Barbear Clássico
Geral => Iniciante => Topic started by: Pêras on January 16, 2017, 11:12:53 pm
-
Boas pessoal,
tenho andado a tentar perceber que maquina escolher para começar a minha aventura com as safety razors. No inicio estava com ideia de comprar a mais básica e barateca que calhasse de encontrar mas depois de muita leitura por este forum adentro e essa internet fora e também vários vídeos, decidi apontar a algo mais sério, o objectivo vai ser insistir e treinar até apanhar o jeito e depois desfrutar do ritual de barbear sem sentir que preciso de arranjar uma maquina melhor. Só pondero virar coleccionador mais para a frente quando eventualmente estiver mesmo muito á vontade.
No Shave Butler vi várias que me pareceram interessantes. No fundo decidi apontar a algo suficientemente simples para um maçarico mas que não me obrigue a procurar algo melhor logo a seguir a começar a barbear mais á vontade.
Assim, fiquei mais encantado com:
MERKUR 38C
MUHLE R89 GR
MUHLE R41 GR TWIST
....mas talvez sejam um passo demasiado grande para começar. Também gostei das Edwin Jagger embora não tenha lido tantas análises como para as merkur e muhle.
Com tanta análise já nem sei o que sei ahah, mas fiquei com a ideia de que me darei melhor com maquinas mais pesadas por me ser mais facil ter controlo da força.
Que acham?
-
Uma 89 sera sempre uma aposta segura. A 41 poderá ser agressiva se mais.
Eu tenho um Futur e mesmo assim comprei uma maquina que tem o cabeçal da 89 por ser uma excelente maquina.
-
Eu apostei na Mühle R89 e estou super contente.
Enviado do meu Samsung Galaxy K Zoom SM-C115
-
Eu também iniciei com a Muhle R89, recomendada por ser suave e para mim foi a máquina certa. Pode optar pela Edwin Jagger por ter o mesmo cabeçal e ser mais barata. Possivelmente com a passar das barbas você ache que é preciso uma máquina mais agressiva, mas é provável que lhe falte apurar a técnica um pouco. Vi alguns casos, como eu por exemplo, em achar que a R89 pouco cortava e queria buscar algo mais agressivo, mas depois vi que a diferença estava na minha técnica e com o tempo fiz belos escanhoados com a R89.
Considere também uma Merkur 34c, pesquise sobre ela para ver o que acha. Hoje estou com a Merkur Progress e é uma máquina magnífica, está a chegar também uma Merkur 37c (Slant).
-
Das 3 que mencionas-te a que mais uso é a R89 (utilizo-a quase diariamente) a R41 considero-a muito agressiva para quem se está a iniciar e mesmo para um uso diário pelo menos para mim começa a dar-me irritação se a usar vários dias seguidos, a Merkur 38C é quase igual em agressividade á R89 mas nota-se a diferença da Merkur para a Muhle sendo que a Merkur é ainda assim um pouco menos agressiva, mas por outro lado como comentas que gostas de máquinas mais pesadas a Merkur é a mais pesada das 3, outra diferença é que a Merkur é uma máquina de 2 peças enquanto a Muhle é de 3 peças mas ficarás bem servido com qualquer uma delas (segundo dizem a cabeça da Merkur 38C é a mesma/igual á da 34C mas como não tenho a 34C não posso confirmar se é assim ou não mas em videos do youtube pelo menos parece)
-
Eu também me iniciei há pouco tempo e escolhi a Muhle R89 a conselho dos confrades aqui e do Gil (lâmina). Posso confirmar que é uma máquina muito suave, mas que consegues bons escanhoados dela. A Edwin Jagger tem o mesmo cabeçal portanto terá que ter a mesma performance, o que me recordo de ler na altura é que a Muhle tem melhores acabamentos. Depois o divertido também é "casar" a máquina com uma lâmina com que te sintas bem e que seja eficiente. Aí não te posso ajudar muito pois só ainda usei uma: Gillette Platinum. É uma boa lâmina, mais ou menos consensual que será uma boa escolha para iniciante, mas lá está, cada cara é uma cara, e vais ter que fazer a tua "viagem" e as tuas escolhas. Compra daqueles packs de teste com várias marcas e vai testando as combinações possíveis. Outros confrades veteranos vão com certeza dar melhores opiniões, e estás em excelentes mãos com o confrade Lâmina/Gil da shave butler. Foi a ele que comprei todo o meu starter pack e ele foi também super prestimoso. Bem vindo!
-
Essa Merkur 34c realmente parece ser muito boa, desde que comecei a pesquisar info das maquinas é das que mais se falam e com boas criticas. Tenho encontrado em sites fora de portugal mas acho que ainda não me vou meter a encomendar de fora. em sites portugueses não tenho visto (acho eu eheh).
Pelo que os confrades dizem, estou muito inclinado para a Muhle para começar.
Quanto ao comprimento dos cabos, fiquei mais inclinado para os mais longos, apenas porque fico com a impressão que serão mais á medida das minhas mãos... se bem que as minhas mãos devem ser tamanho médio.
que acham das diferenças de tamanhos nos cabos? fazem muita importância ou é uma questão de técnica e habituação?
-
O comprimento dos cabos, na minha opinião, é uma questão técnica e de habituação.
Tb na minha opinião há cabeçais que se adaptam melhor a cabos compridos e outros a curtos.
O mais importante, contudo, é o conforto que sentimos com os diversos tipos de cabos.
-
A Merkur Progress é uma máquina que existe na versão de cabo curto e longo, comprei a algum tempo a de cabo curto e já providenciei a de cabo longo. Digo que se tiver a oportunidade de pegar na mão as máquinas para avaliar, é menor a chance de fazer uma compra que pode se arrepender.
-
Eu quando iniciei comprei uma Merkur 23C. É a única que tenho por isso não posso comparar com outras. Mas gostava de experimentar outras para ver se existem diferenças. Parece que não me dou bem com esta......ou é ainda falta de técnica.
Só existe um versão da Muhle R89? O cabeçal parece igual à Merkur 23C, só o cabo é diferente. Será que é diferente a barbear?
-
http://www.youtube.com/watch?v=QLAesMnCS44
Com o mesmo cabeçal da Muhle R89 tens vários cabos que podes escolher (sendo esta a única alteração entre elas "R89 normal, grande, Rosegold e twist, R106, R 108, Sophist, Purist, Stylo, Kosmo, Liscio, Rytmo, Vivo" é só escolher a que mais nos convém porque além de diferentes nos cabos os preços de algumas também são bastante diferentes ) quanto ao ser igual á Merkur acho-as diferentes (até no design os cabeçais são diferentes) apesar das 2 serem suaves, darem um bom barbear e com bons resultados finais acho que a Merkur é ainda mais suave que a Muhle. A Merkur 23C no cabeçal acho-a muito parecida com a 38C isto se não for o mesmo cabeçal com a diferença de uma ser de 2 peças (38C) e a outra de 3 peças (23C)
-
Então é das lâminas ou não sei bem.....Ainda ontem usei pela primeira vez as lâminas Silver Bleu. Quando uso a Mach 3 sinto um barbear confortável, quando uso a Merkur com as respectivas lâminas (Derby; Gillette Platinum; Merkur e Gillette Silver Blue), sinto um barbear agressivo, sinto a lâmina a fazer grrrrr. No sentido N/S até se faz bem, no sentido s/n é que sinto desconforto sobretudo no pescoço (zona da traqueia) e no queixo. Na parte inferior do pescoço o pelo nasce ao contrário o que a primeira passagem é s/n.
PS Não quero fugir ao tema do tópico
-
Bem, decididamente vou começar com a r89 GR. Parece um meio termo entre máquinas mais leve com cabos curtos e as mais pesadas e cabos talvez mais compridos. Assim conforme for treinando vou percebendo se preciso de algo mais agressivo ou não.
Se percebi bem, a r89 GR é de 3 peças. Isso dá a vantagem de poder arranjar cabos de outros tamanhos mantendo a mesma cabeça, certo?
Para as lâminas vou fazer o tal mix e assim vou descobrindo o que me serve melhor.
Só me falta escolher pincel e sabão, mais os remendos para os cortes e pós-barba e tou pronto para mandar vir a encomenda ;)
Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
-
Bem, decididamente vou começar com a r89 GR. Parece um meio termo entre máquinas mais leve com cabos curtos e as mais pesadas e cabos talvez mais compridos. Assim conforme for treinando vou percebendo se preciso de algo mais agressivo ou não.
Se percebi bem, a r89 GR é de 3 peças. Isso dá a vantagem de poder arranjar cabos de outros tamanhos mantendo a mesma cabeça, certo?
Para as lâminas vou fazer o tal mix e assim vou descobrindo o que me serve melhor.
Só me falta escolher pincel e sabão, mais os remendos para os cortes e pós-barba e tou pronto para mandar vir a encomenda ;)
Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Pincel posso te recomendar o 830. Falam muito bem do 1305, mas demora a abrir mas dizem que é excelente para espumar. Para os cortes compras o lápis hemostático 444 e/ou a pedra alumen (pedra de potássio) em stick ou em formato tipo barra. Existem pessoas que dizem que é a mesma coisa, mas para mim o lápis hemostático estanca mais rápido do que a pedra alumen.
