Barbear Clássico

Geral => Iniciante => Topic started by: Samuel Peixoto on June 19, 2015, 04:22:25 am

Title: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on June 19, 2015, 04:22:25 am
Boa noite aos Confrades.

Há dias me cadastrei no Fórum e antes de me apresentar e publicar, resolvi ler e reler diversos post, ricos em informação ao BC. Venho pesquisando muito aqui junto aos posts de diversos confrades, belíssimos reviews, material de primeira. O que mais admiro é a boa vontade de todos em ajudar, a prestatividade em resolver os problemas relativos ao BC.

Voltando a minha iniciação, procurei o BC para uma necessidade diferente - raspar a cabeça. Sim, sou careca praticamente deste os 22 anos, antes ainda tentava deixar crescer alguns heróis da resistência, depois fui passando as máquinas com pentes cada vez menores, até que há alguns anos atrás resolvi apelar e raspar com lâminas. Recorri aos ML Fusion e Mach 3 e espumas enlatadas. O problemas é que para buscar uma melhor apuração ao raspar com estes aparelhos, era necessário fazer o contra pelo e isso me causa uma foliculite tremenda na cabeça. Então comecei a buscar soluções melhores para este problema e cá estou. Já para barbear, eu deixo a barba crescer, barba cheia. Faço apenas uma parte da região do pescoço e acerto sobre as bochechas. Sempre gostei de usar barba, as poucas vezes que raspei por total me sentia outra pessoa...rsrsrs.

Com o BC e principalmente com o que aprendi aqui, deixo abaixo algumas experiências pessoais, do pouco material que já utilizei, ainda muito simples, pois estou investindo pouco a pouco, um equipamento por vez, para futuramente ter materiais tão nobres quanto ao de vários confrades aqui. Reforçando que ML nunca mais, nada como uma raspagem apurada, mesmo apenas no sentido dos pelos da cabeça, porém muito superior a qualquer Fusion ML.

Com máquina atualmente, utilizo uma Frankrazor que aprendi aqui, nos tópicos dos confrades. Comprei SR's da Enox, Sekich e Superbarba. Das três preferi o cabeçal da Superbarba com o cabo da Enox. Assim é minha Frankrazor. Sei que isso não é uma máquina de verdade, porém estou esperando chegar a minha Mühle R89 que um amigo comprou para mim nos EUA. Não vejo a hora de realmente utilizar uma SR de verdade.

Pincel será meu próximo investimento, enquanto não compro meu tão sonhado de texugo, vou quebrando o galho com meu condor SM3050, que descobri aqui junto aos confrades. Até então não tinha comprados pincéis de péssima qualidade, sintéticos, pois não sabia deste Condor. Foi uma melhora espetacular, mal imagino quando comprar um pincel de texugo.

Cremes experimentei diversos dos chamados " de farmácia". Entre eles os Bozzanos Mentolado, hidratante e pele sensível. São bons cremes, mas não consegui fazer boas espumas com nenhum dos três. Tudo bem que sou iniciante, mas a mesma técnica que apliquei com estes cremes, apliquei com o creme da Gillette pele sensível e tive uma boa espuma e consegui carregar bem o pincel. Porém em quesito de espuma, os que me realmente me surpreenderam foram os cremes Palmindaya e principalmente o meu campeão atual, o Fix Modell. O único problema para mim com o Palmindaya é o excesso de mentol. Me deixa um vermelhidão tanto no pescoço quanto na cabeça. Já o Fix Modell tradicional, aquele que recusei por diversas vezes ao olhar a embalagem horrível da prateleira, se revelou uma agradável surpresa. Também graças aos Confrades e seus reviews e opiniões que me fizeram voltar na perfumaria e comprar o Fix Modell.

Já as lâminas, como já vi diversos confrades aqui dizer, cada um tem sua preferida, aquela que melhor se adaptou. Nenhuma é unanimidade, nem mesmo as Feather.
Então deixo as minhas experiências pessoais de iniciante sobre as lâminas que já utilizei, todas na Frankrazor:

Superbarba: Isso para mim não é lâmina e sim um mini serrote. Comecei e parei, jogando fora na mesma hora a lâmina.

Lord Classic (caixa azul e verde), Wilkinson (Manaus), Laser, Barbex e Bic: Só consegui puxões e cortes com as mesmas. Não me adaptei com nenhuma delas, talvez pela Frankrazor, talvez pela técnica pobre, etc. Para mim não serviram. 

Gillette Azul: São afiadas e me dão um corte apurado. Fáceis de achar. Porém, mesmo com o corte suave, estas lâminas me dão um vermelhidão tremendo após o escanhoado. Não sei o que pode ser, testei com todos os cremes, sempre um ardor vermelho no final, mesmo com o bom corte sem machucados.

Feather: Não tem nem o que dizer. São fantásticas. Consigo utilizá-las bem, porém fico com medo de raspar a cabeça com ela devido a pequenas erupções que tenho na cabeça devido a foliculite. Independente, não tenho irritação alguma e sempre um bom apurado.

Derby: Até o presente momento é minha melhor escolha. Por ser mais suave, ficou melhor na Frankrazor, permitindo que raspe minha cabeça com mais segurança, sem irritações e com um bom corte, fica uma careca lisa e brilhante...rsrsrs.

Comprei uma SuperMax Platinum e será meu próximo teste. Sei que os confrades preferem a versão Titanium, mas não há encontro por aqui. 

Para o pós barba estou utilizando até o momento o Azulen da Boticário, para acalmar a careca e refrescá-la após o escanhoado. Mas amanhã irei comprar o Nívea Silver Protect, que após ler o review do Confrade Firmino, me chamou a atenção pela ação anti-bacteriana, devido a foliculite. Acredito que será também uma boa aquisição.

Finalizando minhas experiências de iniciante, tanto raspo a cabeça quanto acerto os contornos da barba após o banho. Mesmo percebendo que a pele fica mais suscetível a pequenos cortes, com água fria raspar a cabeça se torna um processo doloroso para mim. Prefiro após o banho, a sensação é bem mais suave.

Obrigado a todos os confrades que compartilham de suas experiências, reviews, etc, aqui. E estou a disposição também para trocar ideias.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Zeri on June 19, 2015, 08:40:43 am
Bem-vindo  ao BC.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: oversaturn on June 19, 2015, 09:35:05 am
Obrigado por partilhares a tua experiência, Samuel.

Também gosto muito de usar as Derby. Apesar de não serem as minhas favoritas absolutas, são suaves e permitem um escanhoado apurado e descontraído. :)
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Rui Marques on June 19, 2015, 10:10:22 am
Para rapar a cabeça, usaria um aparelho que possui uma lâmina e que se põe no dedo como um anel. Não sei o nome dele, mas existem alguns videos sobre isso. É um aparelho em plástico amarelo e preto. É o Head Blade.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: cariocarj01 on June 19, 2015, 03:57:36 pm
Bem vindo ao BC Samuel. ;)
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: JLTG on June 20, 2015, 12:29:58 am
Bela experiência, Samuel! Fazes quantas passagens? Essa irritação pode ser de passar demais!
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on June 20, 2015, 01:42:46 am
Bela experiência, Samuel! Fazes quantas passagens? Essa irritação pode ser de passar demais!

Confrade José Luiz, primeiramente assisti seus vídeos de barbear no youtube e ajudaram bastante na melhoria da minha técnica com a SR. Obrigado por compartilhar essa experiência.  Sobre as passadas, faço apenas duas sempre a favor do pelo. O problema da irritação é infelizmente foliculite, já venho tratando faz anos. Some e volta infelizmente. Mesmo quando passava máquina zero. Com as Derby e com bastante calma, praticamente não tenho mais irritação pelo escanhoar, porém se passar no contra pelo na cabeça, é irritação na certa. Já na barba não tenho esse problema.

Para rapar a cabeça, usaria um aparelho que possui uma lâmina e que se põe no dedo como um anel. Não sei o nome dele, mas existem alguns videos sobre isso. É um aparelho em plástico amarelo e preto. É o Head Blade.
Obrigado pela dica! É um aparelho diferente, via alguns vídeos dele no youtube. Único problema é ser um multi lâmina de cartucho. Acredito ser mais difícil encontrar os mesmos aqui no Brasil também. Mas se o acesso fosse fácil, gostaria sim de experimentar.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Fialho on June 20, 2015, 11:50:48 pm
Bem-vindo!
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: cariocarj01 on June 22, 2015, 10:00:41 am
Aqui um video de um norueguês raspando a cabeca com uma DE e depois com uma navalha.

http://www.youtube.com/watch?v=RALO-SWMnD0

E aqui um outro cara raspando a cabeca com navalha.

http://www.youtube.com/watch?v=mYLNNYEarL0

Aqui uma com uma DE razor.

http://www.youtube.com/watch?v=ik9eqwvOebY

Aqui o Thomas da Dinamarca raspando a cabeca com uma DE razor.

http://www.youtube.com/watch?v=_SngxFO-d-4

Se você escrever no youtube: DE head shaving ou straight razor head shaving você vai encontrar muita coisa que pode te ajudar a ter uma ideia de como resolver suas dificuldades.

Abracos,
Flávio.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on June 25, 2015, 12:49:24 am
Obrigado pelos vídeos confrade Flávio!

Ótimos vídeos, tiraram algumas dúvidas bem pontuais minha.

E através deles nas próprias sugestões do youtube já consegui ver outros também!

Valeu mesmo!! Abraços!
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on July 13, 2015, 04:48:03 pm
Olá Confrades.
Gostaria de deixar aqui mais um registro no intuito de ajudar muitos iniciantes como eu e também aqueles que pretendem aderir ao BC.
Como registrado neste post, eu utilizava uma "frankrazor", híbridas de aparelhos Sekich, superbarba e Enox. Mas nesse final de semana, finalmente minha Mühle R89 chegou!!! 
Finalmente entendi o que utilizar um verdadeiro Safety Razor. Coloquei uma Feather, raspei tudo com suavidade, sem nenhum corte, zero irritação, dava vontade de escanhoar pela manhã e pela noite novamente, de tão prazeroso que foi utiliza-lo.
Compreendi os diversos vídeos que assisti de pessoas utilizando o aparelho com certa facilidade, enquanto eu não entendia porque não conseguia o mesmo desempenho com meus humildes aparelhos. 
Então para aqueles que ainda sentem dúvidas sobre a diferença entre estes aparelhos "da China" e uma máquina de qualidade, saibam que são dois mundos diferentes na minha opinião. 
Aqueles que se sentirem receiosos em investir uma graninha nas Merkur, Mühle, EJ, Parker, etc, vale cada centavo gasto!!
E fica meu reforço da Mühle R89 como um excelente máquina para iniciantes!
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: leandrofsouza on July 14, 2015, 02:12:27 am
Obrigado por partilhar a experiência! Dia desses também raspei a cabeça também com uma SR. Como já estava no banho quando decidi, fiquei ali mesmo e parti para o ataque. Ficou bom, mas a oleosidade do coro cabeludo (ou nem tão cabeludo) do dia seguinte me fez repensar se vale a pena ou não.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on July 14, 2015, 02:21:52 am
Obrigado por partilhar a experiência! Dia desses também raspei a cabeça também com uma SR. Como já estava no banho quando decidi, fiquei ali mesmo e parti para o ataque. Ficou bom, mas a oleosidade do coro cabeludo (ou nem tão cabeludo) do dia seguinte me fez repensar se vale a pena ou não.



Entendo bem isso confrade! Eu utilizo o After shave da nívea, o silver protect. Minha careca também é muito oleosa, gostei que ele não aumenta esta oleosidade. Porém, por indicação da minha dermatologista, só lavo a cabeça com os sabonetes soapex ou effaclar. Isso ajuda a controlar muito a oleosidade. Outra opção boa e mais em conta é o sabonete de enxofre da granado. Hoje já não sei ficar sem raspar tudo. faço dia sim, dia não.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Megazord on July 15, 2015, 01:27:50 am
Oque achou da SuperMax Platinum!? Estou testando a Platinum Plus no momento, e me pareceu uma Azul mais fraca. Ando pensando em pular para a próxima e depois retesta-la quando adquirir uma SR. *uso apenas navalhete por enquanto
Também caminho para a calvície; já que é genético, nem corro atrás de cosmético/remédios preventivos ou coisa do tipo. Pelo que pesquisei há um tempo atrás, eles apenas retardam o inevitável. Well, achava que era impossível raspar por conta própria, e pelo visto na SR parece ser bem prático, apenas sendo necessário o aprimoramento da técnica e conhecimento do glóbulo. Estava para levantar o tema quando vi o seguinte vídeo semana passada: 
http://www.youtube.com/watch?v=jNXN6wfdGT8

Muito obrigado pelas informações, e continue nos atualizando de suas experiências.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: leandrofsouza on July 15, 2015, 01:55:10 am
Oque achou da SuperMax Platinum!? Estou testando a Platinum Plus no momento, e me pareceu uma Azul mais fraca. Ando pensando em pular para a próxima e depois retesta-la quando adquirir uma SR. *uso apenas navalhete por enquanto
Também caminho para a calvície; já que é genético, nem corro atrás de cosmético/remédios preventivos ou coisa do tipo. Pelo que pesquisei há um tempo atrás, eles apenas retardam o inevitável. Well, achava que era impossível raspar por conta própria, e pelo visto na SR parece ser bem prático, apenas sendo necessário o aprimoramento da técnica e conhecimento do glóbulo. Estava para levantar o tema quando vi o seguinte vídeo semana passada:
http://www.youtube.com/watch?v=jNXN6wfdGT8

Muito obrigado pelas informações, e continue nos atualizando de suas experiências.

Confrade Megazord,

Confesso que fiquei um pouco nervoso ao assistir o vídeo! A mulher que está manuseando o navalhete está de capuz.. isso é sinistro. A forma como ela segura e passa o pincel no rosto do "cliente heavy metal" é meio displicente..... parece que a intenção era não fazer espuma. E por último... quase não há espuma! Fiquei tenso durante os pedaços que vi do vídeo :o  

Fora o vídeo, eu utilizo mais navalhete. Mas nunca tentaria raspar a própria cabeça usando um... com certeza seria um banho de sangue e razor burn.
Title: Re: Iniciante - Raspar a Cabeça com técnicas do BC
Post by: Samuel Peixoto on July 15, 2015, 02:23:31 am
Oque achou da SuperMax Platinum!? Estou testando a Platinum Plus no momento, e me pareceu uma Azul mais fraca. Ando pensando em pular para a próxima e depois retesta-la quando adquirir uma SR. *uso apenas navalhete por enquanto
Também caminho para a calvície; já que é genético, nem corro atrás de cosmético/remédios preventivos ou coisa do tipo. Pelo que pesquisei há um tempo atrás, eles apenas retardam o inevitável. Well, achava que era impossível raspar por conta própria, e pelo visto na SR parece ser bem prático, apenas sendo necessário o aprimoramento da técnica e conhecimento do glóbulo. Estava para levantar o tema quando vi o seguinte vídeo semana passada:

Muito obrigado pelas informações, e continue nos atualizando de suas experiências.
Confrade Megazord, minha calvice começou cedo, antes dos 20 anos, também por uma forte genética materna. Tentei de tudo, cosméticos, remédios que prometiam reduzir a queda de cabelo mas fazia outra parte importante do corpo masculino "cair", se é que me entende...rsrsrs. Por fim. Mas esse complexo acabou passado e hoje sou um careca assumido e tenho pavor de quando os heróis da resistência começar a crescer, então raspo em dias alternados. Navalhetes somente no barbeiro, em casa nunca tive destreza para usar na cabeça, apenas alguns acertos da barba.
Sobre a Lâmina, eu utilizei a Super Max Platinum+, da caixinha branca e azul. Pro meu uso não tive sucesso, pois não consegui um bom apurado, tive que passar mais vezes a mesma, alguns cortes e irritação. Mas é como dizem aqui no fórum, cada cara, sua lâmina. No meu caso a cabeça também. Das que experimentei, não uso mais Lord Classic, Laser, a Super Max e principalmente as BIC, Barbex e a pior de todas no meu ver, a Superbarba (serrote).
Hoje faço um rodízio entre as Feather, Derby e Shark, as melhores para meu uso. Ganhei uma caixinha com 5 lâminas da Lamix, vou experimentar no próximo escanhoado para ver como elas se saem.
Outra coisa que mudei recentemente depois de ler várias experiências aqui é o uso da água fria. Antes eu não conseguia raspar sem tomar um banho quente. Notava que a facilidade para corte era maior, mesmo com melhor facilidade para raspar o pelo. Porém, comprei um sabonete esfoliante simples, para testar, lavo o rosto e a cabeça com ele em água fria e faço o processo todo, com calma e com as lâminas citadas. Acabaram os cortes nas partes sensíveis da minha cabeça!! Foi a melhor coisa que fiz!! Água quente nunca mais antes do barbear.
Mas confirmando o que disse, na SR é tranquilo, com calma, não tenho mais nenhum problema. Mesmo quando utilizava aquelas máquinas da China e principalmente agora com a Mühle R89. Acho que foi o dinheiro mais bem gasto que paguei este ano!!
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal