Author Topic: Barba de 2 dias.... O Terror  (Read 4678 times)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Barba de 2 dias.... O Terror
« on: April 09, 2014, 02:27:41 pm »
0
Boas,

Quando tento fazer a barba com 1 ou 2 dias, o resultado é, tipicamente, uma catástrofe... não sei se é sensibilidade da pele, do barbear recente, ou alguma característica do pelo, mas a verdade é que, fosse antes com as ML, seja agora com SR (embora melhor), o corte a favor do pelo ainda vá, mas o contra-pelo, principamente na base do pescoço (que no meu caso é N-S) é para esquecer...

para piorar ainda mais, nessa zona os meus pelos crescem quase deitados, ou seja, o sentido do pelo quase não apanha nada, mas nada mesmo, parece que nem passou a lâmina... e o contra... :S
Tenho massajar bem com o creme, puxar a pele para levantar o pelo, mas o resultado é sempre doloroso, com alguns pontos de sangue e com uns urros à mistura com a pedra hume /AS :D o chamado "diz porra que alivia" lol

Para mim, só a partir do 3º dia é que a coisa começa a ser confortável

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #1 on: April 09, 2014, 03:24:53 pm »
0
Compreendo perfeitamente. A minha situação é em tudo igual. Com a agravante de que se deixar um 3º dia sem barbear ou se não fizer contra-pelo continuo a parecer um sem-abrigo... O facto de fazer antes ou depois do banho, com agua quente ou fria, com ou sem pré barba, etc, pouco altera o resultado final.

O único factor que parece ajudar consideravelmente é a escolha da lâmina, que para mim, deve ser extremamente afiada; se assim não for, terei mais dificuldade em limpar o pelo nas 2/3 passagens e terei de andar a massacrar algumas zonas, nomeadamente nos meus "remoinhos" do pescoço. Para mim, as que parecem produzir melhores resultados são as Perma-Sharp e Gillette, mas varia muito.

Outra ajuda importante (alem de uma espuma bem feita) é no pós barba, ao adicionar "meia ervilha" de geleia 444 ao aftershave com álcool que uso; acalma a irritação de imediato e parece acelerar a cicatrização dos pequenos cortes (visíveis ou não). Foi dos melhores produtos e das maiores diferenças que encontrei no barbear clássico.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #2 on: April 09, 2014, 04:19:41 pm »
0

Tenho massajar bem com o creme, puxar a pele para levantar o pelo, mas o resultado é sempre doloroso, com alguns pontos de sangue e com uns urros à mistura com a pedra hume /AS :D o chamado "diz porra que alivia" lol

o que queres dizer com massajar? Aplicas com pincel?

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #3 on: April 09, 2014, 04:25:28 pm »
0
o que queres dizer com massajar? Aplicas com pincel?

faço espuma em tijela, e aplico com pincel. após isso massajo com a mão, nas zonas mais críticas, para "entranhar" o creme e volto a dar umas passagens com pincel. Só depois faço a primeira passagem

entre passagens lavo com água à temperatura ambiente / fria,  seco, volto a aplicar espuma com pincel.

Normalmente faço 2 passagens a favor, 1 oblíqua e 1 contra.

a contra corre sempre bem na face, queixo e bigode, só na base do pescoço é que dá problemas...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #4 on: April 09, 2014, 04:28:15 pm »
0
Acho que isto é um problema que assola a maioria dos homens, que usem DE ou ML.

Com dois dias, o pelo da barba está numa altura em que, nem é comprido o suficiente para ser cortado diagonalmente, nem curto o suficiente para ser desbastado.

No meu caso, eu Ou faço a barba todo dia, (só no sentido do pelo e através) ou espero três, quatro dias para fazer outra vez.

Mas isto é um problema " de pele", não do material usado. Em todo caso, um bom pós-barba é de grande ajuda.

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #5 on: April 09, 2014, 04:32:27 pm »
0
Acho que isto é um problema que assola a maioria dos homens, que usem DE ou ML.

Com dois dias, o pelo da barba está numa altura em que, nem é comprido o suficiente para ser cortado diagonalmente, nem curto o suficiente para ser desbastado.

No meu caso, eu Ou faço a barba todo dia, (só no sentido do pelo e através) ou espero três, quatro dias para fazer outra vez.

Mas isto é um problema " de pele", não do material usado. Em todo caso, um bom pós-barba é de grande ajuda.

é capaz de fazer sentido... a ver se ganho coragem de fazer diariamente durante uns tempos, a ver como corre.

quando usava ML, normalmente fazia  a barba 1x por semana (a minha profissão permite isso), ao fim de semana.

desbastava 1º com uma máquina de aparar cabelo e cortava com a mach3. No pescoço fazia contra
pelo directo e era como corria melhor.

Para além disso tenho alguma acne ainda (apesar dos 33 anos...) e, principalmente à volta da boca há sempre uma ou outra borbulha que não escapa... com os danos colaterais respectivos :P

a ver vamos, como dizia o cego ;)

« Last Edit: April 09, 2014, 04:48:15 pm by rui_alberto »

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #6 on: April 09, 2014, 04:51:10 pm »
0
Tópico interessante.

Eu tenho a pele bastante sensível, mas habitualmente faço a barba todos os dias, com 3 passagens + retoques (sempre na busca do BBS), e já não me lembro de ficar com a pele irritada, salvo possíveis excepções em que esteja a testar um novo produto ao qual não estou habituado.

Isto leva-me a acreditar piamente que, salvo raríssimas excepções, quando a nossa técnica está evoluída e usamos produtos a todos os níveis que sabemos funcionarem bem connosco (máquina e lâmina/navalha, pincel, creme/sabão e after shave), os escanhoados correm invariavelmente bem. :)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #7 on: April 09, 2014, 04:58:49 pm »
0
talvez o segredo seja mesmo não esperar para os dois dias. ou faço todos os dias ou tenho de esperar mais.

para além disso tenho andado a mudar muito, quer de máquina/lâminaquer de sabão/creme. Só se mantém o pincel e a tijela :)

tenho de refrear isto e manter um setup constante para acertar a técnica. Muitas vezes vem o vício das ML das passagens repetidas e curtas, "ah, é só este retoque" e a dúvida do que falhou, se a máquina, se a lâmina, etc...

para já como me dei melhor foi com a tech, sabao proraso vermelho, e lâminas continente (personna) ou Gillette Platinum. vou forçar-me a manter o set por algum tempo para ver como corre. (ou, vou só experiementar a 15C open comb que aí vem, depois, volto ao set... :) )

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #8 on: April 09, 2014, 05:12:02 pm »
0
Na "altura do campeonato" em que você está, é bom mudar uma coisa de de cada vez, se mudar.

Como o David bem diz, quando a técnica está evoluida e usamos produtos de confiança, a tendência é melhorar.

Ainda assim, não gosto de me barbear a cada dois dias. O resultado é sempre inferior, pelo menos comigo.

talvez o segredo seja mesmo não esperar para os dois dias. ou faço todos os dias ou tenho de esperar mais.

para além disso tenho andado a mudar muito, quer de máquina/lâminaquer de sabão/creme. Só se mantém o pincel e a tijela :)

tenho de refrear isto e manter um setup constante para acertar a técnica. Muitas vezes vem o vício das ML das passagens repetidas e curtas, "ah, é só este retoque" e a dúvida do que falhou, se a máquina, se a lâmina, etc...

para já como me dei melhor foi com a tech, sabao proraso vermelho, e lâminas continente (personna) ou Gillette Platinum. vou forçar-me a manter o set por algum tempo para ver como corre. (ou, vou só experiementar a 15C open comb que aí vem, depois, volto ao set... :) )

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #9 on: April 09, 2014, 05:18:11 pm »
0

para além disso tenho andado a mudar muito, quer de máquina/lâminaquer de sabão/creme. Só se mantém o pincel e a tijela :)

tenho de refrear isto e manter um setup constante para acertar a técnica. Muitas vezes vem o vício das ML das passagens repetidas e curtas, "ah, é só este retoque" e a dúvida do que falhou, se a máquina, se a lâmina, etc...

para já como me dei melhor foi com a tech, sabao proraso vermelho, e lâminas continente (personna) ou Gillette Platinum. vou forçar-me a manter o set por algum tempo para ver como corre. (ou, vou só experiementar a 15C open comb que aí vem, depois, volto ao set... :) )

Ora aí está o problema.

Mantém o mesmo set durante algum tempo, e concentra-te em desenvolver a técnica.
Isso permite que te foques mais em outros pontos importantes, como o obter uma espuma de qualidade, ângulo de ataque, sentido do crescimento do pelo... etc.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #10 on: April 09, 2014, 05:21:14 pm »
0
Ora aí está o problema.

Mantém o mesmo set durante algum tempo, e concentra-te em desenvolver a técnica.
Isso permite que te foques mais em outros pontos importantes, como o obter uma espuma de qualidade, ângulo de ataque, sentido do crescimento do pelo... etc.

Eu sei... mas são tantas coisa, cheiros novos, máquinas vintage, etc, etv, a tentação é grande, lol.

I shall buy or use no more than one set! ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #11 on: April 09, 2014, 05:29:14 pm »
0
Eu sei... mas são tantas coisa, cheiros novos, máquinas vintage, etc, etv, a tentação é grande, lol.


Ah pois! E acabamos sempre por cair em tentação! :D Queremos experimentar tudo e mais alguma coisa! ;D :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #12 on: April 09, 2014, 06:15:27 pm »
0
Eu evitaria fazer a barba em sentido oposto ao crescimento do pelo até ter técnica apurada. E ficaria-me somente pelo sentido do crescimento do pelo + retoques.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #13 on: April 09, 2014, 06:24:32 pm »
0
A lamina "Laser", me permite fazer o escanhoado diário, caso eu precise...., e com uma boa espuma para deslizar rente sobre a pele, que e o que queremos, mas para isso tem que achar o angulo perfeito, isto e de cada um, e com pratica se consegue.

Offline Fabio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • C'est si bon, nes pas?
  • Respect: 0
    • Email
Re: Barba de 2 dias.... O Terror
« Reply #14 on: April 09, 2014, 06:34:15 pm »
0
Desde que começei a levar à sério esta estória de BC tenho me barbeado diariamente há 6 meses. Às vezes consigo um BBS, mas sempre o resultado é bom, isto é, passaria por exemplo numa entrevista de emprego ou numa revista de quartel. Cada um tem seu método, mas uso água fria e espumo no rosto. E como já sei para qual lado vão os pelos do meu rosto passo menos vezes a SR, assim prejudico menos a pele. Outra dica é hidratar a pele antes de dormir com um bálsamo. No dia seguinte percebo a pele mais firme e recuperada do escanhoado anterior.
Fabio Oliveira

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal