:'(
Compreendo a tua tristeza, mas para mim é notório que foi de propósito. Depois de os proprietários quererem "chular" a Câmara em 2.3 milhões de euros e desta ter recentemente decidido que iria expropriar o imóvel, é estranho que de repente apareça um incêndio como que por artes mágicas num prédio devoluto. Lá algum recebeu uns trocados para o fazer.
Pena tenho eu que a Câmara de Lisboa não faça o mesmo aos milhares de prédios na cidade. Há sítios que parece Sarajevo no tempo da guerra.
Não tenho tanta certeza. Certamente não são precisas artes mágicas... O edifício estava bastante degradado, e era frequente encontrar notícias na imprensa local acerca da degradação do edifício, e que como por por vezes era frequentado por delinquentes, sem abrigo, etc.
(http://imagens.publico.pt/imagens.aspx/730361?tp=UH&db=IMAGENS&w=350&t=1353063404,55244)
Foto do jornal Público, desta notícia (http://www.publico.pt/Local/incendio-destroi-parte-da-antiga-saboaria-confianca-em-braga-1572694)
Imagino facilmente alguém a fazer uma fogueirita lá dentro (afinal de contas tem feito um frio danado). A coisa descontrola-se e o resultado está à vista.
Eu acho esta notícia (http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=2889949) bem mais informativa...
Antiga fábrica Confiança arde pela quinta vez este ano
Publicado às 09.34
Nuno Cerqueira
Os Sapadores de Braga voltaram a ser chamados, sexta-feira à noite, para combater um incêndio na antiga Fábrica da Confiança, em Braga, edifício este que se encontra abandonado e que faz parte de um plano de "intenções" da câmara tendo em vista a recuperação devido à sua importância história para a cidade.
foto Nuno Cerqueira/JN
(http://www.jn.pt/Storage/JN/2012/big/ng2226280.jpg)
Três viaturas pesadas, entre as quais uma auto-escada, e 15 homens estiveram envolvidos nas operações consideradas de "risco moderado" de um incêndio que alertou os vizinhos dos prédios em torno do edifício em chamas.
"Esta deve ser a quinta vez que cá vimos só este ano combater incêndios", referiu fonte dos bombeiros no local, acrescentando que o alerta foi dado pouco depois das nove da noite de sexta-feira.
As chamas levaram mesmo a pequenas derrocadas no interior do edifício, mas, ao que o JN apurou, não há risco de derrocada da fachada do edifício.
A Rua Nova de Santa Cruz esteve temporariamente cortada ao trânsito. O incêndio entrou em fase de rescaldo já perto da meia noite.
Para além dos bombeiros, a PSP de Braga esteve no local e tomou conta da ocorrência.