Author Topic: Um azar nunca vem só...  (Read 9214 times)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Um azar nunca vem só...
« on: August 14, 2013, 10:24:30 pm »
0
  Boas;

Ontem ao estacionar  o meu carro num local pago para tal, "rasguei" ao colocar a viatura na "caixa" de estacionamento, o pneu da frente/esquerdo, tenho uma GrandScenic que não tem pneu sobresselente, tem um kit de enchimento (que desenrasca, mas o pneu não pode ser aproveitado), mas esse kit só repara furos e não rasgões, de qualquer maneira decidi usa-lo, a espuma estava fora de prazo :(, usei-a na mesma, claro o fluido saio pelo o rasgão do pneu...tenho seguro "contra" todos os riscos, liguei para os Srs, mas a coisa não correu bem, estas companhias de seguros pensam que o pessoal está aqui apenas para pagar..., atenção que mencionei companhias de seguros, porque os colaboradores não têm culpa do "Chico-Espertismo" das mesmas...mas pronto se pago a uma também posso pagar a outra...
  Bem, lembrei-me de uma pessoa que me podia ajudar, essa pessoa veio ter comigo e fui comprar 2 pneus (+/- 300€) :'(, porquê 2 pneus? Perguntam vocês...É que o liquido danifica os pneus e o pneu danificado também tinha um rasgão e eu não iria andar á vontade com um pneu "reparado", o carro tem 46260 Km com os pneus de origem, portanto ao trocar um pneu tive que trocar o outro do mesmo eixo...

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #1 on: August 14, 2013, 10:42:40 pm »
0
Antes o carro que o confrade!

É norma substituir sempre os pneus do mesmo eixo, quando há azar com um deles.
Quanto ás seguradoras, em toda a minha vida de condutor, sempre contratei apenas os "contra 3ºs", coisa que ao fim de 16 anos/ 11 viaturas, nunca me arrependi.

PS. Melhores dias virão para a compra de papagaios acrobáticos!!
« Last Edit: August 14, 2013, 10:46:45 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #2 on: August 14, 2013, 10:47:26 pm »
0
...portanto ao trocar um pneu tive que trocar o outro do mesmo eixo...
O que faz todo o sentido.
Só não trocaria os 2 pneus do mesmo eixo se tivessem menos de 5000kms ou se tivesse pneu sobresselente verdadeiro (sem ser de "bicicleta") quase sem uso.
Com um pneu sobresselente sem grande uso, poderia comprar um igual e reformar o pneu usado que não estivesse danificado. Passaria a ser pneu sobresselente.
Tudo isto se tivesse dinheiro, claro.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #3 on: August 14, 2013, 11:30:29 pm »
0
Aqui o seguro contra roubo é essencial! Mas o contra 3ºs também é importante. Quebra um galho!

Pneu é chato e caro mesmo. E pelo visto aí é ainda pior do que aqui em preços! Eu pago entre R$ 150,00 a R$ 200,00 em cada pneu, o que daria no máximo uns R$ 400,00. Mas de qualquer forma, é importante trocar os 2.

Estas coisas são brabas, quando algo dá errado, parece que tudo desanda!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #4 on: August 14, 2013, 11:33:27 pm »
0
Antes o carro que o confrade!

É norma substituir sempre os pneus do mesmo eixo, quando há azar com um deles.
Quanto ás seguradoras, em toda a minha vida de condutor, sempre contratei apenas os "contra 3ºs", coisa que ao fim de 16 anos/ 11 viaturas, nunca me arrependi.

PS. Melhores dias virão para a compra de papagaios acrobáticos!!


  ;D ;D

Pois, melhores dias virão... :)


...portanto ao trocar um pneu tive que trocar o outro do mesmo eixo...
O que faz todo o sentido.
Só não trocaria os 2 pneus do mesmo eixo se tivessem menos de 5000kms ou se tivesse pneu sobresselente verdadeiro (sem ser de "bicicleta") quase sem uso.
Com um pneu sobresselente sem grande uso, poderia comprar um igual e reformar o pneu usado que não estivesse danificado. Passaria a ser pneu sobresselente.
Tudo isto se tivesse dinheiro, claro.

  Independentemente do dinheiro. tinha mesmo que comprar 2 pneus... :(


Aqui o seguro contra roubo é essencial! Mas o contra 3ºs também é importante. Quebra um galho!

Pneu é chato e caro mesmo. E pelo visto aí é ainda pior do que aqui em preços! Eu pago entre R$ 150,00 a R$ 200,00 em cada pneu, o que daria no máximo uns R$ 400,00. Mas de qualquer forma, é importante trocar os 2.

Estas coisas são brabas, quando algo dá errado, parece que tudo desanda!

  Mas com o azar todo, tive alguma sorte, é que a medida 205/60R16 não é muito vulgar, portanto mais dificl de encontrar, mas a loja perto do local tinha 2 pneus em stock. :)
« Last Edit: August 14, 2013, 11:37:49 pm by Caramelo »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #5 on: August 14, 2013, 11:37:28 pm »
0
Caramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.

Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.

Só umas notas pessoais quanto a pneus.
- Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro.
- Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #6 on: August 14, 2013, 11:56:49 pm »
0
Caramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.

Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.

Só umas notas pessoais quanto a pneus.
- Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro.
- Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento.

   Boas, FML

 Os pneus ainda faziam mais uns 15000 ou 20000KM (michelin energy saver)

  Sobre o seguro, a menina avisou-me logo se o kit de enchimento estivesse fora de prazo, tinha que pagar a assistência...
   Na minha teoria os pneus novos são colocados onde são necessários, porque existem carros em que desgaste no eixo traseiro não é como no eixo dianteiro, portanto não faz sentido trocar as rodas para um eixo diferente, e essa teoria pode obrigar a essa operação. Mas  eu sei que a teoria indicada por ti está comprovada, mas pronto...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #7 on: August 15, 2013, 04:04:04 am »
0
Caramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.

Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.

Só umas notas pessoais quanto a pneus.
- Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro.
- Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento.

   Boas, FML

 Os pneus ainda faziam mais uns 15000 ou 20000KM (michelin energy saver)

  Sobre o seguro, a menina avisou-me logo se o kit de enchimento estivesse fora de prazo, tinha que pagar a assistência...
   Na minha teoria os pneus novos são colocados onde são necessários, porque existem carros em que desgaste no eixo traseiro não é como no eixo dianteiro, portanto não faz sentido trocar as rodas para um eixo diferente, e essa teoria pode obrigar a essa operação. Mas  eu sei que a teoria indicada por ti está comprovada, mas pronto...

Bem, isso é uma boa marca mesmo para os Energy, os que mais duraram pela minha experiência foi cerca de 64000km, mas mantiveram-se sempre no eixo traseiro. Os mesmos Energy no eixo dianteiro dificilmente entrariam nos 50000km. Claro que isto tudo depende do carro, do condutor e das estradas onde se anda.

A montagem dos pneus com melhor piso no eixo traseiro é inclusivamente aconselhado pela Michelin, no entanto não concordo com a explicação dada. O que sucede é que o pneu no molhado funciona como uma bomba de água e quanto mais profundos forem os sulcos mais água eles bombeiam para fora da superfície de contato. Se os pneus mais gastos forem montados na traseira, em pisos molhados, estes vão ser os primeiros a perder aderência por aquaplanagem (em piso seco sucede precisamente o inverso, porque blocos mais gastos deformam menos e têm mais aderência).

Ora, é certo e sabido que o condutor médio tem uma reação instintiva que agrava as fugidas de traseira, mas é benigna nas fugidas de dianteira (pela mesma razão, o condutor médio, em geral, controla melhor o carro de tração dianteira do que traseira). Os limites de aderência em piso seco são elevados e atingem-se de maneira progressiva, pelo que é mais seguro ter a traseira com menos aderência em piso seco e com mais aderência em piso molhado onde se perde mais facilmente aderência e sem aviso prévio. Esta é a razão do porquê montar os pneus com melhor piso atrás.

Quanto a trocar os pneus de eixo, eu sou adepto disso e até gosto de pneus não direcionais precisamente por isso, principalmente em carros antigos.

O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados. Mudá-los de sítio antes que se verifique um desgaste acentuado só vai contribuir para um desgaste mais uniforme e para uma maior durabilidade geral dos pneus. Se deixarmos os pneus sempre na frente, os mesmos vão ficar gastos nos lados e mantêm algum piso no centro que podia ter sido aproveitado de outra forma na traseira e o mesmo sucede nos pneus deixados sempre na traseira só que inversamente.

No que respeita a pneus direcionais, o facto de os mesmos rodarem sempre no mesmo sentido vai fazer com que os blocos assumam o aspeto dos dentes de uma serra, isto é, os blocos ficam mais gastos na última parte dos mesmos que deixa a estrada no sentido da rotação. Pode-se obviar a este desgaste pela rotação dos pneus que inverta o sentido de direção dos mesmos, fazendo com que os pneus durem mais. Nos pneus direcionais não se pode fazer a inversão do sentido, a única maneira de atenuar este efeito é trocar os pneus de eixo frequentemente, porque este efeito de serra é atenuado no eixo motriz.

Quanto à posição do seguro, acho uma desculpa estapafúrdia, mas mais vale abster-me de comentar  :P
« Last Edit: August 15, 2013, 02:32:59 pm by FML »

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #8 on: August 15, 2013, 10:49:25 am »
0
O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados.
Por causa do "camber" que costuma ser muito mais pronunciado à frente do que atrás.

Quanto à posição do seguro, acho uma desculpa estapafúrdia, mas mais vale abster-me de comentar  :P
Eu também mas já viste se as seguradoras tivessem que mandar reboques sempre que um pneu rebentasse ou furasse?
Por outro lado, se o cliente tem direito a 2 ou 3 reboques gratuitos por ano deveria poder usá-los em qualquer circunstância o que iria abranger um pneu furado.
Ou seja, nesta sinto-me dividido...
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #9 on: August 15, 2013, 11:16:08 am »
0
Realmente é uma situação muito chata o que te aconteceu. Acho que deverias contactar o Instituto de Seguros de Portugal e expôr essa situação se te sentes injustiçado. Mas acho que o problema aqui foi referires à menina (foi isto que percebi) que a botija de enchimento estava fora de prazo (se bem que se o pneu estava rasgado, boa ou má, não ia fazer nada como se veio a verificar). A seguradora pega logo nisso para te dificultar a vida. Se quiseres um contacto de um mediador que é meu colega, manda mensagem que te mando o e-mail dele. Não referiste qual a seguradora que tens, mas ele trabalha com Liberty e Allianz.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #10 on: August 15, 2013, 12:38:07 pm »
0
Pneu é chato e caro mesmo. E pelo visto aí é ainda pior do que aqui em preços! Eu pago entre R$ 150,00 a R$ 200,00 em cada pneu, o que daria no máximo uns R$ 400,00. Mas de qualquer forma, é importante trocar os 2.

Bruno, a diferença de preços deve-se às medidas do pneu. Um par de 205/60R16 (mesmo do meu carro), com alinhamento e balanceamento, fica em torno de R$900 aqui no BR. Mais ou menos a mesma coisa que o confrade pagou em PT.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #11 on: August 15, 2013, 02:11:28 pm »
0
Caramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.

Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.

Só umas notas pessoais quanto a pneus.
- Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro.
- Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento.

   Boas, FML

 Os pneus ainda faziam mais uns 15000 ou 20000KM (michelin energy saver)

  Sobre o seguro, a menina avisou-me logo se o kit de enchimento estivesse fora de prazo, tinha que pagar a assistência...
   Na minha teoria os pneus novos são colocados onde são necessários, porque existem carros em que desgaste no eixo traseiro não é como no eixo dianteiro, portanto não faz sentido trocar as rodas para um eixo diferente, e essa teoria pode obrigar a essa operação. Mas  eu sei que a teoria indicada por ti está comprovada, mas pronto...

Bem, isso é uma boa marca mesmo para os Energy, os que mais duraram pela minha experiência foi cerca de 64000km, mas mantiveram-se sempre no eixo traseiro. Os mesmos Energy no eixo dianteiro dificilmente entrariam nos 50000km. Claro que isto tudo depende do carro, do condutor e das estradas onde se anda.

A montagem dos pneus com melhor piso no eixo traseiro é inclusivamente aconselhado pela Michelin, no entanto não concordo com a explicação dada. O que sucede é que o pneu no molhado funciona como uma bomba de água e quanto mais profundos forem os sulcos mais água eles bobeiam para fora da superfície de contato. Se os pneus mais gastos forem montados na traseira, em pisos molhados, estes vão ser os primeiros a perder aderência por aquaplanagem (em piso seco sucede precisamente o inverso, porque blocos mais gastos deformam menos e têm mais aderência).

Ora, é certo e sabido que o condutor médio tem uma reação instintiva que agrava as fugidas de traseira, mas é benigna nas fugidas de dianteira (pela mesma razão, o condutor médio, em geral, controla melhor o carro de tração dianteira do que traseira). Os limites de aderência em piso seco são elevados e atingem-se de maneira progressiva, pelo que é mais seguro ter a traseira com menos aderência em piso seco e com mais aderência em piso molhado onde se perde mais facilmente aderência e sem aviso prévio. Esta é a razão do porquê montar os pneus com melhor piso atrás.

Quanto a trocar os pneus de eixo, eu sou adepto disso e até gosto de pneus não direcionais precisamente por isso, principalmente em carros antigos.

O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados. Mudá-los de sítio antes que se verifique um desgaste acentuado só vai contribuir para um desgaste mais uniforme e para uma maior durabilidade geral dos pneus. Se deixarmos os pneus sempre na frente, os mesmos vão ficar gastos nos lados e mantêm algum piso no centro que podia ter sido aproveitado de outra forma na traseira e o mesmo sucede nos pneus deixados sempre na traseira só que inversamente.

No que respeita a pneus direcionais, o facto de os mesmos rodarem sempre no mesmo sentido vai fazer com que os blocos assumam o aspeto dos dentes de uma serra, isto é, os blocos ficam mais gastos na última parte dos mesmos que deixa a estrada no sentido da rotação. Pode-se obviar a este desgaste pela rotação dos pneus que inverta o sentido de direção dos mesmos, fazendo com que os pneus durem mais. Nos pneus direcionais não se pode fazer a inversão do sentido, a única maneira de atenuar este efeito é trocar os pneus de eixo frequentemente, porque este efeito de serra é atenuado no eixo motriz.

Quanto à posição do seguro, acho uma desculpa estapafúrdia, mas mais vale abster-me de comentar  :P

Uma leitura interessante, FML, obrigado.
Nunca tinha visto esta situação exposta de forma tão simples e concreta! ;)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #12 on: August 15, 2013, 02:28:26 pm »
0
Celso, mas que "galo" !

Quanto à questão da Seguradora não comento, que depois dava "pano para mangas"...  ;)



Orlando

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #13 on: August 15, 2013, 03:11:38 pm »
0
O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados.
Por causa do "camber" que costuma ser muito mais pronunciado à frente do que atrás.

Se estás a falar do ângulo de camber pelo qual se alinham as rodas, a resposta é não, não é por causa disso. Aliás, os últimos carros que me passaram pelas mãos tinham um camber mais pronunciado nas rodas traseiras e perto de camber nulo nas dianteiras.

Vários fatores concorrem para que as rodas dianteiras desgastem mais as laterais, basta pensar que são essas as responsáveis por o carro mudar de direção, as traseiras apenas as seguem. Mas podemos reduzir esses fatores todos à cambagem a que os pneus dianteiros estão sujeitos durante as curvas. Com efeito, os pneus da frente cambam mais por efeito de coisas como a deformação do pneu, inclinação do pino mestre, ângulo de cáster, etc. Se um carro andasse sempre em linha reta, o desgaste dos pneus da frente seria também no centro (ou uniforme) tal como nos pneus traseiros.

Em suma, se quando escreveste camber te estavas a referir à cambagem mais acentuada dos pneus dianteiros em curva, acertaste mesmo na mouche, se te referias ao ângulo de camber implícito no alinhamento das rodas, não.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Um azar nunca vem só...
« Reply #14 on: August 15, 2013, 04:07:11 pm »
0
Em suma, se quando escreveste camber te estavas a referir à cambagem mais acentuada dos pneus dianteiros em curva, acertaste mesmo na mouche, se te referias ao ângulo de camber implícito no alinhamento das rodas, não.
Estava mesmo a falar em curva.
Eu explico. Aqui há 2 ou 3 anos atrás estava num parque de estacionamento de supermercado. Tinha colocado os sacos no porta-bagagens quando reparei num carro que estava a estacionar em frente ao meu. Disse para mim "esta senhora, com a inclinação que trás na roda já deu cabo do carro nalgum sítio". "Olhe, parece que esta roda não está grande coisa. Pode virar a direcção?" e a senhor lá virou pró lado contrário sem ter o carro em movimento que é coisa que não se deve fazer.
E para meu espanto, a roda contrária também estava tombada para fora. "Então agora ponha lá a direito" e por magia voltaram as duas rodas à normalidade. Pedi desculpa à senhora por tê-la incomodado e fui fazer o mesmo teste no meu carro. E lá está, faz muito menos mas também tomba o topo da roda para o lado a que a direcção está virada.
Falei com o meu mecânico e ele disse-me logo que os carros com menos de 10-15 anos todos fazem o mesmo, uns mais do que os outros mas todos o fazem.
No caso do Mercedes da senhora, era mesmo muiiito visível.
Por isso é natural que os pneus da frente desgastem mais no exterior do pneu do que os pneus traseiros.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal