sido sempre a área de barbearia.
Optei pelo unisexo pois aprendi tudo desde   o que é o cabelo doenças e diagnóstico do couro cabeludo e depois todas as técnicas de cabeleireiro femenino e masculino e claro também por ser gratuito pois tirei no IEFP Setúbal.
Pessoalmente sai do curso a saber fazer um pouco de tudo mas a precisar de muita pratica, se optares por um curso exclusivo de barbearia será sempre mais prático.
Em relação a escolas não conheço mais, mas recomendo o IEFP Setúbal as formadoras são 5 estrelas.

Espero ter encorajado todos os querem iniciar esta profissão, pois ha espaço para todos.

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk


Offline MAACarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: +2
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #5 on: April 04, 2018, 11:41:56 am »
0
o meu curso foi aqui no forum :D  
mas ainda estou a aprender
 Acredito que possas ter aprendido muito aqui e também um dos meus focos é aprender aqui com pessoas que são profissionais. Mas em relação a trabalho, não pode ser tudo em senso comum. Tem que haver "provas". ;)

Boas pessoal, Obrigado corto por te lembrares, o meu curso é o de cabeleiro unisexo, apesar do meu objetivo ter sido sempre a área de barbearia. Optei pelo unisexo pois aprendi tudo desde o que é o cabelo doenças e diagnóstico do couro cabeludo e depois todas as técnicas de cabeleireiro femenino e masculino e claro também por ser gratuito pois tirei no IEFP Setúbal. Pessoalmente sai do curso a saber fazer um pouco de tudo mas a precisar de muita pratica, se optares por um curso exclusivo de barbearia será sempre mais prático. Em relação a escolas não conheço mais, mas recomendo o IEFP Setúbal as formadoras são 5 estrelas. Espero ter encorajado todos os querem iniciar esta profissão, pois ha espaço para todos. Enviado do meu A0001 através do Tapatalk
Eu sou de Lisboa. No entanto as escolas que eu tenho visto só têm um curso aberto, ou seja só têm um curso de barbeiro e outro de feminino, não têm os dois em simultâneo. Em relação às escolas que mencionei, não conheces ninguém que tenha frequentado, ou tu próprio não conheças nada das duas?
Obrigado por toda a ajuda pessoal!

Boas navalhadas

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #6 on: April 04, 2018, 12:14:14 pm »
0
Cursos cá em Portugal são fraquitos, mesmo para mulher, quanto mais para homem. Se puderes investe lá fora, UK principalmente :)
Ou então tira o curso básico cá em PT e depois vais fazendo formações lá fora ou cá (volta e meia aparecem umas boas).

Barbearia é muito treino prático, por isso não adianta começar com um mega-curso todo XPTO porque vais estar em constante aprendizagem e formação pela vida fora.
Além disso, as principais qualidades que um barbeiro precisa de ter não se aprendem nos cursos nem em formações :D

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1777
  • Respect: +1840
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #7 on: April 04, 2018, 02:37:33 pm »
0
Barbearia é muito treino prático, por isso não adianta começar com um mega-curso todo XPTO porque vais estar em constante aprendizagem e formação pela vida fora.
Além disso, as principais qualidades que um barbeiro precisa de ter não se aprendem nos cursos nem em formações :D
[/


 Ser Barbeiro é obviamente uma profissão que está a despontar em Portugal e por esse mundo fora. Sem nenhuma aspiração em concreto, vejo com agrado o surgir destas novas barbearias que recuperam muito do cinzentismo que grassou por esse baetas fora nos anos 70, 80 e 90. Agora ir ao barbeiro é um momento que em muitos casos se tornou distinto e agradável e muitos destes estabelecimentos  são um lugar de muito bom gosto. A apresentação de quem leva a profissão a sério também se elevou bastante.
Fiquei curioso no entanto com as qualidades importantes referidas, que não se aprendem nos cursos. No teu entender quais são as qualidades que distinguem um grande profissional?

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #8 on: April 04, 2018, 03:01:33 pm »
0
Fiquei curioso no entanto com as qualidades importantes referidas, que não se aprendem nos cursos. No teu entender quais são as qualidades que distinguem um grande profissional?

Respeito, diligência, compreensão. E depois aspectos mais técnicos que não se aprendem nos cursos, como higiene (desinfecção, esterilização, etc), controlo de qualidade, retenção de clientes, só para enumerar alguns.
No meu entender, só depois disto tudo é que vem o "saber cortar bem" ou "fazer um bom escanhoado" :)

Esqueci-me de outro: longevidade. Há métodos de trabalho e ferramentas que têm de ser utilizadas para quem quer ser profissional por bons e longos anos, sem ter de se obrigado a abandonar por problemas nas costas ou mãos (por exemplo).
« Last Edit: April 04, 2018, 03:05:42 pm by guga7 »

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1777
  • Respect: +1840
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #9 on: April 04, 2018, 05:49:04 pm »
0
Respeito, diligência, compreensão. E depois aspectos mais técnicos que não se aprendem nos cursos, como higiene (desinfecção, esterilização, etc), controlo de qualidade, retenção de clientes, só para enumerar alguns.
No meu entender, só depois disto tudo é que vem o "saber cortar bem" ou "fazer um bom escanhoado" :)

Esqueci-me de outro: longevidade. Há métodos de trabalho e ferramentas que têm de ser utilizadas para quem quer ser profissional por bons e longos anos, sem ter de se obrigado a abandonar por problemas nas costas ou mãos (por exemplo).


Obrigado pela tua resposta. De notar que nunca me passou pela cabeça a questão das mazelas na saúde pelo simples facto de estar horas em pé numa posição tensa para as costas muitas vezes e pelo trabalhar constante das mãos. Só quem  por dentro se apercebe desses factos.

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #10 on: April 04, 2018, 05:59:31 pm »
0

Obrigado pela tua resposta. De notar que nunca me passou pela cabeça a questão das mazelas na saúde pelo simples facto de estar horas em pé numa posição tensa para as costas muitas vezes e pelo trabalhar constante das mãos. Só quem  por dentro se apercebe desses factos.
Não tens que agradecer, sou apaixonado pela arte da barbearia e é sempre um prazer a troca de conhecimentos :)
Por exemplo, hoje em dia é comum ver barbeiros a trabalhar horas a fio com sapatos de couro estilo anos 50, directamente no chão de tijoleira. Ao fim de uns anos, acho impossível não virem a ter problemas de saúde por causa disso. Claro que podem estar a usar meias de descanso por baixo e eu não vejo, mas não me parece ser o caso.

Offline MAACarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: +2
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #11 on: April 09, 2018, 08:50:59 pm »
+1
Muito obrigado por todas as dicas e as vossas opiniões.
Também estive a pensar, ir para um curso mais baratinho, para ganhar algumas bases e depois ir praticando e indo fazer alguns workshops, ou outro tipo de cursos para ter mais conhecimento. Em relação a cursos lá fora, talvez um dia mais tarde, depois de alguma aprendizagem, e de algum trabalho árduo.
Seja que profissão tenhas, existe sempre algumas mazelas, mas foi bom relembrares. Estou inclinado dessas duas escolas, mas talvez vá para a IEDCB, mas um curso só com 8 meses de duração. Mas é algo que ainda tenho que pensar bem.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, opiniões e dicas. 

Boas navalhadas!

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Curso de Barbeiro
« Reply #12 on: April 09, 2018, 10:30:38 pm »
0
Boa sorte! ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal