Barbear Clássico

Material => Faça você mesmo => Topic started by: secretum on June 17, 2013, 01:50:09 pm

Title: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 17, 2013, 01:50:09 pm
Boas tardes,

não sei se estarei no sítio certo mas...
encontrei à venda isto...

(https://imageshack.com/scaled/large/845/6yr.jpg)
pensei em adquirir e tentar o restauro mas não tenho qualquer experiência.
caros confrades, acham que tem salvação? é a única imagem disponivel e realmente aparenta estar um pouco maltratada do tempo...

um bem haja!
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Gago on June 17, 2013, 02:17:25 pm
Como não sou especialista igual a outros confrades como o oversaturn por exemplo, ( que já já se manifesta  ;D ) não consigo te dar certeza, mas o cabo tenho certeza que é simples de salvar com uma escova de dentes + pasta e depois um limpa metais brancos. Agora, o mecanismo de abertura dessas TTO que são mais suscetíveis a danos pelo tempo. Parece que há um local, abaixo de onde alinha a lâmina, que é quase impossível de limpar. Só com essa foto é meio complicado
Eu arriscaria dependendo do preço...
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: oversaturn on June 17, 2013, 02:42:44 pm
Ainda há pouco tempo recuperei uma igual a essa: uma Rocket Flare Tip.

Dependendo do que diz na base do cabeçal (UK ou USA), será respectivamente uma Rocket Flare Tip ou uma SuperSpeed Flare Tip.

O que recomendo:

 - Coloca isso de molho em água com detergente, para amolecer esse sarro; um pouco de lixívia (apenas um pouco) misturado na água também não lhe fará mal;
 - esfregar isso bem com uma escova de dentes velha e pasta de dentes, esse sarro deve sair (praticamente) todo; Escovar bem todos os cantinhos;
 - polir com um limpa-metais e um pano macio - para a parte do cabeçal, um polimento com limpa-pratas dará um pouco mais de brilho.

Ao comprar, verificar se as portas abrem e fecham com facilidade, se não tem pancadas ou amolgadelas, se as barras de segurança estão bem alinhadas com o resto do cabeçal...

Se não tiver defeitos mecânicos, será apenas questão de algum trabalho colocá-la em condições de barbear. :)


Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 18, 2013, 11:03:24 am
muito obrigado pelas dicas!
vou arriscar e comprar.
depois venho aqui actualizar o desenvolvimento :)

um bem haja!
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 27, 2013, 12:55:23 am
Chegou!!!  ;D


(http://i.imgur.com/6UNNcd2.jpg)

(http://i.imgur.com/RtwgEVv.jpg)

(http://i.imgur.com/T0u2oVE.jpg)
por baixo tem inscrito no lado esquerdo "Gillette", no lado direito "MADE IN ENGLAND". no meio naquela zona que sobressai logo à beira do locar onde enrosca o cabo, tem uma inscrição de "ll". Não sei o que significa. alguém pode elucidar?

(http://i.imgur.com/yU5OQDZ.jpg)

(http://i.imgur.com/8E29SAW.jpg)
No lado esquerdo tem inscrito "BRIT. PAT."
No lado direito tem o número 694093.
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: oversaturn on June 27, 2013, 07:59:53 am
Algo aconteceu, pois não se vêem as fotos...  :P
Ora então temos aí uma Rocket Flare Tip. :)
A inscrição II penso que não significa nada de especial, umas Rocket têm, outras não. Mas posso estar errado.
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 27, 2013, 12:30:13 pm
o imageshack passou-se...

agora um depois... o cabeçal ainda está ligeiramente manchado, ainda não consegui puxar aquele brilho...

(http://i.imgur.com/XAILk4a.jpg)
(http://i.imgur.com/2ZpyWn2.jpg)
(http://i.imgur.com/a9yYoNz.jpg)
(http://i.imgur.com/oqTb2Rj.jpg)
(http://i.imgur.com/sKX8Med.jpg)
(http://i.imgur.com/oxGw3x3.jpg)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Mig on June 27, 2013, 03:40:17 pm
Já está com bom aspecto, se ainda não usaste um limpa pratas, acho que com ele consegues um acabamento ainda melhor.
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Gago on June 27, 2013, 03:49:16 pm
Eu recomendo fortemente o Brassol, dica que recebi do confrade Gadrel, que foi o que deu aquele brilho bacana na minha Merkur Slant.

Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Pitolas on June 27, 2013, 04:42:28 pm
Com o Duraglit limpa pratas costumo obter muito bons resultados.
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: GADREL on June 28, 2013, 11:15:25 am
Eu recomendo fortemente o Brassol, dica que recebi do confrade Gadrel, que foi o que deu aquele brilho bacana na minha Merkur Slant.
+1  ;)
O Brasso funciona bem! :)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 28, 2013, 12:32:15 pm
bem, isto acabou por ser mais um projecto de limpeza do que propriamente um restauro :-)
a nível do mecanismo parece-me estar impecável.
vou tentar limprar com esses produtos para dar um pouco mais brilho e depois faço um test-drive  8)

alguém me sabe indicar onde consigo encontrar esse brasso aqui por coimbra? o duraglit sei que encontro facilmente em qualquer lado mas desconhecia o brasso...
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: oversaturn on June 28, 2013, 01:12:48 pm
Que confusão... Ora vamos cá esclarecer isto:

Brasso = Duraglit.

Diferentes marcas para diferentes mercados, mas basicamente o produto é o mesmo (ambas as marcas pertencem à Reckitt Benckiser).

Em certos mercados como UK, ambas as marcas aparecem no mesmo rótulo e tudo. Aqui vai um bom exemplo:

(http://www.atb-bargains.co.uk/ekmps/shops/atbbargains/images/brasso-duraglit-metal-polish-waddingbrand-brasso-3836-p.jpg)

Por isso, não te esforces a procurar o Brasso. O Duraglit é a mesma coisa e encontra-se em qualquer supermercado ou drogaria.

O que eu uso, com bons resultados e que me foi recomendado:

Limpa-metais "Coração" para um polimento inicial, e depois Tarni-Shield Limpa-pratas, da 3M, para um polimento final. Nos revestimentos mais delicados, uso apenas Tarni-Shield.

(http://www.supereko.net/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/t/a/tarnishield-limpiaplata.png)

Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on June 28, 2013, 01:27:40 pm
Ena, já estava a dar voltas à cabeça a pensar onde iria encontrar esse Brasso...
Obrigadão pelas dicas ;-)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Gago on June 28, 2013, 04:41:43 pm
Desculpem, o jumento aqui confundiu Brasso com Brassol, e na verdade o que eu queria dizer era SILVO!!!

Foi o que eu usei.

Mas como sempre o mestre Emanuel desfez a confusão ;)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: GADREL on June 29, 2013, 10:15:26 am
Desculpem, o jumento aqui confundiu Brasso com Brassol, e na verdade o que eu queria dizer era SILVO!!!

Foi o que eu usei.

Mas como sempre o mestre Emanuel desfez a confusão ;)
Silvo também funciona, e muito! ;)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: secretum on August 06, 2013, 03:20:55 am
bem, só para finalizar,

por preguiça fui adiando mas lá calhou numa das compras cair um duraglit pro cesto.
depois de algumas limpezas com o referido produto, não melhorou substancialmente em relação às fotos que aqui coloquei.
de qualquer forma não desgosto da aparência e como não afecta o trabalho da máquina... meh...
já usei algumas vezes e gosto muito. vai ficar na rotação  8)
Title: Re: Restauro de antiga SR
Post by: Stützel on December 03, 2013, 01:47:46 pm
Já esta muito boa confrade, e foi uma bela aquisição.
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