Author Topic: Lanolizado?  (Read 1278 times)

Offline Luke Sky High

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 65
  • Respect: 0
Lanolizado?
« on: April 21, 2013, 11:10:31 am »
0
Viva confrades. Nos últimos dias tenho andado a brincar com uma bisnaga do creme Musgo Real da última formulação (bisnaga branca).
Tem umas boas características:
- A espuma não seca.
- A espuma é muito densa sem ofender a pele quando uso pouca água.
- A cara não seca depois do barbeado mesmo sem uso de bálsamo pós-barbear, um must para mim.

Mas á uma coisa que aínda não percebi. Se eu aproveitar o resto da espuma e esfregá-la nas mãos, depois de secas fico com uma impressão de que ficou algum resíduo nelas. Não compreendo, não à óleosidade nem indicios de silicone. Se eu voltar a passar as mãos por água a húmidade é facilmente absorvida mas a sensação continua nas mãos depois de secas. Será do Whitch Hazel ou da lanolina?
Os últimos sabões que usei, o MW sensitive skin (não-lanolizado) e o Mike’s Natural (lanolizado) foram uma desilusão em relação à anunciada hidratação da pele. Fiquei com a impressão que o benefício da lanolina contida nas sabões é só conversa.

Sei que as formulações anteriores do MR continham ácido bórico (irritante) e que algumas pessoas se queixavam que o excesso de lanolina ficava no pincel. A lanolina é óleo ou cera?
No Wiki descrevem como cera:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lanolin

Vocês que têm uma experiência mais variada de shave gear, isto que eu escrevi será da lanolina? E qual é a função practica da lanolina pela vossa experiência? Gostava de saber pelas vossas palavras e não pelo que leram ou ouviram de outros.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Lanolizado?
« Reply #1 on: April 21, 2013, 11:43:09 am »
0
A lanolina é uma cera, sim. Não te deixes enganar pela designação inglesa de Wool Fat.
Eu aprecio bastante sabões e cremes com lanolina. Mas penso que é por vezes sobrevalorizada.

A concentração de lanolina num creme ou sabão é muito baixa, no máximo rondará os ~0,25%.

O que quero dizer com isto é que as características de um sabão ou creme são, na maioria das vezes, determinadas pelos componentes que aparecem em maior quantidade (os primeiros da lista INCI), e não pela presença ou não de lanolina. Há muitos cremes/sabões que são excelentes e que não têm lanolina.

Resumindo: acho a lanolina um bom ingrediente, mas não acho que seja fundamental para um bom creme ou sabão.

Ah e pessoalmente nunca tive problemas acerca de resíduos (de lanolina?) no pincel...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Luke Sky High

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 65
  • Respect: 0
Re:Lanolizado?
« Reply #2 on: April 21, 2013, 02:49:55 pm »
0
Vou assumir que é uma generosa dose de lanolina e que é benéfico.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal