Author Topic: Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???  (Read 6659 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #15 on: September 02, 2012, 12:57:47 pm »
0

Como eu tambem já fui ajudado aqui, o mínimo que eu posso fazer é contribuir com os outros membros também.
Eu também gosto do cheiro, e da carne.
[/quote]

É isso mesmo, Thiago! Assim que se faz uma bela comunidade como a nossa!
[/quote]

+1 ;)
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #16 on: October 22, 2012, 06:05:55 pm »
0
Boa tarde a todos.

Vou ressuscitar este tópico, porque acho que o assunto é pertinente com ele. Se eu estiver errado, peço desculpas e solicito à moderação que corrija o problema.

Bem, outro dia resolvi fazer uma experiência e engraxei o sapato com cera de abelha. Como o resultado foi bom, dando uma bela hidratação ao couro, pensei que também seria válido aplicar o produto no strop, que estava meio caído e dando sinais de cansaço. De fato, o strop ficou excelente. Revitalizado e nutrido. No quesito de polimento do fio da navalha, tive eficiência máxima, produzindo um escanhoado suave.

Recomento, então, a cera de abelha no strop. 




Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #17 on: October 22, 2012, 07:39:49 pm »
0
Boa tarde a todos.

Vou ressuscitar este tópico, porque acho que o assunto é pertinente com ele. Se eu estiver errado, peço desculpas e solicito à moderação que corrija o problema.

Bem, outro dia resolvi fazer uma experiência e engraxei o sapato com cera de abelha. Como o resultado foi bom, dando uma bela hidratação ao couro, pensei que também seria válido aplicar o produto no strop, que estava meio caído e dando sinais de cansaço. De fato, o strop ficou excelente. Revitalizado e nutrido. No quesito de polimento do fio da navalha, tive eficiência máxima, produzindo um escanhoado suave.

Recomento, então, a cera de abelha no strop. 

Interessante receita carraro ;) sou capaz de experimentar num futuro.
BeKhO_84

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #18 on: October 22, 2012, 07:42:37 pm »
0
Suponho que preparando uma mistura com um óleo natural para dissolver a cera poderá ser uma boa solução
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #19 on: October 23, 2012, 11:12:10 am »
0
NMunca usei cera no strop, mas ja usei em bainhas. Acredito (suposiçao minha) que ele fique um tanto "pegajoso", oque nao seria bom. Porisso o sebo, que lubrifica o deslisar da lamina.
Carraro, nao sentistes isto?
Abraco
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #20 on: October 23, 2012, 12:22:19 pm »
0
Leon e Callega têm razão.

Leon, fiz uma diluição com as seguintes proporções: 1 parte de cera, 1 parde de óleo de linhaça e 2 partes de aguarrás. Derreti a cera em banho-maria, acrescentei o óleo e deixei aquecendo por alguns minutos, apaguei o fogo e juntei a aguarrás. Após resfriar à temperatura ambiente, o preparado ficou pastoso, com grande capacidade de penetração. Para passar nos móveis é excelente, porque a madeira absorve depressa e odor da aguarrás desaparece rapidamente. No couro idem.

Callega, como era a primeira experiência, errei a mão e apliquei a cera no strop em demasia. As primeiras 100 "stropadas" com a navalha foram difíceis e travadas, mas todo o excesso de cera acabou por ser retirado nesse processo. Depois disso, o strop ficou ótimo, bastante liso, e a navalha está deslizando com muito mais facilidade e velocidade do que antes do tratamento, daí o polimento mais apurado do fio.

Portanto, deve-se aplicar o mínimo de produto no strop e friccionar vigorosamente com uma flanela ou estopa limpas, para facilitar a absorção e remover o excesso.


Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #21 on: October 23, 2012, 02:09:36 pm »
0
Estes dias eu fiz um strop, com couro aqui do Brasil, sempre usei couro atanado mais macio, porem este era sempre enrugado, então resolvi testar com uma couro tipo soleta  o mais macio possivel e o mais liso possivel.
Depois de pronto dei um bom banho de sebo, ficou um bom tempo parado, mesmo assim foi em demasia, retirei o excesso com um pano, e mesmo assim ficou muito agressivo para as navalhas, ao ponto de fazer umas ondulações na fio da lamina (pode ter sido por minha culpa) depois disso resolvi comprar um pelo ebay, comprei este  http://www.ebay.com/itm/110944128925?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 , comprei este por ser bem em conta, e pelo que pesquisei é um bom produto dado o valor, sem comparação deixou fio super alinhado, obtive um raspar bem suave, e ainda ganhei um sabão de glicerina de cortesia.
« Last Edit: October 23, 2012, 02:35:20 pm by thiagoscharmann »

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #22 on: October 23, 2012, 02:39:47 pm »
0



Este Foi eu que fiz.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #23 on: October 23, 2012, 03:27:40 pm »
0
CArraro, tua receita é muito antiga. Mas para o tratamento de madeiras.
Se procurares no passado da cutelaria, verás que é bem comum.
Pessoalmente, vejo a cera no couro como impermeabilizante e isolante, em bainhas de facas.
Mas se a experiencia comprova, quem sou eu para questionar.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #24 on: October 24, 2012, 11:42:56 am »
0
Caro thiagoscharmann,
Tens belos strops! Esse paddle que tu compraste é coberto com o que?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Asentador e Creme de Barbear - Uma boa escolha???
« Reply #25 on: October 24, 2012, 02:30:58 pm »
0
Obrigado, estou no inicio e comprando os materiais com tempo.
Sobre o produto, creio de ambos os couros sejam de gado, black latigo com grit aproximado de 50K (citado pelo vendedor) e English Bridle Leather com grit aproximado de 100k, este é o diferencial, tem uma textura super macia, e bem liso, não se vê rugas no couro, chega oferecer resistência a lamina de tão macio e liso, observei que o fio ficou muito mais aguçado e reto depois do uso.
Se não me engano tu tem um paddle da SRD, estava inclinado a comprar este, mas desisti devido aos inconvenientes de se trazer algo de valor superior a 50$, gostaste?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal