Author Topic: Navalha em antiquário  (Read 10418 times)

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Navalha em antiquário
« Reply #15 on: February 06, 2011, 10:11:53 pm »
0
Pronto, é esta...http://bit.ly/fkBOYi
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Navalha em antiquário
« Reply #16 on: February 06, 2011, 10:33:52 pm »
0
Não compra.

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
  • Respect: 0
Re:Navalha em antiquário
« Reply #17 on: February 07, 2011, 03:53:24 am »
0
Pronto, é esta...http://bit.ly/fkBOYi

Ora bem, uma vez que já estabelecemos que originalmente a navalha era boa vamos agora ver outros detalhes. A navalha que aparece nessa página do mercado livre não está em grande estado. São claramente visíveis manchas de ferrugem até ao fio na parte da frente(1ª foto). O lado de trás da navalha parece estar melhorzinho(2ª foto). Na 3ª foto a frente já parece estar em melhor estado mas isto porque não é a mesma navalha :)(SCAM ALERT!!!) . Se reparares com atenção vês que a navalha da 3ª foto tem estabilizador(aquele relevo vertical ao fundo da lamina na zona em que esta se une ao pé) enquanto a navalha das duas primeiras fotos é uma faux frame back que é caracterizada pela ausência de estabilizador.
Resumindo se a navalha estiver com o aço como o da segunda foto parece-me bem, se não, nem por isso.

Mas fora a questão da qualidade do aço há outro ponto que deves ter em consideração que é: Quão apropriada é essa navalha para um principiante?
Infelizmente a resposta a esta pergunta é: Não muito.
Isto porque esta navalha possui duas características que são desaconselhadas para quem está a começar. A primeira e se calhar a menos grave é o tamanho da lâmina. Essa navalha, olhando para ela diria que originalmente era uma 4/8. Como já é usada e porque de cada vez que é afiada vai perdendo metal  é provável que nesta altura tenha até já um bocadinho menos que isso. Para começar é aconselhada uma 5/8. Para uma pessoa inexperiente se for maior do que isso torna-se difícil de "manobrar" e se for mais pequena é difícil mantê-la estável na posição correcta junto da cara.
O segundo ponto e o que poderá potencialmente ser mais prejudicial para a saúde é a ponta da lâmina. Essa lâmina tem a ponta em bico(especificamente, parece-me uma ponta francesa) e as pontas desde género têm o pouco saudável hábito de se enterrarem nas caras dos novatos mais incautos. Para te iniciares nestas lides é aconselhável uma navalha de ponta redonda que é bastante mais segura nesse aspecto.

Em última análise reitero o conselho que já aqui foi dado. Se estás interessado começa com um shavette e se te entenderes com isso avança para a navalha. Se resolveres comprar a navalha e não encontrares nenhuma vintage que te agrade (ou que te agrade$$$) compra uma dovo best quality que são excelentes navalhas. Se o sítio onde a comprares não a afiar mandas para o Léon (atesto a qualidade do serviço) e ficas garantido. Espero ter ajudado e não te ter desanimado demasiado.

Ah já me esquecia. Outra coisa que tens que ter em atenção quando procuras navalhas usadas é o hone wear. Isto como o próprio nome indica é o desgaste causado ao afiar a navalha que deixa uma zona plana nos lados da espinha (a parte da lâmina oposta ao gume). Se esta zona for toda igual e não muito pronunciada não é grave. Se estiver mais desgastada numa ponta do que na outra ou se o desgaste for muito fundo já é pior.
Saudações, Augusto.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Navalha em antiquário
« Reply #18 on: February 07, 2011, 09:54:34 am »
0
Não compre!
Recomendo o site www.thesuperiorshave.com e o nosso confrade Leon!
Comprei minha Dovo neste site com indicações do nosso Grão Mestre da Ordem da Navalha!
« Last Edit: February 07, 2011, 05:49:11 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Navalha em antiquário
« Reply #19 on: February 07, 2011, 04:01:50 pm »
0
Pronto, é esta...http://bit.ly/fkBOYi

Hmmm... apesar de não encontrar nenhuma referência em listas de fabricantes, parece-me ser uma marca de Solingen feita para o mercado luso-brasileiro, tal como a Corneta por ex., fabricada pela Gebr. Weyersberg.

Verifica se não está muito usada e se o fio está minimamente linear.

Em caso de dúvida, pede ao vendedor que te tire fotos detalhadas de vários angulos da lâmina.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Navalha em antiquário
« Reply #20 on: February 07, 2011, 04:56:55 pm »
0
Olá,
Adquiri aqui numa loja perto de mim, um "navalhete" Filarmonica (se é assim que o chamam) por 8€, coloquei uma lâmina persona e "prontos"... fiz o primeiro escanhoado com muita calma e não correu mal.
Não ficou o mais perfeito, mas já deu para ter uma ideia do respeitinho que temos de ter por estas "armas" eheheh, fi-lo bastante devagar e a sentir o pelo. Em alguns momentos senti um pouco de secura entre a pele e a lâmina, talvez fosse devido ao facto de não ter usado o sabão de que é costume, não sei ???. Pois usei um gel Nivea. Quando a sentia, como que a parar, deixava e passava-a por água... bem isto foram os primeiros passos... acho que vou continuar (devagarinho).
Gostei do resultado, nomeadamente nos dois lados da face e também já percebi que não se deve dar "retoques" (por muito superficiais que sejam) penso eu! Escusado será dizer que li e re-li já muita coisa acerca de barbear com navalha... vi também bastantes videos e pratiquei um pouco com uma caneta que aqui tenho, pois esta dobra-se e dá para se ter a noção de como segurar o "navalhete" correctamente. Treinos de maçarico  ;D ;D ;D e não é que resulta. No momento em que segurei a Filarmonica, coloquei em prática algumas lições, apesar de achar que existe sempre um toque pessoal em tudo ;)
Enfim, a ver vamos se tudo corre bem... Muito obrigado,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
  • Respect: 0
Re:Navalha em antiquário
« Reply #21 on: February 07, 2011, 05:34:18 pm »
0
Não compre!
Recomendo o site www.thesuperiorshave.com e o nosso confrade Leon!
Comprai minha Dovo neste site com indicações do nosso Grão Mestre da Ordem da Navalha!

Esse site é interessante mas há sempre aquele risco de parar na alfândega. Se calhar para Portugal era mais seguro um site na UE. Este tem navalhas da Dovo e também costuma ter umas vintage restauradas tanto alemãs como inglesas(já cheguei a ver lá uma filarmónica) e vem bem referênciado no SRP.
este também tem uma selecção muito interessante e creio que até tem um vendor's corner aqui no fórum.

Para quem preferir as TI (mais caras mas segundo o nosso grão-mestre melhores que as Dovo) podem vir aqui por exemplo, mas não tenho feedback deste site.

fiz o primeiro escanhoado com muita calma e não correu mal.

Já é mais do que aquilo que eu posso dizer ;D.

Boa informação e que vai de encontro ao que tenho lido, obrigado! :)
Que tal dar uma achega no stickie do Leon(ou o próprio Leon complementar, acrescentar,etc...) em relação a navalhas apropriadas para principiantes e que procurar ao comprar uma? Vozes experientes são preciosas neste assunto pelo que se agradece.... 5/8 e 6/8 são o recomendado,certo?
Também estou à procura de uma e as novas mais baratas(-70/80€) da Dovo convinha mandar afiar na mesma e contar com esse custo acrescido,certo?
E uma vintage de Solingen NOS quanto valeria? Em igualdade de preço seria preferivel uma destas ou uma Dovo nova?  ???

Em relação ao tamanho sim, o mais normal é o 5/8 mas o 6/8 também funciona perfeitamente bem sem ser grande demais.
Em relação ao custo da afiação convém contares com isso a não ser que o vendedor refira expressamente que afia as navalhas para ficarem shave ready. Por exemplo no The invisible Edge cujo link podes encontrar mais acima elas vêm já afiadas e prontas a usar, tanto as Dovo como as vintage. Se não afiarem volto a recomendar o serviço do Leon (tenho que ver se arranjo uma comissão :D) que é provavelmente o mais barato que arranjas e se estiveres no Grande Porto podes combinar a entrega em mão e nem precisas pagar portes.
Em relação a qual seria preferível é preciso ter atenção aqui a um pormenor. Mencionas aí NOS. Eu tenho estado a falar de navalhas usadas. Se encontrares uma NOS é sem dúvida preferível à Dovo em termos de qualidade mas é mais difícil de encontrar e vais pagar mais dinheiro do que por uma usada, mas eu diria que uma navalha solingen NOS pelo preço de uma Best Quality é um óptimo negócio. Se estiveres a falar de uma vintage usada, dado que esteja em boa condição não é que não valha tanto como a Dovo mas é mais a questão que provavelmente consegues encontrar mais barato desde que não andes à procura de uma das lendas(uma puma, dubl duck ou coisa do género). Como já disse eu tenho duas compradas na baía por 20 e poucos euros cada já com os portes. Só tive que as afiar.
Saudações, Augusto.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Navalha em antiquário
« Reply #22 on: February 08, 2011, 10:02:28 am »
0
Em relação ao tamanho sim, o mais normal é o 5/8 mas o 6/8 também funciona perfeitamente bem sem ser grande demais.
Em relação ao custo da afiação convém contares com isso a não ser que o vendedor refira expressamente que afia as navalhas para ficarem shave ready. Por exemplo no The invisible Edge cujo link podes encontrar mais acima elas vêm já afiadas e prontas a usar, tanto as Dovo como as vintage. Se não afiarem volto a recomendar o serviço do Leon (tenho que ver se arranjo uma comissão :D) que é provavelmente o mais barato que arranjas e se estiveres no Grande Porto podes combinar a entrega em mão e nem precisas pagar portes.
Em relação a qual seria preferível é preciso ter atenção aqui a um pormenor. Mencionas aí NOS. Eu tenho estado a falar de navalhas usadas. Se encontrares uma NOS é sem dúvida preferível à Dovo em termos de qualidade mas é mais difícil de encontrar e vais pagar mais dinheiro do que por uma usada, mas eu diria que uma navalha solingen NOS pelo preço de uma Best Quality é um óptimo negócio. Se estiveres a falar de uma vintage usada, dado que esteja em boa condição não é que não valha tanto como a Dovo mas é mais a questão que provavelmente consegues encontrar mais barato desde que não andes à procura de uma das lendas(uma puma, dubl duck ou coisa do género). Como já disse eu tenho duas compradas na baía por 20 e poucos euros cada já com os portes. Só tive que as afiar.

Só para complementar o excelente post do Augusto, quem não ligar ao "aspecto", quiser gastar pouco dinheiro e não se importar de as usarem, existem óptimas oportunidades na "baía". Algumas das minhas melhores navalhas foram compradas bem baratas e limitei-me a poli-las e afiá-las. São bonitas? Nem por isso, têm alguns pontos de oxidação, manchas de água, etc., mas para o uso diário, estes "patinhos feios" fazem o trabalho melhor que muitas NOS que por aí se vendem...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Navalha em antiquário
« Reply #23 on: February 08, 2011, 10:31:42 am »
0
Eu já tenho visto algumas navalhas (quase sempre Eskilstunas ou alemãs) quer no ebay, quer até em feiras de antiguidades, e a bom preço.
No entanto, apresentam sempre alguns danos ou pontos de oxidação. Para mim, é-me difícil avaliar se aqueles danos são comprometedores ou não... :-\
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Navalha em antiquário
« Reply #24 on: February 08, 2011, 11:03:58 am »
0
Concordo com o Leon,
A minha Dovo é mais bonita, mas a Filarmônica tem um aço melhor e foi quase "dada"! Custou o equivalente a cerca de 30 euros!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Navalha em antiquário
« Reply #25 on: February 08, 2011, 01:25:28 pm »
0
Ui... já segui alguns leilões desse vendedor. Os preços são sempre estratosféricos. Desisti. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Navalha em antiquário
« Reply #26 on: February 08, 2011, 01:56:43 pm »
0

Leon, é essa justamente a intenção: começar com algo eficaz e com qualidade sem ser esteticamente especialmente atractivo.


É justamente o que falo pras meninas, qdo vou conversar com elas pela primeira vez, me oferecendo pra compania.... :P
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Navalha em antiquário
« Reply #27 on: February 08, 2011, 02:33:17 pm »
0

Leon, é essa justamente a intenção: começar com algo eficaz e com qualidade sem ser esteticamente especialmente atractivo.


É justamente o que falo pras meninas, qdo vou conversar com elas pela primeira vez, me oferecendo pra compania.... :P


ROTFLOL  ;D
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Navalha em antiquário
« Reply #28 on: February 08, 2011, 02:35:22 pm »
0
 ;D :D ;D ;) :D ;D
O Callega e seu costumeiro bom humor!!!
Um abraço, Professor!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Navalha em antiquário
« Reply #29 on: February 08, 2011, 05:37:43 pm »
0
Leon, é essa justamente a intenção: começar com algo eficaz e com qualidade sem ser esteticamente especialmente atractivo. Se a coisa correr bem num futuro então o investimento e os objectivos seriam outros eventualmente.
Estava a seguir no ebay um tipo que pôs várias navalhas LINDAS todas vintage NOS mas ainda com vários dias para acabar já estão a subir de preço acima do que estaria disposto... Se interessar a alguem mais experiente e exigente nestas andanças: http://shop.ebay.co.uk/razorcollectorone/m.html

Pois, só que este vendedor, e muitos outros, vendem este tipo de navalhas que atingem preços estratosféricos. Como dizes, e bem, começa com umas navalhas menos bonitas, tenta limpá-las e afiá-las, não é preciso gastar muito dinheiro para começar.
Pessoalmente comecei assim há muitos anos. Comecei com uma Dovo, fui comprando pedras de afiar, fui aprendendo e treinando, comprando mais navalhas, depois comecei a trocar e a vender e assim se começa uma colecção.

Leon, é essa justamente a intenção: começar com algo eficaz e com qualidade sem ser esteticamente especialmente atractivo.
É justamente o que falo pras meninas, qdo vou conversar com elas pela primeira vez, me oferecendo pra compania.... :P

AHAHAHAHAHAHAHAHAH! Está boa!   ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal