Author Topic: Manutenção das roscas das SR  (Read 12771 times)

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #15 on: February 13, 2014, 11:27:25 am »
0
Pessoalmente, parece me que o uso de WD40 sera meio caminho andado para arruinar uma rosca de Zamak. Uma vez que o acabamento da rosca e afectado nao ha volta a dar.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #16 on: February 13, 2014, 12:50:38 pm »
0
Pessoalmente, parece me que o uso de WD40 sera meio caminho andado para arruinar uma rosca de Zamak. Uma vez que o acabamento da rosca e afectado nao ha volta a dar.

Porquê?

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #17 on: February 13, 2014, 01:31:15 pm »
0
Porquê?

Isto e apenas a minha opiniao. Os oleos penetrantes como o WD40 usam solventes para eliminar corrosao, etc... Esses mesmos solventes podem ser prejuciais ao acabamento da rosca.Isso, aliado a corrosao por parte dos saboes etc, pode ser demais.
Isto e um assunto muito falado, e lembro me que ha algum tempo houve uma poll no B&B e 70% dos votantes disseram nunca utilizar qualquer tipo de oleo, e os poucos que usam, usam vaselina ou pastas a prova de agua, alguns ate pasta para lubrificar armas, nunca oleos penetrantes.Mas cada um sabe de si, eu ca nao uso nada, porque nao acho necessario. Muitas roscas de Zamak ao longo do tempo comecam a ficar soltas, por probemas de corrosao, o prorio sabao faz isso. O WD40 e os seus solventes so acelera o processo, na minha opiniao.
Oleo mineral pode ser uma boa opcao tambem, e se falarmos de Gillettes entao, na minha opiniao e totalmente desnecessario, sao maquinas desenhadas para funcionar sem lubrificacao, especialmente as TTO, e mesmo as de 3 pecas sobreviveram decadas sem serem lubrificadas, e certamente irao sobreviver muito mais que todas as modernas feitas de Zamak.
Mas como ja disse, cada um sabe de si, e como cuidar das suas maquinas.
« Last Edit: February 13, 2014, 01:44:30 pm by nuclearblast »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #18 on: February 13, 2014, 02:07:11 pm »
0
Já tenho dito por aqui (acho que neste mesmo tópico, se não me engano) que, embora o WD40 seja em certa medida útil para limpar máquinas e eliminar sujidade, não é adequado para lubrificar mecanismos - ou o que quer que seja - por ser demasiado abrasivo.

O WD40 NÃO é um lubrificante, nem sequer pretende sê-lo. Se quiserem lubrificar algo, usem outros tipos de óleo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #19 on: February 13, 2014, 04:39:24 pm »
0
Já tenho dito por aqui (acho que neste mesmo tópico, se não me engano) que, embora o WD40 seja em certa medida útil para limpar máquinas e eliminar sujidade, não é adequado para lubrificar mecanismos - ou o que quer que seja - por ser demasiado abrasivo.

O WD40 NÃO é um lubrificante, nem sequer pretende sê-lo. Se quiserem lubrificar algo, usem outros tipos de óleo.

Eu usei WD40 na minha Merkur 36, porque a rosca estava mesmo suja, os colegas hão de lembrar que a comprei usada (afinal de contas é da década de 70), mas tendo em vista estes comentários, não o farei outra vez.
Por sinal, acredito que não será preciso mesmo.  :)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #20 on: February 13, 2014, 05:38:30 pm »
0
Já tenho dito por aqui (acho que neste mesmo tópico, se não me engano) que, embora o WD40 seja em certa medida útil para limpar máquinas e eliminar sujidade, não é adequado para lubrificar mecanismos - ou o que quer que seja - por ser demasiado abrasivo.

O WD40 NÃO é um lubrificante, nem sequer pretende sê-lo. Se quiserem lubrificar algo, usem outros tipos de óleo.

 Estive agora a debater estes comentários com colega meu, e ambos achamos que não será bem assim, o W40 (por ex. da Castrol) é mesmo lubrificante e não é nada abrasivo, ainda hoje o usei com essa função na montagem e desmontagem de um equipamento...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #21 on: February 13, 2014, 05:44:47 pm »
0
Tanto ao que sei, o W40 da Castrol terá que ser algo diferente do WD40...

É que o WD40 (Water displacement de 40ª tentativa! ;D) é uma fórmula patenteada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/WD-40
http://en.wikipedia.org/wiki/WD-40

Já o Castrol W40, não sei o que será. :P

No entanto, posso estar errado...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #22 on: February 13, 2014, 05:56:23 pm »
0
Estive agora a debater estes comentários com colega meu, e ambos achamos que não será bem assim, o W40 (por ex. da Castrol) é mesmo lubrificante e não é nada abrasivo, ainda hoje o usei com essa função na montagem e desmontagem de um equipamento...

Sera que estamos a falar de oleos para motor?? E que isso nao tem nada a ver com o WD40 uma marca patenteada de spray penetrante.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #23 on: February 13, 2014, 06:13:38 pm »
0
Concordo com o OSat... Desde miúdo que vejo o meu pai usar WD40 para ajudar a desapertar um parafuso preso, por exemplo. Não especialmente por olear, mas porque se infiltra com facilidade e (talvez devido a algum efeito abrasivo) ajuda a remover a sujidade que o prendia. Também o usava para limpar contactos eléctricos que estivessem com um pouco de carvão, por contacto deficiente - isso também me leva a crer que deve ter um efeito ligeiramente abrasivo.

Possivelmente, o facto de muitas pessoas o usarem como lubrificante baseia-se no mesmo desconhecimento que leva outras a usarem óleo de fritos, com resultados catastróficos.

Para quem queira um pouco de óleo para esse e outros efeitos, deve encontrar com alguma facilidade pequenos frascos de óleo para maquinas de costura (que penso tratar-se de valvolina muito fina).
« Last Edit: February 13, 2014, 06:17:20 pm by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #24 on: February 13, 2014, 06:25:13 pm »
0
Esse oleo para maquinas de costura tambem sera uma optima opcao, outra que me vem a cabeca agora, um bom spray de silicone.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #25 on: February 13, 2014, 07:02:36 pm »
0
Outra sugestão que deixo é não deitarem fora as escovas de dentes velhas... Para limpar a rosca deste género de coisas dá sempre jeito ter uma guardada na mala de ferramenta...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #26 on: February 13, 2014, 07:06:13 pm »
0
Outra sugestão que deixo é não deitarem fora as escovas de dentes velhas... Para limpar a rosca deste género de coisas dá sempre jeito ter uma guardada na mala de ferramenta...

Ou comprar uma na loja do Chines por 50 centimos que foi o que eu fiz...haha

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #27 on: February 13, 2014, 10:04:54 pm »
0
Tanto ao que sei, o W40 da Castrol terá que ser algo diferente do WD40...

É que o WD40 (Water displacement de 40ª tentativa! ;D) é uma fórmula patenteada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/WD-40
http://en.wikipedia.org/wiki/WD-40

Já o Castrol W40, não sei o que será. :P

No entanto, posso estar errado...

 Amanhã confirmarei a designação correcta do Castrol
O que eu usei na rosca das SR foi : http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2104203%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #28 on: February 13, 2014, 11:00:06 pm »
0
Outra sugestão que deixo é não deitarem fora as escovas de dentes velhas... Para limpar a rosca deste género de coisas dá sempre jeito ter uma guardada na mala de ferramenta...

