Barbear Clássico
Material => Navalhas => Afiação de Navalhas => Topic started by: Adriano9 on February 23, 2012, 03:48:14 pm
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Caros, após estudar o assunto, antes de praticar, fiquei com uma dúvida que não encontrei resposta exata ainda: ao afiar a navalha da pedra, entendi que a espinha faz o papel de dar o ângulo certo à afiação e por isso deve estar em contato com a pedra.
Minha pergunta é: isso não vai "limar" a lateral da espinha também? Não vou estragar o acabamento original e desgastar a espinha ao longo dos anos? E o próprio vértice da espinha, não vai ficando arredondado ao longo dos anos no ato de virar a lâmina sobre a pedra?
Minha preocupação é apenas a de manter o acabamento e forma original da navalha. Há como minimizar isso ou é fatal que a espinha vá sendo aos poucos limada mesmo?
Obrigado e abraços!
Adriano
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Quando se afia, vai diminuindo a altura da lâmina e se não limas a espinha, o ângulo fica maior! Consequentemente, o barbear fica comprometido.
Obs. Esta explicação me foi dada pelo cegadede quando eu era iniciante.
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Quando se afia, vai diminuindo a altura da lâmina e se não limas a espinha, o ângulo fica maior! Consequentemente, o barbear fica comprometido.
Obs. Esta explicação me foi dada pelo cegadede quando era iniciante.
Concordo 100% com o que o caro colega disse.
Se não fores desgastando a espinha o angulo que era suposto a navalha ter vai aumentar tornando a barbear desconfortável , apesar de haver ainda muita discussão pois existem pessoas que não gostam de estragar as espinhas da navalha pondo por isso fita isoladora nesta para a espinha não se arranhar mas todo o afiador de renome diz que isso é um erro.
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Boa! Faz todo o sentido! Eu não havia pensado nisso!
Esticando a pergunta: a condição da espinha então pode ser usada para se avaliar a "quilometragem" de uma navalha antiga, entre outros fatores?
Abraços!
Adriano
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A condição da espinha e a altura da lâmina podem dar uma estimativa do uso.
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Uma dica para preservar o aspecto de uma navalha, que já agora abro aqui e certamente haverá confrades que vão discordar comigo:
Eu coloco uma fita isoladora para proteger a espinha da pedra. Deste modo, não estou a gastar a espinha, apenas gasto a extremidade da lâmina, para fazer o fio.
Agora os confrades perguntam: Mas ao proteger a espinha não estará a, ao longo do tempo, adulterar o ângulo óptimo da lâmina?
Reposta: Sim e não. Acredito que uma navalha, se devidamente mantida, não precisa de ir às pedras mais abrasivas, bastará uma pasta ou uma pedra de pulimento final para ir mantendo o fio e assim manterá durante muitos anos o aspecto original.
Agora venham os que discordam! ;D
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Amigo Leon, concordo e discordo..
Já sabias.
Nao concordo mto com o multicote das coticules.
Qto menor o angulo, melhor vai cortar o fio, provavelmente facilitando o microdobramento do fio.
Porem, de minha experiencia com facas, acredito que a introduçao de microbevels piora a performance de instrumentos de corte.
Em minhas facas, nao percebes transição de planos de afiaçao. Saõ vários raios distintos qeu se emendam. Formam raioscontinuamente variaveis, quase como se fosse uma daquelas réguas de "curvas francesas" (coisa de antes do autocad).
Como na navalha eu ja tenho uma transicao entre o plano do hollow e o plano da pedra, nao gosto de inserir outro micro bevel.
Leon, se eu tenho um angulo original de, digamos 17 graus, colocando uma fita iria para uns 18, 19.. Correto?
Então, crio um microbevel de 18 graus e meio (vou no valor médio para nao criar atrito com ninguem ::) ) e faço o polimento do fio na pedra fina.
A uma pequena distancia do gume, terei uma aresta entre os planos de 17 e 18,5 graus.. Correto?
Então, qdo vou stropar nao uso a fita. Até onde compreendo, estarei polindo a aresta de transiçao dos planos. E o gume com angulo maior, ficara flutuando. A não ser que use um "very loose" strop de pendurar. Metodo qeu nao gosto.
Food for thougut.
Por favor, caro Leon, gostaria de ler sua contra-replica.. Para qeu possamos discutir e aprender...
COm relacao ao acabamento da espinha, amigo, se vais polir o fio da navalha o que achas que vai ocorrer com a espinha. Te garanto qeu vai ficar mais polida que o acabamento original. Sim, criará uma superficie plana naquele raio original, mas fas parte. Diria qeu é mesma coisa qeu ter um carro novo, muito bonito, e nao querer usar para nao gastar o pneu.
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Caro Bruno, tenho que ser honesto em dizer que seu argumento me cativou.
Eu devo usar pouco a navalha, até porque não me barbeio diariamente. Além disso, também me parece que a quantidade de material removida a cada manutenção do fio na pedra é mínima. Quantas vezes uma navalha precisaria ir para a pedra para reduzir sua altura em um milímetro, ou mesmo meio milímetro? Ou a ponto de alterar sua geometria em relação à espinha de maneira prejudicial ao fio? Dez vezes? Vinte vezes?
Estou chutando mesmo, pois sou um neófito nesse assunto.
Penso que pelo meu uso, levaria uns 10 anos para isso começar a acontecer? Nesse prazo, com certeza já terei outra, e outra, e cada uma será cada vez menos usada...
Mas também pensei que o próprio uso de uma fita irá já automaticamente aumentar o ângulo. Bate com a explicação do colega Callega! Gostei da explicação técnica! Além de me esclarecer justamente sobre o resultado do contato com a pedra! Gostei da analogia do pneu!
Pois minha experiência é zero, estou levantando dúvidas no plano teórico antes de tentar na prática. Até peço desculpas se as dúvidas são impertinentes!
Obrigado a todos pela contribuição!
Abraços!
Adriano
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De forma alguma é impertinente. É um assunto controverso, o Leon ja adiantou a "discordia".
È bom conversar, educadamente, sem "dogmas".n<as fornecendo subsidios para embasamento, quando tentamos "atacar" o estabelecido..
Abrassom
ps. sempre digo aos meus alunos: "eu li na wikipedia" não e´argumento para quem esta fazendo curso superior...
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Olá
Amigo Leon, concordo e discordo..
Já sabias.
Nao concordo mto com o multicote das coticules.
Qto menor o angulo, melhor vai cortar o fio, provavelmente facilitando o microdobramento do fio.
Porem, de minha experiencia com facas, acredito que a introduçao de microbevels piora a performance de instrumentos de corte.
Em minhas facas, nao percebes transição de planos de afiaçao. Saõ vários raios distintos qeu se emendam. Formam raioscontinuamente variaveis, quase como se fosse uma daquelas réguas de "curvas francesas" (coisa de antes do autocad).
Como na navalha eu ja tenho uma transicao entre o plano do hollow e o plano da pedra, nao gosto de inserir outro micro bevel.
Leon, se eu tenho um angulo original de, digamos 17 graus, colocando uma fita iria para uns 18, 19.. Correto?
Então, crio um microbevel de 18 graus e meio (vou no valor médio para nao criar atrito com ninguem ::) ) e faço o polimento do fio na pedra fina.
A uma pequena distancia do gume, terei uma aresta entre os planos de 17 e 18,5 graus.. Correto?
Então, qdo vou stropar nao uso a fita. Até onde compreendo, estarei polindo a aresta de transiçao dos planos. E o gume com angulo maior, ficara flutuando. A não ser que use um "very loose" strop de pendurar. Metodo qeu nao gosto.
Food for thougut.
Por favor, caro Leon, gostaria de ler sua contra-replica.. Para qeu possamos discutir e aprender...
Num strop não creio que seja preciso estar muito solto para o couro atingir o fio. O strop é tão maleavel que o próprio peso da navalha faz curvar ligeiramente o strop. A única excepção será os strops que sejam "duros", isto é, que tenham por ex. uma pá de madeira ou que não permitam por algum motivo que não se dobrem nem 1 grau que seja.
COm relacao ao acabamento da espinha, amigo, se vais polir o fio da navalha o que achas que vai ocorrer com a espinha. Te garanto qeu vai ficar mais polida que o acabamento original. Sim, criará uma superficie plana naquele raio original, mas fas parte. Diria qeu é mesma coisa qeu ter um carro novo, muito bonito, e nao querer usar para nao gastar o pneu.
Depende da pedra que se está a usar. Numa 1K, a espinha fica danificada rapidamente, tal como o fio. Numa 8k ou superior aí o "dano" será mínimo, não será abrasivo será mais um pulimento. Concordo que em pedras mais "altas" o uso da fita isoladora não protege a espinha de um grande dano, mas lembrem-se de uma regra fundamental. Quando se começa a afiar com fita isoladora, nunca se deve tirá-la a meio das pedras. Há que continuar até à última pedra para manter sempre o mesmo ângulo. Já no strop não é preciso e pode-se tirá-la.
Lembrem-se que lixar, desbastar e pulir é tudo a mesma coisa, só muda a abrasividade (esta palavra existe?)
Caro Bruno, tenho que ser honesto em dizer que seu argumento me cativou.
Eu devo usar pouco a navalha, até porque não me barbeio diariamente. Além disso, também me parece que a quantidade de material removida a cada manutenção do fio na pedra é mínima. Quantas vezes uma navalha precisaria ir para a pedra para reduzir sua altura em um milímetro, ou mesmo meio milímetro? Ou a ponto de alterar sua geometria em relação à espinha de maneira prejudicial ao fio? Dez vezes? Vinte vezes?
Penso que pelo meu uso, levaria uns 10 anos para isso começar a acontecer? Nesse prazo, com certeza já terei outra, e outra, e cada uma será cada vez menos usada...
Estou pensando que talvez valha a pena proteger a espinha e manter o belo acabamento original. Estou pensando ainda. Quero ver mais argumentos.
Obrigado a todos pela contribuição!
Abraços!
Adriano
Olá Adriano.
Quantas vezes? Depende de muitas variáveis. Depende da pedra, depende da pressão, depende do modo como se usa a pedra, depende do aço se é mole ou não, enfim...
Mas tudo depende do cuidado que damos à navalha. Antigamente não se tinha grande cuidado porque uma navalha, naquela altura, era o mesmo que uma escova de dentes hoje em dia, isto é, era apenas um utensílio e não se tinha grande cuidado na sua manutenção. Hoje em dia é diferente, fazemos o fio e mantêmo-lo com muito mais cuidado e de um modo mais "gentil" do que antigamente. Já repararam nas navalhas que encontram nas feiras de antiguidades ou nos sites de leilões em que aparecem com a sua geometria totalmente adulterada? A ponta mais curta que o resto, o desgaste na espinha totalmente desigual ao longo da lâmina, enfim, sinais de autenticas "barbaridades", mas que na época era assim que se mantinham.
Respondendo concretamente à tua pergunta, acho que uma navalha pode durar muitas décadas, se devidamente mantida. É como tu dizes, a quantidade de aço que ela perde é mínima. Se pensarmos que demora meses até uma navalha ter que ir à pedra de maior grão, que não remove praticamente nenhum aço, é só fazer as contas e ver que uma navalha dura gerações: "Try and beat that, Gillette!" ;D
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Amigo Leon, eu uso paddle strop pra tentar manter o angul oo menos arredondado possivel.
Quanto mais plano ele for, melhor cortara, na minha opiniao e experiencia. Sim, durara menos.
Eu comapraria o fio arredondado, usando um exagero em minha comparação, ao fio de um machado.
Mas isto tudo é muito relativo. O Multicote é comprovadamente funcional. Muito embora eu jamais tive a menor capacidade de extrair um fio como gosto de uma coticule, somente.. Sempre faço uma progreçao para pedras muito mais finas.
Hoje, é o metodo que uso, progrção de graos. As vezes uso um tipo de pedras, as vezes outro. Alguns aços se comportam de maneira diferente, em diferentes pedras.
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Aproveitando o tópico, fica aqui a minha dúvida no que concerne ao desgaste da tonalidade dourada que muitas navalhas têm.
Vejamos este exemplo:
http://www.barbarija.pt/?modulo=loja&action=details&id=305&lang=pt&idCat=068 (http://www.barbarija.pt/?modulo=loja&action=details&id=305&lang=pt&idCat=068)
ou este...
http://www.barbarija.pt/?modulo=loja&action=details&id=226&lang=pt&idCat=068 (http://www.barbarija.pt/?modulo=loja&action=details&id=226&lang=pt&idCat=068)
Com o afiar, o banho dourado tende a desaparecer, correcto ou errado?
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Muito interessante essa troca de experiências dos nossos hone meisters! Estou aprendendo bastante! Obrigado, Bruno e Jean!
Uso também o paddle strop com superficies de algodão com pasta diamantada, couro rugoso com óxido de cromo e couro liso puro, e gosto bastante dos resultados. Uma vez por bimestre, em média, uso a Norton 4/8k e a chinesa 12k. Deixam as minhas navalhas tinindo!
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Afiação é algo que alem de ser estudado, discutido, entendido, tem que ser obrigatoriamente testado (ops, esqueci), e exercitado profundamente.. A caminhada é sem fim..
Amigo Dr. tens que dar uma volta por aqui, qqer hora destas.
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Amigo Dr. tens que dar uma volta por aqui, qqer hora destas.
Realmente, tenho que ir ao latom! Levar a barber hone para que dê o aval e me mostrares as tuas novas pedras!
Afiação é algo que alem de ser estudado, discutido, entendido, tem que ser obrigatoriamente testado (ops, esqueci), e exercitado profundamente.. A caminhada é sem fim..
Bela descrição do método cientifico de Descartes, grande Prof. Jean!
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Bela descrição do método cientifico de Descartes, grande Prof. Jean!
Isto mesmo, se não funcionar corretamente, DESCARTES tudo...
::) ::)
Acabei de receber mais uns "brinquedinhos"... :-X
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Bela descrição do método cientifico de Descartes, grande Prof. Jean!
Isto mesmo, se não funcionar corretamente, DESCARTES tudo...
E volta ao começo outra vez!
Acabei de receber mais uns "brinquedinhos"... :-X
"Brinquedinhos"? Pedras novas?
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Caro José Luis, sem quere fugir do assunto, mas já fugindo, comprastes a sua Norton 4000/8000 aqui no Brasil? Pois quero comprar uma, e vi algumas no eBay, e já não bastasse não ser muito barata, o frete para o Brasil é metade do preço do produto. Também, pesa que nem pedra! (Não podia perder essa piadinha!)
Mas falando sério, vi por uma média de US$ 90 a pedra e quase US$ 45 o frete simples para cá (priority intl. Airmail). E além disso, tenho medo dela chegar aqui e eu encontrar ela partida ao meio....
Abraços!
Adriano
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Caro Adriano, desculpa te desapontar, mas faz um belo tempo que comprei e nem me lembro de onde.
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Nao faz muito tempo, coloquei em minha pagina uma coticule pra vender, Saiu rapidinho. 250 pila..
Dr, sim, tem coisa nova aqui..
Tenho que largar este meu vicio em pedras...
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Tenho que largar este meu vicio em pedras...
Acho que a melhor maneira de ir aprendendo é comprando, usando e vendendo pedras.
É por isso que de vez em quando, olhamos para as pedras que temos e que usamos menos e decidimos vendê-las.
Não quero com isto dizer que são pedras piores que as outras, mas que simplesmente não ficaram na "equipa principal", como lhe chamo.
São pedras tão boas como as que uso mais, mas neste momento tenho a minha "equipa" que se adapta melhor ao meu método.
Por falar nisso, vou ver ser arranjo tempo estes dias para colocar as pedras à venda...
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Caro José Luis, sem quere fugir do assunto, mas já fugindo, comprastes a sua Norton 4000/8000 aqui no Brasil? Pois quero comprar uma, e vi algumas no eBay, e já não bastasse não ser muito barata, o frete para o Brasil é metade do preço do produto. Também, pesa que nem pedra! (Não podia perder essa piadinha!)
Mas falando sério, vi por uma média de US$ 90 a pedra e quase US$ 45 o frete simples para cá (priority intl. Airmail). E além disso, tenho medo dela chegar aqui e eu encontrar ela partida ao meio....
Abraços!
Adriano
Acabei de comprar a minha, WCS (www.westcoastshaving.com) nos USA, porem o frete era impraticável, esperei algum amigo vir para trazer, pois procurei muito e não encontrei nenhum frete barato para ela. Mas quando a peguei pessoalmente notei que com seu seu peso o frete iria irira ser caro mesmo.
Callega
Concordo com seu ponto de vista do Stropo, nunca tinha me ocorrido este pensamento mas irei manter/colocar a fita isolante quando usar o stropo para ver ser melhora. (ja estou seriamente tentado a comprar um microscopio vagabundo para ver o estado do fio da valha como falastes anteriormente em algum post)
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Acho que a melhor maneira de ir aprendendo é comprando, usando e vendendo pedras.
É por isso que de vez em quando, olhamos para as pedras que temos e que usamos menos e decidimos vendê-las.
Não quero com isto dizer que são pedras piores que as outras, mas que simplesmente não ficaram na "equipa principal", como lhe chamo.
São pedras tão boas como as que uso mais, mas neste momento tenho a minha "equipa" que se adapta melhor ao meu método.
Então, somos dois..
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Bem visto que estamos a falar de afiação pedia aos entendidos se puderem, me dissessem que tipo de oleo se usa numa pedra de afiar a oleo??
Obrigado!!! ;)
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Deve ser muito fino.
Eu prefiro nao usar, mesmo nas arkansas. Mas quando uso, faço um blend de óleo para circuitos hidráulicos com querosene.
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Que tal esse Norton (http://www.sharpeningsupplies.com/Norton-Sharpening-Stone-Oil-P32C2.aspx)?
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Amigo, com certeza ha de ser bom.. É preparado pra isso. A formulação deve ser a melhjor pra aplicação;
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Obrigado pelas indicações!!
Mas pergunto mais uma vez não haverá nenhum tipo de óleo para as pedras em lojas físicas?
Obrigado
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Como disse o Guru Callega, o óleo deve ser bem fino!
Uma solução para um óleo de afiação eficiente, seria a mistura de óleo de máquina, tipo Singer ou similar, e querosene na proporção de 50% em volume. Abraços. ;)
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Uma dúvida.
Oleo = menos atrito
= mais tempo afiando?
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Este tópico, com a troca de informação que está a ter, fez-me decidir 2 coisas:
- 2012 vai ser "O Ano Da Navalha"! Pelo menos para mim, que hei-de começar depois de mandar restaurar a "minha" Ern;
- Além de aprender a barbear com navalha, o que vou aprender mesmo é a manutenção. Afiar é assunto muito sério para as minhas mãos, pelo que deixarei para os profissionais (que só conheço um, aqui no "cantinho" deste lado do Atlântico ;) ).
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Uma dúvida.
Oleo = menos atrito
= mais tempo afiando?
