Barbear Clássico
Geral => Iniciante => Topic started by: João C. on March 06, 2015, 08:00:57 pm
-
Boa tarde!
Venho relatar as minhas (duas) experiências com o navalhete que adquiri há uns dias. Em ambas utilizei uma lâmina Derby Extra (vertical).
A primeira foi uma desgraça. Mal encostei o navalhete à pele na primeira passagem fiz um corte. A única passagem que correu bem foi na parte do pescoço exclusivamente abaixo do queixo (atenção, eu só faço a barbar no pescoço). Tive de terminar o barbeado com a minha 38C. Mais tarde, vim a aperceber-me que a lâmina não estava bem posta: mais exposta num extremo que no outro. Também terei feito cortes por não ter acompanhado o contorno do famoso músculo de Vasco Santana (o "esterrrnocleidomastoideu).
A segunda experiência não correu tão mal. A passagem a favor do pêlo foi bem feita, sem cortes. A partir daí pensei "Por hoje, já chegou bem. Se quiser fazer contra-pêlo, faço com a SR." Mas ignorei-me, e aventurei-me a fazer o moneypass. Desgraça! Nunca tinha corrido tanto sangue ao fazer a barba. Não que tenha feito cortes profundos, mas a combinação de tantos pequenos cortes deu naquilo. O ASB Nívea Sensitive ajudou muito a curar. Além do problema do ângulo no contra-pêlo, senti que a lâmina puxava um pouco os pêlos. Para a próxima usarei uma mais afiada. Talvez uma Croma. E completarei o contra-pêlo com a SR. Pelo menos, para já.
Alguns conselhos para que o contra-pêlo não faça de mim novamente vítima de vampiro? :P
-
O conselho é: Não faça. Ao menos, não por hora, tente fazer apenas a passagem lateral, e pronto.
Eu também estou tentando fazer o contra-pelo, mas com a navalha. Com o navalhete, faço a passagem lateral e desenrasco-me.
-
Pessoalmente aconselho um qualquer a começar com os chamados Hair Shapers, pelo simples facto de terem guardas. Literalmente dummy proof.
Vê mais aqui (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5930.0)
Dentro destes aconselho os Sextoblade, equivalentes a uma navalha 7/8" e o Dubl Duck equivalente a uma 6/8''.
Encontras lâminas Fromm e Persona nas lojas "Carlos Santos".
Cumps
-
Esta tudo dentro do normal ...
Não faça o contra-pelo agora ... pegue o jeito da pegada primeiro ... para que não faça pressão ... faça uso da rabeta/rabo da navalhete ... para que ela fique com movimentos mais isométricos e menos centrífugos ... dai a lamina passará sobre a pele sem muitas lesões e micro- lesões ... evitando muita liberação de fluidos e diminuindo a sensação de ardência ... mas caso queira tentar o contra - pelo ... e só girar o navalhete e os dedos que estavam em cima da rabeta/rabo ... passará a ficar por cima ... faça o mesmo movimento ... só que mais curtos ... pelos menos até adquirir mais destreza ... e mais com mas cautela ... sem pressa ... bem devagar ... em relação a laminas mais afiadas ... isto continua a ser um grande paradoxo ... pois precisará primeiro aprender a ter o controle sobre a pressão ... e a firmeza correta dos punhos ... então no navelhete ... procure laminas suaves e afiadas ... sempre indico a Laser ... dai para frente e pratica ...pratica e pratica!!
-
Iniciei no barbear clássico a pouco tempo e de fato na minha primeira experiência com o navalhete foi terrível muito sangue e cortes mas após algumas tentativas notei que os velhos hábitos adquiridos com os "match 3" estavam acabando comigo, principalmente no que diz respeito a força, outra coisa importante é o quanto de lâmina deixar exposta no navalhete, deixo apenas o "fio" dai quando ocorrem cortes são bem superficiais, na primeira vez não quebrei a "orelhinha" da lamina e deixe uma parte grande para fora.. foi terrivel hahaha. Mais sorte, calma e paciência das próximas.