a achar que não foi uma boa solução ter gasto dinheiro nisto.
Há umas horas atrás pratiquei então o meu primeiro "DE shaving":
Fiz espuma na cara e mesmo antes de começar a cortar(-me) já sentia a pele a arder um pouco. Talvez não tenha "desgastado" o pincel o suficiente de forma a não ser tão agressivo? Além disso, não me parece que a espuma tenha ficado boa.
Depois comecei o barbear propriamente dito e não gostei nada do processo. Não sabia bem em que ângulo colocar a máquina/lamina e no final de tudo, apareceram vários cortes e a barba nada bem feita.
Convencem-me que não foi dinheiro mal gasto!
Bem-vindo ao BC, Duarte!
Convencemos com todo o gosto! :) Antes de mais, que produtos usaste? Máquina, lâmina, pincel e creme/sabão? A partir daí poderemos ajudar.
Acho que a resposta está na pergunta.
- Primeiro barbear
- Pincel não desbravado
- Espuma ruim
- Máquina no ângulo errado...
Como DIABOS tu esperava que o barbear saísse bem com todos esses detalhes? O primeiro barbear, mesmo com uma espuma boa, usando o ângulo certo, bom material,etc não costuma sair perfeito, porque afinal de contas nenhuma primeira vez é tão boa quanto as seguintes.
O conselho é tu primeiro, resolver o que está errado. Podias mencionar o material usado, para começar. Parece que além de tudo, o creme usado tem qualquer reação alérgica na tua pele. Sentir pinicar, usando um pincel ainda não macio é normal, podes amenizar isso fazendo a espuma numa tigela e aí sim aplicar no rosto.
E acima de tudo, a internet está aí para te ajudar. Aqui não falta tópicos ensinando como fazer um tudo. Veja, pratique e comece com calma, não ache que a coisa tem que sair à perfeição logo de cara, pois isso é um processo.
PS: Dá para fazer multiquote nesta plataforma?
Viva!
De facto, não esperava que a primeira tentativa fosse um mar de rosas. Mas esperava algo melhor. De qualquer das formas, achei importante/boa-ideia criar um tópico, para discutir este assunto de forma a melhorar.
Mas sim, já estou a ler alguns tópicos.
"Parece que além de tudo, o creme usado tem qualquer reação alérgica na tua pele. Sentir pinicar, usando um pincel ainda não macio é normal, podes amenizar isso fazendo a espuma numa tigela e aí sim aplicar no rosto."
Não consegui perceber se é normal ou não é normal. Mas sim, vou fazer a próxima espuma numa tigela.
PS: Dá para fazer multiquote nesta plataforma?
Deixe-me reformular a sentença:No tapatalk no android também dá, Gago. Acabei de o fazer.
"Parece que além de tudo, o creme usado tem qualquer reação alérgica na tua pele. (PONTO PARÁGRAFO)
Sentir pinicar, usando um pincel ainda não macio é normal, podes amenizar isso fazendo a espuma numa tigela e aí sim aplicar no rosto."
Acredito que estás usando um pincel de cerda suína. É normal que no início ele esteja mais rijo e com o tempo as pontas "quebram" e amaciam. Podes, até isso acontecer, fazer espuma na tigela e mais pra frente fazer (*ou não!) no rosto.
;)
Dá pra fazer multi-quote num PC, no Tapatalk não.
No tapatalk no android também dá, Gago. Acabei de o fazer.
Ah, então sou eu que sou demasiado parvoCarrega nos dois post que queres citar. :)
Carrega nos dois post que queres citar. :)
Bem vindo ao BC amigo.
Deixo aqui minha modesta contribuição.
Procure deixar o pincel de molho - as cerdas - por uns 5 ou 10 minutos antes do escanhoado, isto já ajuda o pincel a fazer uma espuma melhor.
Experimente um creme de barbear primeiro, usualmente em um creme é mais fácil ao iniciante encontrar o "ponto ideal" da espuma.
Não faça pressão, deixe que a SR acompanhe os contornos do teu rosto.
Instintivamente, com o hábito hás de encontrar o ângulo que mais convém a teu escanhoado.
Boa sorte em teu escanhoado e.... Não pressione o aparelho contra o rosto :)
Sim!
Segue o link da minha assinatura acerca de "O que é o double-post e como evitar" ;)
Olá e obrigado.
Acho que deixar o sabão por enquanto e usar a espuma de lata é de facto uma boa ideia. Certamente é mais fácil aprender 1 coisa de cada vez, do que estar a aprender a fazer espuma E a trabalhar com a máquina/lamina.
