Author Topic: Brasão português na sala do trono de Camelot?!  (Read 4271 times)

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« on: November 14, 2011, 10:35:15 am »
0
Como alguns dos prezados confrades devem saber, a série de televisão Merlin produzida para a BBC e que já vai na quarta temporada não tem qualquer pretensão histórica – e ainda bem, que isto de produções britânicas de conteúdo pseudo-histórico já estamos nós fartos! Puro entretenimento é o que esta série propõe, e a esse nível, até que não está nada mal.

Já tinha reparado neste pequeno pormenor em outros episódios anteriores, mas desta vez não pude deixar escapar. Eis uma imagem retirada do último episódio da série, que passou na televisão inglesa no passado Sábado; reparem bem no centro da imagem...




Já viram que o escudo português – bordadura vermelha com castelos dourados, escudetes (ou quinas) azuis dispostos em cruz com os cinco besantes de prata – se encontra pendurado na parede da sala do trono de Camelot?




Curioso, não?     ;)
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #1 on: November 14, 2011, 10:56:40 am »
0
LOL

Ainda mais curioso porque na época em que supostamente se situa a acção, tal escudo ainda nem existia, e estava looonge de ser inventado...! :D

Mas já devíamos estar habituados; depois do pretenso "retrato" da corte portuguesa do séc. XVI num dos episódios de "Tudors" (essa sim, uma série pretensamente "histórica"), com um rei português velho e decrépito de pés sujos, eu estou à espera de tudo... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #2 on: November 14, 2011, 11:09:23 am »
0
Por acaso vi os primeiros 3 ou 4 episódios mas fartei-me rapidamente! Mas é sempre bom sermos representados aqui e além, especialmente se de uma boa maneira!
A única série inglesa, que não de humor, que ainda acompanho é a Misfits! Vi no sábado o primeiro episódio da nova série do Ricky Gervais e Steve Merchant, Life's Too Short, e parece-me mais uma série genial na senda do The Office e Extras!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #3 on: November 14, 2011, 12:57:02 pm »
0
LOL

Ainda mais curioso porque na época em que supostamente se situa a acção, tal escudo ainda nem existia, e estava looonge de ser inventado...! :D  

Pois, o Merlin é uma série de fantasia pura e dura, com dragões, bruxas, feiticeiros e o diabo a quatro (ou cinco ;) ). Não é assim nada do outro mundo   :o  , mas sempre varia um bocado da maior parte das coisas a que os Americanos nos habituaram no mesmo estilo.
Apesar do Artur historico (Arthus) pertencer à época da ocupação romana da Grã-Bretanha, uma parte consideravel das lendas relacionadas com a Tavola Redonda e o Ciclo do Graal foi desenvolvida no séc. XII na corte de Leonor da Aquitânia (mãe de Ricardo Coração de Leão) por Chrétien de Troyes, entre outros.
Curiosamente, os romances de cavalaria mantiveram uma grande popularidade nos sécs. XV e XVI, não so devido aos temas fantasticos que ainda hoje fazem furor mas também por causa da invenção da imprensa, que permitiu uma maior difusão dos textos.
Desse ponto de vista, o escudo português em Camelot até calha que nem ginjas!   ;D

Estou a brincar, é claro  :)


Mas já devíamos estar habituados; depois do pretenso "retrato" da corte portuguesa do séc. XVI num dos episódios de "Tudors" (essa sim, uma série pretensamente "histórica"), com um rei português velho e decrépito de pés sujos, eu estou à espera de tudo... :P

Era exactamente a esse OVNI televisivo que eu me estava a referir!  :D
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #4 on: November 14, 2011, 01:19:59 pm »
0
Outra série "histórica" recente que me lembro, também com vários atropelos (talvez não tantos como a "Tudors") foi a "Rome".

De resto, depende muito da maneira de encarar essas séries:  se as encarares como as obras de ficção que realmente são, até se tornam boas peças de entretenimento... Agora se quero rigor histórico em televisão, bom, mais vale ver um documentário do Canal História ou do NGC, e mesmo aí, por vezes, a noção de rigor histórico é algo liberal... ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #5 on: November 14, 2011, 08:38:35 pm »
0
Gostei bastante da "Rome", mesmo não sendo 100% fiel à história. Já na "Tudors" vi pouco, mas vi a parte infeliz do Rei de Portugal (foi o de França), se não me engano nem na familiar do Rei acertaram (era outra irmã).

Com tanta fantasia, mais vale ver "Game of Thrones"... ;D
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #6 on: November 14, 2011, 08:42:34 pm »
0
Gostei bastante da "Rome", mesmo não sendo 100% fiel à história. Já na "Tudors" vi pouco, mas vi a parte infeliz do Rei de Portugal (foi o de França), se não me engano nem na familiar do Rei acertaram (era outra irmã).

Com tanta fantasia, mais vale ver "Game of Thrones"... ;D

Como estou lendo (e maravilhado) o Game of Thrones, não tenho coragem de assistir! :S
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #7 on: November 14, 2011, 08:45:28 pm »
0
Gostei bastante da "Rome", mesmo não sendo 100% fiel à história. Já na "Tudors" vi pouco, mas vi a parte infeliz do Rei de Portugal (foi o de França), se não me engano nem na familiar do Rei acertaram (era outra irmã).

Com tanta fantasia, mais vale ver "Game of Thrones"... ;D

Como estou lendo (e maravilhado) o Game of Thrones, não tenho coragem de assistir! :S

Winter is coming...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #8 on: November 15, 2011, 07:42:05 am »
0
Caro Capitão, como conseguiste distinguir, com precisão, o Brasão nesta foto/cenário?  ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #9 on: November 15, 2011, 09:12:45 am »
0
Caro Capitão, como conseguiste distinguir, com precisão, o Brasão nesta foto/cenário?  ;)

Ossos do oficio!  ;D
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Brasão português na sala do trono de Camelot?!
« Reply #10 on: November 15, 2011, 10:18:17 pm »
0
Caro Capitão, como conseguiste distinguir, com precisão, o Brasão nesta foto/cenário?  ;)

Ossos do oficio!  ;D
;D ;D ;D Incrível :o :o :o
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal