Barbear Clássico
Material => Navalhas => Topic started by: Ferlin on August 11, 2013, 10:58:59 pm
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Analisei alguns fóruns, li alguns artigos sobre manutenção de navalha e, enfim, esbarrei-me na necessidade da pedra.. pelo menos pra daqui a uns dois ou 3 meses.
A manutenção do fio pode ser feita com o assentador e a pasta, mas exigirá a pedra cedo ou tarde. Por isso pesquisei e venho pedir ajuda àqueles que possuem pedra e/ou conhecem bem esse assunto. Como comprei minha navalha shave-ready, ressalto que centrarei o assunto na finalização/polimento do fio.
Pedras naturais como as eschers e coticules foram minhas primeiras opções, no entanto o preço e a falta de confiança nos vendedores que encontrei foi o que mais me desestimulou. A granulagem de 12k e 10k que beiram, respectivamente, esses tipos de pedra era o meu padrão de aquisição, contudo, pesquisando alternativas às naturais, encontrei granulagens mais altas que, inicialmente, interessaram-me.
Sintéticas, como as Naniwas e as Shaptons, agradaram-me pelo preço e pelo fato de vierem já com a granulagem na caixa, o que impossibilita que vendedores que desconheço ajam de má fé e se aproveitem da minha ignorância em relação às pedras. Pensei em comprar uma Naniwa 12k ou uma Shapton. Esta, no entando, possui algumas granulagens que me desmotivaram de comprar pelo preço (como a Shapton 30k.. está caro) ou pelo desconhecimento (a Shapton glass stone 16k que encontrei pra vender está colocada, em uma tabela comparativa com várias pedras Shapton, como uma afiaçao "possivel - C" pra navalhas, ficando atrás da de 30k "best - A" e da de 10k, também com conceito A). Uma alternativa dentro delas, portanto, seria a de grit 12k.
Gostaria de saber se alguém conhece a Shapton 16k que o vendedor colocou com conceito C (acho que ele errou ao transcrever a tabela), porque ela possui 0.92 micron, ou seja, é uma pedra que ficaria entre a 30k de 0.49 micron e a 10k de 1.74 micron.
Possivelmente comprarei a Naniwa 12k, embora eu quisesse a de 30k na verdade :'(
Aceito sugestões, dicas, apoio moral e financeiro ;D ;D ;D
Fiquem à vontade pra falar de suas experiências de afiação.
Abraço e muito obrigado.
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Eu tenho uma Chinesa 12k igual a essa (http://stores.ebay.com/classic-razor/12000-grit-/_i.html?_fcid=31&_fsub=1800587011&_localstpos=&_sid=343506431&_stpos=&gbr=1)! Funciona bem!
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Eu tenho uma Chinesa 12k igual a essa (http://stores.ebay.com/classic-razor/12000-grit-/_i.html?_fcid=31&_fsub=1800587011&_localstpos=&_sid=343506431&_stpos=&gbr=1)! Funciona bem!
Li sobre essa chinesa de 12k, JL! Ela foi tentadora: preço disparadamente bom pela grit..
Mas cai no primeiro receio que falei. Li que algumas delas vem com uniformidades até.. E que nesses casos é necessário retificá-la com uma segunda pedra.
Quando você afiou com a de 12k, sentiu uma diferença boa no barbear? Corta que nem manteiga? ;D
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Pois estas chinesas de 12k são muito bem comentadas nos fóruns espanhóis, no entanto é referido que os acabamentos não são os melhores. Mas além disso não sei mais nada.
No dia que for comprar a minha primeira pedra, muito provavelmente será essa mesma.
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Pois estas chinesas de 12k são muito bem comentadas nos fóruns espanhóis, no entanto é referido que os acabamentos não são os melhores. Mas além disso não sei mais nada.
No dia que for comprar a minha primeira pedra, muito provavelmente será essa mesma.
Puxa vida... Li uma matéria de um americano, que restaurou uma Friodur, que usou pra refinar o fio essa bendita 12k..
O preço é tentador, fica 2,6 vezes mais barato que as japonesas de 12k que citei acima.
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E por coincidência ele comentou sobre a Shapton 16k, falando que deixa o fio bem suave.. Contudo ainda é cedo pra dizer que o cara que vendia ela errou ao transcrever a tabela.. mas que não faz sentido ele colocar "C", não faz..
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Àqueles que tiverem curiosidade, segue o link das Shapton: http://www.ebay.com/itm/JAPANESE-Shapton-glass-stones-sharpening-whetstones-23-Op-full-set-120-30-000-/200929380667?pt=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item2ec853093b
Note que ao selecionar a 16k e depois voltar e selecionar a de 10k, o preço aumenta! Não entendo, pagar mais por uma granulagem mais baixa.. Aí tem coisa que eu não sei.
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Para retificar, fica fácil! Com uma lixa d'água e uma superfície molhada, passa-se a pedra. Depois, se verifica com uma régua. Fica retinha!
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Para retificar, fica fácil! Com uma lixa d'água e uma superfície molhada, passa-se a pedra. Depois, se verifica com uma régua. Fica retinha!
Maravilha ;)
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após passar a lixa a superficie vai ficar aspera, voce pode amaciar com a slurry stone da 12k chinesa caso nao tenha o jeito é voce pode amaciar com o dedo ferlin, fazendo atrito com o dedo como se fosse retirando tipo uma massinha....
Outra opcao, voce pode mandar para mim companheiro que eu alinho pra voce ( se voce for do brasil ) heheheh
forte abraco.
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Eu também tenho a chinesa 12K e não sinto necessidade de outras pedras. Decerto obteria um apurado superior se tivesse uma 30K, mas há uma barreira econômica.
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após passar a lixa a superficie vai ficar aspera, voce pode amaciar com a slurry stone da 12k chinesa caso nao tenha o jeito é voce pode amaciar com o dedo ferlin, fazendo atrito com o dedo como se fosse retirando tipo uma massinha....
Outra opcao, voce pode mandar para mim companheiro que eu alinho pra voce ( se voce for do brasil ) heheheh
forte abraco.
Obrigado, bjj. Não sei se vou pegar essa chinesa, vou pensar e estudar mais um pouco essas pedras ;)
Eu também tenho a chinesa 12K e não sinto necessidade de outras pedras. Decerto obteria um apurado superior se tivesse uma 30K, mas há uma barreira econômica.
É.. O precinho não ajuda mesmo :P
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Não tenho nenhuma Shapton mas pelas opiniões de quem a usou noutros foruns não é consensual a satisfação com elas, nomeadamente o feedback não agrada a todos.
Naturais são sempre uma lotaria, essas chinesas ou coticules podem variar muito, assim como qualquer outra natural, a não ser que já se tenha alguma opinião sólida de quem a tenha usado antes. As escher são tão valorizadas por isso: são Thuringians mas que na altura eram avaliadas e vendidas com selo de qualidade.
Para começar uma artificial é sempre melhor, especialmente alguma que seja fácil encontrar ajuda quando se encontra problemas como as Norton 4/8 ou Naniwa 3/8.
Se queres uma finalizadora para já uma Naniwa 12k é muito bem considerada e um investimento seguro, acima disso duvido que consigas notar qualquer diferença. Depois podes ir buscar uma Norton ou Naniwa combinadas e para manutenção não precisas de mais nada.
Em lojas revendedoras da Icel também se consegue comprar a preços razóáveis uma King 250/1000 que pode ser útil no futuro.
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Não tenho nenhuma Shapton mas pelas opiniões de quem a usou noutros foruns não é consensual a satisfação com elas, nomeadamente o feedback não agrada a todos.
Naturais são sempre uma lotaria, essas chinesas ou coticules podem variar muito, assim como qualquer outra natural, a não ser que já se tenha alguma opinião sólida de quem a tenha usado antes. As escher são tão valorizadas por isso: são Thuringians mas que na altura eram avaliadas e vendidas com selo de qualidade.
Para começar uma artificial é sempre melhor, especialmente alguma que seja fácil encontrar ajuda quando se encontra problemas como as Norton 4/8 ou Naniwa 3/8.
Se queres uma finalizadora para já uma Naniwa 12k é muito bem considerada e um investimento seguro, acima disso duvido que consigas notar qualquer diferença. Depois podes ir buscar uma Norton ou Naniwa combinadas e para manutenção não precisas de mais nada.
Em lojas revendedoras da Icel também se consegue comprar a preços razóáveis uma King 250/1000 que pode ser útil no futuro.
Obrigado, pelas dicas ;)
Por curiosidade, usa qual finalizadora?
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Não tenho nenhuma Shapton mas pelas opiniões de quem a usou noutros foruns não é consensual a satisfação com elas, nomeadamente o feedback não agrada a todos.
Naturais são sempre uma lotaria, essas chinesas ou coticules podem variar muito, assim como qualquer outra natural, a não ser que já se tenha alguma opinião sólida de quem a tenha usado antes. As escher são tão valorizadas por isso: são Thuringians mas que na altura eram avaliadas e vendidas com selo de qualidade.
Para começar uma artificial é sempre melhor, especialmente alguma que seja fácil encontrar ajuda quando se encontra problemas como as Norton 4/8 ou Naniwa 3/8.
Se queres uma finalizadora para já uma Naniwa 12k é muito bem considerada e um investimento seguro, acima disso duvido que consigas notar qualquer diferença. Depois podes ir buscar uma Norton ou Naniwa combinadas e para manutenção não precisas de mais nada.
Em lojas revendedoras da Icel também se consegue comprar a preços razóáveis uma King 250/1000 que pode ser útil no futuro.
Obrigado, pelas dicas ;)
Por curiosidade, usa qual finalizadora?
Nunca mais me dediquei à aprendizagem da afiação, tenho de o fazer muito brevemente mas estou tão satisfeito com as navalhas que estão actualmente na rotação que procuro nem inventar! ::) Recentemente tive algumas navalhas que foram afiadas com coticule e gosto muito do fio que deixam.
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Qual a diferença que as coticules proporcionam?
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Qual a diferença que as coticules proporcionam?
