Barbear Clássico
Café Central => Cerveja, tremoços e amendoins => Topic started by: Caramelo on May 04, 2013, 06:26:35 pm
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Hoje o meu esquentador Junkers ventilado avariou, está na garantia (comprado em Outubro de 2012), tem o código C6, não sei onde está a manual de operador, alguém tem um esquentador semelhante a este e que tenha o manual de operador, que me possa informar o significado deste codigo?
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Pelo que vi esse erro C6 tem a ver com o sistema de ventilação. Pode ser a ventoinha avariada, ou alguma obstrução.
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Tenho um Vulcano (mesma fábrica, sistema, etc.).
Tens o manual de instalação dos Vulcano aqui: http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/folhetos_2/esquentadores_4/esquentador_click_ventilado_wrd-kme.pdf
Na pág. 21 tens isto:
Problema: C6
Causa: O pressóstato de pressão diferencial não fecha.
Solução: Verificar o pressóstato de pressão diferencial e a conduta de gases queimados. Pressionar o botão on/off durante 5 segundos.
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Caramelo, no que concerne a máquinas, estás com azar este ano... Mas antes avariar na garantia que fora dela. Desejo que o problema se resolva o mais rápido possível.
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Pelo que vi esse erro C6 tem a ver com o sistema de ventilação. Pode ser a ventoinha avariada, ou alguma obstrução.
Obrigado Lusitano. ;)
Tenho um Vulcano (mesma fábrica, sistema, etc.).
Tens o manual de instalação dos Vulcano aqui: http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/folhetos_2/esquentadores_4/esquentador_click_ventilado_wrd-kme.pdf
Na pág. 21 tens isto:
Problema: C6
Causa: O pressóstato de pressão diferencial não fecha.
Solução: Verificar o pressóstato de pressão diferencial e a conduta de gases queimados. Pressionar o botão on/off durante 5 segundos.
;D ;D O problema está resolvido "Pressionar o botão on/off durante 5 segundos" :) Obrigado
Caramelo, no que concerne a máquinas, estás com azar este ano... Mas antes avariar na garantia que fora dela. Desejo que o problema se resolva o mais rápido possível.
Se eu te conta-se o que eu tenho passado á 3 anos para cá...não acreditavas. A ultima (antes desta) é que fiquei sem ar condicionado numa GrandScenic (fora de garantia)... :(
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Tenho um Vulcano (mesma fábrica, sistema, etc.).
Tens o manual de instalação dos Vulcano aqui: http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/folhetos_2/esquentadores_4/esquentador_click_ventilado_wrd-kme.pdf
Na pág. 21 tens isto:
Problema: C6
Causa: O pressóstato de pressão diferencial não fecha.
Solução: Verificar o pressóstato de pressão diferencial e a conduta de gases queimados. Pressionar o botão on/off durante 5 segundos.
;D ;D O problema está resolvido "Pressionar o botão on/off durante 5 segundos" :) Obrigado
Nice! :) Ainda bem que foi útil. 8)
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Bah, Junkers confiáveis eram esses;
(http://static.ddmcdn.com/gif/junkers-ju-87-stuka-2.jpg)
Não, falando sério; O meu "aquecedor" como dizemos aqui, gasta duas pilhas tamanho D a cada duas semanas... isso NÃO PODE estar certo, pode?
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Não podes estar certo mesmo! O meu gasta uma pilha a cada 4 meses!
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Os ventilados como o meu e o do Caramelo não têm esse problema: não usam pilhas... ;D
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Tenho um Vulcano (mesma fábrica, sistema, etc.).
Tens o manual de instalação dos Vulcano aqui: http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/folhetos_2/esquentadores_4/esquentador_click_ventilado_wrd-kme.pdf
Na pág. 21 tens isto:
Problema: C6
Causa: O pressóstato de pressão diferencial não fecha.
Solução: Verificar o pressóstato de pressão diferencial e a conduta de gases queimados. Pressionar o botão on/off durante 5 segundos.
;D ;D O problema está resolvido "Pressionar o botão on/off durante 5 segundos" :) Obrigado
Nice! :) Ainda bem que foi útil. 8)
Emanuel, não imaginas o que me ajudas-te, estava a ver que tinha que adiar uma viagem a Braga (serviço)...mais uma vez Obrigado ;)
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Maldita Rinai....o anterior era komeco, nunca achei que ia ter saudades de um aquecedor...
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;D ;D O problema está resolvido "Pressionar o botão on/off durante 5 segundos" :) Obrigado
Caramelo, no que concerne a máquinas, estás com azar este ano... Mas antes avariar na garantia que fora dela. Desejo que o problema se resolva o mais rápido possível.
Se eu te conta-se o que eu tenho passado á 3 anos para cá...não acreditavas. A ultima (antes desta) é que fiquei sem ar condicionado numa GrandScenic (fora de garantia)... :(
Ainda bem que ficou resolvido.
Já andei numa GrandScenic e aquilo parece uma nave espacial, com tanta coisa não me admira que avarie uma ou outra coisa, só espero que não tenha sido o compressor do AC, porque se não €€€ :o.
Eu já me habituei a andar sem AC, que em estrada livre nem faz assim tanta falta, quem não acha piada ao vidro aberto são as mulheres, é que o penteado é uma coisa séria :D.
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Não podes estar certo mesmo! O meu gasta uma pilha a cada 4 meses!
2 meses ? 4 meses ? :o
O meu leva 2 pilhas D e aguentam mais de um ano!
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;D ;D O problema está resolvido "Pressionar o botão on/off durante 5 segundos" :) Obrigado
Caramelo, no que concerne a máquinas, estás com azar este ano... Mas antes avariar na garantia que fora dela. Desejo que o problema se resolva o mais rápido possível.
Se eu te conta-se o que eu tenho passado á 3 anos para cá...não acreditavas. A ultima (antes desta) é que fiquei sem ar condicionado numa GrandScenic (fora de garantia)... :(
Ainda bem que ficou resolvido.
Já andei numa GrandScenic e aquilo parece uma nave espacial, com tanta coisa não me admira que avarie uma ou outra coisa, só espero que não tenha sido o compressor do AC, porque se não €€€ :o.
Eu já me habituei a andar sem AC, que em estrada livre nem faz assim tanta falta, quem não acha piada ao vidro aberto são as mulheres, é que o penteado é uma coisa séria :D.
Pensas que já não pensei nisso, mas pode ser uma fuga do gas, pode ser algum sensor, visto que existe ligação entre o ECM do motor e o ECM do A/C, vamos ver...
Sobre o A/C numa estrada livre, bem numa autoestrada, dá muito jeito...Não podes estar certo mesmo! O meu gasta uma pilha a cada 4 meses!
2 meses ? 4 meses ? :o
O meu leva 2 pilhas D e aguentam mais de um ano!
O Vulcano que eu tinha antes, as pilhas duravam mais ou menos 1 ano.
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O meu próximo aquecedor será Bosch. O que tenho está muito velhinho e parará de funcionar a qualquer momento.
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O meu próximo aquecedor será Bosch. O que tenho está muito velhinho e parará de funcionar a qualquer momento.
Junkers = Bosch = Vulcano (no mercado português)
É tudo a mesma coisa, apenas muda a etiqueta.
A Junkers pertence ao grupo Bosch (http://www.junkers.pt/about/inicio/grupo_bosch/grupo_bosch)desde os anos 30, e comprou também a portuguesa Vulcano.
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O meu próximo aquecedor será Bosch. O que tenho está muito velhinho e parará de funcionar a qualquer momento.
Junkers = Bosch = Vulcano (no mercado português)
É tudo a mesma coisa, apenas muda a etiqueta.
A Junkers pertence ao grupo Bosch (http://www.junkers.pt/about/inicio/grupo_bosch/grupo_bosch)desde os anos 30, e comprou também a portuguesa Vulcano.
Vulcano, tai um nome de respeito pra um aquecedor.
Diferente de "Rinai"... :P
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O meu próximo aquecedor será Bosch. O que tenho está muito velhinho e parará de funcionar a qualquer momento.
Junkers = Bosch = Vulcano (no mercado português)
É tudo a mesma coisa, apenas muda a etiqueta.
A Junkers pertence ao grupo Bosch (http://www.junkers.pt/about/inicio/grupo_bosch/grupo_bosch)desde os anos 30, e comprou também a portuguesa Vulcano.
Por isso citei, não há mais a marca Junkers no Brasil. Aliás, no Rio Grande do Sul, "junker" já é sinônimo de aquecedor há um bom tempo. "- Ô mãe, ajusta a temperatura do junker que a água tá pelando de quente!" Quanto eu falei essa frase!
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Pensas que já não pensei nisso, mas pode ser uma fuga do gas, pode ser algum sensor, visto que existe ligação entre o ECM do motor e o ECM do A/C, vamos ver...
Sobre o A/C numa estrada livre, bem numa autoestrada, dá muito jeito...
Só ligando mesmo à máquina e lendo os códigos de erro, para ter ideia do que é. Esperemos que seja a coisa mais barata.
Em autoestrada, se tiveres teto de abrir e cumprires minimamente a velocidade, nem causa muito transtorno, abres o teto o suficiente para sair o ar quente e ligas a ventilação no frio, outra solução é abrir um bocadinho os vidros de trás. O AC faz mais falta quando se está habituado a ele, passado algum tempo sem o mesmo já começa a ser secundário. Felizmente o nosso clima não é muito quente.
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Pensas que já não pensei nisso, mas pode ser uma fuga do gas, pode ser algum sensor, visto que existe ligação entre o ECM do motor e o ECM do A/C, vamos ver...
Sobre o A/C numa estrada livre, bem numa autoestrada, dá muito jeito...
Só ligando mesmo à máquina e lendo os códigos de erro, para ter ideia do que é. Esperemos que seja a coisa mais barata.
Em autoestrada, se tiveres teto de abrir e cumprires minimamente a velocidade, nem causa muito transtorno, abres o teto o suficiente para sair o ar quente e ligas a ventilação no frio, outra solução é abrir um bocadinho os vidros de trás. O AC faz mais falta quando se está habituado a ele, passado algum tempo sem o mesmo já começa a ser secundário. Felizmente o nosso clima não é muito quente.
O nosso clima não é quente? Nos últimos Verões tivestes temperaturas perto dos 40º C, e claro a humidade relativa alta...
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Admito que não sei como é no sul do país mas cá para o norte tirando um ou outro dia de "queima" as temperaturas oscilaram bastante... Raramente durmo de janela aberta no Verão pois as noites estão frias. Mas que sei eu de clima... ouço tanta gente dizer que o inverno este ano foi rigoroso e eu não achei nada.
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Bom, claro que minha opinião é fajuta, porque sou morador do Rio e só estive em Portugal de férias.
mas todas as vezes que fui, ficava um tempo na casa do meu avô, em Aveiro, e era um frio do cão de dia e de noite principalmente. Frio do tipo não querer sair debaixo das cobertas a noite para ir ao banheiro, e andar agasalhado de dia.
E mais no final das férias, ia para Loulé no sul, e de dia era muito agradável, mas a noite, também era um frio danado.
Isso tudo sempre no inverno, nunca tive a felicidade de ir a Portugal no verão... o que é uma pena, porque minha irmã mora de frente pra praia de esmoriz...
Agora, aqui no Rio, temos quatro estações; verão, verão, verão, e verão morno. Para quem pode estar na praia todo dia é ótimo, mas para mim que não tenho esse tempo, apesar de morar a duas quadras da praia da Barra, é fogo. É um tal de ar condicionado pra lá, pra cá, no carro, no trabalho, em casa, no quarto, na sala, e pensava até em colocar um no banheiro, que mais parece uma sauna. É um banheiro dois em um, você entra pra um banho quente, e aproveita pra fazer uma sauninha, espalha um óleo de eucalipto, queimar umas calorias...
Não é raro que eu desfaça a barba na varanda. A vizinha acha estranho, mas pelo menos me barbeio olhando pro mar. Não raramente é a hora mais agradável do meu dia. Exceto, quando consigo chegar em casa e minhas crianças ainda estão acordadas, que é a hora que vale a pena tanto sacrifício...
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Eu já me habituei a andar sem AC, que em estrada livre nem faz assim tanta falta, quem não acha piada ao vidro aberto são as mulheres, é que o penteado é uma coisa séria :D.
A partir +/- dos 80kmh gastas menos combustivel com o A/C ligado que com os vidros abertos.
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Eu já me habituei a andar sem AC, que em estrada livre nem faz assim tanta falta, quem não acha piada ao vidro aberto são as mulheres, é que o penteado é uma coisa séria :D.
A partir +/- dos 80kmh gastas menos combustivel com o A/C ligado que com os vidros abertos.
Perfeitamente de acordo.
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Pensas que já não pensei nisso, mas pode ser uma fuga do gas, pode ser algum sensor, visto que existe ligação entre o ECM do motor e o ECM do A/C, vamos ver...
Sobre o A/C numa estrada livre, bem numa autoestrada, dá muito jeito...
Só ligando mesmo à máquina e lendo os códigos de erro, para ter ideia do que é. Esperemos que seja a coisa mais barata.
Em autoestrada, se tiveres teto de abrir e cumprires minimamente a velocidade, nem causa muito transtorno, abres o teto o suficiente para sair o ar quente e ligas a ventilação no frio, outra solução é abrir um bocadinho os vidros de trás. O AC faz mais falta quando se está habituado a ele, passado algum tempo sem o mesmo já começa a ser secundário. Felizmente o nosso clima não é muito quente.
O nosso clima não é quente? Nos últimos Verões tivestes temperaturas perto dos 40º C, e claro a humidade relativa alta...
Já trabalhei no Alentejo... houve dias em que o termómetro do carro não funcionava. Daqueles de torrêra, nã sê se estan a vêr... No mostrador digital não aparecia a temperatura. Dava um erro qualquer.
É que a escala só vai até 50ºC... ;D
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Pensas que já não pensei nisso, mas pode ser uma fuga do gas, pode ser algum sensor, visto que existe ligação entre o ECM do motor e o ECM do A/C, vamos ver...
Sobre o A/C numa estrada livre, bem numa autoestrada, dá muito jeito...
Só ligando mesmo à máquina e lendo os códigos de erro, para ter ideia do que é. Esperemos que seja a coisa mais barata.
Em autoestrada, se tiveres teto de abrir e cumprires minimamente a velocidade, nem causa muito transtorno, abres o teto o suficiente para sair o ar quente e ligas a ventilação no frio, outra solução é abrir um bocadinho os vidros de trás. O AC faz mais falta quando se está habituado a ele, passado algum tempo sem o mesmo já começa a ser secundário. Felizmente o nosso clima não é muito quente.
O nosso clima não é quente? Nos últimos Verões tivestes temperaturas perto dos 40º C, e claro a humidade relativa alta...
Já trabalhei no Alentejo... houve dias em que o termómetro do carro não funcionava. Daqueles de torrêra, nã sê se estan a vêr... No mostrador digital não aparecia a temperatura. Dava um erro qualquer.
É que a escala só vai até 50ºC... ;D
Também costumo ir ao Alentejo em serviço para o campo (mas é mesmo campo aberto) e já apanhei 44ºC na zona de Odemira.
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Eu já me habituei a andar sem AC, que em estrada livre nem faz assim tanta falta, quem não acha piada ao vidro aberto são as mulheres, é que o penteado é uma coisa séria :D.
A partir +/- dos 80kmh gastas menos combustivel com o A/C ligado que com os vidros abertos.
Depende de vários fatores (fundamentalmente da aerodinâmica do carro), mas em princípio sim, pode ser considerada uma boa regra indicativa. Para velocidade de estrada nacional fora das localidades (ou seja até 90 km/h) gastas menos ou o mesmo com os vidros abertos ou semi-abertos, para velocidades superiores a isso, um vidro totalmente aberto (dependendo do carro) pode causar tanta turbulência que o arrasto aerodinâmico consome mais potência do motor que um ar condicionado ligado, que na pior das hipóteses consome menos de 15 cavalos.
Claro que isto tem muito que se lhe diga, dependendo do tipo de percurso, aerodinâmica do carro, condutor, tecnologia do ar condicionado...
Mas repara que eu não aconselhei ter os vidros totalmente abertos para velocidades de 120 km/h, ainda para mais, acima de certa velocidade torna-se extremamente desconfortável. O que eu aconselhei foi usar a ventilação do carro e os vidros ou o teto um bocadinho abertos para permitir a saída do ar quente (para isto o teto de abrir é espetacular). Com este método será muito difícil atingir consumos tão altos como um ar condicionado ligado mesmo em velocidades acima do permitido por lei (claro que a partir de 160 km/h tudo pode mudar de figura).
Mas tenho que admitir, tudo isto à falta de melhor, pois o ar condicionado é bastante cómodo e tem uma capacidade de arrefecimento que um vidro aberto nem chega perto, esta comodidade aliada ao facto de o acréscimo de consumo ser marginal tornam o ar condicionado imbatível.
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
É correto, mas o engraçado é que usamos o termo "aquecer água" enquanto se não estou em erro os confrades do Brasil dizem "esquentar água" :D
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Usamos ambos.
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
É correto, mas o engraçado é que usamos o termo "aquecer água" enquanto se não estou em erro os confrades do Brasil dizem "esquentar água" :D
Pois, mas em Portugal os "esquentamentos" podem ser perigosos... ;D
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
É correto, mas o engraçado é que usamos o termo "aquecer água" enquanto se não estou em erro os confrades do Brasil dizem "esquentar água" :D
Pois, mas em Portugal os "esquentamentos" podem ser perigosos... ;D
:D :D :D :D :D
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
É correto, mas o engraçado é que usamos o termo "aquecer água" enquanto se não estou em erro os confrades do Brasil dizem "esquentar água" :D
Pois, mas em Portugal os "esquentamentos" podem ser perigosos... ;D
:D :D :D :D :D
AHAHAHAHAHAH!!!! :D ;D :D ;D :D ;D
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Também já tive um aquecedor com pilhas e duravam bastante, acho que era Vaillant. Agora o que tenho é Junkers, e é ventilado.
Boas Lusitano
Acho que tiveste um esquentador a pilhas :)
Já que falavam em aquecedor, usei do mesmo termo, penso que os confrades brasileiros não usem o termo esquentador... ;)
É correto, mas o engraçado é que usamos o termo "aquecer água" enquanto se não estou em erro os confrades do Brasil dizem "esquentar água" :D
Pois, mas em Portugal os "esquentamentos" podem ser perigosos... ;D
:D :D :D :D :D
AHAHAHAHAHAH!!!! :D ;D :D ;D :D ;D
Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
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Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
Esquentamento, nome comum de gonorreia (http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/dst---o-que-e-gonorreia-.php)... :D
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Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
Esquentamento, nome comum de gonorreia (http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/dst---o-que-e-gonorreia-.php)... :D
Eu não sabia que em Portugal era esse um, dos nomes...
Obrigado.
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Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
Esquentamento, nome comum de gonorreia (http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/dst---o-que-e-gonorreia-.php)... :D
Bahhhhhh! Pensei que fosse outra coisa!
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Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
Esquentamento, nome comum de gonorreia (http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/dst---o-que-e-gonorreia-.php)... :D
Bahhhhhh! Pensei que fosse outra coisa!
Que perversidade povoava essa mente? Confesse! ;D
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Pensei em algo relacionado à saúde feminina, como uma vaginite! Homem não é de reclamar de "esquentamentos"!
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Ajuda para os brasileiros!! nao entendi a piada... to enferrujdo aqui no forum kkk
Esquentamento, nome comum de gonorreia (http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/dst---o-que-e-gonorreia-.php)... :D
Bahhhhhh! Pensei que fosse outra coisa!
Que perversidade povoava essa mente? Confesse! ;D
:D :D :D