Material > Safety Razors

Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant

(1/6) > >>

oversaturn:
Ora bem, usava eu hoje pela primeira vez a Merkur 37C e ficou a dúvida: como alinho a lâmina nesta máquina? Alinhada com o cabeçal ou com a barra de segurança? É que estas Merkur "slant" actuais, além de virem com defeito de fabrico (pois, isso, vêm torcidas ;D :D ;D :D), permitem também algumas "liberdades" quando se coloca a lâmina, pois têm uma certa "folga" no cabeçal, característica bem conhecida das Merkur.

Existem também outras máquinas slant "vintage", na sua maioria são Merkur também, ou Merkur "rebranded" (como as Hoffritz), no entanto, também existem outras marcas.

Bom, sem pensar muito no caso, coloquei-lhe a lâmina, ficou como calhou, apertei e lá vai disto... e nem me dei mal, um escanhoado do caneco e sem me afiambrar a cara... ;D Prova superada! :D

Hoje, investigando um pouco no fórum ao lado, e para que não haja dúvidas, encontrei a resposta, bastante elucidativa, e com "bonecos" bastante ilustrativos e tudo (os "bonecos" são originários daqui, e aposto que lá está escrito um monte de coisas úteis, infelizmente não entendo raspas de alemão...! :P

Mas vamos às imagens:

Maneira errada:


Maneira correcta:


A verdade é que estou aqui com a 37c à frente e de facto, ambas as posições são possíveis, dependendo muito do modo como montemos a lâmina, devido à "tolerância" ou "folga" cabeçal/lâmina que existe, e que é bastante conhecida das Merkur. A segunda foto é a maneira recomendada pelo fabricante - ao que parece, em vários fóruns deste tema, foram publicadas as respostas de Anne Rothstein (Merkur) a esta mesma pergunta, e todas são coincidentes - ver a resposta aqui, por exemplo..


--- Quote ---EDIT: inserida a resposta da representante da Merkur, Anne Rothstein:

Thank you for your email.
 
 You are correct, the blade is to align with the top (head). This is how you load it easily: hold the top upside-down, place the blade over the two nubs and the thread of the top, then place the handle part (also upside-down) over it, and screw together. That way, the blade also aligns automatically with the top.
 
 I hope I could help.
 
 Best regards,
 Anne Rothstein
 MERKUR

--- End quote ---


Claro que nisto, Your Mileage May Vary, como sempre, e depende sempre do gosto de cada um, poderá haver quem goste mais de usar a outra maneira... mas amanhã vou prestar mais atenção ao modo como monto a lâmina, isso é certo, pois de facto esta é a minha primeira Merkur, e eu não estou habituado a esta "particularidade" destas máquinas... 8)

Esta informação foi maioritariamente recolhida neste tópico do foroafeitado, do qual recomendo também a leitura...

GADREL:
Como sempre, uma aula, informação correta e direta!!!
Obrigado, Caro oversaturn!!!

Captain Flint:
Esse problema do alinhamento da lâmina com o cabeçal é na minha opinião o que estraga as maquinas Merkur.
Não é que faça uma grande diferença no barbear, mas parece vergonhoso que uma marca tão antiga e com tanta experiência não consiga resolver essa questão e fazer modelos sem "folga"  :P

brg:
Sendo Alemães, é ainda mais difícil de justificar. Há lâminas que caem certinhas quase sempre (ex. GBE), outras é preciso sempre dar um jeitinho...

mlmoraes01:

--- Quote from: Captain Flint on December 28, 2011, 11:19:50 pm ---Esse problema do alinhamento da lâmina com o cabeçal é na minha opinião o que estraga as maquinas Merkur.
Não é que faça uma grande diferença no barbear, mas parece vergonhoso que uma marca tão antiga e com tanta experiência não consiga resolver essa questão e fazer modelos sem "folga"  :P

--- End quote ---

Concordo Captain Flint, realmente é uma vergonha!!!

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version