Barbear Clássico
Material => Sabões e Cremes => Topic started by: goaman on September 18, 2014, 02:52:02 pm
-
Olá confrades.
Como curiosidade, vou descrever aqui a lista de ingredientes de cada uma das versões que possuo.
A versão "Traditionnel" já tive, mas achei muito agressiva (juntamente com o aftershave) e vendi. No entanto penso que deve ser muito semelhante á formulação do "Nature" (o que foi comprado na conjunta do fórum), uma vez que a consistência é bastante semelhante.
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/85660302/2014-09-18%2014.10.40.jpg)
"Nature"
Potassium Cocoate, Potassium Stéarate, Water, coconut oil, Glycérine, Lavandula angustifolia (officinalis), Eucalyptys radiata, Salvia sclarea, Melaleuca quinquenervia, Rosmarinus officinalis, Thymus vulgaris, Malaleuca alternifolia, Linalol, sclaréol, acétate de linalyle, 1.8 cinéole, viridiflorol, a-terpinéol.
"Mango Citrus - Édition Limitée 2014 rasage-traditionnel.com"
Potassium Cocoate, Potassium Stearate, Water, Coconut oil, Glycerine, Fragrance.
"Vetiver Bourbon - Edición Especial Bomarzo64"
Potassium Stearate, Potassium Cocoate, Aqua, Coconut fatty acid, Glycerin, Vetiveria zizanoides.
"Rose de Pushkar - Édition Limitée 1er Anniversaire"
Potassium Stearate, Potassium Cocoate, Aqua, Coconut fatty acid, Glycerin, Styrax benzoe, Cinnamomum camphora, Aniba rosaeodora, Rosa damascena, Nérol, Géraniol, Citronnellol, Linalol.
Em termos de consistencia, os 2 últimos são basicamente cremes.
O Mango/Citrus é um pouco mais consistente... quase um croap, mas não tanto. Já o Nature é um sabão mole, em tudo semelhante a um croap.
Em aromas são todos excelentes. Este requisito, alem dos demais que dizem respeito á performance, é de extrema importancia para mim. São vencedores absolutos! (menos o Traditionel né!!! Aquele vétiver parecia o Tierra Húmeda do Jabonman!!! É demais para mim!!) ;D ;D
Grande abraço!!!
-
Obrigado pela informação, um dia teremos o nosso LPL Barbear Clássico.
-
Espectáculo, muito obrigado Rui! Ter a papinha toda feita aqui é uma coisa que a malta aprecia sempre... :)
Só faltam as impressões de desempenho, mas eu compreendo que para eliminar as outras variáveis isso requer várias aplicações e para isso é preciso tempo...
-
Obrigado por reunires essas informações, Rui.
Permite-me apenas discordar quanto à consistência do Mango/Citrus. Pelo menos o meu pote tem uma consistência bastante dura, não chega a um sabão triple milled, mas é mais consistente que um croap. Faz-me lembrar um pouco o MdC, talvez um nada mais mole.
-
Olhando para a composição, percebe-se o porquê da consistência ser diferente.
Os dois primeiros são muito semelhantes. Atentem nos primeiros 5 ingredientes, são iguais.
Tudo o resto, após esses primeiros 5 ingredientes (ou seja, o que aparece a seguir à glicerina), são apenas óleos essenciais ou fragrâncias que não afectam a dureza do sabão.
Os dois últimos são diferentes dos dois primeiros, mas muito semelhantes entre si. Olhando novamente para os primeiros 5 ingredientes, e assumindo que essa lista de ingredientes cumpre as normas INCI, têm maior quantidade de estearato de potássio, o que em teoria torna o sabão ligeramente mais mole.
De qualquer maneira, calculo que nenhum deles será muito duro, quanto muito um pouco mais duros que croaps, no máximo, ao género do Martin de Candre, devido à presença exclusiva de sais de potássio. E como os sais de potássio até são mais solúveis que os de sódio, é a razão destes sabões fazerem espuma num esfregar de olhos. :P
-
Nada como ter um químico de serviço aqui no fórum para elucidar devidamente os leigos como nós. ;)
-
Obrigado por reunires essas informações, Rui.
Permite-me apenas discordar quanto à consistência do Mango/Citrus. Pelo menos o meu pote tem uma consistência bastante dura, não chega a um sabão triple milled, mas é mais consistente que um croap. Faz-me lembrar um pouco o MdC, talvez um nada mais mole.
O meu está num nível intermédio entre os 2 últimos (que são basicamente cremes) e o Nature (que tem a consistência muito semelhante ao MdC).
-
Tópico bem elucidativo Rui ;)
-
Obrigado pela informação, um dia teremos o nosso LPL Barbear Clássico.
Se for para custas mais de 30 euros, como o atual Vetiver, acho pouco provável. Talvez com um consórcio... :-[
-
Nice collection, Rui! ;D