O meu take 2 será então com espuma de lata e no duche.
Já agora, uma dúvida sobre laminas. As bolzano/muhle são melhores do que as derby?
Deixa eu dar os meus 10 cents:
Primeira atitude: CALMA! Não queira chegar ao fim de uma maratona sem saber caminhar! Estude, estude e estude o assunto! E mais CALMA! Esqueça o que sabia sobre barbear. Aqui é tudo novo! Espero ter contribuído!
Espuma em lata? Nem penses nisso, é o pior que podes fazer... Usar uma máquina DE com espuma em lata é uma péssima combinação, a meu ver. O que penso que te tenha sido sugerido foi usar um creme em vez de um sabão de barbear, dado que os cremes tradicional espumam com muito mais facilidade. Tens alguns facilmente acessíveis em qualquer Hiper, como os Palmolive.
Quanto às lâminas, é algo muito pessoal e as opiniões divergem imenso, mas as Derby são umas lâminas competentes, e perdoam mais do que as Bolzano.
Muita calma caro amigo que estas coisas levam o seu tempo ;) Os nossos avós e pais, nós mesmos por cá, e tantos outros companheiros nossos por esses forums fora dizem maravilhas desta arte, não se deixe desanimar que tudo leva o seu tempo.
--> o pincel ainda é novo, vai levar algum tempo até suavizar
--> vem da espuma em lata, pssschhh...já está. Mais rápido? Sim. Melhor? Não creio.
--> coloque o sabão de molho antes de o usar...verá que é mais fácil ter uma excelente espuma
--> use uma tigela para fazer a espuma em vez de tentar fazê-la na face e ainda sem técnica
--> não carregue na máquina, leve pressão apenas
--> as primeiras barbas costumam ser medianas e enquanto não ganha mão.Calma que lá chegará... ;)
Também sou novato , mas uma coisa q já aprendi e já pude comprovar ... Deixa a espuma de lata . A espuma de um creme de barbear mesmo dos mais baratos é MUITO superior
Viva,
Em que achaste o creme de barbear superior à espuma de lata? E já agora, tens alguma recomendação para um creme de barbear barato e que seja vendido em super-mercados? Seria só para usar durante uns tempos, até me habituar à lamina. Isto se não conseguir melhorar a espuma nas próximas tentativas..
A espuma de lata tem imensos quimicos para compensar o facto de não ter água . A hidratação é uma das coisas mais importantes do barbear clássico . Uma espuma de creme de barbear é rica em água e substancias protectoras , logo a tua cara não desidrata e facilita a passagem da lâmina . Eu usava gel de barbear , e acredita que a diferença é brutal . E ainda nem faço uma espuma espectacular ...
Eu comecei com um Palmolive que encontras em qualquer Continente . Tens também disponível no mesmo sítio o creme Lavanda , que é ligeiramente melhor . O Palmolive custa 2€ e o Lavanda 4€ . Em sítios como o Intermarché também podes encontrar cremes como o Estoril Men ou Denim , e é tudo relativamente barato . E é mesmo muito superior às latas !
Olá e obrigado.
Acho que deixar o sabão por enquanto e usar a espuma de lata é de facto uma boa ideia. Certamente é mais fácil aprender 1 coisa de cada vez, do que estar a aprender a fazer espuma E a trabalhar com a máquina/lamina.
O meu take 2 será então com espuma de lata e no duche.
Já agora, uma dúvida sobre laminas. As bolzano/muhle são melhores do que as derby?
Funciona perfeitamente. thanks!
Já comprei creme de barbear. Comprei o Nivea Originals (não sei porquê mas acho que vao criticar a escolha da marca). Amanha vou experimentar e ver como tudo corre.
Olá e obrigado.
Acho que deixar o sabão por enquanto e usar a espuma de lata é de facto uma boa ideia. Certamente é mais fácil aprender 1 coisa de cada vez, do que estar a aprender a fazer espuma E a trabalhar com a máquina/lamina.
[...]
Referes-te a este (http://www.nivea.pt/Produtos/Cuidado-para-Homem/Originals/mild-shaving-cream%20-%20OFF)?(http://www.nivea.pt/-/media/NIVEA/pt-PT/packshots/products-packshots/mens-care/hydration/mild-shaving-cream/81772_04_2013_Mild_Shaving_Gel_1_3_PNG.ashx?mh=350&mw=260&reflection=1&reflectionHeight=50)
Só se for uma crítica positiva. Esse creme é bem jeitoso, na minha opinião até o acho melhor que o Palmolive.
Usa uma boa quantidade de modo a obter uma boa espuma, espessa e protectora.
Eu recomendaria uma abordagem diametralmente oposta...
Primeiro começa por fazer a barba com pincel e creme, mas com a máquina que habitualmente usavas (isto assumindo que fazias a barba anteriormente com uma máquina do tipo descartável). Só o facto de usares uma espuma feita na hora, com creme e pincel, vai ser já uma grande melhoria em relação às espumas de lata.
Mais tarde, quando já dominares esta coisa de fazer espuma com creme/sabão e pincel, dás o salto para as safety-razors. Pessoalmente, quando comecei com "esta coisa" do barbear tradicional, foi assim que fiz... :)
Fizeste espuma na cara ou na tigela?
Não tinhas a pele ainda irritada do escanhoado anterior?
Já viste alguns vídeos para ver se estas a fazer alguma coisa mal?
Acho que usar outra lâmina vai ser importante sim.
Eu se tivesse começado o BC com uma lâmina Elios, de certeza que tinha desistido.
Quando vais ao barbeiro, que lâmina ele usa no navalhete para marcar o corte? Gostas de sentir essa lâmina?
Sabes como eu fazia? Ao passar a máquina de cima pra baixo ia rodando a máquina para ver qual o melhor ângulo que eu sentia.
Tu sentes o que, afinal, para achares horrível?
Nunca cortei no barbeiro!Só estas a deixar a máquina deslizar ou fazes alguma pressão? Eu tenho de firmar a máquina, não de a deixar deslizar apenas. Usa outra lâmina, vai estar aí o problema.
Após o barbeiro, sinto "ardor" dos cortes, e na zona do pescoço sinto um desconforto, vermelhidão. E no corte não gosto do processo. Com uma disposable/cartridges, tem o pescoço de ângulo regulável pelo que é só encostar na cara e arrastar. Com isto...
E depois deste processo horrível todo, não fica nada bem. Eu gosto de BBS e por enquanto, nem pouco mais ao menos.
Só estas a deixar a máquina deslizar ou fazes alguma pressão? Eu tenho de firmar a máquina, não de a deixar deslizar apenas. Usa outra lâmina, vai estar aí o problema.
Ah. E não procures um BBS, ele virá naturalmente. ;)
Qualquer um de nos não faz diariamente BBS.
Deixar a máquina deslizar apenas não me parece que funcione, francamente. Diria que estou a firmar a máquina também.Eu disse outra lâmina, não outra máquina.
Usar outra máquina! No way! Já gastei dinheiro suficiente nesta. Não estou para gastar mais dinheiro noutra sem saber 100% certeza que de facto isto é para mim.
Como não fazem BBS diariamente? Isso é horrível de saber. Com o que usava antes era BBS sempre. Começo a achar que isto do BC é super-overrated.
Eu disse outra lâmina, não outra máquina.
Começo a achar que isto do BC é super-overrated.
Outra falácia: religião! Sinto informar que tens que rever a tua perspectiva do assunto!
Quanto a teu pescoço, deve ser uma área sensível, em que tu tens que “pegar leve”! Outro fator é a espuma! para mim, na tigela, fica muito aerada, faço no rosto e obtenho ótimos resultados, ficando densa e protetora. Questão de adaptação. Faça mais testes!
"Outra falácia: religião!"?
Neste momento nao gosto nada da taça que estou a usar para fazer a espuma. Que acham de usar uma chavena de café? Será muito estreita?
"Outra falácia: religião!"?
Neste momento nao gosto nada da taça que estou a usar para fazer a espuma. Que acham de usar uma chavena de café? Será muito estreita?
Take 3 - Horrivel. Pior que os outros. Tenho o pescoço completamente vermelho.
wow. Vou testar mais meia duzia de vezes e se até lá não melhorar, adeus. Eu sei que isto é um forum direcionado para o barbear clássico, mas vejo poucas vantagens relativamente ao barbear de disposables/cartridges. Nunca tive quaisquer problemas com o meu barbear, apenas me meti no BC como uma experiência, e era tão bem falado pela internet..
Vantagens do BC (por enquanto):
- Vou ter retorno de investimento ao fim de 2 ou mais anos.
- Comunidade
Vantagens das disposables/cartridges:
- Muito mais confortáveis no uso;
- Muito mais rapido (poupo tempo que podia gastar a dormir ou a trabalhar);
- Simplesmente funciona;
- Não tenho cortes ou desconfortos;
Peço imensa desculpa por dizer isto, mas parece-me que o BC é como uma religião, sem qualquer fundamente na verdade.
Não leiam isto como uma ofensa. Espero sinceramente estar enganado, pois significaria que não acabei de deitar dinheiro ao lixo.
Take 3 - Horrivel. Pior que os outros. Tenho o pescoço completamente vermelho.
wow. Vou testar mais meia duzia de vezes e se até lá não melhorar, adeus. Eu sei que isto é um forum direcionado para o barbear clássico, mas vejo poucas vantagens relativamente ao barbear de disposables/cartridges. Nunca tive quaisquer problemas com o meu barbear, apenas me meti no BC como uma experiência, e era tão bem falado pela internet..
Vantagens do BC (por enquanto):
- Vou ter retorno de investimento ao fim de 2 ou mais anos.
- Comunidade
Vantagens das disposables/cartridges:
- Muito mais confortáveis no uso;
- Muito mais rapido (poupo tempo que podia gastar a dormir ou a trabalhar);
- Simplesmente funciona;
- Não tenho cortes ou desconfortos;
Peço imensa desculpa por dizer isto, mas parece-me que o BC é como uma religião, sem qualquer fundamente na verdade.
Não leiam isto como uma ofensa. Espero sinceramente estar enganado, pois significaria que não acabei de deitar dinheiro ao lixo.
Duarte, desculpa lá a sinceridade, mas...
... tem piada ver alguém que não sabe o que está fazendo, ( e pelo visto não tem jeito pra coisa) dizer que o barbear clássico é sobrevalorizado, que é como religião - sem verdade (opinião que sou obrigado à respeitar, mas como católico me sinto ofendido), etc.
Eu também não sei fazer um monte de coisas, como por exemplo, atirar com arco e seta. Mas fico imaginando eu chegando lá numa aula, atirando meia dúzia de setas ao chão, e dizendo aos outros que "arco e seta é sobrevalorizado", ou desculpem mas não tem nenhuma graça nisso.
;D
Bem, seja como for, acho que tu tens muito pouca "bagagem" para tirar qualquer conclusão sobre o BC. Se o Barbear clássico não tivesse verdade, acho que não estaríamos aqui falando sobre, e constantemente recebendo alguém que teve uma experiência totalmente oposta à tua. Pra dizer a verdade acho que tu é apenas o segundo caso...
O primeiro, cujo colega não lembro o nome, também não se deu com os barbeadores, mas continuou usando o pincel e sabão. É uma hipótese à considerar.
Seja o que decidir, desejo-lhe sorte.
PS; acho que em apenas três "takes" a gente não aprende nem a "fazer amor" (pra não dizer outra coisa), quanto mais a manusear um instrumento cortante na área mais visível do nosso corpo. :P
Aceito as suas criticas. E eu referi que a minha opinião era baseada na informação que tinha no momento. Há por aí muitas coisas que supostamente são melhores do que a alternativa quando não há base cientifica qualquer para sustentar a argumentaçao. Vem-me à ideia medicinas alternativas. Há por aí forums sobre esses temas com uma grande base. Isso não significa que as medicinas alternativas sejam uma boa opção. Isto para dizer que o facto de o BC ser usado para um grande número de pessoas (que não me parece ser estatisticamente insignificante) não quer dizer que seja de facto melhor que disposables/cartridges. O facto de, neste forum, considerarem o BC superior ao "normal", não quer dizer que isso seja de facto verdade.
Relativamente ao pincel e sabão, não lhe sei dar uma resposta definitiva. Já me perguntaram neste tópico se tinha notado melhorias passando da espuma para o creme. A minha resposta é "Não sei", pois mudei duas variáveis (descartável para DE-razor e espuma para creme) e não sei a qual atribuir os positivos/negativos. Dito isto, mesmo que decida vender a Muhle R89, tenciono ficar com o pincel e usar creme + pincel em vez da espuma.
-----------------------------------------------------
O pior de tudo é que não gosto do manuseio da máquina. Não sei se convosco foi igual, mas acho todo o processo estremamente desagradável e desconfortável. A cabeça das descartáveis é super apelativa nesse aspecto, pois é apenas encostar e já está, aquilo "molda-se" à face.
De qualquer das formas, ainda não vou desistir. Vou tentar mais algumas vezes, ver se ganho algum gosto por aquilo. Agradeço todos os comentários que fizeram e respondendo a alguem neste tópico, sim tenho lido tudo muito atentamente e visto tutoriais.
Ainda tenho o pescoço irritado e por isso amanhã vou voltar às descartáveis, mas usando creme + pincel (como pincel).
Parece-me um bom plano, foi assim que comecei.
Em relação a bálsamos, se estiveres no Norte e com um Froiz por perto recomendo o La Toja. Senão, no Minipreço ou nas lojas Clarel tens o de marca DIA/Bonté quase tão bom como o La Toja.
Quando fazia antes do banho notava que ficava sempre com irritação, pelo que passei a fazer no duche. Mas estar a fazer espuma no duche não é muito prático, pelo que fiz após o duche. Mas ok, para a próxima vou então fazer antes do duche, apesar que parece-me que vai ser pior. Vou também espalhar a espuma com as mãos, como sugerido.
Relativamente a foto, infelizmente não tenho camera (nem smartphone).
[...]
[...]
Sugeria-te que experimentasses as lâminas do continente, são a versão sem marca das Personna. Penso que ficas melhor servido do que com as Derby de hoje em dia.
[...]
Hoje voltei (após ter usado a minha "configuração" anterior) ao BC e até agora foi o melhor (dentro do BC).
Fiz antes do duche, e espalhei a espuma pela cara com a mão e não com o pincel. Finalmente a máquina curtou (consegui ouvir a cortar!) de forma a deixar-me sair de casa satisfariamente. Está a melhorar!
Agora vou experimentar outras lâminas e vou tentar espalhar a espuma com o pincel, ver como me dou.
Hoje voltei (após ter usado a minha "configuração" anterior) ao BC e até agora foi o melhor (dentro do BC).
Fiz antes do duche, e espalhei a espuma pela cara com a mão e não com o pincel. Finalmente a máquina curtou (consegui ouvir a cortar!) de forma a deixar-me sair de casa satisfariamente. Está a melhorar!
Agora vou experimentar outras lâminas e vou tentar espalhar a espuma com o pincel, ver como me dou.
O grande problema de quem vem das multilaminas é que nestas você segura o aparelho paralelo ao rosto, e no BC a safety razor deve ficar mais inclinada, de forma que o fio da lâmina pegue no inicio do pêlo...
Não recomendo trocar de lâmina agora que você conseguiu um resultado satisfatório. Cada rosto tem sua lâmina e se encontrou uma confortável, pode ser que troque para uma desconfortável e estrague o progresso. Com o tempo você vai melhorar de técnica e aí sim penso ser momento para testar outras lâminas.
E denovo, a lei das DE : não pressione a máquina no rosto !!
Ainda bem! :D
O uso de diferentes lâminas pode variar muito a experiência. É bom experimentar umas mais afiadas. Normalmente as Derby resultam muito bem em SR mais agressivas, pois estas de serem agressivas compensa a falta de poder de corte da lâmina. Ao contrabalançar dá um barbear suave.
Mas com SR's mais suaves é bom testar, por exemplo, Croma Diamant, Gillette Silver Blue, Polsilver, etc. Normalmente as lâminas fabricadas pela Gillette (neste caso, todas as mencionadas menos a Croma) são relativamente afiadas. Mas, por favor, afasta-te das Feather para já. Para iniciantes corta, sim...corta é já demais do que o suposto :P
Bem, tenho usado o material e ainda estou super descontente. Fica mal cortado, então na zona do pescoço...
Ontem fiquei com o pescoço completamente irritado e hoje decidi usar descartável. wow, que diferença! BBS em menos de 4mins, no duche. Mais fácil não é possivel.
BBS em 4 (quatro) minutos!? Continua com a descartável!! Faz melhor!! Desisti!!! A menos das maquinas ... tenta usar somente os outros produtos.
Se o pincel não estiver desbravado, sim, é normal. Os pincéis de cerda precisam de um tempo para suavizar. Antes disso, vai dar comichão/irritação.
Recordo este vídeo, para desbravar o pincel, com um sabonete de glicerina: https://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc
Arranjam-se a menos de 50cent nos supermercados.
Não desista! Tente outras máquinas! Aperfeiçoe a técnica!
Incorporei o video.
É dificil de acreditar BBS em 4minutos? A espuma é super fácil de colocar, nem 15segundos demoro. Depois cada passagem menos de 1min. Apesar que na zona do pescoço nao está muito bem, honestamente. Não quis "forçar", tendo em conta que ainda estou irritado de ontem.
Eu já fiz isso com creme/sabão (de barbear). Será que o sabão de glicerina fará grande diferença? Algo que reparei é que mesmo que não uso as pontas do pincel (posso-o fazer passando-o de lado), sinto a tal "comichão". Talvez seja alérgico ao material?
De facto vejo videos de BC e parece ficar um barbear fantástico, e super rápido. Por exemplo este:
https://www.youtube.com/watch?v=2IuA8HGacJw
Talvez a máquina que esteja a usar seja uma absoluta porcaria, apesar de toda a gente a recomendar.. Para a próxima vou experimentar lâmina gillete azul, que comprei há uns dias num supermercado (era a ultima!).
No outro dia, após ter deixado crescer durante 3 dias, tentei cortar com uma lâmina Muhle (que apenas tinha usado 1 vez), e não cortava grande coisa, sentia "arrancar". Mudei para uma bolzano e foi um bocado melhor, mas senti arrancar na mesma. Talvez compre umas feather um dia destes.
Sim, ainda não vou desistir. Mas não vou comprar outra máquina! Não quero gastar mais dinheiro nisto, pelo menos não antes de saber que quero de facto continuar nisto do BC. Vou é experimentando outras lâminas e aperfeiçoando a técnica.
É isso!
Há "milhentas" combinações possíveis entre Máquina + lâmina + pincel + creme/sabão + técnica + ... Apenas tens que ir encontrando o teu caminho e ver o que funciona melhor.
Olha, comigo também sou assim. Já tentei há uns anos usar máquina e nada. Recentemente fui desafiado por confrades para usar máquina e também fiquei com a cara num oito e usei várias máquinas e lâminas diferentes.
Se eles conseguem porque é que eu não consigo? Resposta: Técnica! Mais nada. E só se consegue ter técnica com a prática.
Não desistas!
Incorporei o vídeo direto na mensagem anterior.
Eu, se deixar a barba por 3 dias, na primeira passagem, sinto a pele quase rasgar, mesmo com lâminas afiadas, pois tenho a pele sensível! O ideal, para mim, é fazer diariamente! Evita machucados e é bem mais suave! Às vezes, preciso de apenas 2 passagens se tive um BBS no barbear anterior.
Quanto à curva de aprendizagem, para alguns demora um pouco!
E às máquinas, novamente contando minha experiência, fui acertar bem na terceira (uma Futur), as anteriores eram muito agressivas (uma chinesa e uma Parker)!
Pow! Tem semanas que fico de 4 (quatro) (isto soa mau!! :o ;D) a dias a 5 (cinco) dias sem fazer a barba ... e agora estou a ficar barbudo ... mas aparo sempre.
...e depois criticas o pessoal que usa ML todos os dias! :P
Excepcionalmente, depois de um belo corte de navalha no queixo, Celso! Agora, intervalo de não mais de 36 horas!
Não uma critica ... e que eu nunca fiz uso destas com frequência ... qualquer dia destes uso ... para fazer a boa vizinhança ... ja que me revelaste!! ;D ;D ;D :P Um boa barba com navalhete ... vale tranquilamente três dias de ML!! ;D ;D ;D :P
...em termos de cortes na cara, até vale por 3 anos (falo por mim)! ;D
Não me parece que o problema seja da máquina, a menos que sinta que o seu peso seja desconfortável.Ainda estes dias cortei uma barba de uma semana com a Futur. Parecia um corta relva :D
Eu apostava mais nas lâminas e na técnica.
Em todo o caso, falando da minha experiência... no início quando tentava fazer dias seguidos, sentia a pele mais irritada, nem tudo foi um mar de rosas para chegar até hoje. Há questões que estão relacionadas com a técnica que só com o tempo se adquire (principalmente a memória múscular). Quanto às lâminas foi o que achei mais ingrato no início porque a certa altura foi difícil determinar se o problema estaria na lâmina ou na técnica...
À semelhança do confrade JL, se deixo passar dois dias sem fazer, ao terceiro dia já não me corre tão bem, barba está mais comprida e não facilita, se bem que neste ponto tenho curiosidade em saber se uma máquina com um gap maior poderia resolver (neste momento só tenho máquinas suaves).
Neste momento consigo fazer a barba todos os dias, sem qualquer irritação, exceptuando excessos de confiança mas aí, nada a fazer mesmo :)
Já foram dados bons conselhos aqui, é uma questão de os seguir.
Mas se quer resultados imediatos, dificilmente os vai encontrar.
Desejo continuação de boa sorte na sua demanda, e o mais importante é que vá ao encontro do que mais lhe agradar!