Author Topic: Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!  (Read 8366 times)

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« on: August 19, 2012, 08:16:20 pm »
0
Boas a todos novamente,

Até agora tinha entendido que era preciso aquecer a lamina das navalhas antes do barbeado e que por exemplo a face de tecido dos asentadores serve tanto para limpar a lamina como para a aquecer.

No entanto, hoje através de um par de fontes fiquei a saber que se deve evitar aquecer a lamina porque isto pode estragar o temper (peço desculpa mas não sei a tradução deste termo, temperamento ou templado talvéz?) da navalha.

Portanto eis a minha questão, é necessário/recomendavél aquecer ou não a navalha antes do barbeado? Disto vai depender a forma como vou asenta-la.
BeKhO_84

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #1 on: August 19, 2012, 08:20:02 pm »
0
temper -> têmpera

A têmpera do aço é feita a temperaturas elevadas, 600 graus ou lá o que é (não tenho a certeza do valor, mas é elevado).
Ou seja, duvido que o calor gerado pela fricção da lâmina contra o assentador possa afectar a têmpera do aço - mas posso estar errado...
« Last Edit: August 19, 2012, 09:16:03 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #2 on: August 19, 2012, 08:38:11 pm »
0
temper -> têmpera

A êmpera do aço é feita a temperatiras elevadas, 600 graus ou lá o que é (não tenho a certeza do valor, mas é elevado).
Ou seja, duvido que o calor gerado pela fricção da lâmina contra o assentador possa afectar a têmpera do aço - mas posso estar errado...

Estás certo oversaturn. Apenas vou corrigir a temperatura de têmpera: Ela pode variar conforme o tipo de aço que se pretende e a dureza a obter. Posteriormente podem ser feitos outros tratamentos ( recozimento, etc). Mas a média é de 600 para cima salvo algumas excepções (considere-se sempre acima de 300ºC para simplificar a ideia).

O aquecimento da lâmina dado no assentador em nada afecta o aço. Nem cócegas lhe faz. A única coisa é que se for mal assentada o fio pode ficar frouxo...



Hay que barbear cada dia mas!

Offline Michele

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 102
  • ..os leming tambem fazem a barba...:-)
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #3 on: August 19, 2012, 11:01:31 pm »
0
Olá
queria por uma questão...estou para comprar uma nova navalha...como tive duvidas decidi perguntar o ao vendedor sobre a dureza e tempera do aço...a resposta foi a seguinte:
hardness......60

qual a vossa opinião?
« Last Edit: August 19, 2012, 11:10:08 pm by Michele »
..os leming tambem fazem a barba...:-)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #5 on: August 19, 2012, 11:27:27 pm »
0

hardness......60

Ou seja, a resposta típica de engenheiro: provavelmente 100% correcta, mas de utilidade praticamente nula... :D

(que me perdoem os engenheiros do fórum pela - já clássica - piada... ;))
« Last Edit: August 19, 2012, 11:29:54 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #6 on: August 19, 2012, 11:43:34 pm »
0
Muito obrigado pelos esclarecimentos, fico mais descansado.

Grande abraço.
BeKhO_84

Offline Michele

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 102
  • ..os leming tambem fazem a barba...:-)
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #7 on: August 20, 2012, 12:48:57 am »
0

hardness......60

Ou seja, a resposta típica de engenheiro: provavelmente 100% correcta, mas de utilidade praticamente nula... :D

(que me perdoem os engenheiros do fórum pela - já clássica - piada... ;))

Concordo  :) pois este vendedor fala de uma dureza do aço de 60...e de varias camadas...por ascaso alguem que tenha alguma navalha de topo sabe dizer-me se 60 é uma dureza boa para o aço de uma navalha e quantas camadas tem que ter o aço de forma a que possa tomar uma decisão? ...o valor não é muito alto, 38€ e gostai da navalha...
..os leming tambem fazem a barba...:-)

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #8 on: August 20, 2012, 01:04:59 am »
0
Caro Michele eu não sei qual é a navalha em questão, nem quem o vendedor. Mas digo-te que daquilo que andei a ler e a pesquisar antes de comprar a minha primeira navalha (comprei-a neste mês), acho que por esse preço é muito dificil encontrares algo de grande qualidade (não digo que seja impossível).

O unico que me ocorre para te recomendar é procurares reviews acerca dessa navalha.
BeKhO_84

Offline Michele

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 102
  • ..os leming tambem fazem a barba...:-)
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #9 on: August 20, 2012, 01:09:29 am »
0
Caro Michele eu não sei qual é a navalha em questão, nem quem o vendedor. Mas digo-te que daquilo que andei a ler e a pesquisar antes de comprar a minha primeira navalha (comprei-a neste mês), acho que por esse preço é muito dificil encontrares algo de grande qualidade (não digo que seja impossível).