Uma caracteristica muito interessante da coticule na minha opiniao é a maciez do barbear, pouca irritação...pouco agressiva....
a 12k tambem deixa o fio com um barbear macio e pouco agressivo, a vantagem é a granulagem ser mais fina.... podendo dar um aperfeicoamento na finalizacao... alem do mais dizem que a coticule nao passa da media de 10000 grãos... o que eu faco... eu barbeio apos finalizar com a coticule somente na agua , se nao ficar tao boa eu vou pra 12k chinesa ou japonesa... realmente é uma pedra que vale cada centavo na minha opiniao
p.s : agressividade que digo é no sentido de irritação ou queimar a pele, e não avidez do fio ;)
essa é minha opiniao... e a sua Islander ?
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bjj, coincido nas tuas impressões.
Parece que existe ali um ponto entre cortar pêlo e a pele que as coticule atingem.... A minha TI, por exemplo, ao ser maior e mais pesada que a média, por vezes posso tocar com a lâmina na pele por descuido e não corta, por exemplo(acontecia muito ao modelar nas patilhas, por exemplo, quando a lâmina ainda não está em contacto com a pele e a mão tem instabilidade...). Mas sempre com eficácia ao barbear...
Posso vir a mudar de opinião mas de momento não vejo necessidade em procurar pedras de grão muito alto...10/12K parecem ser mais do que suficientes.
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tou contigo Islander, em termos de pedra o que eu percebo da evolução pra coticule e Jnat ou Cnat é muito pouca, acredito que uma 15000/20000 tambem seria desnecessario, apesar de eu ter a curiosidade de fazer um teste um dia... porem em termos de pastas as granulagens finas como a 0.5 do oxido cromio tem pessoas que gostam muito e nao vivem sem.... conheco pessoas tambem que usam o proprio oxido cromio antes da finalizacao com agua na coticule... bem essa negocio de afiação parece ser um mundo bem dinâmico. Forte abraco.
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Os senhores já usaram esta pedra?
http://pt.aliexpress.com/item/Free-Shipping-10000-3000-Grit-Knife-Razor-Sharpener-Stone-Whetstone-Polishing-Tool-Two-Sides/989031934.html
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Rodrigo, a mim parece que essa pedra é apropriada para facas.
Islander e bjj, eu também não vi necessidade de uma pedra superior à chinesa 12K. Para renovar o fio, tem sido suficiente levar a navalha àquela pedra após 15 ou 20 escanhoados. Faço umas 100 passagens com slurry e outras 100 apenas com água.
No mais, percebo grande diferença na eficácia e na segurança da navalha conforme varia a qualidade do sabão/espuma, bem como o ângulo de contato da lâmina com a cara. Por isso, ao avaliar um sabão, tenho dado muita importância à sua capacidade de "levantar" o pelo. Nesse quesito, dou nota dez ao stick Derby, e zero ao MWF (com o qual não me acertei e já pus fora).
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Há sabões que eu nem tento usar com navalha e outros que agarro instintivamente quando vou usá-la, é muito mais exigente, sem dúvida.
Por outro lado dá-me pena que alguém ponha de lado o MWF, já experimentaste usar como stick e sem poupança? E com cerda? (acho que nunca dei este conselho mas fica a tentativa... ;D)
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Tentei de todas as formas que me eram disponíveis: cerda, texugo, na cara, na tigela, como stick, com pouca água, muita água e água média; por fim, ralei e amoldei noutro recipiente para aumentar a superfície de contado com o pincel. Tudo debalde. Na maioria das vezes, consegui uma espuma consistente, duradoura e de boa aparência, porém sem deslize nenhum. Houve um dia que a navalha travou e avançou pele adentro. Enfim, um fracasso.
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Gosto muito das coticule e não sinto necessidade de ir a pedras mais finas, comprei a 1ª aqui no forum há já uns tempos e não resisti a comprar outra maior e mais larga onde a navalha cabe toda, gosto muito do acabamento que permite, muito suave.
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Já alguém comprou nestes sites? O que acham dos preços?
Cumps
http://www.fine-tools.com/naniwa-stones.html
http://www.edenwebshops.co.uk/en/ct/eden-quality-sharpening-stones.htm
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Boa noite confrades,
Tambem eu ando á procura de uma pedra para manutenção da navalha.
Encontrei este comerciante de salvo erro Alcobaça, alguém conhece ?
http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes (http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes)
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Ora, nem sabia que havia material deste à venda em Portugal.
Se comprares nessa loja, depois dá feedback. :)
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O comerciante não conheço, mas reconheço a origem das pedras: Ardennes, Bélgica.
São pedras naturais, muito boas como finalizadoras.
É pena as dimensões das pedras que colocam à venda... São, na minha opinião, muito pequenas para serem usadas para afiar navalhas.
Para mim uma coticule terá no mínimo uns 13cm de comprimento e 4 a 5cm de largura, embora tenha uma coticule mais estreita que também me é util para as "smiling edges".
Boa noite confrades,
Tambem eu ando á procura de uma pedra para manutenção da navalha.
Encontrei este comerciante de salvo erro Alcobaça, alguém conhece ?
http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes (http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes)