Author Topic: Nívea lança seu Pincel de Barbear  (Read 3474 times)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #15 on: July 08, 2014, 12:15:45 pm »
0
Quando alguém vai vender um pincel de 250 dólares e ainda tem de dizer: "not a shedder", alguma coisa está muito errada!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #16 on: July 08, 2014, 02:58:56 pm »
0
Porque há fábricas, como a Semogue por exemplo, que ainda querem manter-se originais e continuar a tradição de um negócio familiar com recurso a um mínimo de matéria-prima importada e há clientes, como eu, que valorizam isso.

Com certeza há empresas que pensam assim, e eu dou valor a isto. Eu mesmo tenho quatro Semogues e nenhum Omega. O que me surpreende é que não há UMA grande empresa que o faça, é aí que quero chegar.

E porque na China o know-how é ainda um pouco limitado, e a qualidade é ainda bastante inconsistente.

A China produz pincéis? Sim, produz. São bons? Alguns são, outros nem por isso. Tenho um LiJun que até é bom, mas outros mais recentes não têm a mesma qualidade (cabos ocos, glue-bumps enormes que os tornam uns tocos demasiado firmes, outros demasiado brandos, etc). Depende muito da unidade que te calhar

São tão bons quanto os das firmas europeias? Não, não são, ainda têm que evoluir muito até chegarem a esse patamar. A maioria das marcas europeias têm mais qualidade, e de um modo mais consistente.

Ter (apenas) matéria-prima em abundância não basta para produzir um bom produto.

Como sabem, minha família tem uma fábrica de capachos, fundada pelo meu avô, um português de Silvalde. A nossa matéria-prima é principalmente a fibra de coco e de sisal, ambas que se conseguiam em abundância no nordeste brasileiro, mas hoje, nem tanto. A 20 anos já prevíamos que o capacho nacional iria custar o dobro do que o importado da Índia, maior exportador de fibra de coco do mundo, mas então estávamos tranquilos porque a qualidade do produto final vindo de lá não era boa. A trama do capacho não era feita de fios de sisal, mas com cola, e com um mínimo de esforço se partia. Então todas as fábricas de capachos começaram a importar apenas a matéria-prima, a fibra de coco, tal como as fábricas importam apenas os nós de texugo hoje.

Acontece que em 20 anos a coisa mudou. Aquelas manufaturas indianas receberam executivos e equipamento ingleses, que com seu know-how, estabeleceram um padrão de qualidade excelente para o seu produto, e passaram a exportar este com exclusividade para certas empresas ( o que vocês imaginam, me causou grandes problemas) e hoje, você pode entrar numa C &C ou Leroy Merlin da vida e comprar um capacho Indiano de 80x40 a R$ 25,00, ao passo que eu vendo o capacho nacional, com a mesma fibra de coco indiana a quase o dobro disso.

Não preciso explicar muito sobre esta passagem, pois sei que vão entender onde quero chegar; resolver o questão de controle e padrão de qualidade dos pinceis chineses não é algo difícil. E embora eu entenda que claro, existam empresas que vão sempre ser um negócio familiar e nacional, como o meu, me surpreenda que ainda nenhuma tenha feito o salto para a China.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #17 on: July 08, 2014, 03:07:26 pm »
0
Eu até acredito que o "Made in China", hoje visto como algo associado a produtos de baixa qualidade, possa um dia melhorar e atingir o nível dos produtos fabricados noutras partes do mundo, como os USA, Europa, etc.

No entanto, ainda não é o caso, actualmente. Talvez num futuro próximo.

Repara, nos anos 50/60, no pós-guerra, aconteceu o mesmo com o Japão. Na altura, a etiqueta "Made in Japan" era sinónimo de fraca qualidade, pelo menos na mente do utilizador comum. Hoje passa-se exactamente o contrário... :D
 
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #18 on: July 08, 2014, 03:28:25 pm »
0
Eu até acredito que o "Made in China", hoje visto como algo associado a produtos de baixa qualidade, possa um dia melhorar e atingir o nível dos produtos fabricados noutras partes do mundo, como os USA, Europa, etc.

No entanto, ainda não é o caso, actualmente. Talvez num futuro próximo.

Repara, nos anos 50/60, no pós-guerra, aconteceu o mesmo com o Japão. Na altura, a etiqueta "Made in Japan" era sinónimo de fraca qualidade, pelo menos na mente do utilizador comum. Hoje passa-se exactamente o contrário... :D

É verdade.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #19 on: July 08, 2014, 04:35:40 pm »
0
Acho que na China se fabricam produtos ruins, produtos medianos, produtos bons e produtos excelentes. A fama de produto de baixa qualidade vem porque os importadores, em geral, escolhem comprar e revender apenas os de baixa qualidade, já que assim ganham mais dinheiro. Há inúmeros itens tidos como de excelente qualidade fabricados na China e etiquetados por grandes "grifes" americanas e europeias. Em geral são produtos de 10 dólares em que os consumidores são convencidos de que valem 500 dólares.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #20 on: July 08, 2014, 05:34:54 pm »
0
Acho que na China se fabricam produtos ruins, produtos medianos, produtos bons e produtos excelentes. A fama de produto de baixa qualidade vem porque os importadores, em geral, escolhem comprar e revender apenas os de baixa qualidade, já que assim ganham mais dinheiro.

Desculpa, mas não concordo.

Se quiserem produtos Made in China excelentes, a marca tem que pôr uma equipa da confiança deles (tipicamente do país da sede da empresa) a implementar rígidas regras de controlo de qualidade e isso custa dinheiro e vai fazer aumentar o custo de fabrico e o custo de venda ao público.

Sem controlo de qualidade, nem alguém da confiança, o fabrico típico chinês faz-se da seguinte maneira: o primeiro lote é de uma qualidade boa e a um preço bom, para o importador ficar bem impressionado e aceitar comprar. O que normalmente acontece é a partir do 2º lote, a qualidade piora e o preço aumenta. Porquê, porque a mentalidade deles é muito diferente da nossa, ocidentais e passo a explicar. Para um oriental, o que interessa é ganhar dinheiro na hora, no presente, ao passo que o ocidental preza uma ligação a longo prazo e acha normal que os lotes seguintes sejam tão bons ou melhores que o 1º e que até façam melhor preço nos seguintes por começar a ser importador habitual.

Falo tanto de experiência pessoal, como também de experiências relatadas num livro que li e que sugiro a todos: "Poorly Made in China: An Insider's Account of the China Production Game"


Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #21 on: July 08, 2014, 05:37:35 pm »
0
Esse livro parece interessante Bruno, obrigado pela indicação.  ;)

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #22 on: July 08, 2014, 05:57:58 pm »
0
O Japão era assim também e olhem como está hoje.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #23 on: July 08, 2014, 06:06:57 pm »
0
Levando em consideração que a china já é sinônimo de tecnologia ... não sei dizer sobre metalúrgica ... mas peças para armas (rifle, revolver e pistola) também não são ruins.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #24 on: July 08, 2014, 07:36:27 pm »
0
Levando em consideração que a china já é sinônimo de tecnologia ... não sei dizer sobre metalúrgica ... mas peças para armas (rifle, revolver e pistola) também não são ruins.
Os maiores fabricantes de chapa certificada são chineses. Os fabricantes centro-europeus não tem tanta qualidade como os chineses. Pelo menos nó naterial que usamos. Tivemos clientes que não queriam chapa Ucraniana nem Russa.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #25 on: July 09, 2014, 03:00:11 am »
0
Levando em consideração que a china já é sinônimo de tecnologia ... não sei dizer sobre metalúrgica ... mas peças para armas (rifle, revolver e pistola) também não são ruins.
São é muito boas, vide a Norinco. ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Nívea lança seu Pincel de Barbear
« Reply #26 on: July 09, 2014, 03:06:30 am »
0
São é muito boas, vide a Norinco. ;)

Opá! Não deixam na mão ... uma o outra ... mas na sua maioria excelentes ... muito bem lembrado amigo!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal