http://www.youtube.com/watch?v=5-CS9DEC1_E
Hoje, tive um daqueles momentos "tradition says"... Não aconselho a leitura deste tópico a confrades sensíveis ou ortodoxos - não vai ser bonito de se ler. Não se trata de multi-lâminas.
Hoje decidi contrariar os cânones do barbear clássico, não por rebeldia, mas para testar algumas teorias que tenho vindo a formar. Ao contrário do que é habitual, não fiz as 3 passagens (a favor, transversal e contra) + retoques da ordem, mas sim apenas 1 + retoques, e logo contra o pelo! Além disso, estava a usar um creme que não gostei especialmente e uma lâmina que também não gostei por ser pouco afiada... Receita para o desastre, certo?
Errado. Não sei se pelo comprimento do pelo com dois dias, se pela inclinação com que cresce, se por quê, correu melhor que o habitual. Não só demorei consideravelmente menos tempo, como a cara não ficou tão agredida e melhor ainda, consegui um BBS quase de imediato - o que com 3 passagens não me é nada simples conseguir, a menos que esteja com uma lâmina nova e excelente.
Voltarei a repetir a experiência para confirmar, ou não, estes resultados.
Quero com isto aconselhar os iniciantes a fazer o mesmo, fazendo apenas uma passagem contra pelo? Claro que não. O que confirmo é que de facto, cada cara é um caso, e o que se aplica no meu caso poderá não se aplicar no vosso. Não tenham medo de experimentar e quebrar as regras, na busca do que seja para vocês o método ideal.