Author Topic: Engraxar sapatos  (Read 38822 times)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re: Engraxar sapatos
« Reply #30 on: June 24, 2013, 10:35:04 pm »
0
Onde é que arranjam cera de abelha em Portugal?  :P

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #31 on: June 24, 2013, 10:42:06 pm »
0
Onde é que arranjam cera de abelha em Portugal?  :P
Cera de abelha conheço a da Redex para peles, vinil e plásticos de automóvel. Já usei em botas e deu bom resultado.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Engraxar sapatos
« Reply #32 on: June 24, 2013, 10:55:55 pm »
0
O meu conjunto de engraxar sapatos:
- uma escova um pouco mais áspera que a escova de polir, para limpar os sapatos
- uma escova pequena para aplicar a cera
- uma escova suave para polir os sapatos
- normalmente cera Bufalo. Receita Espanhola mas fabricada em Portugal. Tenho bons resultados com ela

Gosto de ter escovas com cabo em madeira e cerdas naturais. Há à venda nos supermercados algumas escovas com cerdas sintéticas, rijas, mázitas. Não uso dessas coisas em sapatos.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #33 on: June 24, 2013, 11:09:28 pm »
0
Eu uso kit padrão aqui, com aquelas latinhas de graxa mais que batidas, que tem em qualquer esquina. heheheh

Não fica lá essas coisas mas quebra um galho. Preciso até lembrar de engraxá-los novamente.

Idem! Sempre compro destas no mercado e é muito boa.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Just_Me

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
Engraxar sapatos
« Reply #34 on: October 17, 2013, 08:39:57 pm »
0
 Eu faço assim:
 1/ Eu tira os laços
 2/ Eu limpa os sapatos com uma escova que só serve para o efeito
 3/ Eu passo um leito de limpeza para o cabedal, e que nutra
 4/ Eu escova com a escova de polir que corresponde com a core dos sapatos, castanho ou preto
 5/ Eu passo um creme de graxa da Grisson da core dos sapatos para nutrir o cabedal e eventualmente disfarçar os pequenos riscos em todos os sítios do sapato. E deixa secar umas horas.
 6/ Dou o polimento com uma escova de polir reservada a cora dos sapatos, castanho ou preto
 7/ Passo graxa da Saphir "Pâte de Luxe" da core do sapatos em todos os sítios dos sapatos, e espero 20 a 30 minutos
 8/ Dou o polimento com uma escova suave reservada a core da graxa, preto ou castanho
 9/ Para proteger o resto dos sapatos, parte de baixo do sapato (sola) sem capa, limpo, e dou um pouco de graxa par selim  e material em cabedal.
 Isto é versão "simples"  ;D Sim, há uma versão com mais trabalho ainda  :P
 Saudações
« Last Edit: October 17, 2013, 10:20:28 pm by Just_Me »

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Engraxar sapatos
« Reply #35 on: October 20, 2013, 07:52:34 pm »
0

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #36 on: October 24, 2013, 10:52:07 am »
0
Emanuel,
Onde encontras-te esta cera?
Agora com este tempo de chuva tenho uns sapatos para cuidar e proteger da água.
Ao aplicar esta cera ela forma uma capa protectora contra a água de chuva, tipo goticulas que escorrem sem penetrar no sapato?
E nestas botas
http://www.seaside.pt/produtos/catalogo/senhora/botas-rasas/botas_35398_prod.html
aconcelha-se?

Comprei hoje esta cera. Já experimentei e funciona muito bem, é excelente.
Um produto de excelência. Até nos ténis funciona, deixando-os impermeabilizados. Espantoso! :o

A embalagem é enorme, e aquilo rende muito, basta encostar a esponja... acho que parte da embalagem ainda vai sobrar de herança para os netos! ;D :D ;D :D

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Engraxar sapatos
« Reply #37 on: October 24, 2013, 02:09:28 pm »
0
Antes da época das chuvas, costumo aplicar cera nos sapatos e botas e deixo-os absorver bem. Depois, se achar que é necessário, aplico graxa nos que precisarem.

A cera actual que uso foi uma oferta de um sapateiro, é uma cerca francesa "La phoque", não sei se conhecem...

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Engraxar sapatos
« Reply #38 on: October 24, 2013, 06:15:19 pm »
0
Li artigos sobre diversos produtos na internet e nas botas os que mais são referidos são o Saddle Soap (por cá nunca vi, deverá existir em lojas de hipismo) e o sebo da Huberd's (também nunca vi cá à venda).  Estou bastante curioso em relação a estes dois produtos, até estaria disposto a comprar para testar mas só os portes dos EUA ficavam quase tão caros como a mercadoria. Se alguém quiser dividir, que diga  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Damaralli

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 154
  • Uma vez..., sempre...!
  • Respect: 0
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #39 on: December 10, 2013, 02:48:09 pm »
0
Vou mostrar aqui como é que engraxamos e queimamos coturnos aqui no Exercito Brasileiro.

Para tal voce precisa de um coturno sujo. E isso eu arrumei muito bem na minha ultima missão de campo.


Precisa limpar e engraxar todo dia, sem dar brilho, para que o couro não resseque.

