Olá Blackout.Em alguns foruns, maioritariamente em Inglês, li bastantes tópicos sobre várias navalhas e os users a discutirem os pros e contras - Muitos dizem que nas Dovo o aço será sempre o mesmo, apenas muda as inscrições, enfeites, cores, etc, mas o aço em si é feito na mesma fábrica. Razoável em que sentido? Não quero fazer uma compra de que me arrependa, mas também não preciso de comprar algo com inscrições em ouro e o cabo em ébano, etc.
A Dovo Best é uma navalha razoável para iniciar. A marca diz que vem de fábrica pronta a afiar, mas não sei ao certo se será bem assim, nos variados fóruns há muitas dúvidas que assim será. As "scales" são o cabo, não a pega, pois a pega, ou haste é por onde pegas a lâmina, o cabo fica aberto para cima.
A dovo também tem assentadores bons, é um investimento que considero importante para manter o fio (ou gume como lhe chamas).
As vintage são boas porque foram feitas numa altura em que havia muita competição, por isso os fabricantes eram obrigados a esmerarem-se. É uma alternativa se não ligares muito ao aspeto da lâmina que pode não estar limpinha em espelho depois de décadas de uso.
Estamos aqui para ajudar, se tiveres mais dúvidas, diz... E já agora, bem-vindo ao dark-side ;D