Barbear Clássico
Geral => Iniciante => Topic started by: Gago on September 24, 2014, 12:58:45 am
-
Olá amigos!
A gente discute, discute, ajuda no que pode aos mais novos, mas a verdade, é que todos os dias, graças à Deus, tem gente entrando no nosso fórum e por consequência, no mundo do barbear tradicional. Isso para não dizer daqueles que nem se registram, mas que nos usam como fonte de informação.
Então, para facilitar a vida desse pessoal, compilei uma lista das perguntas mais frequentes que respondi nesse meu tempo de fórum. Se esquecer de alguma coisa, por favor me avise para que inclua aqui ;)
Além disso, as respostas refletem muitas vezes opiniões pessoais, e de maneira alguma sou o dono da razão, daí que não podem ser todas consideradas definitivas...mas é um bom ponto de partida, e estarei constantemente atualizando no que for necessário. Opiniões também são bem-vindas!
P- O que é esse tal "wet-shaving" ou "barbear clássico" ?
R: Wet-shaving pode ser traduzido literalmente como "barbear molhado", e não estaria errado, já que a intenção é diferenciar do que NÃO usa água, como os barbeadores elétricos. O barbear usando água, tanto pode ser "clássico" como 'moderno".
O clássico, é aquele que se utiliza de elementos clássicos, ora! Aqui a coisa é mais subjetiva de se entender.
Por exemplo; um barbear utilizando pincel e sabão, mas também uma Mach 3 pode ser chamado de "clássico" ? Uns dizem que sim, argumentando que as máquinas multi-lâminas e espumas enlatadas não são uma invenção recente, mas datam de antes da década de 70. Outros dizem que não, argumentando que um barbear verdadeiramente tradicional / clássico é aquele com safety razor ou navalhas. Tirem suas próprias conclusões.
Certo é, que "wet-shaving" e "barbear clássico" não são sinônimos,embora o primeiro termo seja comumente usado por aqueles que utilizam de artigos do barbear clássico.
P- "Por onde começo?"
R: O melhor lugar para começar, é no básico; a preparação antes do barbear.
Antes de conhecer o barbear tradicional, eu reconheço que nem ao menos preparava minha face direito, e isso colaborava para os péssimos barbeares que tinha, pois minha pele vivia lesionada pela Mach3, com irritação, espinhas, e isso tudo numa pele já naturalmente oleosa!
Então eu comecei por tratar direito do meu rosto. Comprei um sabão esfoliante líquido, e passei a usa-lo três vezes por semana pela manhã ao tomar banho. Existem sabonetes sólidos, líquidos, em bisnaga, pote, da Assepxia, L'oreal, Clean & Clear, etc... não importa. Procure se informar qual o mais adequado á sua pele e com que frequência se deve usar em cada caso.
Outra coisa importante é mapear o sentido do crescimento do pelo da nossa barba, pois ela não cresce uniformemente num mesmo sentido vertical de cima para baixo. Fosse assim, era moleza, mas ao invés disso, uma pessoa pode ter o pelo crescendo para baixo na bochecha esquerda, para a direita no queixo, para cima na mandíbula...
Como a primeira passagem do barbeador (seja ele um aparelho clássico, multi-lâmina, navalha ou navalhete) é NO SENTIDO do pelo, é importante que saibamos para onde é este sentido. Para identificar isto, é preciso ter uma barba por fazer de um ou mais dias, e esfregar a ponta dos dedos por todo o rosto, identificando o sentido do pelo em cada local. onde o pelo crescer diferente, fará um barulho diferente. Daí você preenche um mapa de crescimento (http://straightrazorplace.com/attachments/beginners/75583d1313007083-interactive-beard-growth-chart-facial-hair-growth-template.jpg)de acordo com o que for encontrando, e mantem isto no banheiro para consultar sempre que for se barbear. Bem, pelo menos até decorar essa informação! :P
Apenas estas duas precauções irão melhorar bastante o seu barbear, independente do que você use...
...Mas se você ainda usa uma lata de espuma pressurizada, eu recomendo que jogue aquilo fora e jamais a use outra vez. Espuma em lata é cara, dura pouco, contém uma quantidade obscena de agentes químicos para compensar a falta de água na sua composição, e simplesmente...ruim! Qualquer creme de farmácia vai custar 1/4 do que uma lata de espuma geralmente custa e durará tanto, ou mais, sem falar que vai te fazer muito melhor em todos os sentidos. É claro, será preciso comprar também um pincel de barbear, mas esse investimento inicial vai logo ser compensado.
P- Ok, eu fiz tudo isso e meu barbear melhorou, mas eu quero dar um passo à frente. O que fazer?
R: Uma vez que você já tem um pincel e creme / sabão de barbear, o próximo passo é investir no barbeador. Este pode ser um modelo atual, como os fabricados pela Muhle (http://www.muehle-shaving.com/en/Shop/), Merkur (http://www.dovo.com/_english/merkur.html), e muitas outras marcas, ou ainda modelos clássicos da Gillette (https://www.google.com.br/search?q=gillette+vintage+safety+razors&rlz=1C1PRFE_enBR563BR563&espv=2&biw=1517&bih=714&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=LtQiVJzsK5PLgwT7gILoAQ&ved=0CAcQ_AUoAg&dpr=0.9#facrc=_&imgdii=_&imgrc=IBJW9qg82sIFGM%253A%3Bt8wbZLWRXwJHOM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.bruceonshaving.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F08%252FGillette-Adjustable-safety-razors.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.bruceonshaving.com%252Fcategory%252Frazors%252Fpage%252F3%252F%3B512%3B385), por exemplo.
Desde a primeira vez que usei uma safety razor, não voltei atrás. Esporadicamente uso uma multi-lâminas só de brincadeira, mas fato é que uma safety razor vai barbear tão bem ou melhor que um aparelho moderno e descartável de plástico, e por muito menos custo, já que uma lâmina duplo-fio pode custar tão pouco quanto R$ 0,20 ou R$1,00 nos modelos mais caros. Sem falar, que em muitos casos, pode ser menos agressivo para sua pele usar uma lâmina, do que três, cinco ou seis, como começam a aparecer por aí.
P- E qual Safety-razor comprar?
R: Qualquer barbeador vai servir, desde que não sejam aquelas porcarias chinesas que entortam só de olhar feio para elas (http://supergo.co.za/productimage/th_fssafetyrazorplastichandle.jpg). Eu comecei com uma Merkur Futur ajustável (http://www.fendrihan.com/images/MRK700.jpg), e me serviu perfeitamente. Dependendo do crescimento da minha barba ou da lâmina que estava usando, eu ajustava a máquina para um "setting" mais ou menos agressivo. Mas, comumente recomendamos aparelhos simples e suaves (e não tão caros) para iniciantes, como a Edwin Jagger DE89 (http://www.fendrihan.com/images/EDJ089-6.jpg) ou a Muhle R89 (http://www.westcoastshaving.com/assets/images/rz-muh-r89.jpg), que no fundo, são a mesma coisa, ou ainda uma Wilkinson Sword Classic (http://www.bruceonshaving.com/wp-content/uploads/2010/12/Wilkinson-Sword-Classic-DE-razor-in-packaging..jpg) , uma Feather popular (http://www.italianbarber.com/images/featherderazorboxb2.jpg), etc.
P- Open-Comb, Safey bar, slant... que diabos é isso?! Qual é o melhor?
R: Open-comb é o barbeador com o cabeçal que parece um pente. (http://www.safetyrazor.com.au/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/m/e/merkur-12c-barber-pole-safety-razor-long-handled-open-comb.jpg)
Closed-comb, ou safety bar, é o barbeador que tem uma guarda de segurança reta antes da lâmina. (http://www.fendrihan.com/images/TIM1350_Timor_1350_Safety_Razor_Long_handle.jpg)
Slant, é o barbeador cujo cabeçal é ligeiramente torcido, de maneira que a lâmina assemelha a ação de uma guilhotina. (http://leisureguy.files.wordpress.com/2006/07/merkur-slant-closeup.jpg)
Assim como em muitas outras questões do barbear tradicional, não existe "melhor" ou "pior". Cada um se comporta de maneira diferente, e funciona melhor em determinadas ocasiões. As safety bars são geralmente mais suaves e menos agressivas que as open-comb, e mais usadas em barbas duras. As slant também, mas uma vez dominada sua técnica, podem ser tão, ou mais eficientes e suaves que as de safety bar.
P- Quais lâminas comprar? Qualquer lâmina "cabe" numa safety razor? Quantas vezes devo usar uma lâmina?
R: Uma lâmina pode durar uma, duas, três ou muito mais vezes! Isso vai depender da lâmina, da sua barba, do material usado...
Você vai perceber a necessidade de trocar de lâmina quando o barbear for desconfortável e a sensação é a de que ela está "puxando" o fio e não o atravessando. Quando sentir isto, troque imediatamente de lâmina, não tente levar o barbeado até o final, porque não vale a pena. No início, "três" é um número seguro de vezes para se usar uma lâmina, mas com mais experiência, você vai definir teu próprio limite. Além do mais, cada lâmina vai te dar um número diferente de usos.
No que toca ao que comprar, comece com o que há a venda perto de você. Lâmina de barbear é a parte mais pessoal desse método de fazer a barba; uma lâmina pode ser ótima para mim, e péssima para você. E para piorar, a etiqueta de preço pouco tem a ver com essa resposta!
Claro, as lâminas mais conceituadas acabam sendo as mais caras, como as Polsilver Super Iridiun (http://www.christophermendoza.com/razors/ii2.jpg), Gillette 7-o'clock sharpedge (http://www.mensdirect.com/images/uploads/1490_1003_large.png), Feather (http://www.executive-shaving.co.uk//images/uploads/cat/feather-double-edge-razor-blades.jpg)... mas eu mesmo gosto bastante de lâminas bem baratas como as Lord Platinum (http://connaughtshaving.com/_wp_generated/wpf425c254_05_06.jpg) egípcias. Então o jeito é experimentar de tudo um pouco, comprar uma caixa de cada quando possível, ou ainda os "sampler pack" à venda no ebay e sites de artigos de barbear.
E por falar em "Feather"... é bom evitar esta lâmina, ao menos no início. Uma lâmina que tem o apelido de "katana" só pode ser tremendamente afiada, e é mesmo! A Feather pode ser sua melhor amiga quando se sabe o que está fazendo, mas não vai perdoar nenhum deslize de novato.
As vezes recomendam lâminas "suaves" para iniciantes, como as Lord de caixa verde, mas pessoalmente acho que "suave" é a lâmina que corta bastante e vai precisar de menos passagens para remover o pelo.
Qualquer aparelho moderno aceita qualquer modelo de lâmina de barbear duplo-fio (Doube-edge). Mas nem sempre foi assim! Antigamente, cada empresa de aparelhos de barbear fazia uma lâmina de marca própria, e muitas vezes essas lâminas eram projetadas de forma à somente encaixar nos barbeadores daquela máquina.
Portanto, ao comprar uma Safety Razor antiga, principalmente pré-1962 (ano do lançamento da lâmina de aço inox pela Wilkinson Sword) certifique-se se esse modelo utilizava lâminas próprias ou não.
Além disso, não existem apenas barbeadores que levam lâminas DE (double-edge, ou duplo-fio), mas ainda os que usam lâminas SE (single-edge, ou fio único) (https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbxzjxiKSpX5HTP34dFPlAsJ1OesPxXJcVb2AFAVZDKZt6RS2HFA), e ainda, do tipo Injector (http://www.shavemyface.com/gallery/albums/userpics/10041/normal_injector.jpg). Estes dois modelos ainda se fabricam hoje em dia, mas não são tão simples de encontrar, e além disso, não se fabricam hoje em dia máquinas novas de lâmina injector.
PS: Lâminas Injector, no fundo, são lâminas SE (Single Edge). Mas é comum chama-las assim, porque são menores que as SE usadas, por exemplo, pela GEM, e vem num cartucho alimentador.
PS2: Alguns argumentam que as lâminas de antigamente, padrão de três buracos em aço carbono, duravam muito mais que as modernas de aço inox. Ainda que seja verdade que na época, um homem usava estas lâminas bem mais do que alguém usa uma atual, a duração destas ao meu ver tem melhor explicação na espessura
P- E para que servem aqueles números nas lâminas?
R: Para nada. Assim como as embalagens de leite são feitas a partir de um rolo, as lâminas começam sua vida como uma tira de aço que chega à fábrica também em rolos. Estes números servem para alinhamento no maquinário, e nada mais.
P- Qual é a diferença entre sabão e creme de barbear? E dá tudo no mesmo?
R: Um creme de barbear não é nada além que o sabão de barbear com maior concentração de água. Portanto, ele vai ser mais barato, rápido em fazer espuma, e durar menos, que um sabão de barbear duro, que por sua vez, será mais duradouro, caro ( ao menos inicialmente, pois um sabão de barbear pode durar vários anos de uso) e trabalhoso de espumar.
E não, NÃO dá tudo no mesmo! Bombom é tudo igual? Não. Cada modelo tem um sabor, e o mesmo sabor, dependendo da fábrica, pode ser diferente. Além disso, existem bombons melhores e piores, os que tem gosto de cacau, e os que tem gosto de gordura mais do que outra coisa.
Com sabão / creme de barbear é a mesma coisa. Cada fábrica faz sabão à sua maneira, e mesmo um sabão com aroma de "Rosas" pode cheirar de uma forma numa marca como a Taylor of Old Bond Street, e de outra maneira, na Geo F. Trunper's. Além disso, existe um "zilhão" de aromas diferentes que cada fábrica tem em seu catálogo, e outras não. Existem ainda sabões que produzem uma espuma densa, protetora e estável... e outros que mal fazem espuma.
Se você vai usar sabões duros, menos duros ( como os croaps italianos) ou cremes, a decisão é tua, e não há resposta errada. Cada um vai ter suas qualidades e defeitos, e o ideal é você pesquisar bastante na internet antes de comprar seja lá o que for, para saber se aquilo é mais fácil ou menos fácil de espumar, se é de qualidade, se cheira bem (ainda que isso também seja bastante pessoal), etc.
Outra vez, a etiqueta de preço pouco tem a ver com isso. Existem sabões que custam muito caro, como o Geo. F. Trunper's Extract of Limes, (http://www.faceand.co.uk/media/catalog/product/cache/2/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/g/e/geo_f_trumper_extract_of_limes_shaving_soap_refill.jpg) ou o Crabtree & Evelyn West Indian Limes (http://media.escentual.com/catalog/product/cache/7/image/602f0fa2c1f0d1ba5e241f914e856ff9/s/h/shave_soap.png), e nem fazem espuma (não me perguntem como pode uma empresa vender um sabão de barbear que mal faz espuma!), e outros muito baratos, como o Arko (http://wet-shavers.com/wp-content/uploads/2008/11/arko.jpg) da Turquia, que ao menos em performance, é espetacular. E para piorar, novamente, a opinião pessoal influencia bastante.
P- Sabão / creme de barbear tem validade?
Teoricamente sim. Todo cosmético tem que informar um prazo de validade na embalagem por razões legais...mas não se deixe incomodar muito com isso.
Via de regra, pela maior concentração de água, os cremes duram menos que os sabões duros. Mas conheço gente que usa cremes com pelo menos uma década guardados e não encontram problemas. Sabões, ainda mais aqueles à base de sebo (tallow) duram ainda mais, eu mesmo tenho um sabão da década de 80 que funciona maravilhosamente.
P- Qual aftershave eu devo usar?
Na TEORIA, os splashs à base de álcool devem ser usados por quem tem a pele oleosa. Os bálsamos, por quem tem a pele seca.
Mas, eu tenho a pele oleosa e isso não me IMPEDE de usar bálsamos. Apenas tenho que dosar a quantidade de modo a não deixar minha pele pegajosa.
Além disso, existe o meio-termo,o gel, que é igualmente indicado para todo tipo de pele.
P- O que é pedra-ume, para que serve, e como devo usa-la?
A pedra-ume (http://1.bp.blogspot.com/-C1ngPUNm8gE/UusdW3VN-HI/AAAAAAAAVsQ/susGhds6O9Y/s1600/DSC03307.JPG)é um bloco natural ou sintético de alúmen de potássio. É clara e geralmente esbranquiçada, inodora, insípida (não que você deva estar colocando isso na boca!!!!) e serve basicamente para fazer assepsia e fechar os micro-cortes do barbear. A maneira correta de usar é a molhando e aplicando na face úmida, e removendo com água corrente logo após.
Isso arde um pouco, e onde arder mais, é o local onde você se barbeou menos bem. Pense nela como um "feedback" ! ;)
-
Simples, claro, rápido e muito, mas muito, bonito!
-
Muito bom!!!
-
Bacana Gabriel!
-
Muito bom Gago, parabéns pelo tópico!
-
estava realmente precisando de algo assim, boa gago!
-
Parabéns pelo excelente F.A.Q !
-
Fantastico! Muito obrigado!
-
Muito bom!
Já me tinha ocorrido fazer isto e até preparei alguns rascunhos nesse sentido, mas por falta de disponibilidade, ainda não tinha avançado para o tópico. Felizmente, temos aqui o Gago :D
-
Mandou bem mais uma vez Gabriel!!! ;)
-
Gabriel, parabéns pela excelente iniciativa :D
-
Muito bem, excelente tópico para iniciantes e óptimo para rever a matéria dada. Sim senhor.
-
Muito útil até para quem já possui alguma experiência.
Obrigado Gago.
Abraço.
-
Parabéns pelo trabalho Gago! Realmente ficou muito bom. Enquanto estava lendo a sua explicação sobre a pedra hume, pensei na idéia de se colocar fotos para enriquecer ainda mais o tópico, o que acha?
-
Muito bom.
-
Muito bem, parabéns pelo trabalho Gago. ;)
-
Obrigado pelas vossas palavras senhores.
Sobre fotos, vou começar a adicioná-las mais tarde ;)
-
Show! Parabéns Mister Gago ;)
-
Excelente! Sticky?
-
Para ser lido na sequência deste belo tópico do Gago, nada melhor que o igualmente esclarecedor Dicas do Cegadede Para Usuários Brasileiros (e de todo mundo, penso eu).
Muito bacana. Parabéns.
-
Para ser lido na sequência deste belo tópico do Gago, nada melhor que o igualmente esclarecedor Dicas do Cegadede Para Usuários Brasileiros (e de todo mundo, penso eu).
Muito bacana. Parabéns.
Eu acho aquele tópico espetacular, mas....aqui eu tentei ser o mais imparcial e genérico, no sentido de minhas palavras serem igualmente válidas para aquém e além mar. Já o cegadede dá valiosas dicas, mas que são destinadas a brasileiros. Os portugueses vivem uma situação diferente...
-
Tem algumas imprecisões e existe aqui ou acolá uma ou outra coisa controversa, mas são coisas que pouco interessam a um iniciante e para um iniciante será uma ajuda muito boa e interessante indicar este tópico aquando de uma apresentação com dúvidas.
Parabéns pelo trabalho, Gago!
Seria interessante colocar o link deste tópico (e do shaving made easy e da lista negra) na sua assinatura para chamar a atenção.
-
Excelente tópico, Gabriel!
-
Tem algumas imprecisões e existe aqui ou acolá uma ou outra coisa controversa, mas são coisas que pouco interessam a um iniciante e para um iniciante será uma ajuda muito boa e interessante indicar este tópico aquando de uma apresentação com dúvidas.
Parabéns pelo trabalho, Gago!
Seria interessante colocar o link deste tópico (e do shaving made easy e da lista negra) na sua assinatura para chamar a atenção.
Por favor Flávio, queira me mandar uma MP com estes dados e eu ficarei feliz em retificar alguma imprecisão se for mesmo o caso ;)
-
Muito bom confrade Gago! Excelente, uma fantástica ajuda para os iniciantes. ;)
-
Excelente para os iniciantes. Parabéns pela iniciativa.
-
Seria interessante colocar o link deste tópico (e do shaving made easy e da lista negra) na sua assinatura para chamar a atenção.
Eu tentei fazer isto, mas existe um limite de 300 caracteres na assinatura, e não daria para pôr todos os meus tópicos fixos e mais o da lista negra e linkar neste espaço de 300 cararcteres... :-\
-
É pena, porque seria um meio mais eficaz de divulgar que o próprio sticky.
