Author Topic: Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!  (Read 8365 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #15 on: August 20, 2012, 12:16:04 pm »
0
Callega,decerto o Renato não se referia às Gold Dollar, já sabemos que essas são aceitáveis.
Mas existem outras marcas chinesas que sabemos ser de qualidade duvidosa.

Muitas lojas web de honemeisters, como esta, por exemplo, dizem logo que não aceitam afiar navalhas paquistanesas e chinesas, mas abrem excepção ás Gold Dollar e às Double Arrow - portanto, não devem ser más de todo.

O damasco fui eu que me lembrei. Devido à descrição das camadas e tal. Mas sabemos que damasco, tal como é produzido hoje em dia, não será uma mais valia numa navalha de barbear, pelo contrário. Talvez haja alguma excepção - mas certamente não àquele preço.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #16 on: August 20, 2012, 12:26:32 pm »
0
Nem me lembrei das Gold Dollar! ;D Falava do aço chinês em geral. Não tenho quaisquer conhecimentos de navalhas de barbear e falei no que tenho contacto minimamente no percurso académico, estudos científicos e aplicações industriais ( na industria automovel por exemplo).

Os aços são um mundo à parte e muito denso. O problema do aço chinês é que ele simplesmente não corresponde ao que eles apresentam em catálogo na maioria das vezes. Por exemplo, eles dizem que tem uma dada tensão de cedência e ao chegar o material são feitos ensaios. E pronto, o valor de cedência é muito inferior. Estamos a falar de aços utilizados em obras de responsabilidade (sujeitos a carregamentos enormes, fadiga, etc)

Uma navalha de barbear, perdoem-me, não passa de um "brinquedo" neste mundo. E como vocês dizem, até podem ser aceitáveis e até quem sabe estar ao nível de outras mais caras e com reputação  ;) ;) ;). Sobre isso sou leigo, deixo essa opinião para quem percebe  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #17 on: August 20, 2012, 04:18:42 pm »
0
Bem, ai ja é outro campo,.
Lembro da epoca que trabalhava na industria. Meu chefe havia comprado uma maquina alemã. Eu reclamei da falta de algo, ao técnico. Ele me falou: diga para teu chefe chorar menos por preço, que na próxima vem com a máquina.
Os xingling nao fazem preço. TU faz. Ai eles colocam o que o preço paga.
A Tramontina tem uma seção de inspeção pra TODOS produtos que chegam da China. O CQ xingling é terrível. Também, com aqueles olhos fechados, fica dificil ver as cacacas que fazem.
Mas recordem os japas nos anos 70. Só faziam M. Hoje.....
As GD tem variações terríves de acabamento de desbaste, principalmente onde termina, ou inicia, o desbaste final (secundário, feito apos a tempera),  proximo ao cabo. Até hoje, acredito que eles fazem tudo igual, depois separam e colocam o número de código, que esta ligado ao preço. Ou seja, produzem tudo para ser top. Depois, na seleção separam as porcarias.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #18 on: August 20, 2012, 08:22:52 pm »
0
Bem, ai ja é outro campo,.
Lembro da epoca que trabalhava na industria. Meu chefe havia comprado uma maquina alemã. Eu reclamei da falta de algo, ao técnico. Ele me falou: diga para teu chefe chorar menos por preço, que na próxima vem com a máquina.
Os xingling nao fazem preço. TU faz. Ai eles colocam o que o preço paga.
A Tramontina tem uma seção de inspeção pra TODOS produtos que chegam da China. O CQ xingling é terrível. Também, com aqueles olhos fechados, fica dificil ver as cacacas que fazem.
Mas recordem os japas nos anos 70. Só faziam M. Hoje.....
As GD tem variações terríves de acabamento de desbaste, principalmente onde termina, ou inicia, o desbaste final (secundário, feito apos a tempera),  proximo ao cabo. Até hoje, acredito que eles fazem tudo igual, depois separam e colocam o número de código, que esta ligado ao preço. Ou seja, produzem tudo para ser top. Depois, na seleção separam as porcarias.


Callega,

Falando em modelos da Gold Dollar, a 66 presta pra alguma coisa além de abrir carta?
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #19 on: August 20, 2012, 08:36:57 pm »
0
Ela pegou o mesmo fio que a outra, mas como não usei, tu é quem vais responder esta pergunta...
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #20 on: August 20, 2012, 08:41:20 pm »
0
Ela pegou o mesmo fio que a outra, mas como não usei, tu é quem vais responder esta pergunta...


Bem, vou começar a usar a 208 até aprender, depois eu passo para a 66 e faço o teste. :)

Só dela ter pego fio, já está ótimo! :D
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #21 on: August 21, 2012, 09:51:17 am »
0
Eu nunc aaqueço a navalha mas passo-a no strop e isos já deve dar um aquecimento que permite encostar à cara sem sentir o aço frio, mas não me parece que aquecer mesmo, faça alguma diferença no desempenho das laminas a não ser que seja na forja  :D.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #22 on: August 21, 2012, 11:19:22 am »
0
Eu nunc aaqueço a navalha mas passo-a no strop e isos já deve dar um aquecimento que permite encostar à cara sem sentir o aço frio, mas não me parece que aquecer mesmo, faça alguma diferença no desempenho das laminas a não ser que seja na forja  :D.

É discutível. Lembro-me da expressão "como faca quente em manteiga".

O corte poderá ser melhor se o fio estiver quente quando contacta com o pêlo? Talvez...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #23 on: August 21, 2012, 11:24:52 am »
0
Eu nunc aaqueço a navalha mas passo-a no strop e isos já deve dar um aquecimento que permite encostar à cara sem sentir o aço frio, mas não me parece que aquecer mesmo, faça alguma diferença no desempenho das laminas a não ser que seja na forja  :D.

É discutível. Lembro-me da expressão "como faca quente em manteiga".

O corte poderá ser melhor se o fio estiver quente quando contacta com o pêlo? Talvez...

Hummm... mas a manteiga derrete com o calor. Quanto ao pêlo, não derrete... :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #24 on: August 21, 2012, 09:28:47 pm »
0
Interessante.
Há sabedorias populares que dizem que facas quentes perdem a eficácia.
Nunca me armei em Myth Buster mas fico sempre de pé atrás quando vejo a Maria a pôr as facas a lavar em água quente.
Será mesmo um mito parvo?
Ou será que só se aplica a certos metais/ligas?
Cumps.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #25 on: August 21, 2012, 11:02:42 pm »
0
Se meteres água a ferver ou quase em contacto com a navalha o fio empena. O fio é uma coisa que tem microns de espessura. Uma variação térmica um pouco mais acentuada e...zumba. Empeno. Claro, tu olhas e não vês nada. Mas se analisares ao microscópio nota-se. O próprio fio pode encruar e tornar-se quebradiço.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #26 on: August 22, 2012, 12:00:02 am »
0
Se meteres água a ferver ou quase em contacto com a navalha o fio empena. O fio é uma coisa que tem microns de espessura. Uma variação térmica um pouco mais acentuada e...zumba. Empeno. Claro, tu olhas e não vês nada. Mas se analisares ao microscópio nota-se. O próprio fio pode encruar e tornar-se quebradiço.

Fio empena? Acho que não...
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #27 on: August 22, 2012, 12:12:18 am »
0
Fio empena? Acho que não...

Pois...
Um litro de água leva menos tempo pra começar a ferver do que dois litros de água.
O fio da navalha tem menos "matéria" do que o resto da navalha.
É natural que comece a ficar maleável devido ao calor do que o resto da navalha.
Agora, se água a ferver (100ºC) são o suficiente...a mim não me parece mas não sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #28 on: August 22, 2012, 11:43:09 am »
0
Se meteres água a ferver ou quase em contacto com a navalha o fio empena. O fio é uma coisa que tem microns de espessura. Uma variação térmica um pouco mais acentuada e...zumba. Empeno. Claro, tu olhas e não vês nada. Mas se analisares ao microscópio nota-se. O próprio fio pode encruar e tornar-se quebradiço.

Fio empena? Acho que não...

Pode empenar sim. Claro, não fica como uma roda de bicicleta esmagada por um Panzer ;D  ;D mas sofre pequenos desvios devidos à  dilatação/contração térmica. Não é visivel a olho nú.

Se afiarem a navalha e em seguida a ferverem ela perde eficácia de imediato.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aquecer ou não aquecer a navalha - eis a questão!!!
« Reply #29 on: August 22, 2012, 11:47:27 am »
0
Bem, nao tenho formação especifica na area, mas minha experiencia de ter feito, temperado e revenida a mão umas 500 peças (que nao foram navalhas, só fiz uma até hoje, para meu uso), concluo que só existe empenamento se houver tensão interna no aço, decorrente de falhas de forjamento ou tratamento térmico, ou se houver diferenca no calor aplicado (aquecer um lado só da lamina).
Agora, encruamento, até onde conheço o assunto, é efeito proporcionado pela compressão. Se pegares um pedaço de metal nao ferroso e martelares, ele endurece. Em outros materiais, organicos, o encruamento é o fechamento dos poros externos durante uma secagem com curva tempoxtemperatura errada, mantendo a umidade interna.Como poderia ocorrer encruamento do aço, se o revenimento é feito a mais de 200 graus. Então, todo aço encruaria..
Com todo respeito..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal