Barbear Clássico

Geral => Geral => Topic started by: phoenix on May 02, 2014, 11:51:24 pm

Title: Tradition says...
Post by: phoenix on May 02, 2014, 11:51:24 pm
http://www.youtube.com/watch?v=5-CS9DEC1_E

Hoje, tive um daqueles momentos "tradition says"... Não aconselho a leitura deste tópico a confrades sensíveis ou ortodoxos - não vai ser bonito de se ler. Não se trata de multi-lâminas.

Hoje decidi contrariar os cânones do barbear clássico, não por rebeldia, mas para testar algumas teorias que tenho vindo a formar. Ao contrário do que é habitual, não fiz as 3 passagens (a favor, transversal e contra) + retoques da ordem, mas sim apenas 1 + retoques, e logo contra o pelo! Além disso, estava a usar um creme que não gostei especialmente e uma lâmina que também não gostei por ser pouco afiada... Receita para o desastre, certo?

Errado. Não sei se pelo comprimento do pelo com dois dias, se pela inclinação com que cresce, se por quê, correu melhor que o habitual. Não só demorei consideravelmente menos tempo, como a cara não ficou tão agredida e melhor ainda, consegui um BBS quase de imediato - o que com 3 passagens não me é nada simples conseguir, a menos que esteja com uma lâmina nova e excelente.

Voltarei a repetir a experiência para confirmar, ou não, estes resultados.

Quero com isto aconselhar os iniciantes a fazer o mesmo, fazendo apenas uma passagem contra pelo? Claro que não. O que confirmo é que de facto, cada cara é um caso, e o que se aplica no meu caso poderá não se aplicar no vosso. Não tenham medo de experimentar e quebrar as regras, na busca do que seja para vocês o método ideal.
Title: Re: Tradition says...
Post by: Kravocks on May 03, 2014, 01:11:13 am
Não podia concordar mais. No meu caso, como me iniciei a pouco tempo no Barbear Clássico, tenho feito muitas experiencias, e de facto o que já dei conta e que nem sempre o que se lê, ou se vê nos videos e uma receita garantida. A minha cara muitas vezes "discorda" do que e a norma. Só tentando novas abordagens e que podemos achar o que resulta ao certo, muitas da vezes fazendo as coisas mais estapafúrdias que se possam imaginar.  ;D

Não tenham medo de fazer experiencias, tentem sempre encontrar o "vosso" método.  ;)

http://www.youtube.com/watch?v=qurh6HKnzGE

Agora por favor não e preciso ir a este extremo...  ;D
Title: Re: Tradition says...
Post by: Nuno Sá on May 03, 2014, 01:22:47 am
 Cada cara é uma cara diferente e o pelo também o é, o que resulta com os outros pode não resultar connosco. Por isso este ritual é sem dúvida alguma um ritual de experiência e é precisamente isso que me seduz.

 Eu por exemplo tenho um tipo de pelo fino e extremamente flexível, sem fazer passagens em todos os sentidos não consigo um escanhoado rente, como eu gosto. Por isso faço pelo menos 4 passagens e como a técnica com a máquina está cada vez melhor, às vezes faço uma quinta no sentido do pelo e na agressividade máxima da máquina. Consigo fazê-lo com um mínimo de irritação porque faço passagens o mais continuas possível, ou seja, não passo a lâmina no mesmo sítio muitas vezes, como vejo nos vídeos, na mesma passagem.
Title: Re: Tradition says...
Post by: JLTG on May 03, 2014, 01:55:53 am
Cada um com seu casa qual! Mas experimentarei!
Title: Re: Tradition says...
Post by: Barra Pronada on May 03, 2014, 06:04:15 am
Há alguns meses eu pensei nessa possibilidade também.

A idéia era: se eu faço barba todos os dias, pra que vou fazer várias passagens? O pelo já está curto.

(Sou mais confiante em raciocínio do que em teoria)

Conclusão: comecei a me barbear diariamente contra o pelo de cara.

Resultado: no início eu consegui alguns BBS, mas depois comecei a me cortar. Percebi que quando dava certo, era ótimo, mas quando eventualmente eu me cortava, o corte era fundo. Não me lembro mais os outros motivos, mas simplesmente voltei a fazer mais passagens. De forma geral, uma passagem só era uma técnica ousada e instável.

Mas boa sorte. Se conseguir manter os resultados, fica ótimo porque você economizará em tempo e em lâminas.
Title: Re: Tradition says...
Post by: bleddyn on May 03, 2014, 02:57:53 pm
Apesar de compreender a tua ideia, experimentei hoje e para ser honesto para mim este método não funciona, mas cada um como cada qual.
Não há nada como experimentar e ver os resultados.
Title: Re: Tradition says...
Post by: FatSlim on May 03, 2014, 03:07:44 pm
Ora aproveitando o WiFi do Metro... Comigo não funciona. Já testei e fico com a pele toda assada. Comigo é mesmo duas passagens ( favor e através), esticando a pele como se usasse uma navalha nos sítios onde possível. Não fica BBS mas fica bem la perto.
Title: Re: Tradition says...
Post by: Danny on May 05, 2014, 08:23:10 pm
Depois de ter rido do Gago com o tal barbear com água fria ("isso nunca vai dar certo") e deu, não duvido de mais nada.. Vou testar ;D
Title: Re: Tradition says...
Post by: phoenix on May 06, 2014, 06:29:35 am
Atenção que eu não advogo que funcione com todos, ou mesmo com alguns outros... No meu caso específico, tenho a barba muito inclinada em relação à pele e cresce em direcções muito diferentes, formando remoínhos, etc. Após as duas passagens "normais" (a favor e transversal) sou forçado a fazer SEMPRE uma terceira contra o pelo, pois nas duas primeiras quase não cortei nada. Reparei que nesta terceira, a lamina tinha muita dificuldade de "apanhar" o pelo para o cortar, mesmo que afiada - as primeiras duas passagens cortavam o suficente para "atrapalhar" e não o suficiente para deixar por aí... Por isso pensei que talvez fosse boa ideia passar por cima das duas passagens e passar directamente à terceira, e qual não foi o meu espanto que funcionou muito bem.

Durante o barbear, a lamina parece irritar mais a cara durante o passe que anteriormente, mas é muito mais fácil de atingir um resultado bom ou BBS e o pós barba é consideravelmente melhor.

Também refiro que este método parece funcionar melhor apenas para barba de dois dias - se pudesse esperar 3 sem parecer um vagabundo, conseguiria barbeares perfeitos e suaves sempre, com as 3 passagens e quase qualquer lamina. Infelizmente não o posso fazer.

No passado também experimentei a dica de fazer todos os dias e não fazer passagem contra. Para mim, não funcionou. O facto de fazer todos os dias é muito agressivo para a minha pele e o não fazer contra o pelo, alem do aspecto, deixa-me a cara numa desgraça - o pelo parece que me pica a própria cara, parece lixa fina e "prende" à roupa, etc... Fica num tamanho que não é carne nem peixe e forçou-me a voltar a refazer a barba 1 ou 2 horas depois, nos dias que experimentei. Agora ainda terei de experimentar se fazer todos os dias uma passagem contra é melhor que esperar os 2 dias, ou pior.

Por isso, não experimentem isto apenas porque eu disse. Analizem a vossa barba, o vosso método de barbear, os vossos resultados "parciais" e pensem um pouco... Será que este método poderá trazer vantagens? Ou o que está a acontecer a cada passagem que possa alterar para melhor? Imagino que em alguns casos, fazer mais passagens transversais funcione melhor, por exemplo...

Afinal, metade do gozo da vida está em experimentar e descobrir...
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal