Acho que na China se fabricam produtos ruins, produtos medianos, produtos bons e produtos excelentes. A fama de produto de baixa qualidade vem porque os importadores, em geral, escolhem comprar e revender apenas os de baixa qualidade, já que assim ganham mais dinheiro.
Desculpa, mas não concordo.
Se quiserem produtos Made in China excelentes, a marca tem que pôr uma equipa da confiança deles (tipicamente do país da sede da empresa) a implementar rígidas regras de controlo de qualidade e isso custa dinheiro e vai fazer aumentar o custo de fabrico e o custo de venda ao público.
Sem controlo de qualidade, nem alguém da confiança, o fabrico típico chinês faz-se da seguinte maneira: o primeiro lote é de uma qualidade boa e a um preço bom, para o importador ficar bem impressionado e aceitar comprar. O que normalmente acontece é a partir do 2º lote, a qualidade piora e o preço aumenta. Porquê, porque a mentalidade deles é muito diferente da nossa, ocidentais e passo a explicar. Para um oriental, o que interessa é ganhar dinheiro na hora, no presente, ao passo que o ocidental preza uma ligação a longo prazo e acha normal que os lotes seguintes sejam tão bons ou melhores que o 1º e que até façam melhor preço nos seguintes por começar a ser importador habitual.
Falo tanto de experiência pessoal, como também de experiências relatadas num livro que li e que sugiro a todos: "Poorly Made in China: An Insider's Account of the China Production Game" (http://www.amazon.com/Poorly-Made-China-Insiders-Production/dp/0470928077)
(http://blogs.cfr.org/asia/files/2010/08/20100830_MadePoorlyInChina2.jpg)