...portanto ao trocar um pneu tive que trocar o outro do mesmo eixo...
Antes o carro que o confrade!É norma substituir sempre os pneus do mesmo eixo, quando há azar com um deles.Quanto ás seguradoras, em toda a minha vida de condutor, sempre contratei apenas os "contra 3ºs", coisa que ao fim de 16 anos/ 11 viaturas, nunca me arrependi.PS. Melhores dias virão para a compra de papagaios acrobáticos!!
Quote from: Caramelo on August 14, 2013, 10:24:30 pm...portanto ao trocar um pneu tive que trocar o outro do mesmo eixo...O que faz todo o sentido.Só não trocaria os 2 pneus do mesmo eixo se tivessem menos de 5000kms ou se tivesse pneu sobresselente verdadeiro (sem ser de "bicicleta") quase sem uso.Com um pneu sobresselente sem grande uso, poderia comprar um igual e reformar o pneu usado que não estivesse danificado. Passaria a ser pneu sobresselente.Tudo isto se tivesse dinheiro, claro.
Aqui o seguro contra roubo é essencial! Mas o contra 3ºs também é importante. Quebra um galho!Pneu é chato e caro mesmo. E pelo visto aí é ainda pior do que aqui em preços! Eu pago entre R$ 150,00 a R$ 200,00 em cada pneu, o que daria no máximo uns R$ 400,00. Mas de qualquer forma, é importante trocar os 2.Estas coisas são brabas, quando algo dá errado, parece que tudo desanda!
Caramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.Só umas notas pessoais quanto a pneus. - Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro. - Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento.
Quote from: FML on August 14, 2013, 11:37:28 pmCaramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.Só umas notas pessoais quanto a pneus. - Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro. - Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento. Boas, FML Os pneus ainda faziam mais uns 15000 ou 20000KM (michelin energy saver) Sobre o seguro, a menina avisou-me logo se o kit de enchimento estivesse fora de prazo, tinha que pagar a assistência... Na minha teoria os pneus novos são colocados onde são necessários, porque existem carros em que desgaste no eixo traseiro não é como no eixo dianteiro, portanto não faz sentido trocar as rodas para um eixo diferente, e essa teoria pode obrigar a essa operação. Mas eu sei que a teoria indicada por ti está comprovada, mas pronto...
O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados.
Quanto à posição do seguro, acho uma desculpa estapafúrdia, mas mais vale abster-me de comentar
Pneu é chato e caro mesmo. E pelo visto aí é ainda pior do que aqui em preços! Eu pago entre R$ 150,00 a R$ 200,00 em cada pneu, o que daria no máximo uns R$ 400,00. Mas de qualquer forma, é importante trocar os 2.
Quote from: Caramelo on August 14, 2013, 11:56:49 pmQuote from: FML on August 14, 2013, 11:37:28 pmCaramelo, foi azar, mas não foi assim tanto quanto isso. Afinal os pneus já estavam em fim de vida. Mas que custa dar assim tanto dinheiro por um par de pneus, custa.Achei muito estranho essa do seguro... Qualquer seguro "rafeiro" oferece assistência em viagem e nunca tive problemas com eles.Só umas notas pessoais quanto a pneus. - Pneus novos colocam-se no eixo traseiro porque se controla melhor derrapagens no eixo dianteiro. - Cuidado com pneus suplentes (sobresalentes), muitas vezes com o tempo a borracha fica ressequida levando a aderência reduzida e até a rebentamentos. Não será o caso de pneus com quatro anos que nunca rodaram, mas depois disso convém estar atento. Boas, FML Os pneus ainda faziam mais uns 15000 ou 20000KM (michelin energy saver) Sobre o seguro, a menina avisou-me logo se o kit de enchimento estivesse fora de prazo, tinha que pagar a assistência... Na minha teoria os pneus novos são colocados onde são necessários, porque existem carros em que desgaste no eixo traseiro não é como no eixo dianteiro, portanto não faz sentido trocar as rodas para um eixo diferente, e essa teoria pode obrigar a essa operação. Mas eu sei que a teoria indicada por ti está comprovada, mas pronto...Bem, isso é uma boa marca mesmo para os Energy, os que mais duraram pela minha experiência foi cerca de 64000km, mas mantiveram-se sempre no eixo traseiro. Os mesmos Energy no eixo dianteiro dificilmente entrariam nos 50000km. Claro que isto tudo depende do carro, do condutor e das estradas onde se anda.A montagem dos pneus com melhor piso no eixo traseiro é inclusivamente aconselhado pela Michelin, no entanto não concordo com a explicação dada. O que sucede é que o pneu no molhado funciona como uma bomba de água e quanto mais profundos forem os sulcos mais água eles bobeiam para fora da superfície de contato. Se os pneus mais gastos forem montados na traseira, em pisos molhados, estes vão ser os primeiros a perder aderência por aquaplanagem (em piso seco sucede precisamente o inverso, porque blocos mais gastos deformam menos e têm mais aderência). Ora, é certo e sabido que o condutor médio tem uma reação instintiva que agrava as fugidas de traseira, mas é benigna nas fugidas de dianteira (pela mesma razão, o condutor médio, em geral, controla melhor o carro de tração dianteira do que traseira). Os limites de aderência em piso seco são elevados e atingem-se de maneira progressiva, pelo que é mais seguro ter a traseira com menos aderência em piso seco e com mais aderência em piso molhado onde se perde mais facilmente aderência e sem aviso prévio. Esta é a razão do porquê montar os pneus com melhor piso atrás.Quanto a trocar os pneus de eixo, eu sou adepto disso e até gosto de pneus não direcionais precisamente por isso, principalmente em carros antigos. O que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados. Mudá-los de sítio antes que se verifique um desgaste acentuado só vai contribuir para um desgaste mais uniforme e para uma maior durabilidade geral dos pneus. Se deixarmos os pneus sempre na frente, os mesmos vão ficar gastos nos lados e mantêm algum piso no centro que podia ter sido aproveitado de outra forma na traseira e o mesmo sucede nos pneus deixados sempre na traseira só que inversamente.No que respeita a pneus direcionais, o facto de os mesmos rodarem sempre no mesmo sentido vai fazer com que os blocos assumam o aspeto dos dentes de uma serra, isto é, os blocos ficam mais gastos na última parte dos mesmos que deixa a estrada no sentido da rotação. Pode-se obviar a este desgaste pela rotação dos pneus que inverta o sentido de direção dos mesmos, fazendo com que os pneus durem mais. Nos pneus direcionais não se pode fazer a inversão do sentido, a única maneira de atenuar este efeito é trocar os pneus de eixo frequentemente, porque este efeito de serra é atenuado no eixo motriz.Quanto à posição do seguro, acho uma desculpa estapafúrdia, mas mais vale abster-me de comentar
Quote from: FML on August 15, 2013, 04:04:04 amO que geralmente sucede é os pneus de trás gastarem o centro do piso e os dianteiros os lados.Por causa do "camber" que costuma ser muito mais pronunciado à frente do que atrás.
Em suma, se quando escreveste camber te estavas a referir à cambagem mais acentuada dos pneus dianteiros em curva, acertaste mesmo na mouche, se te referias ao ângulo de camber implícito no alinhamento das rodas, não.