Barbear Clássico
Geral => Iniciante => Topic started by: Antonio.dias on February 10, 2014, 12:13:54 pm
-
Boas a todos,
Necessito de alguma ajuda, visto que tenho tido alguns problemas com o barbear manual. O que me tem dificultado, e quase que me vou ficando pelo aparar com maquina a barba, é o facto de ter a pele extremamente sensível.
Sempre que opto por barbear com maquina barbear manual acontece sempre o mesmo, que é na segunda passagem ter a pele já a começar a ficar vermelha e irritada nos sítios onde ainda não saiu a barba toda. Este ardor que provoca e o facto da pele ficar totalmente vermelha, impede-me sequer de acabar o barbear :-\. Após o barbear ainda fico com a cara assim vermelha mesma com algumas manchas de vermelhão durante algum tempo.
Acho que também me falta um pouco de técnica, pois também sou um bocado “Eduardo Mãos de Tesoura” e surgem sempre alguns cortes uns mais pequenos e já fiz uns feios também na sua maioria utilizando maquinas normais de 3 laminas e 4 laminas.
Experimentei recentemente uma Safety razor que tinha lá para casa(não sei a marca daquilo). Fui comprar umas laminas “bic chrome platinum”(deduzo que sejam agressivas e não indicadas para iniciantes), fui comprar um creme para o pincel e siga desfazer. O que é certo é que mais uma vez na segunda passagem a pele já estava a começar a ficar vermelha e irritada em algumas zonas, e inclusive fiz um corte feio que nem o lápis hemostático estancou.. conclusão fiquei com a barba imperfeita em algumas zonas e não consegui acabar o barbear com o tentar estancar o corte e a pele irritada impediu-me.
Não querendo já dar por concluída a minha experiencia com as maquinas manuais estou disposto a tentar melhorar alguns aspetos no barbear com maquina manual e com alguma ajuda quem sabe conseguir efetivamente ter um bom barbear.
Pelo que já lí no fórum e provavelmente o que vou fazer é começar por uma maquina para principiante como a wilkinson sword classic, que penso haver na schleckers que minimiza o risco de cortes sem grande investimento certo? Não sei se me aconselham outra coisa?
Agora no que toca a maquina, técnica, pincel, creme barbear, laminas.. é que não sei o mais indicado, visto que tenho este problema da pele que fica irritada muito rapidamente..
Cumprimentos!
-
Olá, há vários vídeos aqui no Fórum dando dicas de como barbear. Quanto à máquina, essa parece interessante para começar , mas antes de tudo, nunca se esqueça de apenas usar o peso da máquina, nunca faça força! Quando usávamos anteriormente Mach 3 ou semelhantes ou barbeadores elétricos, tendemos a apertar o rosto, e no barbear clássico, isso nunca dá certo.
-
Olá, há vários vídeos aqui no Fórum dando dicas de como barbear. Quanto à máquina, essa parece interessante para começar , mas antes de tudo, nunca se esqueça de apenas usar o peso da máquina, nunca faça força! Quando usávamos anteriormente Mach 3 ou semelhantes ou barbeadores elétricos, tendemos a apertar o rosto, e no barbear clássico, isso nunca dá certo.
Obrigado pelo comentário. Penso que terei cometido esse erro de usar alguma pressão utilizando a maquina que tinha em casa. Possivelmente alguns dos cortes terão ocorrido daí.
Esqueci-me de mencionar que sou do porto, para facilitar nas sugestões que possam fazer.
cumprimentos.
-
A wilkinson classic é uma bela máquina para iniciantes e não só. As lâminas que vem com ela é que não são grande coisa. Se puderes, troque. As Bic também são péssimas, na minha humilde opinião.
Não sei se tem mercado continente no Porto, mas lá se vende lâminas fabricadas pela Persona, bem melhores, mas ainda assim, longe de serem lâminas de topo.
Podías mandar uma MP para o Gil Brandão, aka lamina, que é de Santa Maria da feira, ele tem uma seleção boa de lâminas é outros produtos, e te indicará um kit básico de qualidade.
Mas nada disso substitui a habilidade manual. Te recomendo ler bastante e assistir a quantos vídeos puder no YouTube sobre o assunto. Especialmente os canais do geofatboy, e do Mantic59.
E tenha calma, não faça pressão, paciência é a palavra chave no início.
Uma boa rotina de limpeza e preparação da pele antes de se barbear ajuda. Procure os tópicos fixos do fórum e dê uma lida, vão te ajudar com certeza.
Para já, que tipo de espuma esta usando?
-
Vou citar um ilustre confrade que, num post bastante antigo, creio que responde a muitas das tuas dúvidas:
....
Eu não me barbeio com lâminas DE, apenas com navalhas, mas as "regras" são as mesmas.
- A navalha tem que estar pronta a barbear. A maioria das navalhas, quando compradas, não estão prontas a serem usadas. Cortam, mas cortam mal. Contrata um serviço de afilamento.
- O creme ou sabão de barbear deve proporcionar boa hidratação e lubrificação. Sem isto, a lâmina não desliza correctamente nem a pele fica protegida contra as agressões da lâmina.
- Com as mãos molhadas, estuda o sentido do crescimento dos pêlos. Vais reparar que há zonas da cara cujos pêlos têm direcções diferentes de outras zonas. Ao barbear, na primeira passagem, corta ao longo da direcção do crescimento do pêlo, nunca contra (o dito "escanhoado"). Nas passagens seguintes, altera o sentido (90 graus e depois quase-180 graus).
- Usa um pincel de barba. O pincel faz a esfoliação da pele, isto é, remove as camadas de células mortas e massaja a superfície da pele. Para além disso, quando carregada com o creme, espalha o creme de maneira profunda até dentro dos poros da cara, preparando correctamente a pele para o barbear.
- Ao contrário das multi-lâminas modernas, NÃO USES PRESSÃO ao barbear. Se a lâmina (DE ou navalha) só corta se se pressionar ou fazendo várias passagens, então PÁRA! A lâmina não está em condições para ser utilizada. Uma boa lâmina corta a barba apenas deslizando com praticamente o seu próprio peso sob a cara. Não é preciso pressionar mais que isso, "conduz" apenas a lâmina.
- Ao barbear, não uses um ângulo muito acentuado. No máximo, usa até 30 graus, imaginando que os 0 graus são a lâmina deitada sobre a cara.
- Certifica-te que o creme na cara não seca. Se começar a secar, adiciona algumas gotas de água quente e espalha de novo. Depois de acabares a primeira passagem, remove os restos de creme com água quente, pega no pincel e volta a espalhar o creme para a segunda passagem.
- Não tentes que à primeira passagem, fique tudo barbeado. Tipicamente faz-se 2,3 ou 4 passagens.
- Não uses a lâmina na mesma área várias vezes na mesma passagem, porque da primeira vez, irás remover o creme nessa zona, o que precisará de novo de creme para barbear, o que só irá acontecer na próxima passagem.
- Depois da última passagem, tira os restos de creme com água fria. A água fria ajuda a fechar os poros e a acelerar a cicatrização da pele. A água quente abre os poros, a fria fecha.
- Usa um after-shave para promover a cicatrização. Depois do afters-shave, é também boa ideia colocar um bálsamo para re-hidratar a pele.
-
Olá! Bem-vindo!
A Wilkinson é um boa máquina para começar, sim. É muito suave, o que minimiza o risco de acidentes. No entanto, pode não dar um apurado muito bom como alguns gostariam.
pelo preço baixo, é uma máquina interessante para experimentar este mundo do barbear tradicional.
Outras máquinas boas para se começar são as Edwin Jagger, as Mühle de pente fechado, as Merkur ou a Feather Popular mas estas já requerem um investimento maior. Uma Gillette Tech antiga também poderá ser uma opção, se tiveres a sorte de encontrar uma.
O conselho do Arabaci é pertinente: nunca fazer pressão, é regra de ouro para ter um barbear confortável.
As lâminas BIC não são consensuais... apesar de pessoalmente até gostar delas, há muitos que não gostam mesmo nada delas. Talvez seja boa ideia experimentar outra marca de lâminas. O Continente vende umas lâminas de marca própria que são fabricadas pela Personna e são mais consensuais.
Fazer uma boa espuma é um passo importante... aliás, é logo meio caminho andado. Se a espuma não estiver bem feita, não vai proteger o suficiente. A espuma deve ser opaca, sem bolhas de ar e com um aspecto luzidio, e deve proporcionar também um bom deslize. Há diversos vídeos no fórum que mostram como obter uma boa espuma.
Já agora, será que podes mostrar uma foto da máquina que tens? Talvez possamos ajudar...
Boa sorte e bons escanhoados! :)
-
Bem vindo ao BC!!!
Além de tudo que foi escrito, faca também um mapa do crescimento da sua barba. Assim você evita de pegar o contra pêlo na primeira passagem.
Veja aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5405.0
-
A wilkinson classic é uma bela máquina para iniciantes e não só. As lâminas que vem com ela é que não são grande coisa. Se puderes, troque. As Bic também são péssimas, na minha humilde opinião.
No meu caso, acho as Wilkinson com as BIC um par muito competente... 8)
-
No meu caso, acho as Wilkinson com as BIC um par muito competente... 8)
Pode ser, nunca as usei em conjunto.
Agora já não tenho como testar, dei todas as Bic que tinha.... =)
-
Pode ser, nunca as usei em conjunto.
Agora já não tenho como testar, dei todas as Bic que tinha.... =)
;D ;D
...então e quem as recebeu, gostou das mesmas?
-
;D ;D
...então e quem as recebeu, gostou das mesmas?
Penso que não... ;D
-
Desde já um obrigado a todos os que têm comentado e aconselhado ao meu post.
Pelo que vejo trouxe cmg alguns "vicios" do barbear com maquina manuais com 3 e 4 laminas. que claramente não ajudaram na minha primeira experiência com a safety razor que tinha.
Infelizmente só vi depois de "tentar" desfazer a barba é que vi o post que o classic-shaver colocou.
Pelo que li aqui pelo forum uma boa espuma, proveniente de sabão ou tubo, faz a diferença para um bom barbear. Alguem que tenha pele sensivel, ou que saiba de alguma que efetivamente ajude neste campo a minimizar a irritação/intolerância à lamina e maquina?
-
Bem vindo ao BC!!!
Além de tudo que foi escrito, faca também um mapa do crescimento da sua barba. Assim você evita de pegar o contra pêlo na primeira passagem.
Veja aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5405.0
Claramente algo novo para mim! o teu efetivamente parece um mapa complicado para o barbear!
-
Já agora, será que podes mostrar uma foto da máquina que tens? Talvez possamos ajudar...
Boa sorte e bons escanhoados! :)
boas,
Infelizmente acho que é mesmo fabrico chinês :o o que junto aos maus hábitos de uma maquina com 3/4 laminas e inexperiência deu um resultado fantástico xDD
-
...
Mas nada disso substitui a habilidade manual. Te recomendo ler bastante e assistir a quantos vídeos puder no YouTube sobre o assunto. Especialmente os canais do geofatboy, e do Mantic59.
Boa sugestão, efetivamente tem aqui algumas tecnicas e procedimentos que vou ter que ter em conta! :)
Para já, que tipo de espuma esta usando?
não tenho a certeza, mas acho que foi marca jumbo um creme de barbear que usei..
-
boas,
Infelizmente acho que é mesmo fabrico chinês :o o que junto aos maus hábitos de uma maquina com 3/4 laminas e inexperiência deu um resultado fantástico xDD
Pois! Compreende-se... :P
não tenho a certeza, mas acho que foi marca jumbo um creme de barbear que usei..
O Creme do Jumbo é fabricado pela Lascaray, a empresa espanhola que fabrica também os LEA/BEA.
Não é grande espingarda... não é algo que eu recomendaria, apesar do baixo preço.
Uma coisa te aconselho: não poupes na quantidade de creme, que esse é fraquito e requer uma boa dose para ter uma espuma decente.
O que te posso recomendar é que compres um creme melhorzito. Uma boa sugestão são os cremes Portugueses: Lavanda, Veleiro, Top Secret ou então o Via Men que se vende no Intermarché (este último é um creme bem acima da média a um preço muito bom). :)
-
O que te posso recomendar é que compres um creme melhorzito. Uma boa sugestão são os cremes Portugueses: Lavanda, Veleiro, Top Secret ou então o Via Men que se vende no Intermarché (este último é um creme bem acima da média a um preço muito bom). :)
Sem dúvida!
Se não tiveres nenhum Intermarche à mão, o Lavanda costuma existir no Jumbo e no Pingo Doce!
Top Secret e Veleiro seriam escolhas top também!
-
O que te posso recomendar é que compres um creme melhorzito. Uma boa sugestão são os cremes Portugueses: Lavanda, Veleiro, Top Secret ou então o Via Men que se vende no Intermarché (este último é um creme bem acima da média a um preço muito bom). :)
Eu dei uma vista de olhos no forum antes de comprar, mas como tinha apenas o "Lavanda" e detestando o cheiro a lavanda e não tendo a certeza se efetivamente teria este cheiro ou apenas nome. :P comprei um para lá...
Notei que a espuma era bastante dificil de conseguir, mas lá deu.
Vou começar por essa mudança. :)
-
Acham que um produto pre shave ajudaria a diminuir a possível irritação da pele com o barbear?
-
Eu dei uma vista de olhos no forum antes de comprar, mas como tinha apenas o "Lavanda" e detestando o cheiro a lavanda e não tendo a certeza se efetivamente teria este cheiro ou apenas nome. :P comprei um para lá...
Notei que a espuma era bastante dificil de conseguir, mas lá deu.
Vou começar por essa mudança. :)
A questão da espuma do Lavanda tem a haver com a quatidade de creme usada, coloca mais...eu tambem tive esse problema no inicio.
Acham que um produto pre shave ajudaria a diminuir a possível irritação da pele com o barbear?
Podes experimentar um Pré Proraso branco (peles sensíveis), mas não acredito que melhore muito.
-
Olá António, bem-vindo!
Olha, a questão da pouca pressão que se faz com a máquina é tão importante que apesar de já ter sido aqui falado várias vezes, faço menção de novo. Não utilizes pressão!
Na segunda passagem, fazes contra-pelo?
A propósito, isso de pele sensível é relativo. Com técnica isso melhora e muito.
-
Acham que um produto pre shave ajudaria a diminuir a possível irritação da pele com o barbear?
Acho que nada neste mundo do barbear é certo. Pode ser que ajude, que não ajude e até mesmo que atrapalhe ( foi o caso quando usei óleos pré-barbear), mas antes de gastar alguns euros com isso, te recomendo a leitura DESTE (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0) tópico. ;)
-
Olá António, bem-vindo!
Olha, a questão da pouca pressão que se faz com a máquina é tão importante que apesar de já ter sido aqui falado várias vezes, faço menção de novo. Não utilizes pressão!
Na segunda passagem, fazes contra-pelo?
A propósito, isso de pele sensível é relativo. Com técnica isso melhora e muito.
Já mais que interiorizei que a não aplicação de pressão é essencial! aprendi da pior forma! xD
Não faço contra pelo segundo aquele que é discurso que me lembro sempre de nunca aplicar a maquina no sentido contra o pelo. Mas pelo que já dei uma vista de olhos por cá no forum e nuns videos não é verdade.
Espero que à medida que a pericia aumentar o fator de irritabilidade da pele vá diminuindo ;)
-
Acho que nada neste mundo do barbear é certo. Pode ser que ajude, que não ajude e até mesmo que atrapalhe ( foi o caso quando usei óleos pré-barbear), mas antes de gastar alguns euros com isso, te recomendo a leitura DESTE (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0) tópico. ;)
Boas Gago,
Antes mesmo de mencionares este post já lá passei e já fiz o download do book ;)
Vou sem duvida experimentar o metodo. Dizem que em alguns casos diminui o tempo de duração do processo o que no meu caso pode ajudar com o que mais me queixo que é a sensibilidade. :)
-
Boas Gago,
Antes mesmo de mencionares este post já lá passei e já fiz o download do book ;)
Vou sem duvida experimentar o metodo. Dizem que em alguns casos diminui o tempo de duração do processo o que no meu caso pode ajudar com o que mais me queixo que é a sensibilidade. :)
Na minha opinião, água quente é o pior vilão para quem tem a pele sensível, pelos motivos que cito lá. Funcionou comigo e tomara que funcione com você, mas caso contrário, não desanime também, há vários caminhos para se chegar no barbear perfeito. Eu só descobri esse método quase um ano depois de me barbear com água quente, e os resultados sempre melhorando. É muito difícil descobrir o que é o melhor para nós logo de cara. ;)
-
Estava a pensar comprar um pincel (não muito caro) e depois de procurar aqui pelo surgiram assim dois que me pareceram ser os mais comentados Semogue 1305 e 1800. O 1305 vi um no outro dia por 10€ o que deduzo que seja uma boa compra já que se vêm por 13/14 e que supostamente irão acabar ?
Relativamente ao 1800 dizem que é melhor para sabão e o 1305 para creme. Tendo a pele sensível e facilmente irritável qual acham que seria o melhor? para já uso creme, mas tenciono exprimentar sabão..
-
Tenho um Semogue 1305, e com sabão, comporta-se muito bem.
Acho que somente os pinceis de texugo é que "preferem" o creme
ao sabão devido ao backbone menos acentuado.
-
Estava a pensar comprar um pincel (não muito caro) e depois de procurar aqui pelo surgiram assim dois que me pareceram ser os mais comentados Semogue 1305 e 1800. O 1305 vi um no outro dia por 10€ o que deduzo que seja uma boa compra já que se vêm por 13/14 e que supostamente irão acabar ?
Relativamente ao 1800 dizem que é melhor para sabão e o 1305 para creme. Tendo a pele sensível e facilmente irritável qual acham que seria o melhor? para já uso creme, mas tenciono exprimentar sabão..
Viva,
Qualquer dos dois é muito versátil, quer para creme, quer para sabão. O 1800 é um favorito meu - tem um pouco mais de firmeza e tem um cabo em madeira tratada, que acho melhor que o cabo pintado do 1305 que pode lascar a tinta). Mas o 1305 é excelente, também, e por esse preço, seria de aproveitar.
[...]
Acho que somente os pinceis de texugo é que "preferem" o creme ao sabão devido ao backbone menos acentuado.
Não necessariamente. Há pincéis de texugo muito bons para usar com sabão. Também há pincéis de cerda com menos firmeza, e que são mais recomendados para cremes.
-
Não necessariamente. Há pincéis de texugo muito bons para usar com sabão. Também há pincéis de cerda com menos firmeza, e que são mais recomendados para cremes.
E se tratando da Semogue, quais seriam os pincéis de "texugo" mais recomendado para sabões? Além do SOC 2 band é claro ;D
-
Dos pincéis de produção actual, o SOC -band é o melhor pincel da Semogue para sabões duros.
Na minha opinião, pincéis como o 2015HD também se portam bastante bem, mas a tendência geral entre a maioria dos utilizadores é a de preferir pincéis com mais firmeza.
-
Boas a todos,
Ontem depois de deixar crescer a barba um pouco e reunir algum material novo, decidi ir à segunda tentativa com uma safety razor.
Depois do banho, preparei o material e decidi experimentar a água fria (conselho do utilizador GAGO) o escanoado!
Com o pincel já um pouco mais quebrado, foi bem mais fácil fazer a espuma e com as dicas que me foram dando todo o processo pareceu bem mais facil.
Devo dizer que com a nova Máquina Wilkinson Classic foi sem duvida uma surpresa. O que foi dito que por um custo reduzido é possível obter uma experiência do barbear clássico é totalmente verdade. A minha experiência foi sem duvida muito melhor que da primeira vez. Apesar do preço reduzido esta maquina deixou com um barbear bastante bom e com bastante facilidade (mas com muito cuidado e tempo) e mínima irritabilidade fui capaz obter um resultado fantástico para mim.
Devo dizer que este foi sem duvida a primeira vez que me lembro de fazer 5/6 aplicações de espuma (espero vir a reduzir para as normais 3) e ainda fazer as passagens com a maquina a favor, de lado e contra o pêlo (um pouco a medo nesta ultima, daí ter feito 5/6 aplicações) sem sentir a irritabilidade de pele e sem grandes cortes!! nada que com a pedra e o lápis hemostático não resolvesse instantaneamente.
Sem duvida estou fã deste método e seguidor a partir deste momento! ;D ;D e acho que finalmente encontrei um método não doloroso para ter um barbear que nunca consegui e sem a cara toda inchada!!
Já comecei a ler mais umas coisas por cá e sem duvida um semogue 1305 ou 830 pelo fator cabo e a tinta que tem tendência a lascar e partir, ou então um 1800 será sem duvida a minha próxima aquisição! 8)
Deixo o kit que utilizei..
(http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/197/uuu7.jpg) (https://imageshack.com/i/5huuu7j)
Obrigado a todos pelas dicas e conselhos! Ajudaram sem duvida!
-
Ora, bom saber!
Mais um convertido ao Shaving made easy e água fria ;)
Boas a todos,
Ontem depois de deixar crescer a barba um pouco e reunir algum material novo, decidi ir à segunda tentativa com uma safety razor.
Depois do banho, preparei o material e decidi experimentar a água fria (conselho do utilizador GAGO) o escanoado!
Com o pincel já um pouco mais quebrado, foi bem mais fácil fazer a espuma e com as dicas que me foram dando todo o processo pareceu bem mais facil.
Devo dizer que com a nova Máquina Wilkinson Classic foi sem duvida uma surpresa. O que foi dito que por um custo reduzido é possível obter uma experiência do barbear clássico é totalmente verdade. A minha experiência foi sem duvida muito melhor que da primeira vez. Apesar do preço reduzido esta maquina deixou com um barbear bastante bom e com bastante facilidade (mas com muito cuidado e tempo) e mínima irritabilidade fui capaz obter um resultado fantástico para mim.
Devo dizer que este foi sem duvida a primeira vez que me lembro de fazer 5/6 aplicações de espuma (espero vir a reduzir para as normais 3) e ainda fazer as passagens com a maquina a favor, de lado e contra o pêlo (um pouco a medo nesta ultima, daí ter feito 5/6 aplicações) sem sentir a irritabilidade de pele e sem grandes cortes!! nada que com a pedra e o lápis hemostático não resolvesse instantaneamente.
Sem duvida estou fã deste método e seguidor a partir deste momento! ;D ;D e acho que finalmente encontrei um método não doloroso para ter um barbear que nunca consegui e sem a cara toda inchada!!
Já comecei a ler mais umas coisas por cá e sem duvida um semogue 1305 ou 830 pelo fator cabo e a tinta que tem tendência a lascar e partir, ou então um 1800 será sem duvida a minha próxima aquisição! 8)
Deixo o kit que utilizei..
(http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/197/uuu7.jpg) (https://imageshack.com/i/5huuu7j)
Obrigado a todos pelas dicas e conselhos! Ajudaram sem duvida!
-
Ora, bom saber!
Mais um convertido ao Shaving made easy e água fria ;)
Ora nem mais, água fria e sempre melhor ;)
Mas o que importa e encontrar o que se ajusta a tua cara e a tua pele e vais ver que não queres outra coisa. :)
-
Bem vindo ao BC. Duas pequenas sugestões:
1) Para conseguires limpar o resíduo branco que o sabão/creme de barbear deixa na máquina (e lavatório, etc), experimenta utilizar um pouco de sabonete de mãos "normal". Espalha essa espuma na cabeça e cabo da máquina ou no que queiras lavar e o resíduo branco sai facilmente. Cuidado para não te cortares na lâmina exposta, claro.
2) Experimenta comprar um tubinho de Geleia 444 (cerca de 2 €) e antes de colocares o AfterShave na mão, coloca meia "ervilha" desse gel na mão e mistura com o AfterShave antes de aplicar. Não funcionará com toda a gente, mas comigo faz maravilhas. Não coloques mais que meia ervilha ou a tua pele parecerá borracha.
-
Ora, bom saber!
Mais um convertido ao Shaving made easy e água fria ;)
Cmg funcionou bem depois do banho. ;)
1) Para conseguires limpar o resíduo branco que o sabão/creme de barbear deixa na máquina (e lavatório, etc), experimenta utilizar um pouco de sabonete de mãos "normal". Espalha essa espuma na cabeça e cabo da máquina ou no que queiras lavar e o resíduo branco sai facilmente. Cuidado para não te cortares na lâmina exposta, claro.
Claramente hábitos de quem usava maquinas de 3 laminas que era bota e vira, apenas agua resolvia! XD
2) Experimenta comprar um tubinho de Geleia 444 (cerca de 2 €) e antes de colocares o AfterShave na mão, coloca meia "ervilha" desse gel na mão e mistura com o AfterShave antes de aplicar. Não funcionará com toda a gente, mas comigo faz maravilhas. Não coloques mais que meia ervilha ou a tua pele parecerá borracha.
Já tinha colocado na lista de coisas a comprar! :) Pelo que dizem é um espectáculo aquilo. Na proxima ida ao porto uma dessas já vem e possivelmente um sabão para experimentar ::)
-
Cmg funcionou bem depois do banho. ;)
Apesar de não ser adepto de mexer em equipas vencedoras, há neste ponto duas teorias diametralmente opostas: uns dizem que o ideal é utilizar água quente, ou fazer depois do banho, pois a água quente amolece os pelos e isso torna mais simples e fácil de os cortar, etc... outros juram que o ideal é utilizar água fria e/ou fazer antes do banho, pois a água quente também "amolece" a pele e a torna mais frágil - que o ideal é a pele mais resistente e que os próprios pelos, quanto mais duros mais facilmente uma boa lâmina corta, etc...
Pessoalmente, como utilizador das Mach 3, utilizava o primeiro método, com a diferença que fazia a barba DURANTE o banho. No fim, não secava a cara e terminava a barba logo após. Depois de ter lido o tópico e livro http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0, achei que fazia sentido e passei a fazer antes do banho, com água morna (porque está demasiado frio para água fria).
Ou seja, dá uma vista de olhos nos argumentos apresentados e faz a experiência - se não for melhor, volta ao método que utilizas...
Claramente hábitos de quem usava maquinas de 3 laminas que era bota e vira, apenas agua resolvia! XD
Já tinha colocado na lista de coisas a comprar! :) Pelo que dizem é um espectáculo aquilo. Na proxima ida ao porto uma dessas já vem e possivelmente um sabão para experimentar ::)
Exactamente. Descobri este problema quando comecei com o BC, pois as espumas, sabonetes e produtos normais de supermercado não causam isto. Penso que incluem uma coisa chamada aniónicos tensoactivos ou qq coisa assim, que alteram a tensão superficial ou o equilíbrio de iões da escuma que gera esse resíduo branco, etc... Os químicos de serviço que expliquem melhor, que eu já devo estar a inventar. Tem também a ver com a dureza da água, que aqui é mais dura que no norte, etc... O que interessa é que funciona! ;D
É capaz de não ser preciso ires ao Porto para comprar, deve haver em quase qualquer drogaria ou "mercado". No mesmo sítio que compraste o lápis e a pedra hemoestática deve ter.
-
Por muitos anos tive um problema terrível de pele sensível em uma pequena parte do pescoço. Era passar uma ml e ficava dolorido e cheio de pontos de inflamação.
Mas depois de descobrir o BC e comprar um bom set inicial, este que consta em minha assinatura, praticante resolvi o problema ;D.
Usando a EJ DE86 com lâminas feather e o tobs sandalwood dificilmente aparece alguma irritação. A pele ainda é mais sensível do que outras partes, sinto quando posso ea lâmina, mas não tem mais nenhuma vermelhidão. ;)
Já ia me esquecendo, foi de extrema ajuda o post do gago sobre Shaving made easy ;D
-
Eu tambem tive sempre um problema de irritação numa zona do pescoço enquanto usei ML.
Após menos de duas semanas a usar uma DE, a irritação é algo do passado.
-
Eu tambem tive sempre um problema de irritação numa zona do pescoço enquanto usei ML.
Após menos de duas semanas a usar uma DE, a irritação é algo do passado.
+1, mas era do lado esquerdo da face junto ao lábio. Era recorrente e deixou de acontecer com as DE.