No entanto com a pedra alumen podes passar no rosto todo pois tem propriedades adstringentes e antisséptico Atenção que há quem faça alergia. Mas isto só experimentando. Eu nos cortes se passar a pedra alumen fico com essa zona mais irritada. Mas depois do escanhoado e de passar a cara por água fria e sem secar o rosto passo na testa, nariz e nao fico com essa zona irritada. Já não faço isto à algum tempo porque nessa etapa uso o Thayers:)
O lápis que tenho é este: http://theshavebutler.com/?product=cutoline-alum-styptic-stone ......o lápis encontra-se facilmente e até em farmácias.
O stick: http://theshavebutler.com/?product=alum-block-natural-stone
Mais opções: http://theshavebutler.com/?product_cat=pre-and-post-shave
-
E aqui está o material! Já fiz o primeiro desbaste, consegui não cortar bifes da minha cara, uma data de pontos de sangue, um desnorteio inicial com o pincel para fazer o creme mas não correu nada mal, bem melhor do que imaginava até. Agora é tratar de perder os maus vícios que trago de anos de uso de multi-laminas. ;D
(http://i63.tinypic.com/2ntgpy9.jpg)
Máquina: MUHLE R89 GR
Lâminas: DERBY/PERSONNA/NACET/GILLETTE PLATINUM/FEATHER
Creme de barbear: Proraso Shaving Cream Tube 150 ML Aloe
Pincel: SEMOGUE SHAVING BRUSH 1305 BOAR
Pós-Barba: ALUM BLOCK STONE 444/Proraso ASB 100 ML Sensitive
E se correr mal: CUTOLINE ALUM STYPTIC STONE
-
Muito bom material que tens aí! Agora é desfrutar hehe
-
Bom material.
Enviado do meu Samsung Galaxy K Zoom SM-C115
-
Acredita que se sem prática não te saiu muito mal, daqui a uns meses a tua cara até vai escorregar de tão lisa.
Não só tu ganhas a prática como a pele vai ganhar hábito.
Lembro a minha primeira vez, os lábios ardiam.
-
Bom material, sem prática e não te saiu nada mal e bem melhor do que imaginavas até então agora é continuar e com paciência porque devagar se vai longe ;D
-
Encomenda de onde??E tempo de espera?
-
Encomenda de onde??E tempo de espera?
Foi no The Shave Butler (http://theshavebutler.com/), fiz o pedido numa 5ª salvo erro e 3ª de manhã recebi.
-
Fala com o Confrade Gil/Lâmina da loja The Shave Butler!
Vai ao encontro das tuas necessidades e sempre disponível mesmo, quando o tempo é mto pouco.
Manda uma mail, expõe as tuas questões , ele vai estar lá sempre para te ajudar e nós aqui também!
Serviço de acompanhamento pôs venda, tudo o que se tem direito,com o confrade amigo Gil!
-
Boas pessoal,
estou muito contente com o material que adquiri, o meu relacionamento com a R89 GR vai cada vez melhor ;)
tenho atacado a barba com 3 dias de intervalo, nas 2 primeiras com a lamina que vinha com a maquina (derby extra), experimentei fazer 2 para baixo e 1 de baixo para cima... decididamente o meu jeitinho de cima para baixo é muito fraquinho. na ultima experimentei a gillette nacet, fui logo de baixo para cima 2 vezes e depois uns ajustes este/oeste e foi do melhor. Achei mais fácil acertar com o ângulo, pontos de sangue mas sem cortes (usei o cutoline num ponto só mesmo para poder dizer que usei o cutoline.
Estou a melhorar o jeitinho com o pincel, especialmente para fazer o creme, no fim a pedra de alum e o balsamo proraso são maravilha. Excelentes os conselhos que me deram ;)
-
Para mim o barbear cima/baixo - Esquerda/direita : direita/esquerda - baixo/cima - obliqua/diagonal (nem sei como lhe chamar porque é feito de baixo para cima mas sem ser a direito é mais no sentido diagonal e a curvar ) é só uma base para o fazer mas depois de o experimentar cada um é que deve ver e sentir na pele como se sente melhor e mais confortável e devemos continuar a fazer por nos sentirmos melhor e mais confortáveis e mesmo assim quando mudamos de máquina ou lâminas até isso faz por vezes existir algumas alterações (embora sejam poucas mas por vezes existem. Por exemplo: o ângulo da máquina, o poder de corte da lâmina, etc) mas com a continuação/experiência chega-se a uma altura que já o fazemos de forma inconsciente porque a memória e a mão já o fazem sem que demos por isso, no final de contas o que interessa é que nos sintamos bem seja qualquer que seja a forma de nos barbearmos.