Author Topic: Tradition says...  (Read 1158 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Tradition says...
« on: May 02, 2014, 11:51:24 pm »
0
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=5-CS9DEC1_E" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=5-CS9DEC1_E</a>

Hoje, tive um daqueles momentos "tradition says"... Não aconselho a leitura deste tópico a confrades sensíveis ou ortodoxos - não vai ser bonito de se ler. Não se trata de multi-lâminas.

Hoje decidi contrariar os cânones do barbear clássico, não por rebeldia, mas para testar algumas teorias que tenho vindo a formar. Ao contrário do que é habitual, não fiz as 3 passagens (a favor, transversal e contra) + retoques da ordem, mas sim apenas 1 + retoques, e logo contra o pelo! Além disso, estava a usar um creme que não gostei especialmente e uma lâmina que também não gostei por ser pouco afiada... Receita para o desastre, certo?

Errado. Não sei se pelo comprimento do pelo com dois dias, se pela inclinação com que cresce, se por quê, correu melhor que o habitual. Não só demorei consideravelmente menos tempo, como a cara não ficou tão agredida e melhor ainda, consegui um BBS quase de imediato - o que com 3 passagens não me é nada simples conseguir, a menos que esteja com uma lâmina nova e excelente.

Voltarei a repetir a experiência para confirmar, ou não, estes resultados.

Quero com isto aconselhar os iniciantes a fazer o mesmo, fazendo apenas uma passagem contra pelo? Claro que não. O que confirmo é que de facto, cada cara é um caso, e o que se aplica no meu caso poderá não se aplicar no vosso. Não tenham medo de experimentar e quebrar as regras, na busca do que seja para vocês o método ideal.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Tradition says...
« Reply #1 on: May 03, 2014, 01:11:13 am »
0
Não podia concordar mais. No meu caso, como me iniciei a pouco tempo no Barbear Clássico, tenho feito muitas experiencias, e de facto o que já dei conta e que nem sempre o que se lê, ou se vê nos videos e uma receita garantida. A minha cara muitas vezes "discorda" do que e a norma. Só tentando novas abordagens e que podemos achar o que resulta ao certo, muitas da vezes fazendo as coisas mais estapafúrdias que se possam imaginar.  ;D

Não tenham medo de fazer experiencias, tentem sempre encontrar o "vosso" método.  ;)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=qurh6HKnzGE" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=qurh6HKnzGE</a>

Agora por favor não e preciso ir a este extremo...  ;D
« Last Edit: May 03, 2014, 01:20:08 am by Kravocks »
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Tradition says...
« Reply #2 on: May 03, 2014, 01:22:47 am »
0
 Cada cara é uma cara diferente e o pelo também o é, o que resulta com os outros pode não resultar connosco. Por isso este ritual é sem dúvida alguma um ritual de experiência e é precisamente isso que me seduz.

 Eu por exemplo tenho um tipo de pelo fino e extremamente flexível, sem fazer passagens em todos os sentidos não consigo um escanhoado rente, como eu gosto. Por isso faço pelo menos 4 passagens e como a técnica com a máquina está cada vez melhor, às vezes faço uma quinta no sentido do pelo e na agressividade máxima da máquina. Consigo fazê-lo com um mínimo de irritação porque faço passagens o mais continuas possível, ou seja, não passo a lâmina no mesmo sítio muitas vezes, como vejo nos vídeos, na mesma passagem.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Tradition says...
« Reply #3 on: May 03, 2014, 01:55:53 am »
0
Cada um com seu casa qual! Mas experimentarei!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Tradition says...
« Reply #4 on: May 03, 2014, 06:04:15 am »
0
Há alguns meses eu pensei nessa possibilidade também.

A idéia era: se eu faço barba todos os dias, pra que vou fazer várias passagens? O pelo já está curto.

(Sou mais confiante em raciocínio do que em teoria)

Conclusão: comecei a me barbear diariamente contra o pelo de cara.

Resultado: no início eu consegui alguns BBS, mas depois comecei a me cortar. Percebi que quando dava certo, era ótimo, mas quando eventualmente eu me cortava, o corte era fundo. Não me lembro mais os outros motivos, mas simplesmente voltei a fazer mais passagens. De forma geral, uma passagem só era uma técnica ousada e instável.

Mas boa sorte. Se conseguir manter os resultados, fica ótimo porque você economizará em tempo e em lâminas.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Tradition says...
« Reply #5 on: May 03, 2014, 02:57:53 pm »
0
Apesar de compreender a tua ideia, experimentei hoje e para ser honesto para mim este método não funciona, mas cada um como cada qual.
Não há nada como experimentar e ver os resultados.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Tradition says...
« Reply #6 on: May 03, 2014, 03:07:44 pm »
0
Ora aproveitando o WiFi do Metro... Comigo não funciona. Já testei e fico com a pele toda assada. Comigo é mesmo duas passagens ( favor e através), esticando a pele como se usasse uma navalha nos sítios onde possível. Não fica BBS mas fica bem la perto.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: Tradition says...
« Reply #7 on: May 05, 2014, 08:23:10 pm »
0
Depois de ter rido do Gago com o tal barbear com água fria ("isso nunca vai dar certo") e deu, não duvido de mais nada.. Vou testar ;D

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Tradition says...
« Reply #8 on: May 06, 2014, 06:29:35 am »
0
Atenção que eu não advogo que funcione com todos, ou mesmo com alguns outros... No meu caso específico, tenho a barba muito inclinada em relação à pele e cresce em direcções muito diferentes, formando remoínhos, etc. Após as duas passagens "normais" (a favor e transversal) sou forçado a fazer SEMPRE uma terceira contra o pelo, pois nas duas primeiras quase não cortei nada. Reparei que nesta terceira, a lamina tinha muita dificuldade de "apanhar" o pelo para o cortar, mesmo que afiada - as primeiras duas passagens cortavam o suficente para "atrapalhar" e não o suficiente para deixar por aí... Por isso pensei que talvez fosse boa ideia passar por cima das duas passagens e passar directamente à terceira, e qual não foi o meu espanto que funcionou muito bem.

Durante o barbear, a lamina parece irritar mais a cara durante o passe que anteriormente, mas é muito mais fácil de atingir um resultado bom ou BBS e o pós barba é consideravelmente melhor.

Também refiro que este método parece funcionar melhor apenas para barba de dois dias - se pudesse esperar 3 sem parecer um vagabundo, conseguiria barbeares perfeitos e suaves sempre, com as 3 passagens e quase qualquer lamina. Infelizmente não o posso fazer.

No passado também experimentei a dica de fazer todos os dias e não fazer passagem contra. Para mim, não funcionou. O facto de fazer todos os dias é muito agressivo para a minha pele e o não fazer contra o pelo, alem do aspecto, deixa-me a cara numa desgraça - o pelo parece que me pica a própria cara, parece lixa fina e "prende" à roupa, etc... Fica num tamanho que não é carne nem peixe e forçou-me a voltar a refazer a barba 1 ou 2 horas depois, nos dias que experimentei. Agora ainda terei de experimentar se fazer todos os dias uma passagem contra é melhor que esperar os 2 dias, ou pior.

Por isso, não experimentem isto apenas porque eu disse. Analizem a vossa barba, o vosso método de barbear, os vossos resultados "parciais" e pensem um pouco... Será que este método poderá trazer vantagens? Ou o que está a acontecer a cada passagem que possa alterar para melhor? Imagino que em alguns casos, fazer mais passagens transversais funcione melhor, por exemplo...

Afinal, metade do gozo da vida está em experimentar e descobrir...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal