Author Topic: Whisky e Aguardente  (Read 56691 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #150 on: January 20, 2015, 02:34:28 pm »
0
Ah! Ia esquecendo!!! NUNCA cheire a pinga antes de tomar...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #151 on: January 20, 2015, 02:53:09 pm »
0
Não passe vontade... Acho até compreensível que no Rio de Janeiro as pessoas se inclinem mais para cervejas, até porque a temperatura ambiente favorece...

Mas não deixe de provar uma boa pinga. Não sou fã de pingas comerciais. Gosto de artesanais. Na tua próxima ida a Paraty, terás pingas artesanais fantásticas pra escolher. Se não tiver acesso a uma boa artesanal, há algumas - POUCAS - opções de pinga comercial de alto padrão.

Sugiro a mineira CLAUDIONOR, fabricada na mais tradicional cidade de produção de pinga de minas, Januária. É vendida em garrafas de 600 mL (em geral usam garrafas de cerveja). Se não gostar, pelo menos não comprou demais.

Ontem fui no Mundial, e havia lá o Buchanans. Não comprei porque estava a 159 e eu ACHEI que o preço estava louco, mas afinal é isto mesmo. Ao lado dos whisky(eys) [whatever], havia muita variedade de pinga. Hoje voltarei lá para buscar ou uma coisa ou outra  :P

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #152 on: January 20, 2015, 02:57:55 pm »
0
Ontem fui no Mundial, e havia lá o Buchanans. Não comprei porque estava a 159 e eu ACHEI que o preço estava louco, mas afinal é isto mesmo. Ao lado dos whisky(eys) [whatever], havia muita variedade de pinga. Hoje voltarei lá para buscar ou uma coisa ou outra  :P

ontem no pao de acucar comprava um jura 10 anos a esse preço. Um singelo single malt que vai bem nesse tempo.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #153 on: March 29, 2015, 06:47:30 am »
0
Vou desenterrar para dizer que hoje provei o Talisker 10 YO e fiquei impressionado. Foi a minha 1ª experiência neste tipo de wiskys e gostei muito!
Vai ter que cair para a sacola!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #154 on: March 29, 2015, 12:14:09 pm »
0
Vou desenterrar para dizer que hoje provei o Talisker 10 YO e fiquei impressionado. Foi a minha 1ª experiência neste tipo de wiskys e gostei muito!
Vai ter que cair para a sacola!!

Talisker é a base de muitos famosos. (green label, black label e red label aqui do brasil). Sinceramente, o acho dentre os de ilhas um dos mais redondos e gostosos. Há uma versao com extra defumado que odiei, eu ja fui a sua fabrica algumas vezes e sempre volto com edicoes especiais. Tenho ocmigo a alguns anos a 51 graus e a do destilador.

Outro que gosto bastante e para um whiskey de ilha é bem paredico com blends é o Jura que tem um otimo custo benefico e é uma delicia para tomar no Brasil / clima quente.

Antes que eu esqueça.. talisker é um whiskey que pode ser tomado com agua (na verdade todos podem desque queira) te recomendo a colocar em uma dose, meia colherzinha de agua e experimentar, e outra, e outra. até voce achar a quantidade que acredita ser mais gostoso. verá que vai sair aromas diferentes. Isso vale nem que seja de testes uma vez.

NEsse tema, na irlanda, é normal ver o pessoal fazer 1/2 a 1/2 com jameson e agua e/ou até mais de como 100 ml de agua para 25ml de jameson. E quando digo pessoal, digo os locais, senhores com mais de 60 anos.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #155 on: March 29, 2015, 03:51:29 pm »
0
Este eu nunca provei ... mas do que eu tirei uma prova ... afirmo ... não era para ser Escocês ... era para ser Brasileiro ... pois tem notas apimentadas.  :) :D

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #156 on: March 29, 2015, 11:15:12 pm »
0
Venho pedir uns conselhos aos confrades mais conhecedores...

Quero comprar 3 whiskys dentro do mesmo valor. O Talisker gostei bastante e a sua compra é um dado adquirido.
Queria comprar outros 2 que abrangessem outros estilos, mais frutados, etc... Estive a conversar com um confrade e estes nomes surgiram:

- Talisker 10 YO
- Laphroaig 10 YO
- Glenfiddich 15 YO


Gostava de saber a vossa opinião, o que substituíam e porque.

Obrigado!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #157 on: March 30, 2015, 12:58:45 am »
0
Como o "Talisker" já esta decidido ... é uma excelente escolha ...

Percebo que pela conversa tem tendencias a aroma complexos ... não tem como indicar outro para o lugar do "Laphroaig" pois sua notas são únicas para aquela região da   Escócia  ...  um olfato defumado e com notas ... semi - doces (mel - Baunilha) e paladar de corpo e viscoso ... existindo notas de terra molhada ... cereais ... e carnes defumadas (isso mesmo  :) ) ... logo seu retrogosto e seco e salgado ... dito isto ... e uma excelente escolha.

Já o Glenfiddich 15 anos ... se enquadra perfeitamente no que descreveu ... não é muito complexo ... mas já foi considerado o melhor puro malte escocês  do mundo ... na minha opinião foi por causa de sua sofisticação no aroma ... que é uma fragrância muito bem elaborada ... exótica ... paladar com toque "pêras" e frutas ... que permanecem em seu retrogosto junto o aroma de pinho ... mas também há quem encontra outras notas ... eu nunca encontrei ... que é mel, baunilha e carvalho ... "mas cada paladar a nossa sentença" ... como diz um grande amigo.  :) Logo ... mais uma excelente escolha.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #158 on: March 30, 2015, 03:44:45 am »
0


COmo ja disse aqui, gosto muito do ±glenmorangie lasanta± e sempre o recomendo. tomava com um amigo portuga de porto quando morava na polonia.

Essa tabela nao tem jura, mas ah outros que tme. bem cotado como um whiskey single leve... otimo drinkability.

Cragganmore é uma delicia... e outro que recomendo.

Agora, se qsuier sair da DIAGEO...

Dalwhinnie 15 Year Old


Agora sim, se quiser sair da DIAGEO
Royal Lochnagar 12 Year Old
« Last Edit: March 30, 2015, 03:48:13 am by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #159 on: March 30, 2015, 06:57:22 am »
0
Desta vez vou com este: :)

LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #160 on: March 30, 2015, 11:22:17 am »
0
Venho pedir uns conselhos aos confrades mais conhecedores...

Quero comprar 3 whiskys dentro do mesmo valor. O Talisker gostei bastante e a sua compra é um dado adquirido.
Queria comprar outros 2 que abrangessem outros estilos, mais frutados, etc... Estive a conversar com um confrade e estes nomes surgiram:

- Talisker 10 YO
- Laphroaig 10 YO
- Glenfiddich 15 YO


Gostava de saber a vossa opinião, o que substituíam e porque.

Obrigado!!!

Em vez de ir necessariamente ao encontro do que pedes, e já que o Talisker 10YO é sem dúvida um dos meus whiskies preferidos, vou-te indicar três dos meus whiskies favoritos, um turfado, um mais frutado e outro mais doce:

- Lagavulin 16YO: O meu whisky favorito. Para whiskies turfados, que são geralmente os que eu mais aprecio, não há melhor. De certa forma semelhante ao Laphroaig que indicas, mas mais suave e com menos iodo que este último. Tenho sempre uma garrafa de reserva em casa deste whisky. Outro whisky a considerar caso gostes do género é o Ardbeg 10YO, um excelente single malt.
- Highland Park 12YO: whisky muito completo, com um perfil de sabor diferente de qualquer outro, no entanto capaz de agradar a quase todos os gostos. Tem fruta, mas ela é extremamente bem equilibrada com o sal, a doçura da madeira, e até se sente um pouco de turfa.
- Balvenie 12YO: para apreciares um whisky muito suave e com bastante doçura, e fugindo aos preços mais picantes da Macallan, este single malt seria muito provavelmente a minha escolha. É um incondicional no bar lá em casa.

