Expliquem melhor esse negócio de vaporizar! Não entendi nada!+1 :-[.Se tem nicotina, não seria a mesma coisa que fumar um
+1 :-[.Se tem nicotina, não seria a mesma coisa que fumar um
cigarro normal?
Não Zeca.
Nao fumas o papel do cigarro e muitas outras substancias do cigarro normal.
Pelo quase nada que sei, não é a mesma coisa do cigarro de verdade, pois a fumaça é basicamente vapor d'água com sabor e nicotina, que é o componente viciante. O usuário satisfaz o vício, mas não inala monóxido de carbono, alcatrão e outras substâncias.
Exacto.
Uma pessoa, ao fumar um cigarro (ou outro tipo de tabaco, penso eu) ingere muitas outras substâncias nocivas, que se libertam durante a queima do tabaco - não é só a nicotina.
Há muitos estudos (não sem alguma controvérsia) que defendem que o carácter nocivo do tabaco (cancerígeno, etc.) advém dessas outras substâncias, e não da nicotina.
É isso. :)
Aqui em Portugal, os cigarros electrónicos estão a popularizar-se, de repente surgiram lojas e bancas como cogumelos em todos os centros comerciais. Não percebi é qual a vantagem deste método em relação ao dos adesivos de nicotina.
É possível que ajude na questão do "vicio de mão" também Emanuel... digo eu...
Agora elucidam-me sff. Pelo que tenho visto, pode-se vaporizar em locais públicos... o vapor que sai pode ser nocivo para não fumadores? Ou é apenas vapor de água??
Será mesmo só vapor de àgua?Se calhar, sim.
O phoenix descreveu mais acima a forma que usava para fazer ele os líquidos. Passo a citar:"Comprava Propilenoglicol e/ou Glicerina Vegetal na Farmácia local, a nicotina vinha de fora (especialmente da Polónia) e comprava os aromatizantes pela net também."
Será apenas vapor de água? Pode ser menos nocivo que o tabaco mas os componentes destes líquidos não terão também efeitos negativos nos próprios fumadores?
???
Será mesmo só vapor de àgua?
O phoenix descreveu mais acima a forma que usava para fazer ele os líquidos. Passo a citar:"Comprava Propilenoglicol e/ou Glicerina Vegetal na Farmácia local, a nicotina vinha de fora (especialmente da Polónia) e comprava os aromatizantes pela net também."
Será apenas vapor de água? Pode ser menos nocivo que o tabaco mas os componentes destes líquidos não terão também efeitos negativos nos próprios fumadores?
???
Se calhar, sim.
Mas mesmo assim, será menos nocivo que o cigarro propriamente dito, com toda a sua carga de alcatrão e hidrocarbonetos.
Parece interessante para quem pretende deixar o cigarro, que não é o meu caso, pois sou tabagista convicto (e viciado também).
Como dizia o Jack, o Estripador... "Vamos por partes".
O que é o vaping? É a substituição do acto de fumar pela inalação de vapor contendo (ou não) nicotina. O líquido é atomizado numa pequena resistência alimentada por uma bateria.
Porque é menos nocivo que o tabaco para o fumador? No tabaco convencional, como alguns referiram, o que faz MAIS mal não é a nicotina mas sim as centenas de aditivos químicos adicionados, como por exemplo o Hidróxido de Cianeto (sim, o mesmo usado pelos Nazis nas camaras de gás). Alguns são colocados para conservar o tabaco e manter os níveis de humidade, outros para potenciar a absorção de outros químicos e outros ainda para aumentar o vício do fumador. Nada disto é teoria, são factos comprovados. Existem alguns indícios (não comprovados) sobre a existência de alguns químicos para provocar sintomas físicos por falta de consumo.
No vaping, apenas é usado o Propilenoglicol (PG) e/ou Glicerina Vegetal (VG) (ambos existentes em medicamentos e indústria alimentar), aromatizantes alimentares e a nicotina. O PG e a VG não fazem qualquer mal ao serem absorvidos, excepto a quem seja alérgico a um ou ao outro - para os raros casos de alergia a AMBOS, ainda existem alguns líquidos que usam um outro componente, o PPG. Obviamente que a nicotina não faz bem, mas "per se" faz muito menos mal quando não acompanhada pelos químicos descritos. Uma nota importante é que apesar de alguns utilizarem os aromatizantes alimentares de supermercado para fazer líquidos, nem todos podem ser usados. Alguns estão preparados para serem absorvidos através do estômago e não através de vapor, pelos pulmões. Convém não inventar em demasia...
Alem desta diferença na composição, existe outra, relevante. No tabaco, existe um processo de combustão. Ou seja, o tabaco está a ser queimado a altas temperaturas produzindo fumo, ou seja, partículas carbonizadas. No vaping não existe chama ou combustão. A temperatura do vapor é muito inferior e não existem partículas carbonizadas. Isto implica muito menos risco de cancro no lábio (pela temperatura) por exemplo, e menos problemas respiratórios pela inexistência de partículas carbonizadas.
Que também fique claro, para quem nunca fumou, que vaporizar NÃO FAZ BEM!!! A nicotina FAZ MAL!!! Faz é menos mal que o tabaco. Ou seja, que não passe pela cabeça de um não fumador começar a vaporizar.
Qual o risco para os chamados "fumadores passivos"? Rigorosamente nenhum. O processo de absorção da nicotina é diferente, acontece não só nos pulmões mas desde a mucosa na boca, etc... O vapor que se expira é apenas vapor de água, sem apresentar já nicotina. O que quer dizer que potencialmente é tão perigoso se terceiros inalarem o vapor "de saída" quanto uma cafeteira de chá, por exemplo...
Esta foi mesmo uma das principais razões que deixei de fumar - o nascimento da minha filha e a impossibilidade de fumar em casa, mesmo que à janela. Deixei de ter problemas com o cheiro a tabaco que ficava por todo o lado.
Vaporizar é legal em locais públicos? Ao contrário do que as tabaqueiras gostariam, sim, é... Por duas razões:
1) não existem consumo de tabaco ou nenhum derivado do tabaco
2) não existe queima ou combustão
Como tal, o único lugar em que é proibido vaporizar tal como fumar é em aviões de algumas companhias, por estupidez ou pressão das tabaqueiras. Nos cafés, restaurantes, shoppings, etc, podem vaporizar à vontade.
Quais as diferenças do vaping com adesivos/pastilhas? Além do já citado "vício de boca", que o vaping ajuda a controlar, existiu uma muito grande, PARA MIM: os outros métodos não funcionaram, este sim. São todos métodos alternativos de fornecer nicotina de forma controlada ao corpo, sem os restantes aditivos, mas... Os adesivos causavam-me enorme irritação na pele e não cortavam a vontade de fumar. As pastilhas tinham um sabor terrível e não me cortavam a vontade de fumar. Com o vaping, nunca tive estes problemas. Atenção que nunca afirmei que é a mesma coisa - não é. O vapor não é tão "cheio" e denso como o fumo, o vapor não sabe ao mesmo (mesmo com líquidos de sabor a "tabaco") que o fumo... Ou seja, ou existe vontade de deixar de fumar, ou nunca iremos achar um bom substituto!
Quanto ao Provari, é um PV excepcional. Hoje existem muitos outros, variáveis, alguns electrónicos, uns mais baratos e outros muito mais caros. Para mim, ainda hoje é imbatível na qualidade/preço. No meu caso, depois de comprar esse "animal", nunca mais ponderei outro PV. É claro que, tal como no shaving, há quem gaste mais que anteriormente em tralha para vaporizar... Além dos líquidos, o que não gastam em tabaco, gastam em PV's e tralha todos os meses. Por mim, depois de encontrar a combinação ideal, não mexo em equipas vencedoras. O Provari, ao ser regulável, oferece a versatilidade de poderes usar quase qualquer atty/carto/tank do mercado, na voltagem/potencia que pretenderes. É, na minha opinião, um excelente upgrade ao eGo, e foi o upgrade que eu escolhi.
Quanto ao preço... É caro. É um investimento pois poupa outros gastos a médio/longo prazo. Posso-te dar o link para algumas boas lojas onde o podes encontrar, mas aconselhava-te a ver primeiro no forum de vaping se alguém o está a vender em segunda mão. Não sei se a moderação não se importa que eu coloque aqui o link do outro forum, já que é dedicado a outro tema que não o shaving?
Ainda em relação à questão dos equipamentos (ou PV's, Personal Vaporizer's), não aconselho nem um pouquinho a compra por impulso de um cigarro electrónico no shopping. A maioria não tem potencia e/ou autonomia para proporcionar um bom vaping e vai tornar a experiência, no mínimo, decepcionante, possivelmente afastando um possível fumador do vaping. Tal como o shaving, não há nada como investigar primeiro antes de gastar dinheiro, nos locais apropriados.
Espero ter ajudado a responder às vossas questões e estou disponível para esclarecer qualquer dúvida. Tento contribuir para a comunidade com o pouco que sei, já que não tenho conhecimentos do Barbear Clássico para vos ser útil, além de desejar que o vaping vos ajude a vós, como ajudou a mim.
....osga-se..... :D
Grande post.
Se vocês googlearem, há inúmeros compostos para vaporizar, inclusive maconha sintética!
Se vocês googlearem, há inúmeros compostos para vaporizar, inclusive maconha sintética!
O que ajudou ao papai a parar de fumar... foi um infarto. :-\
Meu pai faleceu disto aos 62 anos, só que não fumava.
Felizmente o meu não faleceu (por sinal, meus sentimentos) mas teve de colocar um marca-passo. Mas quis dizer que embora,não deseja isso pra ninguém, a melhor maneira de parar de fumar, é parando. Antes que ocorra algo pior.
No entanto eu compreendo que largar um vício assim num estalar de dedos é difícil, quase impossível. Para o meu pai foi obrigatório, era isso ou o caixão.
Não ERA maconha sintética, era apenas um líquido com sabor a maconha, que não só não tinha o princípio activo/droga da maconha, como não tinha nada da planta, apenas o sabor. Tal como os líquidos de "tabaco", não têm nada de tabaco. Disse "ERA" pois não sei se entretanto apareceu algum mesmo com maconha...
Nota: Nunca experimentei. Como os "tabacos", para mim, sabem tudo menos a tabaco, deduzo que os líquidos Mary Jane não saibam a nada parecido com maconha também.