No ultimo dia, ainda na base aproveitei uma, Wap (lavadora de pressão) para tirar o grosso.



Depois ao chegar em casa esperei secar passei uma graxa para hidratar. No dia seguinte pronto para a queima com os seguintes materiais.


Antes que perguntem o porque veja o que se faz com o PH.





Feita a preparação da vela, dá-se uma camada generosa de graxa no "boot" com a escova de dentes (tenha uma só para esta finalidade ;D).







Acenda a vela ponha a mão dentro do coturno e derreta a graxa. Cuidado para não pegar fogo na costura, e não se surpreenda em queimar a mão com cera (esteja preparado, pois do contrario vai arremessá-la e pode pegar fogo em tudo!) e evite derramar cera de vela no coturno fica horrivel de tirar depois e não da brilho.







O coturno pode pegar fogo, mas não se empolgue se a graxa derreter demais(torrar) seu trabalho é perdido, começe novamente.Se ele pegar fogo numa area voce pode assoprar que apaga.

Ja com a graxa derretida, neste momento apague a vela (inclusive o cheiro que fica é o mesmo dos alojamentos da Escola de Sargentos das Armas (ESA):( :'( :'()



Ja se nota a diferença na primeira passada de escova. Va polindo ate retirar a primeira camada de graxa derretida.


E o resultado final apos a escova e meia fina.


E desse jeito que aprendemos e fazemos por aqui simples como coisa de soldado!
« Last Edit: December 10, 2013, 02:50:29 pm by Damaralli »
"E sem saber que era impossível, eles foram lá e fizeram..."

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Engraxar sapatos
« Reply #40 on: December 10, 2013, 06:58:07 pm »
0
Nossa, cara. Bem interessante!

Eu não tive o prazer de servir ao exercito, mas provavelmente incendiaria meu QG com essa técnica.  ;D

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Engraxar sapatos
« Reply #41 on: December 10, 2013, 07:35:06 pm »
0
Vou mostrar aqui como é que engraxamos e queimamos coturnos aqui no Exercito Brasileiro.

Para tal voce precisa de um coturno sujo. E isso eu arrumei muito bem na minha ultima missão de campo.


Precisa limpar e engraxar todo dia, sem dar brilho, para que o couro não resseque.

No ultimo dia, ainda na base aproveitei uma, Wap (lavadora de pressão) para tirar o grosso.



Depois ao chegar em casa esperei secar passei uma graxa para hidratar. No dia seguinte pronto para a queima com os seguintes materiais.


Antes que perguntem o porque veja o que se faz com o PH.





Feita a preparação da vela, dá-se uma camada generosa de graxa no "boot" com a escova de dentes (tenha uma só para esta finalidade ;D).







Acenda a vela ponha a mão dentro do coturno e derreta a graxa. Cuidado para não pegar fogo na costura, e não se surpreenda em queimar a mão com cera (esteja preparado, pois do contrario vai arremessá-la e pode pegar fogo em tudo!) e evite derramar cera de vela no coturno fica horrivel de tirar depois e não da brilho.







O coturno pode pegar fogo, mas não se empolgue se a graxa derreter demais(torrar) seu trabalho é perdido, começe novamente.Se ele pegar fogo numa area voce pode assoprar que apaga.

Ja com a graxa derretida, neste momento apague a vela (inclusive o cheiro que fica é o mesmo dos alojamentos da Escola de Sargentos das Armas (ESA):( :'( :'()



Ja se nota a diferença na primeira passada de escova. Va polindo ate retirar a primeira camada de graxa derretida.


E o resultado final apos a escova e meia fina.


E desse jeito que aprendemos e fazemos por aqui simples como coisa de soldado!

Uma forma mais segura de fazer a mesma coisa é colocar fogo na cera ainda na lata, deixar ela queimar por alguns instantes e depois aplicá-la no sapato.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Damaralli

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 154
  • Uma vez..., sempre...!
  • Respect: 0
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #42 on: December 10, 2013, 09:06:55 pm »
0

[/quote]

Uma forma mais segura de fazer a mesma coisa é colocar fogo na cera ainda na lata, deixar ela queimar por alguns instantes e depois aplicá-la no sapato.
[/quote]

Não fica a mesma coisa, desse jeito é muita sujeira sem falar a engenharia pra segurar a lata quente sem deixar que a graxa resfrie, ate passar nos dois coturnos(tinha que deixar num rechaud). ;D ;D ;D
"E sem saber que era impossível, eles foram lá e fizeram..."

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Engraxar sapatos
« Reply #43 on: December 12, 2013, 06:45:46 am »
0
Perfeito. ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Engraxar sapatos
« Reply #44 on: May 24, 2014, 02:35:13 am »
0
Bom Post que aqui vim desenterrar :D.
Bem o meu hábito é lavar bem as botas com sabão inglês (existe em lojas de equitação e também se encontra na decathlon) e deixar secar bem as botas. Seguidamente utilizar a graxa queimada na própria lata e aplicar uma camada generosa sem retirar os excessos. Depois da graxa seca, escovar energicamente até o excesso de graxa sair e por fim finalizar umas passagens com um pano. No final lhes garanto que os Confrades conseguiam fazer o escanhoado no reflexo da bota ;).
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal