Barbear Clássico
Café Central => Desporto e Passatempos => Topic started by: Red on June 22, 2013, 10:39:59 pm
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Caros confrades, não sei se alguém está a ver... eu que sou um amante incondicional das duas rodas, sou fã das 24 horas de Le Mans.
(http://i40.tinypic.com/2sagh85.jpg)
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Tambem sou fã de desportos motorizados, especialmente Motogp. Chegava a levantar-me de madrugada para ver o meu amigo Valentino fazer história.
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Caro Pitolas, também sou fã de Motogp, assim como das SBK, ah, e sim também fazia uns "sonos leves" para ver o Rossi, normalmente na corrida de Phillip Island, que sempre que me é possível vejo, já que adoro o traçado.
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Eu gosto, e muito! ;)
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Abençoado Eurosport que continua a cobrir as 24h.
Vi o que pude ontem à tarde mas só vi mesmo a sério das 22h30 às 03h30. Depois ainda vi um pouco das últimas 2 horas da corrida.
A noite é simplesmente impressionante. Pena a morte logo à 3ª volta.
Parece um acidente vulgar comparado com os voos do Dumbreck e do Weber nos CLRs em '99.
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Este ano não acompanhei a prova :(
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Morte? Que coisa! Isso me lembra o Senna!
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Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
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Morte? Que coisa! Isso me lembra o Senna!
Sim, Senna e Ratzenberger (raramente nos lembramos deste último).
Quanto ao Senna tenho imensas dúvidas de como é que alguém segue em frente na "curva mais parecida com uma recta" que existe...
Nem um rookie conseguiria fazer uma coisa daquelas.
Nunca gostei dele como pessoa e sempre o achei extremamente overrated como piloto mas sei que ele seria incapaz de se enganar numa curva tão básica.
Quebra de direcção e quebra de suspensão "não colam".
Na 1ª existiriam marcas de travagem, na 2ª o carro teria caído no chão e haveriam faíscas por todos os lados.
Não me parece que se quisesse matar pelo que penso que terá desfalecido ou coisa parecida.
Uma pena. Desta forma o Schumacher não teve concorrência em condições.
Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Achas? Não sei se muita gente consegue sobreviver a uma desaceleração tão forte. Iria a quê? 220? Estava já a afastar-se da corda da curva por esta estar no fim. E sem grandes hipóteses de desacelerar por estar muito perto do muro. Estou com o confrade José Luis, acho que é um acidente muito parecido com o do Senna, razões diferentes mas resultado semelhante.
Estranho o carro estar tão...inteiro. O (lmp2?) do Burgess ficou sem eixo traseiro, transmissão etc e ele saiu de dentro do carro na boa. Sorte de campeão.
Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
Engraçado, sempre fui amante da velocidade pura (F1).
Mas hoje em dia dou por mim com saudades dos famosos grupos B de rally.
E nos últimos anos tenho seguido o WEC com muito mais atenção.
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Se a barra de direção quebra, o carro vai para onde as rodas apontam, pois não se consegue virar! E o Senna faleceu pois ficou com o guidão "na mão"! O carro só podia ter ido para frente!
A desaceleração realmente pode causar queda de oxigenação cerebral e fazer a pessoa "apagar"! Penso que ele tentou frear mas estava muito rápido e desmaiou!
Suspensão quebrada não justifica! O carro iria virar ou capotar pois ficaria sem um roda, pelo menos.
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Pelas últimas imagens do Senna também acho que foi a coluna de direção. Nota-se que deixa de haver resistência na coluna e continua a haver resistência à força centrífuga por parte do Senna. Nota-se claramente imediatamente antes do carro desviar. Não acredito no desmaio.
Quanto à travagem, não me parece instintivo, por um lado, nem dava tempo para reagir assim a uma situação tão anómala por outro.
Concordo que o Senna era overrated, mas não deixa de ser um dos pilotos mais fascinantes.
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Quanto a mim o Senna era de outro campeonato, muito acima da concorrência.
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Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Achas? Não sei se muita gente consegue sobreviver a uma desaceleração tão forte. Iria a quê? 220? Estava já a afastar-se da corda da curva por esta estar no fim. E sem grandes hipóteses de desacelerar por estar muito perto do muro. Estou com o confrade José Luis, acho que é um acidente muito parecido com o do Senna, razões diferentes mas resultado semelhante.
Estranho o carro estar tão...inteiro. O (lmp2?) do Burgess ficou sem eixo traseiro, transmissão etc e ele saiu de dentro do carro na boa. Sorte de campeão.
Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
Engraçado, sempre fui amante da velocidade pura (F1).
Mas hoje em dia dou por mim com saudades dos famosos grupos B de rally.
E nos últimos anos tenho seguido o WEC com muito mais atenção.
Não sou engenheiro mecânico, apenas sou um adepto incondicional das duas rodas, mas venero a resistência e já agora que falas, também dos grupo B, em pequeno ouvia embevecido os comentários na rádio e lia as revistas do meu irmão, ele sim, um completo fã das quatro rodas. Pelos comentários feitos no Eurosport, pareceu mesmo o motivo de alguma falta de protecção, dizes bem, em relação aos lmp2, acho que não foi só sorte de campeão, a célula de protecção será provavelmente mais eficaz que as dos gt, se me permites, caro confrade John3voltas, estas são feitas em carbono, tal como as dos lmp1, enquanto nos gt, não o são, mas como digo, não sou expert, pode ter sido "apenas" isso...
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Se a barra de direção quebra, o carro vai para onde as ro das apontam, pois não se consegue virar! E o Senna faleceu pois ficou com o guidão "na mão"! O carro só podia ter ido para frente!
É verdade mas, apesar da perícia ao carro demonstrar fadiga no material da coluna da direcção, a mesma perícia demonstra taxativamente que a coluna da direcção estava perfeitamente funcional imediatamente antes do embate.
A própria telemetria demonstra que a direcção estava virada para a esquerda no sentido da curva...
A desaceleração realmente pode causar queda de oxigenação cerebral e fazer a pessoa "apagar"! Penso que ele tentou frear mas estava muito rápido e desmaiou!
Suspensão quebrada não justifica! O carro iria virar ou capotar pois ficaria sem um roda, pelo menos.
Acho que o embate e a consequente desaceleração abrupta podem conduzir a problemas graves de saúde e até mesmo à morte. Talvez seja isso que tenha ocorrido com este piloto.
Sem querer desviar-me do tópico, no caso do Senna ainda é mais grave pois a velocidade era muito superior e por não se tratar apenas da desaceleração. Nesse caso em particular, o capacete tem marcas de pneu o que explica as múltiplas fracturas ao nível do pescoço e do crânio.
No 2º julgamento do caso "Senna", o tribunal recebeu provas da telemetria que o carro seguia a cerca de 300km/h e que desacelerou para cerca de 200km/h quando atingiu o muro.
Eu não sou muito a favor da teoria de suspensão partida mas a verdade é que um carro com um lado da suspensão partida não costuma deixar marcas de travagem e perde completamente a direcção.
Basta ver as declarações do Piquet num programa de TV no Brasil no dia seguinte à fatalidade. O Piquet teve 2 encontros imediatos do 1º grau com muros e um deles foi exactamente na mesma curva que o Senna. O homem percebe bem do assunto. ;)
Nota-se claramente imediatamente antes do carro desviar. Não acredito no desmaio.
O desmaio também é pouco comum num atleta de alta competição.
Mas até ele próprio naquele fim-de-semana tinha dito que não andava bem disposto e que não lhe apetecia correr (naquele fds). E infelizmente já todos vimos atletas falecerem em directo com paragens cardíacas, etc.
Por isso sempre foi a minha maior suspeita.
Quanto ao desviar da trajectória, os peritos nomeados pelo tribunal para analisarem a telemetria explicam que o carro não se desviou. Simplesmente manteve uma trajectória a direito não acompanhando a curva que continuou para a esquerda. Isso dá-nos a todos a sensação de que o carro "guina" para a direita.
Quanto à travagem, não me parece instintivo, por um lado, nem dava tempo para reagir assim a uma situação tão anómala por outro.
Ah, mas reagiu. Desacelerou cerca de 100km/h. Lembro-me bem desse ponto da questão.
Concordo que o Senna era overrated, mas não deixa de ser um dos pilotos mais fascinantes.
O Gilles também era fascinante e no entanto estava longe de ser tão bom quanto os melhores de sempre. Simplesmente dava tudo por tudo 100% do tempo e lutava tanto por um 10º lugar quanto por um 1º lugar. Era a paixão pela competição. Mas o melhor? O melhor IMO acabou por ser o Schumacher.
Quanto a mim o Senna era de outro campeonato, muito acima da concorrência.
É altamente questionável mas é uma opinião e eu respeito.
O meu campeão também era Brasileiro mas não era Paulista, era Carioca.
Quanto a mim, muito melhor do que o Senna. Mas lá está, é só a minha opinião. ;)
Não sou engenheiro mecânico
Eu também não. Nem percebo grande coisa de mecânica.
Mas como adoro desportos motorizados, leio muito a esse respeito.
Pelos comentários feitos no Eurosport, pareceu mesmo o motivo de alguma falta de protecção, dizes bem, em relação aos lmp2, acho que não foi só sorte de campeão, a célula de protecção será provavelmente mais eficaz que as dos gt, se me permites, caro confrade John3voltas, estas são feitas em carbono, tal como as dos lmp1, enquanto nos gt, não o são, mas como digo, não sou expert, pode ter sido "apenas" isso...
Pois, se calhar é por aí.
Eu àquela hora tinha cortado o som da TV para não acordar a minha pequenina e por isso não ouvi os comentários.
Os GT acho que são a essência da competição. Gosto imenso dos protótipos mas acabo por dar mais valor à categoria de GT por ter mais a ver com as origens deste desporto.
Mas fico maluco ao ver estes gajos a conduzirem à noite. Têm que ser doidos varridos para fazerem as manobras que fazem e à velocidade a que as fazem.
Vou tentar seguir mais de perto esta modalidade.
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Le Mans teve um brasileiro, Lucas di Grassi, em terceiro...
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John3voltas, parece que estás mesmo por dentro do assunto, depois de ler os teus comentários fui investigar e realmente a coluna partida não colhe. Inclusivamente a telemetria regista viragem do volante em direção ao exterior da curva. Coisa que nas imagens não se vê, mas é bastante provável e a atitude mais acertada. A morte adveio da perfuração do crânio senão da desaceleração com o embate.
O carro deve ter tocado no solo aquando da mudança de asfalto e perdido aderência por interrupção do fluxo de ar por baixo do carro. Ao ver as imagens nota-se o carro a convergir (sobrevirar) para o interior da curva na transição do asfalto, ora, quase de certeza que, um piloto aliviaria imediatamente a direção para acompanhar a traseira, com o Senna não seria diferente, a deriva devia ter sido tão grande que ele fez o que se devia fazer, endireitar o carro e diminuir o máximo de velocidade possível. Infelizmente o embate não correu bem.
Não acredito que tenha sido paragem cardíaca, pois os pilotos de F1 já eram monitorizados na altura e qualquer arritmia perigosa seria detetada.
Já percebi que és fã do Piquet e sou forçado a concordar que o Piquet é um piloto completo, o Senna não o era. O Senna era capaz de coisas incríveis com o carro mas não percebia nada de afinar carros, não fosse o Prost um grande afinador e acredito que o Senna não tinha sido campeão. Eu admiro o Senna pela agressividade com que conduzia e pela forma como conseguia controlar o carro em situações adversas mesmo mantendo essa agressividade.
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Já percebi que és fã do Piquet e sou forçado a concordar que o Piquet é um piloto completo, o Senna não o era.
+1 ;)
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Não acredito que tenha sido paragem cardíaca, pois os pilotos de F1 já eram monitorizados na altura e qualquer arritmia perigosa seria detetada.
Não sei se já seriam sempre monitorizados e todos monitorizados.
Lembro-me bem de ver o tronco do Senna destapado com o falecido Sid Watkins em cima dele e não me recordo de lá ver nenhum aparelho de recolha de dados cardíacos.
O Lamy também se esbardalhou todo nesse ano no Lotus (em Spa? ou também em Imola?) e sei que nele não havia recolha nenhuma de dados cardíacos.
Já percebi que és fã do Piquet e sou forçado a concordar que o Piquet é um piloto completo, o Senna não o era.
Lol, sim o meu (tri-)campeão carioca de que falava era o Piquet.
O Senna era capaz de coisas incríveis com o carro mas não percebia nada de afinar carros, não fosse o Prost um grande afinador e acredito que o Senna não tinha sido campeão.
Não queria roubar o tópico mas as conversas são como as cerejas e por causa deste piloto Dinamarquês fomos começar a falar do Senna.
Sabes, eu não tenho o Ayrton em grande conta, mas muito mais pela forma de ser/estar dele do que pelas qualidades dele como piloto.
Como piloto nunca achei que ele fosse metade do que os outros achavam que ele era mas era muito bom piloto. Por exemplo, acho que o Alonso é o melhor piloto da actualidade (com o Vettel e o Hamilton muito perto) mas nem por isso acho que seja um enorme piloto. Tem obrigação de fazer muito mais do que tem feito com o material que tem tido à disposição. Ele (à semelhança do Raikkonen) é o que os nossos irmãos chamam de "bom de briga" mas não é muito bom a ajudar as equipas no desenvolvimento dos carros.
Mas o Ayrton era Deus na terra para a esmagadora maioria dos adeptos Brasileiro e Portugueses e se continuarmos a falar muito sobre ele, de certeza que iremos ferir susceptibilidades.
Tenho as minhas convicções em relação a ele. Não mudei de opinião nem depois da morte dele mas admito que hajam opiniões válidas contrárias à minha e não quero de forma nenhuma ferir susceptibilidades. Por aqui me fico.
Voltando ao tópico, alguém sabe a velocidade a que o Adam saiu de pista? Terá sido um simples erro de condução no sítio e na hora errada ou poderá ter havido um problema mecânico?
Quando e onde é que se realiza a próxima prova de resistência?
Será de 8 horas ou de 24?
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Só para clarificar, a monitorização cardíaca de que falava não era durante a prova, mas fora dela.
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Só para clarificar, a monitorização cardíaca de que falava não era durante a prova, mas fora dela.
Isso seria uma questão mais para o nosso confrade José Luís. :P
De qualquer forma acho que a monitorização cardíaca antes e depois de provas não serve de grande coisa.
Esse músculo impressionante faz coisas estranhas quando está sujeito a grande pressão. Aliás se calhar é por isso que nos prescrevem provas de esforço. Esforço esse que em momentos de pico anda na casa dos 200hbps.
Já li em vários sítios que actualmente há pilotos que correm com equipamentos que passam essa informação, mas creio que não são todos e que não o fazem em todas as provas.
Aliás há uns anos atrás quando mostravam imagens a bordo, davam indicação de forças G, posição de acelerador/travão e batimentos cardíacos.
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Exames periódicos devem ser feitos por todas as pessoas! Atletas ainda mais! Eletrocardiograma de esforço e ecocardiograma são o mínimo!
Eu discordo da afirmação que o Senna não sabia afinar carros! É famosa a habilidade dele de deixar os carros no ponto! O Prost e o Piquet também tem essa fama!
Hoje ficou muito mais fácil acertar um carro, com toda a telemetria embarcada! Penso que a eletrônica deve ser menos decisiva!
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Exames periódicos devem ser feitos por todas as pessoas! Atletas ainda mais! Eletrocardiograma de esforço e ecocardiograma são o mínimo!
Eu discordo da afirmação que o Senna não sabia afinar carros! É famosa a habilidade dele de deixar os carros no ponto! O Prost e o Piquet também tem essa fama!
Hoje ficou muito mais fácil acertar um carro, com toda a telemetria embarcada! Penso que a eletrônica deve ser menos decisiva!
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Caro José Luís, talvez eu não me tenha explicado correctamente em relação às capacidades de pilotagem do Ayrton.
Escrevi um lençol para descrever o que penso mas acabei por ficar só com o parágrafo anterior. Vou tentar sintetizar a minha resposta.
Comparo o Senna ao Villeneuve, ao Alonso, Raikkonen, Hamilton, Vettel e por aí. Pilotos bons de braço. Capazes de afinar o que lhes dão para a mão.
Comparo o Prost com o Piquet e com o Schumacher. Pilotos capazes de trabalhar com os mecânicos na descoberta de inovações que possam evoluir o carro.
Uma vez li um artigo de um reputado jornalista desportivo britânico que já faleceu que dizia que na McLaren nos testes de inverno gostavam mais do Bergher do que do Senna simplesmente porque fornecia mais informações à equipa.
Quem adorava o Senna era a Goodyear e os Japoneses da Honda é que eram doidos pelo Senna - porque de facto de cartografia de motores percebia ele.
Eu vi grandes pilotos chegarem a equipas com carros fraquinhos e passados 6 meses ver essas equipas com carros capazes de ganhar corridas. Não vi o Senna fazer nada disso. Talvez o oposto na McLaren.
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Gerhard Berger - ora aí está um piloto que eu apreciava bastante quando eu era miúdo.
No fim dos anos 90, nos últimos anos dele na Ferrari, era respeitadíssimo, inclusivé pelos outros pilotos e pelos jornalistas. Lembro-me de uma reportagem em que, após um acidente nas qualificações, todos os pilotos foram inspeccionar a pista a pé. No fim, os jornalistas foram autorizados a ir ter com o grupo para saber que conclusões tinham tirado.
No grupo estava um lote de bons pilotos... Damon Hill, Schumacher, Hakkinen, etc, mas foi ele o eleito pelo grupo para falar como representante de todos os pilotos, e era com eles que os jornalistas iam inconscientemente ter.
Quanto ao Senna, eu vejo-o como o tipo de piloto capaz de pagar num carro inferior e mesmo assim ser capaz de ganhar corridas. Não por saber fazer evoluir o carro, mas porque ganhava as corridas "no braço". Os MacLaren eram máquinas bem inferiores à concorrência na altura (particularmente Williams) e mesmo assim ganhavam, devido à agressividade e atitude (no bom sentido) que o Senna mostrava na pista.
O Schumacher era um tipo de piloto totalmente diferente. Começou numa equipa medíocre (a Benetton) e paulatinamente fez evoluir o carro de tal maneira que conseguiu levar essa equipa até ao topo, papando assim 2 campeonatos.
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Exames periódicos devem ser feitos por todas as pessoas! Atletas ainda mais! Eletrocardiograma de esforço e ecocardiograma são o mínimo!
Eu discordo da afirmação que o Senna não sabia afinar carros! É famosa a habilidade dele de deixar os carros no ponto! O Prost e o Piquet também tem essa fama!
Hoje ficou muito mais fácil acertar um carro, com toda a telemetria embarcada! Penso que a eletrônica deve ser menos decisiva!
JL, peço desculpa se exagerei no que disse acima, o Senna sabia afinar carros, mas não era excelente a fazê-lo como outros. O que disse em cima, talvez não fosse justo, mas o certo é que ele errou algumas vezes na afinação (mesmo em motores) e pouco contribuiu para as equipas onde passou. Ele aprendeu muito a afinar com o Prost.
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Hoje ficou muito mais fácil acertar um carro, com toda a telemetria embarcada! Penso que a eletrônica deve ser menos decisiva!
Na época existia muito mais electrónica do que hoje em dia.
O Adrian Newey chegou a admitir que se quisessem controlar o carro totalmente sem necessidade de intervenção humana (dentro ou fora do carro) seria perfeitamente possível. O carro iria fazer tempos muito parecidos e trajectórias muito parecidas enquanto os pneus o permitissem. Percebem agora porque é que até o Damon Hill conseguiu ser campeão naquele carro? ;)
Hoje em dia estão bem mais limitados nesse sentido. Até porque a comunicação carro<>box agora já só é feita no sentido carro >> box.
Logicamente que ainda há imensas ajudas, muitas que eu sou totalmente contra. Eu baniria completamente da F1 (GP2 e GP3 inclusive) caixas semi-automáticas (toca a mudar de marcha com as mãozinhas como antigamente), DRS ou qualquer sistema semelhante e introduziria pneumáticos com as borrachas de há 20 anos atrás. Sim os bons Goodyear da altura em que o Senna morreu.
Sim, eu tenho uma enooorme convicção que os pneus é que "mataram" o verdadeiro espírito de aventura da formula 1. Eu explico (lá vem lençol).
Ao fim de 5 minutos com 20 carros em pista, esta começa a desenhar trilhos (quase carris de comboio!) que indicam a trajectória ideal para a maioria dos pilotos. Ao fim de 20 minutos já só dá para rodar nesses trilhos. Nas rectas esses trilhos até podem ser ignorados e são muito menos evidentes mas mesmo nas rectas saindo dos trilhos os pneus ficam sujos (e muito!!) sem conseguirem limpar até à entrada da curva seguinte. Isto coloca um problema enorme aos pilotos. Sabem que mesmo que na recta consigam ultrapassar o tipo da frente, quando chegarem à curva seguinte seguem em frente e perdem 4 ou 5 posições...
Ah e claro, ultrapassagens por fora (como a do Piquet ao Senna no Hungaroring em 86 ou 87) são para esquecer pois o carro que segue na trajectória ideal é muito mais estável do que o que usa a trajectória alternativa. Por fora equivale a andar no gelo.
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Já repararam que quando chove antes duma corrida e a pista fica limpa (verde, sem marbles) os pilotos mais habilidosos conseguem perfeitamente fazer ultrapassagens por fora?? Pois é! É que o grip numa pista verde é quase o mesmo a toda a largura da pista e não apenas dentro do tal trilho.
E na mesma corrida, meia hora depois se não voltar a chover, já ninguém consegue ultrapassar ninguém sem ser com DRS ou nas idas às boxes. Engraçado, não é? Porque será? ;)
Digo isto desde 2003/2004 mas desde 2008 que se tornou um problema gravíssimo pois têm tentado manter a velocidade dos carros em pista retirando carga aerodinâmica. Não, não é gralha minha. Não me enganei. Sim têm retirado imensa carga aerodinâmica e tentam manter a mesma velocidade em curva à custa de pneus cada vez mais sofisticados, que duram menos voltas e que impedem ultrapassagens. Aliás, a Pirelli e a Mercedes acabaram de ser consideradas culpadas por terem efectuado um teste de 1000kms propositadamente por causa dos pneus durarem minimamente em condições apenas 5-6 voltas e por dechaparem ao fim de 15-18 voltas.
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Felizmente não sou o único que já viu a luz. Aqui há uns anos atrás perguntaram ao Frank Dernie (engenheiro de aerodinâmica) o que ele faria para aumentar as ultrapassagens.
O James Allen tem no seu site (http://www.jamesallenonf1.com/2010/03/getting-rid-of-aero-in-f1-the-counterargument/) um artigo interessante dessa conversa com o Frank Dernie.
Aconselho vivamente a leitura desse artigo.
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Continuando um pouco off-topic, tenho muitas ideias em relação à formula 1.
GPs como o do Mónaco deviam ser repensados.
Pra mim deixar de correr no Mónaco seria tão ou mais grave do que continuar a correr nos moldes actuais. Os pilotos têm imensas dificuldades em ultrapassar em circuitos largos, rápidos e com muitas zonas de travagem.
O que dizer de circuitos estreitos, lentos e quase sem travagens? Eu digo que é preciso incentivá-los. :P
Atribuir 3 pontos por cada ultrapassagem "em pista".
Fazer 2 corridas em vez de 1. Uma delas com 25 voltas e outra com 50 com duas horas e meia de intervalo entre cada uma.
A primeira seria basicamente só para pontuar com ultrapassagens e definir a grelha da segunda. Pontuação só para a volta mais rápida e para o vencedor (3 pontos para cada um). Ou seja, permitir-lhes partir o carro na primeira mas mesmo assim ser ainda possível participar e pontuar na segunda.
Mais on-topic, forçar os pilotos de F1 a competir na categoria GT na corrida de Le Mans. Quem quisesse participar no campeonato do mundo de F1 teria que correr Le Mans. O resultado de Le Mans contaria alguma coisa para o WDC de F1 e com base no seu resultado seria atribuído um lastro de 2Kg ao 2º melhor piloto em Le Mans, 4kg ao terceiro melhor, 6Kg ao quarto, etc. Do 10º em diante todos teriam 20Kg de lastro.
Esse lastro só contaria para as 2 corridas de F1 imediatamente a seguir a Le Mans. Acho que Silverstone e Nurburgring se a memória não me atraiçoa ;).
Tenho outras. Ficam prá próxima.