Eu uso essas escovas velhas para limpar as DE's. Dão um jeitão!
Especialmente quando se encontram DE's vintage com "marcas do tempo".  :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #29 on: February 16, 2014, 04:35:52 am »
0
Isto e apenas a minha opiniao. Os oleos penetrantes como o WD40 usam solventes para eliminar corrosao, etc... Esses mesmos solventes podem ser prejuciais ao acabamento da rosca.Isso, aliado a corrosao por parte dos saboes etc, pode ser demais.
Isto e um assunto muito falado, e lembro me que ha algum tempo houve uma poll no B&B e 70% dos votantes disseram nunca utilizar qualquer tipo de oleo, e os poucos que usam, usam vaselina ou pastas a prova de agua, alguns ate pasta para lubrificar armas, nunca oleos penetrantes.Mas cada um sabe de si, eu ca nao uso nada, porque nao acho necessario. Muitas roscas de Zamak ao longo do tempo comecam a ficar soltas, por probemas de corrosao, o prorio sabao faz isso. O WD40 e os seus solventes so acelera o processo, na minha opiniao.
Oleo mineral pode ser uma boa opcao tambem, e se falarmos de Gillettes entao, na minha opiniao e totalmente desnecessario, sao maquinas desenhadas para funcionar sem lubrificacao, especialmente as TTO, e mesmo as de 3 pecas sobreviveram decadas sem serem lubrificadas, e certamente irao sobreviver muito mais que todas as modernas feitas de Zamak.
Mas como ja disse, cada um sabe de si, e como cuidar das suas maquinas.

Tenho dificuldades em acreditar que o solvente dê cabo do níquel ou do cromo (ou outro metal de revestimento), mas admito a minha ignorância no assunto.

A não ser que os solventes ataquem o metal, eu não vi problemas no uso de óleos penetrantes, afinal o WD40 e outros do género não são compostos por óleos minerais (subprodutos do petróleo) que lubrificam? Não é melhor ter um lubrificante fraco do que nada?

Bem, quanto a máquinas já sem revestimento protetor e feitas de zamak a coisa muda de figura, as ligas de zamac são uma boa porcaria, aquilo era suposto resistir à oxidação, não desfazer-se em pó... Um solvente que não mantenha a superfície protegida de nova oxidação vai realmente acelerar o processo de desgaste. Nisso estou plenamente de acordo.

Por experiência, na "lubrificação" de Gillettes com mecanismos complexos, o que funciona melhor é mesmo os óleos penetrantes, os outros óleos não me deram bons resultados (não experimentei vaselina líquida). No entanto, se a máquina não estiver a querer prender ou a fazer ruídos, desaconselho qualquer uso de óleo ou lubrificação quando a máquina estiver a uso. O óleo junto com sabão, água e pelos vai criar uma mistela que emperra estas máquinas quando seca.

Já tenho dito por aqui (acho que neste mesmo tópico, se não me engano) que, embora o WD40 seja em certa medida útil para limpar máquinas e eliminar sujidade, não é adequado para lubrificar mecanismos - ou o que quer que seja - por ser demasiado abrasivo.

Não sabia que este tipo de óleos tinham substâncias abrasivas. Ou referes-te aos solventes? Se têm realmente substâncias abrasivas não deviam dizer que lubrificam... Qual é a substância abrasiva do WD40?

Será que este óleo dá para polir/limpar máquinas antigas, por exemplo?

-----------------------------------------------

Finalizando, para as poucas vezes que dou uso às roscas das máquinas não vejo necessidade de lubrificação. Existem outros cuidados mais prementes como eliminar o sabão/depósito encrustado, a água em excesso ou não forçar as peças (por exemplo, ajudo a rosca da Merkur Progress a vencer a tensão da mola pressionando a cabeça com os dedos).

A Merkur, por exemplo, aconselha a lubrificar, eu como já disse, não o faço, mas a fazer, usaria um lubrificante compatível com o uso da máquina, isto é, que não fosse prejudicial aos humanos (talvez vaselina).

Aproveito ainda, já que se fala de escovas, para aconselhar um escovilhão comprido para limpar os recantos mais inacessíveis das máquinas, como entre os dentes das open comb, por cima do prato das Gillette ajustáveis ou dentro dos cabos.
« Last Edit: February 16, 2014, 05:28:50 pm by FML »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal