Barbear Clássico
Material => Safety Razors => Topic started by: mdsg on April 16, 2012, 07:59:25 pm
-
Olá caríssimos confrades :)
Ontem ofereceram-me uma caixinha de lâminas Personna Platinum, até aqui tudo bem... mas made in Gt. Britain?
(http://img844.imageshack.us/img844/4338/dscf0317ii.jpg)
(http://img856.imageshack.us/img856/3326/dscf0325u.jpg)
(http://img17.imageshack.us/img17/5980/dscf0327s.jpg)
Alguém mais entendido sabe dizer-me, por favor, se a Personna ainda tem fábrica no Reino Unido, ou de que altura serão estas lâminas?
Fiquei curioso pois estou habituado a ouvir falar de Personna com origem mais "exóticas" :D
Um abraço
-
:o isso deve ser praí dos anos 70 ou assim. Tal como estas (http://badgerandblade.com/vb/showthread.php/130391-British-Personna-Blades).
Essas lâminas (como em geral, muitas lâminas desse período fabricadas no UK) serão bem conceituadas. Agora falta descobrir se estarão em condições de barbear. ;D
E não, actualmente não há personnas a serem produzidas no Reino Unido. E outras DE também acho que não, mas posso estar errado.
Uma das últimas fábricas a fechar foi a da Wilkinson, que produzia as Wilkinson Économie, as Wilkinson "Light Brigade" e outras lâminas do género, hoje bem conceituadas.
-
Pois.. também não me é de todo estranho, mas não sei onde li.
-
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Não fazia ideia que já fossem de próximo de 70`s... Pelo sim pelo não no próximo fim de semana irão ser postas à prova, com isto dos prazos de validade não se brinca ;D
-
Pesquisando um pouco mais, encontrei este site (http://www.personna.com/personna/blades/corporate/history/P10/), que fala um pouco da história da Personna.
Ora, ali eles dizem que a Personna, antes propriedade da Philip Morris, foi vendida à ASR,Co. (American Safety Razor Company) em 1977.
Como os teus pacotes de lâminas dizem "Made under licence of Philip Morris Inc.", parece óbvio que foram fabricadas antes dessa data. ;)
-
Hoje foi o dia de experimentar estas amigas de terras de Sua Majestade, numa barba de dois dias.
A primeira dificuldade foi retirar a lâmina do invólucro de papel vegetal, porque os quatros pontos de cola já se encontravam ressequidos, dificuldade ultrapassada foi a vez de começar a brincar. Ao assentar a lâmina na face, e talvez por excesso de confiança meu, fiz um pequeno corte. Depois disso foi sempre a desbastar. Precisei de duas passagens para obter o resultado que geralmente obtenho com três. Achei uma lâmina muito afiada, mas pouco agressiva. Poderia dizer que achei tão afiada quanto uma feather, mas com uma suavidade próxima das perma-sharp. Foi uma experiência muito agradável, veremos agora a durabilidade. :D
Resultado final cinco estrelas, e tive de ir à gaveta procurar o lápis hemostático que já não via há algum tempo. ;D
O teste foi feito numa EJ chatsworth. Veleiro aplicado com pure badger, as usual. Depois de ver a longevidade desta, a próxima lâmina será experimentada na merkur 33c.
Um abraço
-
Boa! Por alguma razão, essas lâminas inglesas têm boa reputação. Toca a desfrutar disso! :D
-
Aconteceu-me o mesmo quando experimentei as Schick Platinium que devem ser no máximo dos anos 80. Também fui à confiança e lá levei um ou dois golpes.
Desfruta delas que lâminas como essas já não se fazem.