-
Eu tentei fazer isto, mas existe um limite de 300 caracteres na assinatura, e não daria para pôr todos os meus tópicos fixos e mais o da lista negra e linkar neste espaço de 300 cararcteres... :-\
Dá sim, temos de abreviar links e titulos, explico te qdo quiseres
-
Dá sim, temos de abreviar links e titulos, explico te qdo quiseres
Me manda uma MP por favor Igor, que agora estou no tele... ;)
-
genial, mais uma vez.
-
Parabéns pelo contributo!
Eu adicionaria mais uma, que é das perguntas mais feitas pelos "iniciados": Para que servem os números nas lâminas?
-
Parabéns pelo contributo!
Eu adicionaria mais uma, que é das perguntas mais feitas pelos "iniciados": Para que servem os números nas lâminas?
Bem lembrado ;)
-
Eu não conhecia essa dos números na lâmina :D.
No mais, excelente post do Gago, como sempre a ajudar os incautos neste complicado mercado do wetshaving. ;)
-
O que é um safety razor agressivo?
-
O que é um safety razor agressivo?
Fatip, Muhle R41, Ikon pente aberto e tantos outros...
-
Gago, belíssimo trabalho! Parabéns! :D
O que é um safety razor agressivo?
O conceito de agressividade pode ser ambíguo, pois por vezes é usado com conotações diferentes consoante a pessoa que usa esse termo...
Muitos usam o conceito de agressiva com o significado de eficaz, ou seja, uma máquina cujas características facilitam o corte eficaz da barba, mesmo a mais dura, em menos passagens. Muitas vezes, prefiro usar a palavra “eficaz” para designar estas máquinas e não haver confusões com o significado seguinte.
Outros usam o termo”agressiva” para conotar máquinas que, devido às suas características, aumentam a possibilidade de agressão ou irritação da pele. São por vezes máquinas que exigem, para a maioria dos utilizadores, algum cuidado adicional na sua utilização.
Agora tudo depende do que se quer explicar… existem máquinas que podem ser eficazes sem ser agressivas (aqui no sentido de agredir ou irritar a pele), e agressivas sem ser eficazes.
Existem muitos factores que podem tornar a máquina agressiva ou suave… a geometria do cabeçal, o ângulo ou a exposição da lâmina, se é slant ou não, de pente aberto ou fechado, o peso, o comprimento do cabo… e em última análise, até a maneira como as usamos ou as lâminas que montamos nelas – tudo são factores que podem influenciar a agressividade (ou eficácia, se preferirem) de uma dada máquina.
Habitualmente, as máquinas de pente aberto são consideradas mais agressivas que as suas congéneres de pente fechado. Mas isso nem sempre é verdade. Existem open-combs bem suaves (como a Merkur, por exemplo) e closed-combs bastante agressivas (uma Futur ou Vision ajustada no máximo deve ser coisa de meter respeito). Por exemplo, a iKon já teve uma versão da Standard (uma máquina de pente fechado) que era bem mais agressiva que os modelos de pente aberto que disponibilizava na altura.
-
Uma outra questão que pode ser abordada no FAQ.
Lâminas afiadas
Lâminas suaves
Lâminas agressivas
Eu tenho uma idéia intuitiva do que seria uma lâmina agressiva, que a meu ver não teria relação com o grau de afiação. Como a Lamix que uso de tempos e tempos, afiadíssima, corta tudo, mas ao deslizar pela pele, mesmo com pressão moderadíssima, vai deixando um rastro de destruição no rosto. Seria isso o que chamam de lâmina agressiva?
-
É provável. O conceito de agressividade pode ter conotações diferentes, tal como expliquei acima....
Para uns será sinónimo de eficácia, para outros terá uma conotação negativa.
Quanto às Lamix, até gostei delas :)
-
Uma outra questão que pode ser abordada no FAQ.
Lâminas afiadas
Lâminas suaves
Lâminas agressivas
Eu tenho uma idéia intuitiva do que seria uma lâmina agressiva, que a meu ver não teria relação com o grau de afiação. Como a Lamix que uso de tempos e tempos, afiadíssima, corta tudo, mas ao deslizar pela pele, mesmo com pressão moderadíssima, vai deixando um rastro de destruição no rosto. Seria isso o que chamam de lâmina agressiva?
Como o Emanuel diz, o conceito de agressividade é um tanto subjetivo. Nas máquinas nem tanto, estas que mencionei por exemplo são reconhecidamente assertivas ( o que não é nenhum demérito, apenas característica), agora em lâminas é algi muito pessoal. Eu por exemplo acho as feather suaves, aliás acho qualquer lâmina bem afiada suave, porque tenho a barba dura e quanto mais pelo removo em menos passagens melhor. Já outras lâminas que acho menos afiadas, como as Wilkinson brasileiras, se tornam agressivas à medida que pouco cortam da minha barba, me obrigando a fazer várias passagens e causar irritação.
Para piorar, como sabemos, as empresas que fabricam lâmina não informam, e parece que não pretendem informar, nenhuma informação das mesmas, além do que diabos reveste elas. Não sabemos a espessura, a largura do fio de corte, o ângulo...não sabemos nada sobre elas....então taxar uma lâmina de agressiva ou não se torna um exercício de tentativa-e-erro, e graças a Deus existem os fóruns, para que, pelo menos, conhecermos as diversas opiniões sobre elas.
-
Parabéns pelo FAQ, Gago! Ficou bem legal! :)
-
Confrades oversaturn e Gago, agradeço as informações. :)
-
Confrades, agradeço os elogios mais que superlativos aos meus préstimos. Faço votos que isto venha a ajudar alguém ;)
-
uma pergunta que já vi outros fazerem e ainda me intriga, como guardar os saboes?
vi que tem gente que tira o sabao, lava a espuma e deixa secar... os croaps faz como? porque nao da pra tirar do pote
-
Nos Croaps, deixo aberto umas horas até secar.
Depois ponho-lhe a tampa e vai para dentro do armário :)
Podes passar água para tirar a espuma da superfície, embora tal não seja imperativo.
-
Nos Croaps, deixo aberto umas horas até secar.
Depois ponho-lhe a tampa e vai para dentro do armário :)
Podes passar água para tirar a espuma da superfície, embora tal não seja imperativo.
Eu costumo passar por agua e limpar a embalagem com a toalha. Depois enquanto tomo corto a barba e tomo banho, deixo o sabão com a embalagem aberta na janela. Quando acabo o banho já o sabão esta seco.
:)
-
Sabão, seja ele duro, mole ou mais ou menos, tem que secar antes de ser tapado e guardado. Eu deixo o sabão que usei secando em cima da pia mesmo umas horas antes de guardar. Quando é sabão duro ou croap, deixo até de cabeça pra baixo....
-
Parabéns pelas boas informações Gago.
-
A isto é que se chama de bom serviço público!
Agora a critica construtiva: O «wet-shaving» não é exclusivo para o barbear tradicional (ou clássico, como preferirem), já que o barbear moderno também é «wet shaving», sendo o barbear tradicional/clássico o dito «traditional wet-shaving».
Os meus aplausos pelo trabalho Gago.
-
A isto é que se chama de bom serviço público!
Agora a critica construtiva: O «wet-shaving» não é exclusivo para o barbear tradicional (ou clássico, como preferirem), já que o barbear moderno também é «wet shaving», sendo o barbear tradicional/clássico o dito «traditional wet-shaving».
Os meus aplausos pelo trabalho Gago.
Obrigado amigo.
Minha intenção não era tratar wetshaving e barbear tradicional como sinônimos, mas ao ler sua consideração , vejo que não fiz um bom trabalho.
Mais tarde vou revisar essa passagem, obrigado ;)
-
Excelente ideia.
-
Seria interessante colocar o link deste tópico (e do shaving made easy e da lista negra) na sua assinatura para chamar a atenção.
Done it!
Porque raios não tinha usado um encurtador de links antes, é que não sei. :P
-
Bom trabalho Gago!
-
Belo trabalho, Gago!
-
Obrigado amigos.
Colcurinho, alterei o texto à luz da tua consideração. ;)
-
Obrigado amigos.
Colcurinho, alterei o texto à luz da tua consideração. ;)
;)