O unico que me ocorre para te recomendar é procurares reviews acerca dessa navalha.
Obrigado
..os leming tambem fazem a barba...:-)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #10 on: August 20, 2012, 07:27:31 am »
0
A "dureza" não diz nada acerca da capacidade da navalha obter um bom gume, ou de o manter. Várias camadas... Isso também não me soa a boa coisa. Tanto pode ser uma navalha aceitável, como pode ser uma de aço damasco Pakistani  - que são excelentes para decoração, mas para barbear, nem por isso.

Se queres uma navalha nova, mantém-te nas marcas que têm qualidade comprovada e boas opiniões. Dovo, Thiers-Issard, Boker, Henckels ou Revisor, por exemplo. Sugiro uma olhadela neste tópico...

De Itália, e já que gostas de coisas italianas, tens as navalhas fabricadas por um artesão italiano, Mastro Livi - podes é não gostar do preço...
« Last Edit: August 20, 2012, 09:45:39 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #11 on: August 20, 2012, 10:28:14 am »
0
Uma breve noção: A dureza é uma das propriedades que é avaliada e está presente nos catálogos de aços.

No entanto ele diz : hardness 60. Depois desse 60 não em HV, RC, HB? Deveria vir. A dureza pode ser medida em diversas escalas. Dureza Vickers (HV), dureza Rockwell B e C (RB, RC), dureza Brinell (HB), dureza Shore (HS)...basicamente é tudo dureza. As escalas possuem tabelas de equivalência entre si.

Como diz o oversaturn isto é conversa de engenheiro e não vai servir para nada ;D ;D ;D ;D ;D

Portanto vamos ao que interessa:

Se existe dureza indicada para navalhas de barbear eu penso que sim.É caso para perguntar ao fabricante apenas por curiosidade. Mas não é só isso que conta. Podem crer que se comprarem uma navalha dos "chinas" com a mesma dureza que uma Dovo vão notar diferenças. Nada contra eles mas aço chinês não é de fiar.

Depois disso a própria estrutura da navalha e claro o processo de fabrico tem influência. Várias camadas? Isso é o quê? Aço acumulado camada sobre camada por forjagem? Com isso não me parece que obtenhas um fio perfeito. Mas...

Eu optaria nem que fosse por uma Dovo de gama mais baixa para iniciar. Tirando o paleio técnico, os mais experientes que opinem mas mais vale dar 70 ou 80 euros do que 40 e nem a barba conseguir cortar ou então ter de afiar a navalha a cada barba...
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #12 on: August 20, 2012, 10:33:59 am »
0
Concordo  :) pois este vendedor fala de uma dureza do aço de 60...e de varias camadas...por ascaso alguem que tenha alguma navalha de topo sabe dizer-me se 60 é uma dureza boa para o aço de uma navalha e quantas camadas tem que ter o aço de forma a que possa tomar uma decisão? ...o valor não é muito alto, 38€ e gostai da navalha...

O que raio é dureza de várias camadas??

Será que é o aço que tem várias camadas? Mas de quê? De mais aço por cima?

Que resposta tão estranha...  ::)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #13 on: August 20, 2012, 11:15:49 am »
0
Essa conversa de várias camadas de aço lembra-me o aço "damasco", ou melhor, o aço forjado (ou por vezes "queimado" com ácido) de modo a ter um padrão a lembrar o efeito "camadas" dos antigos artefactos em aço damasceno.
Se for esse o caso, e por esse preço, esquece a navalha - a menos que seja para decoração. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Q
« Reply #14 on: August 20, 2012, 11:55:30 am »
0
Amigos, vamos esclarecer algumas coisas. Temper em ingles é revenido em portugues. Hardening é tempera.
O aço carbono é temperado a mais de 800 graus Celsius, e logo após revenido a pouco mais de 200 graus. Assim sendo, nao devemos nunca passar dos 200. Aquela estória que se escuta aqui no sul do Brasil de nao passar agua fervendo na faca,  é balela.
Aço damasco são aços de cosntituiçao um tanto distinta, caldeados (soldados na porrada), e o acido serve para revelar as diferenças.
QUanto as Gold DOlar, bem, etsa afirmaçãoa cerca delas parte de tua experiência  ou de leituras na WEB? Michel Foucault diria que devemos nos ater ao que está na origem do discurso. Minha experiência e experimentação dizem que isto nao passa de  mais um DOGMA institucionalizado por quem não quer ver competição a preço acessível. Ja comentei aqui que durante quase um mes usei  uma na praia,todos os dias  e sem afiar . O que preciso mais do que isto? Ontem mesmo fiz minha barba com ela.
Talvez o aço seja um 1075 e não um 1095 ou O1. Mas tem um grão muito fino, uma dureza boa, o desbaste das 208 costuma ser bom. O cabo e o acabamento, bem, estes realmente não o são ao nível da DOVO, mas se tens grana para pagar cosmética, tudo bem.  Ja afiei muita DOVO, Zwilling, Filarmonica, Palmera, Herder, etc, etc.. Sim, as vintage são melhores. Mais finas em desbaste. Mas entre as Dovo e as Gold, fico com minha opinião cosmética.
Esta é MINHA opinião, e ninguém é obrigado a compartilhar, MAS TODOS são obrigados a refletir.

 

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal