Café Central > Desporto e Passatempos

Pião

<< < (2/8) > >>

guest5676345:

--- Quote from: Caramelo on August 20, 2014, 11:15:14 pm --- Piasca?... :o

--- End quote ---
Sim. Pião e Piasca.

Piasca


Pião


Gago:

--- Quote from: udrako on August 20, 2014, 11:04:32 pm ---Já estive a jogar muito quando criança.
Mas nunca consegui me acertar com os ioiôs  ???
Sempre acabava acertando minha cara com eles  ;D
Ganhei um de madeira certa vez e pensei que deveria ser obrigatório o uso de um elmo para jogar com ele  :P

--- End quote ---

Sei jogar pião, mas iô-iô....acho que sou o PIOR jogador de iô-iô do MUNDO! Já quebrei janela de casa com isso  ;D

Dude:
No meu tempo, a brincadeira consistia em quebrar (ou ao menos danificar severamente) o pião do companheiro (ou seria adversário?) no chão, usando a ponta do seu próprio pião. Não lembro bem como o jogo funcionava em detalhes, só sei que havia regras para determinar qual pião iria ao chão primeiro.

Se o sujeito que arremessava o pião errasse, por ex, se o pião não rodasse de primeira, ou não acertasse o alvo (nesse caso, havia a chance do indivíduo pegar o pião ainda rodando na mão e arremessar no que estivesse no chão), enfim, se cometesse uma mancada, o pião dele passaria a ficar no chão sendo massacrado. E o previamente no chão voltaria ao ataque.

lamina:

[isso!]

Sem contar que havia o "pião das nicas" que sacávamos fora quando tinhamos de levar uma "nicada"  :D que era para não destruir o novo...Esse andava todo lascado que havia amigos que "miscavam" bem e em cada lançamento acertavam. Vi alguns piões que após levarem tantas abriam a meio  :P  Daí a proverbial expressão "...'tás nicado..." ou lasca a lasca ia todo.

Sem contar com a corda "faniqueira" com que se lançavam que os punham em fanicos...  :D

edulpj:
Meu pai era um homem muito severo... Poucas vezes eu o vi brincando... Mas um dia, ganhei meu primeiro pião e meu pai teve um brilho nos olhos e começou a rodá-lo... Era o brinquedo da infância dele. Aí ele me contou que aprendeu a lançá-lo com meu avô... O velho português (de Ribalonga, Vila Real), chamava o brinquedo de PIORRA...

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

[*] Previous page

Go to full version