= melhor acabamento....
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Uma dúvida.
Oleo = menos atrito
= mais tempo afiando?
= melhor acabamento....
Interessante. Obrigado mestre.
Uma solução para um óleo de afiação eficiente, seria a mistura de óleo de máquina, tipo Singer ou similar, e querosene na proporção de 50% em volume. Abraços. ;)
Com querosene não vai evaporar rapidamente?
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Uma solução para um óleo de afiação eficiente, seria a mistura de óleo de máquina, tipo Singer ou similar, e querosene na proporção de 50% em volume. Abraços. ;)
Com querosene não vai evaporar rapidamente?
A taxa de evaporação do querosene é lenta, pode-se usá-lo sem problemas.
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Uma solução para um óleo de afiação eficiente, seria a mistura de óleo de máquina, tipo Singer ou similar, e querosene na proporção de 50% em volume. Abraços. ;)
Com querosene não vai evaporar rapidamente?
A taxa de evaporação do querosene é lenta, pode-se usá-lo sem problemas.
Obrigado novamente. Um dia vou testar.
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Boas
Tenho um amigo que quer afiar 2 navalhas, onde se pode afiar as mesmas?
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Boas
Tenho um amigo que quer afiar 2 navalhas, onde se pode afiar as mesmas?
Bom, eu afiei as minhas no Bruno. Tenho confiança no serviço e sei que ele afia com pedras como deve ser e não com uma máquina qualquer tipo rebarbadora.
Mas não vou dizer mais nada, ainda me acusam de ter interesses...
(disclaimer: eu paguei o serviço, para que conste... faltaria mais, ora!) (http://www.foroafeitado.com/foro/images/smilies/laughing1.gif)
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Obrigado Emanuel.
Mas quem é o Bruno? Podes-me informar dos respectivos contactos?
Abraço;
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Obrigado Emanuel.
Mas quem é o Bruno? Podes-me informar dos respectivos contactos?
Abraço;
O Bruno é o membro "Leon" deste forum, dono da vintagescent.
Se não lhe pagasse o serviço, ainda ele mandava a polícia a minha casa.
Ou pior ainda, vinha atrás de mim com todas aquelas dúzias de navalhas que tem. Safa...! :P (http://www.foroafeitado.com/foro/images/smilies/laughing1.gif)
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Olá a todos, não querendo abrir outro tópico sobre o mesmo assunto, eis minhas questão.
Atualmente utilizo uma chinesa 12k como polimento final, realmente gosto desta pedra, deixa um raspar bem macio, mas é muito lenta, queria saber se alguém usa "slurry" que a deixe mais rápida, e qual? Nagura? Ou não adianta muito e o melhor a fazer é partir para outra?
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Campeao, é o seguinte....
eu não sei qual o seu arsenal, mas tem algo que pode te ajudar muito.
segundo Lynn, fala que depende da pedra que ao fazer o fio inicial a espinha pode desgatar de forma negativa,
tipo, a marca norton desgasta ao ponto de ser interessante usar uma fita isolante, já as Naniwas supers, nao desgasta tanto a espinha a ponto de ter que usar a fita isolante.
pessoalmente eu acho q as primeiras laminas boas devem ser shave-ready para nao vacilar.
pega uma gold dolar coloca teu arsenal de pedras e faz teus testes até se sentir confortavel e vai testando
abraco
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Uhm...
Acho que o colega é conhecido daqui e aparece com nova maquiagem. Alguem que foi mandado passear por outras paragens.. Ah, maldito faro.. ..
Mas a fita não me parece ter nada a ver com o desgaste que a pedra provoca, uma vez que o fio é mais fino que a espinha. Entao, parece que é mais facil comer o fio que a espinha. A fita na espinha é para provocar um segundo angulo de desbaste. Muito comum entre os coticuleiros..
E com referencia a pergunta do Thiago, use o slur dela mesma...
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Então, o uso da fita na minha cabeça, é para mudar o angulo de ataque na pedra, e não é isso que está martelando na minha cabeça, e sim que slur usar para substituír o "original', para que o polimento final seja mais rápido usando como base a chingling? Sei que os japa tem vários tipos de slur, começo, meio e fim( estou me referindo ao acabamento do fio ), mas eles usam as pedras japa na base, como seria o comportamento dos mesmo slur na pedra chinesa?
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bjj? Usuário antigo com nova "maquiagem"? Mas por que raios? Esperamos as devidas apresentações, se for usuário novo, ou retrarações, se for "maquiado"!
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Dotô, como diria Nietzsche (meu doidivana ídolo), sinto um mau cheiro...Maldito narigão..
O discurso demonstra.. Parece um certo casal que sem querer nos copiou em suas msgs intimas.
As xingling variam enormemente. Existem de varias durezas e graos.
A minha é bem escura e dura.
Tenho 4 slur stone japas naturais. Umas bem finas e duras. Tenho outras, de origens diversas, tambem.
Uso-as na ch12k. Mas é mais que óbvio que só resolve se usarmos slur de grao mais grosso que a pedra base, e mais moles tambem.
Sim, a fita serve para aumentar um tico a altura da espinha, com relacao a pedra. Criando um segundo "bevel".
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Não obtivemos resposta do "maquiado"! Mas voltando ao assunto original, qual a finalidade de um segundo bevel? Criar um "degrau" em lâminas mais grossas para facilitar a afiação e corte, como na ilustração abaixo (retirada da SRP wiki (http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Bevel-setting_in_theory_and_practice))?
(http://straightrazorplace.com/srpwiki/images/b/bb/Bevels.jpg)
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Dotô, como diria Nietzsche (meu doidivana ídolo), sinto um mau cheiro...Maldito narigão..
O discurso demonstra.. Parece um certo casal que sem querer nos copiou em suas msgs intimas.
As xingling variam enormemente. Existem de varias durezas e graos.
A minha é bem escura e dura.
Tenho 4 slur stone japas naturais. Umas bem finas e duras. Tenho outras, de origens diversas, tambem.
Uso-as na ch12k. Mas é mais que óbvio que só resolve se usarmos slur de grao mais grosso que a pedra base, e mais moles tambem.
Sim, a fita serve para aumentar um tico a altura da espinha, com relacao a pedra. Criando um segundo "bevel".
Sim, pois a articula que se solta da pedra base ira predominar na lama, então não faria muito sentido vc por uma particula menor, se logo depois ela estaria contaminada por particulas maiores, assim posso usar o slur na mesma pedra e de uma coticule.
Não obtivemos resposta do "maquiado"! Mas voltando ao assunto original, qual a finalidade de um segundo bevel? Criar um "degrau" em lâminas mais grossas para facilitar a afiação e corte, como na ilustração abaixo (retirada da SRP wiki (http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Bevel-setting_in_theory_and_practice))?
(http://straightrazorplace.com/srpwiki/images/b/bb/Bevels.jpg)
Meu palpite é, menos trabalho. Quanto se comeca a fazer o polimento do fio, é muito mais dificil continuar no mesmo angulo e retirar todos os "arranhoões" da pedra anterior, até que fique o mais uniforme possivel, é mais facil diminiur a área de contado ( segundo angulo) e fazer o acabamento somente naquela parte, depois vai para o strop e regulariza tudo. Partucularmente prefiro somente um angulo.
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É ai que a progressão fala. Se for feita corretametne, não é tao trabalhoso assim.
MAS a teoria é esta mesma.. Só nao concordo com a "contaminação". Não acredito que contamine, a nao ser que a base seja mto mole..E se assim o for, uma dressadinha nela com uma diamantada, limpa..
Qto ao nosso "amigo", bem, o discurso ....
Mas diria que as forças que dão origem ao discurso dele, denunciam..