Barbear Clássico
Geral => Iniciante => Topic started by: Fabio on April 12, 2012, 05:48:52 pm
-
Oi,
Eu sou novo no site, mas eu já visito o mesmo já faz algum tempo. Uns meses atrás eu decidi por optar por fazer a barba usando navalhas. Desde pequeno (uns 14 anos) a minha barba já demonstrava sinais de que daria trabalho, não que eu não goste dela... só acho complicado me barbear.
Vejam bem, a minha barba é espessa e muito grossa. Só para se ter uma ideia uma lamina do aparelho mach 3 só consegue barbear metade do meu rosto, depois disso o aparelho perde o fio e fica mais díficil me barbear adequadamente pois chega a parecer que a lâmina entorta e acaba por ferir o meu rosto em alguns lugares.
Então quando eu comecei a trabalhar e receber meu próprio salário (nossa, esse tópico está virando uma historia um tanto quanto longa... qualquer coisa pulem pro final...) e com isso eu pude começar a fazer um investimento para a minha saúde facial eu resolvi comprar um aparelho eletrico o que sinceramente foi um erro. Vejam bem, se eu me barbear hoje de manhã (mesmo passando o barbeador no sentido contrario do crescimento da barba depois de ter me barbeado) no mesmo dia a noite a minha barba já demonstra os primeiros pontinhos pretos do pelo que está nascendo, na verdade logo depois de me barbear o meus rosto não fica da mesma cor da pele, ele fica azul na região da barba.
Com isso o aparelho eletrico ficava cheio de pelos ainda na metade do rosto, me obrigando a esvazia-lo e depois continuar o serviço. Sem falar que era como deixar uma capivara roer o meu rosto. Era muito desagradavel e em certos momentos ele travava porque o pelo é muito grosso.
Depois disso (eu já com os meus 24 anos) resolvi que o ideal mesmo era usar uma navalha. Reuni o maximo de informações que eu pude daqui do site (modelos, marcas, tecnicas, videos no youtube...) e depois de muita busca e trabalho (já que eu não tenho um cartão de credito internacional) eu pude comprar minha primeira navalha... infelizmente não foi uma Solingen, mas sim uma GolDollar e me falaram bem dela.
Porém como tinha me falado ela veio sem desamolada. Então eu voltei ao site do Barbear Clássico e procurei informações sobre pedras de afiar e descobri um novo mundo que falava sobre modelos, tecnicas especificas e granagem da pedra. Infelizmente eu acho que exagerei um pouco e comprei uma pedra de 6000 granas, o que pelo o que eu entendi não é uma predra ruim, se sua navalha já estiver afiada e precisar apenas de um retoque.
Comecei a perceber que eu era ainda muito inexperiente para possuir uma navalha e então eu decidi ser humilde e aprender a me barbear com um navalhete. Este sim daria menos trabalho e seria mais higiênico, só que dessa vez eu resolvi ser mais cauteloso e comprei um modelo simples que vinha com uma lâmina de bônus. Fiz a compra no mercado livre e depois de uma semana o produto já estava em casa e pronto para uso.
Encaixei a lâmina de aparência simples no aparelho, até hoje me lembro das letras em prateado escrito "Feather" na capa protetora de papel que cobre o fio da navalha descartável. Eu sempre faço a barba semanalmente, por isso eu pareço o Chuck Norris nos fins de semana, pois depois de uma semana sem me barbear o pelo já tem um bom comprimento. Ah, mas a minha barbar parecia que estava solta no meu rosto... a minha pele sequer notou a lâmina passar por ela (ao contrario da navalha desamolada que parecia que eu estava usando uma lixa para me barbear).
Naquele momento eu finalmente encontrei a combinação perfeita para um barbear do jeito que eu gosto... não dá de descrever a emoção que tive de finalmente me barbear com suavidade e sem irritar o meu rosto, e depois de todos os anos da minha vida que eu poderia estar me aperfeiçoando nesta arte... era como ter escalado uma montanha ingreme usando apenas os dedos e descobrir que do outro lado dela existia uma escada para subir e um escorregador para descer...
Eu me barbeiei com cuidado e fiquei orgulhoso de mim mesmo por ter me cortado apenas uma vez (no queixo no meio daquele cortezinho que define o meu rosto). Imediatamente encomendei uma caixa de lâminas de navalhete "Mega" (uma caixa vermelho e amarela [http://inverto.com.br/loja/toucador/navalhas-e-navalhetes/lamina-para-navalhete-mega.html]). O meu mais novo erro, em comparação com a lâmina "Feather" essas lâminas "Mega" são uma porcaria. No inicio pensei que seria porque o meu pelo estava muito grande, mas mesmo depois de ter me barbeado normalmente (com um mach 3) e ter deixado o pelo crescer só um pouco (dois ou três dias) só para testar, essa lâmina "Mega" não deram resultado.
Era como usar um caco de vidro. Eu pequisei aqui no site e descobri que as "Feather" são uma das lâminas mais afiadas que existe no mercado de navalhetes.
Bem, vejam vocês que acompanharam minha situação (ou que simplesmente pularam para o final). O que eu devo fazer? Encomendar uma caixa de lâminas "Feather" ou comprar uma pedra boa e afiar de vez a minha navalha GolDOllar? Se for o caso de comprar as lâminas ou a pedra em site eu posso comprar? Existe algum site (de preferência Brasileiro ou que aceite Boleto Bancario como forma de pagamento) onde eu possa mandar afiar a lâmina? Que granagem devo usar? Quanto tempo demora para afiar uma lâmina (nunca sei se eu que demorei pouco tempo passando na pedra de 6000 granas ou porque eu precisava de uma granagem menor mesmo...)?
-
Bem-vindo, Fabio, bela apresentação, e que barba a sua, nunca ouvi falar de uma barba que entortasse a lâmina... bom, vamos lá por partes...
-Navalha Gold Dollar é uma navalha que gosto e recomendo, ainda mais para quem está começando e quer testar antes de adquirir uma peça mais renomada... a primeira afiação o meu conselho é enviar para um profissional, aqui no Brasil temos o Callega (www.callega.com (http://www.callega.com)) que faz um ótimo trabalho, é membro deste fórum, se quiser entrar em contato com ele é só mandar uma MP ou pelo site dele...
-A pedra para afiar, essa 6000 que você comprou é muito baixa para dar um bom fio na navalha, provavelmente a tua navalha ficou arranhando o rosto, pois não ficou com o fio "polido"; como exemplo, o pessoal anda finalizando o fio da navalha com pedras 16000 antes de ir para o strop; não desmerecendo quem gosta de fazer afiação como hobby, mas afiação de uma navalha tem que ser com um profissional, pelo menos para o primeiro uso (esta é minha opinião)...
-Navalhete, se já iniciou com ele e gostou, ainda mais usando a lâmina mais afiada que existe no mercado, e não teve nenhum problema, continua, pelo menos para treinar as passagens e ter uma navalha BEM afiada... você verá que uma navalha é muito melhor que um navalhete.
Bom, acho que estiquei o assunto demais, desejo-lhe ótimas barbas, e mais uma vez, Bem-vindo!!!
Um grande abraço e não tema em fazer perguntas
Márcio
-
Pelo que percebi estás no Brasil. A minha opinião é a seguinte: gostas da tua navalha, do peso dela, da arte de a utilizar, etc...? Recomendo que fales ao callega (membro aqui do fórum, ele domina as navalhas e os seus fios aí no Brasil) e pode colocar-te a navalha prontinha para utilizar. Apenas vais necessitar de um assentador (podes usar um cinto de couro nos primeiros tempos). Afiar navalhas não é tão simples como parece e pode mesmo arruinar a mesma se for mal feito e ele, concerteza, pode fazer-te uma afiação impecável para que disfrutes de uma pele que nem "rabinho de nenem" ;)
Navalhete nunca usei mas dizem que não perdoa...há quem use lâminas próprias e há quem use laminas de DE partidas ao meio. Existem cententas de marcas, aqui podes descobrir mais acerca de cada uma e arranjares um sample pack para escolheres a que mais te agradar.
Bem vindo ao grupo ;)
-
O que mais posso dizer? Pega uma banqueta, senta, e aproveita a prosa, que é boa!
-
Obrigado por responderem, porém como todo bom aprendiz agora tenho mais dúvidas de quando eu criei o tópico.
Vejam bem, obrigado por me recomendarem um profissional para afiar a navalha e por ressaltar o lado bom dos navalhetes, mas a minha dúvida agora é sobre assentar a lâmina.
Eu via aqueles assentadores feito em couro, mas não entendia para que serve e como funciona (eu entendo que precisa passar de um lado e do outro da lâmina, mas para que?)?
Outra dúvida muito boa... pelo o que eu entendi de pedras de amolar quanto maior a granagem da pedra menor o tamanho do grão que ela é feita e consequentemente menos metal ela retira a cada passada na pedra. Ou seja, eu pensei que a minha navalha não ficou afiada porque eu precisava primeiro passa-la em uma pedra de 1000 granos e depois que ela já estivesse "afiada" passar em outra pedra de uns 6000 granos (a que eu tenho em casa) para fazer um fio mais preciso ainda...
Mas você me disse que eu preciso mesmo é de uma pedra de MAIS granagem? Uma de uns 16.000 granos? É isso mesmo?
-
Caro Fabio,
O usual é usar pedras com progressão 2x, ou seja, 1000, 2000, 4000, 8000, 16000 e até 32000, acredite! Eu mantenho as minhas navalhas com uma pedra combinada 4000/8000, e assentador com óxido de cromo e couro liso após. De vez em quando, elas viajam até o "latom" do Callega, para serem bem tratadas por um Hone Meister!
O assentador se usa para aquecer e preparar o fio da navalha para o barbear. Sempre antes de cada escanhoado. Usualmente com óxido de cromo (grão em torno de 16000) em couro rugoso e após, couro liso.
-
Então o que eu pensei estava certo? Eu preciso primeiro de uma pedra de menor granagem (1000 por exemplo) para fazer um fio mais ou menos e depois usar uma de maior granagem (em progressão aritimetica pelo valor dobrado da pedra anterior [essa frase saiu mais complicada do que eu queria...]) para fazer um corte mais afiado a ponto de ter Hone Maisters que usam pedras de granagem 32000?
E quanto ao assentador... ele só serve para esquentar a lâmina? Se ele servir para afia-la também então qual a utilidade das pedras? Não é mais fácil afiar tudo na pedra e pular a parte do assentador?
-
Bem-vindo!
-
Então o que eu pensei estava certo? Eu preciso primeiro de uma pedra de menor granagem (1000 por exemplo) para fazer um fio mais ou menos e depois usar uma de maior granagem (em progressão aritimetica pelo valor dobrado da pedra anterior [essa frase saiu mais complicada do que eu queria...]) para fazer um corte mais afiado a ponto de ter Hone Maisters que usam pedras de granagem 32000?
E quanto ao assentador... ele só serve para esquentar a lâmina? Se ele servir para afia-la também então qual a utilidade das pedras? Não é mais fácil afiar tudo na pedra e pular a parte do assentador?
Bom, o conselho que posso te dar é o seguinte, se você já tem conhecimento de como é o fio de uma navalha, compre as pedras (4000, 8000 e 16000), caso contrário, mande a navalha para um profissional fazer o serviço... como você quer afiar uma navalha se não conhece como é o fio? Outra coisa, o fio da navalha se bem cuidado ele dura bastante, então mandá-las eventualmente a um profissional custa bem mais barato do que comprar as pedras, além de ter a garantia de estar muito bem afiada.
O assentador (strop) serve para dar um "polimento" no fio, "alinhar" o fio, "manter" o fio, não é para afiar, mas pode servir para finalizar uma afiação, colocando óxido de cromo sobre o couro...
Bom, ainda falando em strop, se você for fazer negócio com o Callega, ele também faz uns Padlle Strop de excelente qualidade (com 2 lados, 1 lado couro e outro com óxido sobre o couro) e a bom preço!!!
Bom, vai perguntando que vamos respondendo a medida do possível...
-
Obrigado pelas boas vindas...
-
Bem-vindo Fabio!
Eu creio que a melhor saída seja enviar para o Callega mesmo. Estou aguardando a chegada de duas gold dollar que enviarei a ele juntamente com uma dovo. Como não sou bom nem em afiar facas tenho muito receio em estragar as navalhas, que certamente exigem um trato mais apurado e refinado...além do que serão passadas no rosto e não em um bife lol.
Boa sorte na empreitada...e não esqueça do strop como mencionou o colega Márcio....e de seguir as dicas de como usá-lo também, para não estragar o fio.
-
Mande a quem sabe afiar definitivamente! Não é fácil nem barato começar a afiar as próprias navalhas e será difícil saber o que é uma navalha afiada por esse caminho. Nem que seja para ter uma referência, convém ter uma devidamente preparada.
E tem que investir num strop/assentador, isso é fundamental.
http://www.whippeddog.com/products/view/poor-man-strop-kit
Esse "quebra o galho", é barato e dá para manter uma navalha durante uns tempitos...
Entretanto pode comprar umas laminas feather que são um investimento baixo e pode ir explorando o navalhete visto que se deu bem....
-
Companheiro, junta-te ao clube das barbas rijas e chatas. Ex-chatas, porque agora estou sempre a desejar que a barba cresça para a ir fazer! Ahahahah ;D
Também tive muitos problemas com a minha barba antes de conhecer este fórum, aliás, foram estes cavalheiros que me deram um novo aspecto à cara, sem cortes e irritações! Estás em excelentes mãos. ;)
A Mach 3, a Wilkinson Quattro e a Gillette Fusion deixavam-me a barba por fazer e cortavam-me a pele. Por ter a barba muito dura, cerrada e deitada, encravava toda... Entretanto os nossos amigos recomendaram-me uma safety razor suave e ensinaram-me algumas técnicas. Nunca mais tive um pêlo encravado, tenho a pele numa maravilha e a barba sempre feita.
Não conheço navalhas, mas acredito nas suas virtudes. Afia bem a tua e desfruta! Quando começares a usar o pincel e o sabão/creme de barbear vais desejar fazer a barba todos os dias!! ;D ;D ;D
-
Bem-vindo Fábio!
E não vou acrescentar muito mais, por que me parece que já tens aqui as dicas todas para desbravar esse matagal!
-
Olá! Bem-vindo! :D
-
Seja bem vindo.
-
Bem vindo Fabio,
As navalhas são mais do que uma forma de barbear, e percebo muito bem a tentativa de afiar e perceber como funciona esse processo, para que isso possa acontecer corre o rsico de estragar algumas laminas, eu comprei uma barata para perceber, um dia irei ter noção se aprendi alguma coisa, mas uma certeza eu já tenho gosto da experiencia e não tenho nenhuma vontade de voltar a outro processo de barbear.
-
Agradeço a todos pela atenção.
Eu já me decidi. Vou indo comprando as lâminas Feather (espero que dêem certo pois só as utilizei uma vez) e com o tempo pouco a pouco vou preparando o terreno para usar de vez uma navalha. Já enviei um e-mail para o Callega e com o tempo vou pesquisando melhor a arte de afiar uma navalha.
P.S.: Alguém por aí sabe de uma loja on-line que aceite pagseguro ou boleto bancario (não tenho cartão de crédito internacional) que venda boa parte dos produtos que se precise (pincel, espuma, estopo e outros) incluse as lâminas Feather?
-
...
P.S.: Alguém por aí sabe de uma loja on-line que aceite pagseguro ou boleto bancario (não tenho cartão de crédito internacional) que venda boa parte dos produtos que se precise (pincel, espuma, estopo e outros) incluse as lâminas Feather?
Não que eu conheça...
Apenas para lâminas, tem o site brasileiro fccshop.com.br, que eu nunca comprei lá, mas tem outros confrades que compraram neste site e aprovam.
-
Agradeço a todos pela atenção.
Eu já me decidi. Vou indo comprando as lâminas Feather (espero que dêem certo pois só as utilizei uma vez) e com o tempo pouco a pouco vou preparando o terreno para usar de vez uma navalha. Já enviei um e-mail para o Callega e com o tempo vou pesquisando melhor a arte de afiar uma navalha.
P.S.: Alguém por aí sabe de uma loja on-line que aceite pagseguro ou boleto bancario (não tenho cartão de crédito internacional) que venda boa parte dos produtos que se precise (pincel, espuma, estopo e outros) incluse as lâminas Feather?
Inscreva-se no Paypal que você pode fazer muitas compras no mundo todo sem precisar de um cartão internacional...
-
Bem-vindo.
-
EIS AQUI O QUE SE DEU A HISTÓRIA TODA!!
Bem, a navalha que eu mandei para o Callega chegou no mesmo dia que o meu navalhete e as lâminas Feather.
Veja bem, eu já tinha um navalhete, mas precisei comprar outro que pudesse usar uma DE. Eu encontrei um bom navalhete Solingen que aceita as lâminas de navalhete e as DE.
Eu, como falei antes, usava um barbeador Mach 3, mas ele só durava metade da barba antes de perder o fio e o resto do rosto eu tinha que ficar como um gari capinando um terreno com uma enxada cega. Então eu decidi testar o fio dos três e ver qual o melhor para a dificil tarefa de lidar com a minha barba.
Vamos começar pelo Mach 3... descobri que ele é o menos afiado dos três. Então resolvi usar ele como ponto de referência. Se o Mach 3 tem fio de nível 1 então a navalha que o Callega afiou tem fio nivel 2, ou seja, duas vezes mais afiado. Eu fiquei muito feliz com o resultado. Realmente uma navalha afiada é muito melhor que um barbeador. Mas a lâmina Feather... Ah... a Feather merece um paragrafo a parte.
A lâmina DE da Feather tem nivel 3, ela é mais afiada que a navalha e três vezes mais afiada que o barbeador que eu usava... Eu quase tinha me esquecido da incrivel sensação que ela passa... o sentimento que eu tive quando usei ela de novo depois de uns dois meses sem usar ela foi como escutar uma música incrivel e depois de anos você acaba esquecendo que essa música existiu e depois dos anos você escuta ela de novo e se lembra o quão incrivel foi o primeiro dia que você escutou ela.
Eu descobri uma área aqui no forum que fala só das lâminas Feather. Eu descordei com várias coisas que eles falaram lá. Elas não são caras (um conjunto com 60 DE custa 60 reais mais o frete). Elas não causam irritação, no primeiro dia que eu usei ela eu realmente senti uma irritação, mas eu comecei a passar a lâmina mais rente e não tive mais irritação, na verdade a minha pele já não tem uma leve irritação que o barbeador dava no final do trabalho. Elas realmente são afiadas, mas os cortes que aparecem na sua cara são culpa sua e não da lâmina, já na minha terceira utilização sai do banheiro orgulhoso com uma cara sem nenhum corte sequer. E quanto a sua durabilidade... bem eu uso uma DE por barba, um lado só é o suficiente para uns 85% da minha barba por isso eu uso os dois lados da DE em um barbear só.
Por fim... eu vou continuar com os navalhetes, eu estou guardando com carinho a minha navalha afiada, mas acho que não seria capaz de reproduzir o fio das lâminas Feather...
-
Reproduzir o fio da Feather é complicado. Mas eu considero que minhas navalhas tem o fio melhor! Cortam mais rente!