Pessoalmente, só gosto de Glenfiddich acima dos 21YO, até aí considero que são whiskies excessivamente frutados e até algo "ácidos", não têm aquela doçura suave da madeira para os equilibrar. O mesmo se passa com os Glenlivet, por exemplo. Claro que é tudo uma questão de gosto, há quem aprecie muito estes whiskies exactamente por serem tão frutados.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #161 on: March 30, 2015, 11:36:34 am »
0
Em vez de ir necessariamente ao encontro do que pedes, e já que o Talisker 10YO é sem dúvida um dos meus whiskies preferidos, vou-te indicar três dos meus whiskies favoritos, um turfado, um mais frutado e outro mais doce:

- Lagavulin 16YO: O meu whisky favorito. Para whiskies turfados, que são geralmente os que eu mais aprecio, não há melhor. De certa forma semelhante ao Laphroaig que indicas, mas mais suave e com menos iodo que este último. Tenho sempre uma garrafa de reserva em casa deste whisky. Outro whisky a considerar caso gostes do género é o Ardbeg 10YO, um excelente single malt.
- Highland Park 12YO: whisky muito completo, com um perfil de sabor diferente de qualquer outro, no entanto capaz de agradar a quase todos os gostos. Tem fruta, mas ela é extremamente bem equilibrada com o sal, a doçura da madeira, e até se sente um pouco de turfa.
- Balvenie 12YO: para apreciares um whisky muito suave e com bastante doçura, e fugindo aos preços mais picantes da Macallan, este single malt seria muito provavelmente a minha escolha. É um incondicional no bar lá em casa.

Pessoalmente, só gosto de Glenfiddich acima dos 21YO, até aí considero que são whiskies excessivamente frutados e até algo "ácidos", não têm aquela doçura suave da madeira para os equilibrar. O mesmo se passa com os Glenlivet, por exemplo. Claro que é tudo uma questão de gosto, há quem aprecie muito estes whiskies exactamente por serem tão frutados.

- Lagavulin 16YO: É tambem o meu favorito. Mas nao consigo tomar no Brasil (apesar de tambem sempre ter uma garrafa) e ainda, não o considero bom para quem está começando por ser bem "diferente" no paladar ao que se está acostumado (blends). Inclussive achei por mim, estranha a comparacao com o Ardbeg 10, até olhei novamente o chart e eles estão em lados opostos de corpo. Mesmo assim é outro que nao recomendo a quem está comecando. Há coisas melhores para se começar antes de cair numa estremidade para aprender a ter o paladar para eles.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #162 on: March 30, 2015, 11:41:51 am »
0
- Lagavulin 16YO: É tambem o meu favorito. Mas nao consigo tomar no Brasil (apesar de tambem sempre ter uma garrafa) e ainda, não o considero bom para quem está começando por ser bem "diferente" no paladar ao que se está acostumado (blends). Inclussive achei por mim, estranha a comparacao com o Ardbeg 10, até olhei novamente o chart e eles estão em lados opostos de corpo. Mesmo assim é outro que nao recomendo a quem está comecando. Há coisas melhores para se começar antes de cair numa estremidade para aprender a ter o paladar para eles.

É verdade, tens toda a razão, mas para quem adorou o Talisker, eu já arriscava num peat monster, especialmente se a ideia é conhecer, e já que o Rui estava a considerar o Laphroaig, que para mim é um whisky ainda mais "difícil" para quem está a iniciar-se. ;)  Além de que, para a maior parte das pessoas que conheço, os whiskies turfados primeiro estranharam-se, e depois entranharam-se. Eu confesso que fiquei fã desde a primeira vez que bebi Lagavulin, foi amor ao primeiro gole, mas habitualmente estes whiskies requerem efectivamente alguma adaptação, tanto ao aroma como ao sabor.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #163 on: March 30, 2015, 11:57:18 am »
0
É verdade, tens toda a razão, mas para quem adorou o Talisker, eu já arriscava num peat monster, especialmente se a ideia é conhecer, e já que o Rui estava a considerar o Laphroaig, que para mim é um whisky ainda mais "difícil" para quem está a iniciar-se. ;)  Além de que, para a maior parte das pessoas que conheço, os whiskies turfados primeiro estranharam-se, e depois entranharam-se. Eu confesso que fiquei fã desde a primeira vez que bebi Lagavulin, foi amor ao primeiro gole, mas habitualmente estes whiskies requerem efectivamente alguma adaptação, tanto ao aroma como ao sabor.

Posso temos uma historia parecida.

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #164 on: March 30, 2015, 12:56:44 pm »
0
Obrigado pelas sugestões amigos!
Pelo que comentaram, estou a considerar trocar o Laphroaig pelo Lagavulin. O Glenfiddich provavelmente vou manter, até ter outras sugestões do género, mesmo pelas características mais frutadas dele.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal