Barbear Clássico
Geral => Geral => Topic started by: Gago on July 29, 2014, 08:51:01 pm
-
Olá amigos!
Inspirado em um tópico que existia na área de classificados do Shave Nook, vou pôr aqui, já pedindo a licença da moderação, um pequeno "guia" de conduta, que tenho certeza, vai ajudar todos, vendedores e compradores, mas principalmente aos compradores.
De modo algum fazer parecer que estou criando regras aqui, que afinal isso é trabalho da moderação. São apenas algumas dicas, conselhos de quem tem algum tempo de casa neste fórum,já fez um bom número de transações, e trabalhou a vida inteira com comércio.
A primeira dica é; Pensar duas vezes antes de fazer contato com o vendedor:
Ter certeza que queres E tens condição de ficar com determinado item antes de fazer qualquer contato. Isso vai ajudar a evitar outras situações, que veremos a frente, pois eu reparo que, metade das consultas que recebo, é de gente que não está realmente interessada na compra. Já perdi a a conta das vezes que recebi um e-mail começando com a frase " Olha, pensando bem..."
A segunda é sobre pedir descontos; você é livre para pedir, e o vendedor para recusar.
A terceira é; Não demore a responder! Isso vale para ambos, vendedor e comprador. Por mais de uma vez respondi ao comprador sobre tudo que ele queria, e o mesmo ficou 5,10,24 horas ou mais sem responder. 90% das vezes que isso ocorre, é porque ele não tem mais interesse em comprar, mas nos 10% restantes, ele ficou por algum motivo, sem possibilidade de entrar em contato. Mas disto o vendedor não tem culpa, e não pode ficar segurando o(s) item(s) sem saber se vai fechar ou não a venda, enquanto existem outras pessoas querendo lhe pagar e ficar com o item.
O contrário também acontece e deve ser evitado. Já fiz contato com vendedores que demoraram as vezes, dois dias para me responder. Quando fizeram, eu já nem estava mais contando com aquilo e acabei gastando minha verba com outra coisa. Portanto, procurem responder as MP o mais rápido possível.
A quarta dica é relacionada com a de cima; Nos classificados, não existe isso de "eu vi primeiro". Não é porque você fez contato com o vendedor antes que os outros, que ele é obrigado a reservar aquilo para você. Neste fórum até que somos bastante "legais" e muitos, assim como eu, esperam e negociam o máximo possível com quem perguntou primeiro. Mas no Shave Nook por exemplo, já perdi oportunidades porque alguém pagou 10 minutos antes de mim. Assim como na vida "lá fora", leva para casa aquele que chegar com o dinheiro primeiro. O vendedor pode reservar algo quando e como quiser, mas isso não é obrigatório.
A quinta é; A menos que o vendedor especifique um antecipadamente, quem escolhe o tipo de envio é você, comprador. Mas seja responsável, não vá reclamar se demorar ou acontecer algo com o envio mais barato que você escolheu. E via de regra, para mercadorias até R$ 50,00 o seguro não é necessário já que a indenização automática do Correio cobre este valor. Acima disso é altamente recomendável que se contrate o seguro para evitar eventuais problemas. Mas atenção; quem paga o seguro é o comprador, não espere que o vendedor faça isso por você.
A sexta é; Pelo amor de Deus, embale bem a mercadoria! A pessoa vai e compra seu item, só para receber em casa depois de tantos dias e reparar que alguma coisa vazou/quebrou lá dentro? No Way, José!
Nada te impede de usar uma caixa vadia qualquer para enviar uma mercadoria ( eu mesmo já recebi uma SR envolta numa caixa de leite!), e é sempre bom reusar, reduzir e reciclar. É algo que incentivo todos a fazer, mas seja razoável; não use uma caixa claramente pequena ou inadequada só porque ela estava por aí dando mole. Zele pela mercadoria. E ao embalar loções e bálsamos (ou outros líquidos), procure passar uma camada de filme de PVC, fita de teflon ou até mesmo isolante, em volta do bocal. Isso impede a maioria dos vazamentos.
E ainda sobre envios; normalmente se espera que o vendedor poste a mercadoria paga em dois ou três dias. Se você não tiver como cumprir isso, que afinal todos estamos sujeitos à imprevistos e doenças, é bom comunicar ao comprador antecipadamente.
A sétima é: ao pagar, comunique ao comprador. Certa vez alguém reclamou que a "tantos dias" havia pago, e eu não mandei a mercadoria. Só que a pessoa não me avisou disso, e sinceramente não costumo checar minha conta bancária todo dia. Como não há um mecanismo que nos dispare um e-mail ou SMS quando cai dinheiro na nossa conta-corrente.... ( a menos que seja via Paypal, neste caso há aviso pelo e-mail. Mas mesmo assim é bom avisar)
E quando o pagamento for feito com DOC, saibas que o dinheiro só cai na conta da pessoa depois das 12h do dia útil seguinte à operação.
A oitava é; Do mesmo modo que acima, seja cortês de avisar ao vendedor quando a mercadoria é recebida. Acreditem, ficamos apreensivos até saber que tudo chegou bem ao destino.
A nona é; ninguém é obrigado a ser um bom fotografo, mas procurem capturar as fotos dos itens numa superfície plana, de preferência branca, e livre de coisas que não façam parte da venda. E, ao tirar fotos de perto, existe uma função nas vossas câmeras ( e celulares) chamada "macro" que serve para dar foco à itens próximos ao obturador. ;)
E por fim; a trade count. Trade count é uma página criada pelos moderadores no perfil de cada usuário que lhe atribui ou subtrai pontos de acordo com o feedback recebido pelo usuário. Para submeter feedback basta clicar no número acima do avatar da pessoa que você vê ESTA (http://www.barbearclassico.com/index.php?action=trader&id=8446) página.
Ali tu clicas em "submeter feedback" e conta como foi a transação, de compra, venda,e até troca.
Mas se o feedback for negativo, coisa que ainda não vimos neste fórum, baseado na minha experiência no comércio eu diria que; 90% dos problemas se resolvem conversando. Na maioria das vezes o problema começa pequeno e vira uma bola de neve. Todos temos nossos dias bons e maus e as vezes é melhor deixar de responder com a cabeça quente e se acalmar primeiro, e isso vale para ambos os lados. No meu comércio eu já fui até xingado por uma pessoa que eu estava ajudando mesmo sem ter obrigação legal disso.
Então a regra de ouro, mais importante que todas as acima é; tenha calma. Seja educado e paciente, trate o outro como gostaria de ser tratado. Aliás, isso vale para a vida em todos os casos. :)
-
Obrigado pela disposição de ajudar!
Pessoalmente não me revejo em 1 ou 2 das dicas que nos trazes neste guia, mas a maioria delas parece-me de valor.
Acima de tudo gostava de aproveitar a ocasião para elogiar a tua atitude extremamente construtiva, dedicada à causa e generosa no que concerne ao barbear clássico.
Gago, bem haja!
-
Também não alinho com tudo ... mas a conduta e muito pertinente e agradável ... está a enriquecer muito nosso fórum, Gabriel !! :)
-
Agradeço de coração, eu estou sempre tentando colaborar como posso. Quanto a haverem discordâncias... se fosse para fazer um "guia" onde todos fossem concordar plenamente, ele teria de ter dois pontos e olhe lá. ::)
Mas tudo que digo é de coração para ajudar tanto compradores quanto vendedores, principalmente aqueles com pouco tempo de fórum e/ou nunca fizeram negócios antes.
-
É interessante ter a visão de alguém dentro do ramo.
Há ali um ou outro detalhe que vou dar mais atenção. Por exemplo, já estive meses à espera de um contacto com algo reservado e demoras de dias para responder para mim era normal. Não sabia que a reciclagem de caixas e pacotes incomodava as pessoas (pensava que só reclamavam de eu as acumular em casa :P), parece que vou ter de perder esse vício...
-
É interessante ter a visão de alguém dentro do ramo.
Há ali um ou outro detalhe que vou dar mais atenção. Por exemplo, já estive meses à espera de um contacto com algo reservado e demoras de dias para responder para mim era normal. Não sabia que a reciclagem de caixas e pacotes incomodava as pessoas (pensava que só reclamavam de eu as acumular em casa :P), parece que vou ter de perder esse vício...
Não há nada errado em reciclar embalagens, muito pelo contrário confrade! Eu faço isso o tempo todo, mas já recebi caixas que eram reaproveitadas (ok) mas claramente muito pequenas para a quantidade de itens dentro (not ok!). Ou seja, tudo bem usar, desde que não comprometa a integridade do conteúdo.
Hoje mesmo recebi uma Schick na caixa original, enrolada em 1/2 metro de papelão. E estava muito bem protegida :)
Se calhar vou editar o texto nessa parte para não fazer confusão.
-
Por acaso, os AS que enviei, não coloquei fita nas tampas, mas abri as caixas e reapertei a tampa. :S
-
Muito bom o post Gabriel e parabéns!
Ele esclarece muita coisa para quem está querendo fazer negócios dentro e fora do fórum tb.
-
Boa atitude, Gabriel!
-
Obrigado Gabriel por mais um excelente Post.
-
Gostei bastante, Gabriel!
-
Por acaso, os AS que enviei, não coloquei fita nas tampas, mas abri as caixas e reapertei a tampa. :S
Cada caso é um caso confrade. Algumas garrafinhas são melhores que outras, se você julgou que não havia problema, OK.
Gostei bastante, Gabriel!
Obrigado Gabriel por mais um excelente Post.
Boa atitude, Gabriel!
Muito bom o post Gabriel e parabéns!
Ele esclarece muita coisa para quem está querendo fazer negócios dentro e fora do fórum tb.
Obrigado confrades :)
-
Concordo 100% em todos os itens. É muito comum compradores considerarem os vendedores como serviçais... Aquela historinha de "o freguês tem sempre a razão", é papo furado ultrapassado há muito tempo. Cliente bom, dá lucro ao vendedor. Se não der, não é bom cliente e o vendedor não tem obrigação alguma de aturar "gersão".
No quesito embalagem, concordo totalmente. Principalmente na questão da reciclagem...
-
Concordo 100% em todos os itens. É muito comum compradores considerarem os vendedores como serviçais... Aquela historinha de "o freguês tem sempre a razão", é papo furado ultrapassado há muito tempo. Cliente bom, dá lucro ao vendedor. Se não der, não é bom cliente e o vendedor não tem obrigação alguma de aturar "gersão".
No quesito embalagem, concordo totalmente. Principalmente na questão da reciclagem...
Esta sua opinião vai além do fórum?
-
Esta sua opinião vai além do fórum?
Tenho por hábito, sustentar de pé o que falo sentado e sentado o que falo de pé... Dentro e fora do forum. Já fui comerciante. Hoje tenho duas atividades. Sou prestador de serviços e pecuarista.
Aprendi em meu tempo de comerciante, que clientes que não me davam lucro, não valiam a pena e portanto a última coisa que eu dava pra eles era a razão. A VERDADE ABSOLUTA é minha diretriz de vida. Sempre falo a verdade, doa a quem doer. Às vezes, pode até parecer que falar a verdade diminui o faturamento... Mas o dinheiro que entra, vem ALICERÇADO.
Como prestador de serviços, mostro quem sou a meus clientes NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE. Gostou? Continua. Não gostou? Tem quem goste. Meu cliente mais novo hoje, tem DEZ ANOS de fidelidade.
Na pecuária, "fabrico" bezerros com a maior qualidade genética possível. Medicamentos religiosamente aplicados e nenhuma gambiarra para fazer porco-espinho parecer coelho. Quem compra os bezerros para engordar, sabe que está levando o melhor da região. O resto, é conversa mole pra boi dormir...
-
Off-topic:
Como comerciante tenho o direito de dizer (porque passo por isso) que, uma parcela, que não sei dizer se minoritária, média ou maioritária dos clientes, te trata como funcionário. Você presta, é gente boa, é bom comerciante, enquanto está deixando ele "defecar" na sua cabeça.
Essa semana mesmo na loja, uma cliente, que já havia comprado uma cristaleira a duas semanas, entrou lá, perguntou pelo meu vendedor, eu disse que ele não estava, e ela preferiu esperar por ele ao invés de tratar comigo.
Quando ele chegou, a dona mandou que ele levasse outra cristaleira para casa dela, que por coincidência era próxima, e "se ficasse bom ela pagava, senão devolvia".
Ora, o meu vendedor ficou de boca aberta, veio me perguntar se podia fazer isso, e claro que eu disse que não! Ora, como assim?! Para a mercadoria sair da empresa tem que ter nota fiscal tirada, tenho que mandar dois ou três funcionários, tenho que me responsabilizar por aquele produto até o momento que pôr no chão e a cliente assinar o recibo de entrega. Aí me digam; como que eu faturo uma mercadoria, corro o risco de levar aquilo, subir oito andares de escada (porque já conheço o prédio dela) para pôr a cristaleira lá e se ela não gostar ter de desfazer tudo?!
Ela tem o direito de pedir as maluquices que quiser, e eu de recusar, claro. O que ela não tinha o direito é de sair da loja me xingando, gritando com meus funcionários e falando para outro cliente que entrava pela porta, que ali só tinha "FDP", porque eu não me prestava a fazer o que ela queria.
Então não se enganem; existem profissionais bons e ruins, do mesmo modo que existem clientes bons e ruins. Até certo ponto, concordo com o Edu, cliente bom tem que dar lucro, porque se der prejuízo (intencionalmente) não pode ser bom (tenho uma pilha de um metro de altura com cheques sem fundos vindos de clientes) , e lojista (prestador de serviço, etc) bom, tem que fornecer o que se presta a fornecer com honestidade e qualidade, sem prejuízo ao cliente também.
-
Gostaria do e-mail dos amigos :)... vou enviar alguns históricos e relatos ...está conversa vai alem disto mesmo :-[ ... não gostaria de prolongar ... pois noto que vai muito longe ... além de ser "Off-topic" ... cliente bom ou ruim gera lucro ... e a impressa tem que está preparada para isto ... por este motivo tem que ter alguém experiente em relações publicas ... pois transforma cliente "caroço" em uma bela farinha ... confiem no amigo aqui ... minha empresa promove estes cursos ... e os resultados são muito $atisfatorios ... o que acontece e que a empresa se acomoda ... ai nçao vai para frente e nem para trás ... nada de faturamentos muito acima da media ... o ultimo trabalho que fiz a 15 dias ... foi de um loja grande de utilidade de grande porte ... foi bom demais ... faço um trabalho pós ... para colher melhores resultados ... é magnifico ... peço despolpe aos amigos :-[... mas tenho conhecimento no assunto ... junto aos meus filhos ... pois abri a empresa para eles ... indico com todo meu coração os programas de treinamentos e a contratação de facilitadores do SEBRAE ... pois trabalham com uma meta seria ... e o sucesso deles dependem do seu.
Grande abraço. :)
-
Gostaria do e-mail dos amigos :)... vou enviar alguns históricos e relatos ...está conversa vai alem disto mesmo :-[ ... não gostaria de prolongar ... pois noto que vai muito longe ... além de ser "Off-topic" ... cliente bom ou ruim gera lucro ... e a impressa tem que está preparada para isto ... por este motivo tem que ter alguém experiente em relações publicas ... pois transforma cliente "caroço" em uma bela farinha ... confiem no amigo aqui ... minha empresa promove estes cursos ... e os resultados são muito $atisfatorios ... o que acontece e que a empresa se acomoda ... ai nçao vai para frente e nem para trás ... nada de faturamentos muito acima da media ... o ultimo trabalho que fiz a 15 dias ... foi de um loja grande de utilidade de grande porte ... foi bom demais ... faço um trabalho pós ... para colher melhores resultados ... é magnifico ... peço despolpe aos amigos :-[... mas tenho conhecimento no assunto ... junto aos meus filhos ... pois abri a empresa para eles ... indico com todo meu coração os programas de treinamentos e a contratação de facilitadores do SEBRAE ... pois trabalham com uma meta seria ... e o sucesso deles dependem do seu.
Grande abraço. :)
Se eu fizer mais um curso do Sebrae, acho que já vou poder dar aula lá....
-
Se eu fizer mais um curso do Sebrae, acho que já vou poder dar aula lá....
Já foi assistido pelo Sebrae? Digo com a consultoria de um facilitador assistindo seu negocio.
-
Já foi assistido pelo Sebrae? Digo com a consultoria de um facilitador assistindo seu negocio.
Algumas vezes.
Te agradeço a disponibilidade, mas acho que nem é a questão em cheque. A questão é que tem cliente que não é sério. Como há comerciantes que não são sérios, PESSOAS que não são serias.
O cliente exigente, difícil, a gente tira de letra. Mas tem gente que é doida ou mal intencionada mesmo, aí não importa o quão bem você atenda e tente resolver seu problema, o que ela quer mesmo é levar vantagem sobre você.
São doze anos de comercio nas costas, já vi de tudo e me preparei para tudo, felizmente essas situações aparecem apenas de vez em quando, a maior parte dos clientes é de gente seria. E sendo serio, não importa o quão exigente, a JM o satisfaz :P
-
Algumas vezes.
Te agradeço a disponibilidade, mas acho que nem é a questão em cheque. A questão é que tem cliente que não é sério. Como há comerciantes que não são sérios, PESSOAS que não são serias.
O cliente exigente, difícil, a gente tira de letra. Mas tem gente que é doida ou mal intencionada mesmo, aí não importa o quão bem você atenda e tente resolver seu problema, o que ela quer mesmo é levar vantagem sobre você.
São doze anos de comercio nas costas, já vi de tudo e me preparei para tudo, felizmente essas situações aparecem apenas de vez em quando, a maior parte dos clientes é de gente seria. E sendo serio, não importa o quão exigente, a JM o satisfaz :P
É bem por ai!! ;)