Barbear Clássico
Geral => Apresentação => Topic started by: DsSteez on February 03, 2012, 07:34:18 pm
-
Olá a todos.
Meu nome é Pedro, e acabei de iniciar-me no barbear Clássico. Depois de vários anos com a Mach 3 e Fusion, comecei a procurar algo mais viável. Pensei durante muito tempo em adquirir uma boa máquina de Barbear (elétrica) até que deparei-me com o vosso site.
Acompanhei-o várias semanas e li muitos tópicos, acabando por decidir em experimentar o Barbear Clássico.
No entanto a experiência não tem sido muito boa, hoje foi o meu 3º dia e o meu 3º dia de pequenos cortes e pior de tudo irritação (algo que com a Gillete descartável não acontecia).
Estou um pouco apreensivo, de ter feito um investimento já significativo e não me habituar :-[
Sei que devo estar a fazer vários erros, e espero com o tempo a os vir corrigir e com a vossa ajuda (assim o espero)
Tenho tido grande dificuldade na zona do pescoço. Aqui a lâmina faz-me pequenos cortes por mais cuidado que tenha. Meu pescoço não é muito grosso e a maça de adão é um pouco saliente...
Vou tentar descriminar minha experiência abaixo:
-
Equipamento:
Máquina Edwin Jagger DE 89L
Sabão Proraso Shaving Soap Bowl
Pincel Semogue 1305
Pedra de Alume Bloc Osma
Lápis Homeostático
Nivea Balsamo Sensitive
Lãminas : Personna Platinum 10 Pack; Astra Platinum 5 Pack; Derby 5 Pack; Timor 10 Pack; Gillette 7 O'Clock Green 5 Pack; Feather 10 Pack; Polisilver 10 Pack.
=========================================
1º Dia 01FEV: Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby
Alguma dificuldade em fazer uma boa espuma com o sabão. A Lâmina fez-me 2-3 cortes pequenos mas fiquei com a cara muito muito irritada no pescoço.
Tenho o crescimento dos pelos com direção irregular nessa zona e caí no erro de voltar a passar na zona que já não tinha sabão para cortar melhor o pelo.
2º Dia 02FEV: Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby (2º uso)
Melhorou a espuma. Fiquei um pouco de nada com irritação no pescoço, mas fiz mais cortes que no primeiro dia.
3º Dia 03FEV: Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby (3º uso)
Espuma ficou (pareceu-me) muito boa, ganhando mais volume que das outras vezes. O corte no rosto tal como nos dias anteriores fica sempre bem. Contudo o pescoço continua a ganhar cortes, e uma vez mais com irritação.
Amanhã vou mudar a lâmina, talvez uma ASTRA e ver se melhora. Sinto que esta Derby me arranhou sempre um pouco a cara mesmo desde o primeiro dia.
Obs. Tentei tal como li aqui muitas vezes não aplicar pressão na máquina e deixar deslizar
-
Qual é a lâmina que usaste?
A recomendação é usar pressão zero, evitar passar a máquina em locais onde já não tenha espuma e tentar fazer a primeira passagem no sentido do crescimento do pêlo (nem sempre é de cima para baixo!).
-
Ora aquela coisa chamada pressão zero para começar :P
Depois, acho que 3 passagens se te estás a dar mal é muito. No pescoço sugiro fazer sempre numa direcção e tentar passar poucas vezes. Não vai ficar excelente no inicio nem coisa que pareça, mas vais evoluindo e vais conseguindo melhorar pouco a pouco ;)
-
Bem-vindo Pedro. As coisas não estão a correr bem porque ainda não desenvolveste técnica.
-
O problema é que o meu trabalho obriga-me a uma certa apresentação (Barba), é por isso que tenho insistido nas 3 passagens.
-
Convém verificares no pescoço se não tem zonas com várias direções de crescimento do pelo. Fazer sempre a favor do pelo no pescoço.
-
Olá Cavalheiro Pedro. Bem vindo!
A minha opinião é a mesma do Henrique e do Lusitano. Três passagens é demasiado para alguém que ainda agora começou, especialmente a passagem de baixo para cima.
O creme é bom, mas devido à tua inexperiência, a espuma poderá não estar "no ponto", e isso faz muita diferença. A minha espuma tem que estar incorporada, cremosa, como natas. Mas não dura.
Não tenhas receio do futuro. O meu passado não foi também simpático, mas não desisti, e estou contente por isso.
-
Convém verificares no pescoço se não tem zonas com várias direções de crescimento do pelo. Fazer sempre a favor do pelo no pescoço.
Tenho pois, mas a favor do pelo não consigo cortar bem (não sei até que ponto a lâmina influência também)
Na face tem corrido bem, mesmo lateral ao crescimento, acabando cortando por fim no sentido oposto ao crescimento.
Sem Cortes nem irritação
-
Bem-vindo Pedro!
Pois, imagino que depois de fazer esse investimento, estivesses à espera de grandes resultados... Mas eles vão surgir com o tempo e a experiência.
Além das sugestões já dadas, treina a questão da espuma. Não esperes pelo momento de barbear para treinar... não perdes muito sabão, e ganhas a experiência suficiente para eliminar esse ponto do caminho.
Como alguém aqui disse (desculpem, mas não me lembro quem) e eu concordo plenamente: com boa espuma tenho excelentes escanhoados (e não sempre, pois estou ainda a começar), com uma má espuma, nunca corre bem.
Depois é a prática, 0 pressão... se te for possível, tenta barbear de 2 em 2 dias (mas já percebi que não). Assim a pele recupera mais. E nas zonas irritadas, por vezes eu só faço no sentido do pelo e de lado, nunca contra. Assim, no dia a seguir consigo fazer as 3 passagens.
E acima de tudo, não desistir! Mas isso eu sei que não irá acontecer, pois estamos todos a torcer por ti! Certo colegas? ;D
-
Seja benvindo, Pedro.
Tens bons equipamentos e os melhores conselhos dos confrades. Um escanhoado decente já se aproxima, acredite.
Um abraço,
Sebastian
-
Convém verificares no pescoço se não tem zonas com várias direções de crescimento do pelo. Fazer sempre a favor do pelo no pescoço.
Tenho pois, mas a favor do pelo não consigo cortar bem (não sei até que ponto a lâmina influência também)
Na face tem corrido bem, mesmo lateral ao crescimento, acabando cortando por fim no sentido oposto ao crescimento.
Sem Cortes nem irritação
Tenta esticar a pele no pescoço, de forma a ficar o mais plana possível. Ajuda bastante.
-
Muito Bem-Vindo. Agora com técnica e treino vais lá ;)
-
Olá, bem-vindo!
O teu principal problema é a técnica. Ainda não desenvolveste a técnica correcta, com pressão zero, usar pequenos movimentos, e essa questão mal resolvida (parece-me) do crescimento dos pelos no pescoço. Também me aconteceu isso no início... :P
A tua busca por um "barbear perfeito", devido ao trabalho, "estar apresentável", etc, tb não ajuda.
Se na face está a correr bem, isso é bom sinal. Já os problemas no pescoço, eu recomendaria que, no início, não fizesses aí a contrapelo. Procura descobrir melhor o sentido do pelo aí, e espera até teres mais prática para avançares aí a contrapelo. E tenta trabalhar bem a espuma, inclusivé "gastar" um pouco de tempo ao aplicar a espuma na cara, isso ajuda a levantar os pêlos. Se fizeres apenas 2-3 passagens no sentido do crescimento do pêlo, decerto a irritação diminuirá bastante. Não ficará um escanhoado perfeito, mas provavelmente ficará apresentável.
Outro problema que vejo é que mudaste tudo de repente. E de repente a coisa está a correr mal, e não sabes a razão. Que tanto pode ser uma, como até várias - estás a mexer em tantas variáveis ao mesmo tempo que é difícil tirar conclusões.
Eu recomendaria uma abordagem por etapas. Primeiro, podes aprender a fazer a espuma. Podes treinar fazer umas espuminhas mesmo que não te vás barbear. E se te dás bem com as descartáveis, continua com elas por mais uns tempos. Assim que dominares o espumar, passas ao próximo passo - a safety-razor.
Eu quando me comecei a barbear, usei sempre pincel e creme, além de uma qualquer lâmina descartável ou cartucho. Depois caí uns anos no no abismo das latas. Quando regressei ao barbear tradicional, fazer a espuma não era propriamente segredo para mim, mas mesmo assim levei uns breves tempos a reapanhar a maneira de fazer a espuma ficar como gosto. Durante esse curto período, usei pincel, creme e a Mach3, e só algum tempo depois avancei com a safety-razor.
-
Seja bem-vindo!
Se o contra-pelo é onde está tendo cortes, recomendo fazer duas passagens através do pelo (uma em cada direção). Muito provavelmente ficará bem apresentável! Isso ajuda enquanto não pega a técnica!
Uma verdade é que não existe receita de bolo. Cada rosto uma sentença e terás que fazer muitas tentativas até chegar lá.
Outras coisas que pode fazer, é tentar ou esticar bem a pele ou justamente o oposto, esticar apenas o suficiente para passar a lâmina em um local reto, para que as pontas da lâmina não te faças cortes.
-
Olá Pedro e bem-vindo!
Sabes que o pincel demora algum tempo a chegar ao seu potencial máximo, só isso explica a sucessiva qualidade da espuma. A quantidade de água que misturas e os movimentos que fazes também, mas é algo que aprendes naturalmente e com o tempo. Lembra-te que com esse pincel tens de o pôr de molho (basta o primeiro terço das cerdas, nunca emergir até ao cabo) uns 3 a 5 minutos antes de o utilizares! Há muita informação sobre isso no forum!
As Derby, a mim, provocam muita irritação precisamente por precisar de pressionar mais para que cortem. As Astra Verdes estão do outro lado do espectro, são super afiadas, por isso atenção redobrada!
Outro conselho que te dou é parares de fazer 3 passagens, especialmente a contra-pêlo, mas vale fazeres duas sem irritação com um apurado razoável, e vais ver que te vai dar mais espaço para evoluíres!
Bons escanhoados!
-
Bem-vindo!
-
Ola pedro, muito bem vindo ;)
-
Bem-vindo!!
Os companheiros acima já mencionaram quase tudo o que é importante. No entanto, e só umas notas que creio ninguém terá abordado:
--> O 1305 está acima de qualquer suspeita.É um bom pincel, mas para começar e dada a sensibilidade da pele de que fala, não sei se um texugo mais suave e menos backbone não ajudaria...O 2010 por exemplo. A cerda é interessante mas será para peles mais tarimbadas, creio...
--> Já experimentou tomar duche antes de se barbear? A água quente penetra na queratina do pêlo, amolecendo-os
--> Depois, este Saber como qualquer outro aliás (a tal prática que leva à perfeição...) é também cumulativo e levará o seu tempo.Não tente saltar etapas, nem tenha pressa, que quando der por ela terá a sua percepção cinestésica bem desenvolvida (na técnica e ângulo da máquina) e o olhar treinado para a espuma.
-->Começou com set novo em todas as áreas, tanto de software como de hardware.Introduziu, de facto, muitas variáveis de uma só vez:na técnica, no sabão e na máquina. Neste momento, mantenha a simplicidade e comece pelo sabão. Habitualmente, quem se inicia tem tendência a sempre pôr demasiada água e parar antes do tempo no movimento. Por excesso na água, por defeito no sabão e rotação do pincel...
--> e claro, a pele leva sempre de 7 a 12 dias a habituar-se à nova lâmina
Bons escanhoados!!
-
Pedro...seja bem-vindo e leia atentamente todos os conselhos dos mais experientes aqui no BC.
Vc já tem a vantagem que começa com um bom equipamento (DE, Cremes e pincel)...eu quase desisti por não ter uma boa safety razor..etc.
Agora, tenho melhorado minha técnica em todos os sentidos, mas isso é um trabalho diário e não se acanhe em perguntar nada. Os cortes na minha cara que eram muitos no começo, hoje são poucos ou quase nenhum em alguns barbeados.
A alma do negócio, na minha visão, é não desistir e treinar sempre para melhorar sua técnica, aliado a um bom equipamento.
Abs
-
Apoio o que o ClaudioBP disse. Nesta como em outras artes, há momentos em que se sobe um degrau e tudo melhora imediatamente. Nem sempre é nos momentos em que se espera, mas acaba por acontecer...
-
Bem-vindo!
-
Muito bem vindo, entendo muito bem o que diz sobre irritação e cortes, eu no inicio tinha tanta vontade de utilizar a navalha que fazia a barba 2 ou 3 vezes por dia e isso ia acabamdo com a minha pele, depois queria o barbeado mais apurado do mundo, como não tinha técnica acabava com cortes ou com o pescoço irritado.
Não se preocupe que tudo melhora..., bem nem tudo, o meu vicio só piorou ainda esta a aumentar :-)
-
Bem-vindo!
-
Bem-vindo!
-
Bem-vindo, Pedro!!! Pelo que acompanhei, o pessoal já te ajudou com muitas dicas, qual foi o resultado? Queremos ajudá-lo mais, eu concordo com todos e daria uma ênfase na dica do Renato, troca a lâmina, você tem bastante variedade, quem sabe uma outra lâmina não te cause tanta irritação no pescoço...
Aprecie e desfrute de nosso fórum, qualquer dúvida não exite em perguntar.
Grande abraço
Márcio