Barbear Clássico

Café Central => A Hora Certa => Topic started by: Renato Ferreira on September 09, 2012, 08:47:23 pm

Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 09, 2012, 08:47:23 pm
Bem, abrirar a secção e eu venho aqui já perguntar uma coisa.

O meu pai tem um Seiko comprado nos anos 60 (relógio automático) e há mais de 30 anos que está enfiado dentro de uma gaveta. A bracelete aproveitou-a para um outro Seiko que comprou posteriormente.

Acontece que um certo dia o meu irmão mais velho num ataque de fúria (devido ao meu pai ralhar com ele por estar a brincar com o relógio) se lembrou de atirar com ele à parede. Desde esse dia o relógio nunca mais funcionou.

Passou pelas mãos de 2 relojoeiros ( eram mais ourives e comerciantes que outra coisa) que lhe diziam que não havia solução e sempre queriam que ele deixasse o avariado lá e comprasse um outro mais moderno. O meu "velho" nunca cedeu e apesar de penoso por não ter quem reparasse o relógio guardou-o no fundo da gaveta. Comprou entretanto um Seiko 5 Automatic para afogar as mágoas.

Conhecem algum lugar de confiança que possa fazer o restauro da peça?
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 09, 2012, 11:08:57 pm


Mestre Américo Henriques foi o único que teve uma escola de formação em relojoaria em Portugal, na malograda Casa Pia e em que se viu envolvido na altura do processo. Creio que era o único em PT que abria esses relógios de topo que levam 10 ou 15 complicações (tipo nascer do sol e ocaso, fases da lua, calendário perpétuo, marés etc etc, tipo o Calibre 89 da Patek  :D) e hoje trabalha para o grupo Swatch (da Breguet, Blancpain, Glashütte Original, Jaquet Droz, Léon Hatot, Omega, Tiffany & Co., Longines, Rado, Union Glashütte, Tissot, ck watch & jewelry, Balmain, Certina, Mido, Hamilton, Swatch, Flik Flak, Endura e Tourbillon...ufff... :P)  e que aqui em PT está presente sob a brand Boutique dos Relógios.

http://www.boutiquedosrelogios.pt/loja_doc_externo.aspx?param=6xaQnimFh6ShIR4NKdOwDLXlTbEvr/5Ilqgjx3vXTzZ38Ii/Met3aovbyqpvrfSNmiIy48rkW5c=

Como a Seiko é da "concorrência" não sei se aceitarão esse modelo... ??? Suponho que não seria o Mestre Américo que o comporia  :).

Outra grande oficina de reparação em PT é o Museu do Relógio em...Serpa!! É verdade, tem lá um dos melhores "laboratórios" relojoeiros do país.Eu próprio estive lá (recomendo vivamente uma visita...) e consertam absolutamente tudo.Como não têm mãos a medir a coisa pode é demorar um tempo. Enviar em registado, pedir orçamento e eles avaliam o custo e é só decidir se quer (consertam passados uns dias,dependerá...)ou não avançar (e aí reenviam tudo para casa). Clicar oficina de restauro:

http://www.museudorelogio.com/

Outro Clássico PT é "A Boa Reguladora" ou somente "Reguladora" como ficou conhecida.Em 2008 ainda "assemblavam"  :D relógios que importavam as máquinas da Alemanha e montavam-nas com os fundos clássicos, em relógio de bolso ou de pulso.

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2011/06/boa-reguladora.html

Mas confirmar se ainda operam hoje que na voragem do tempo (e desta crise) talvez tenha desaparecido.Sei que em 2008 estive lá e tinham 25 ou 30 modelos diferentes à venda (parede,mesa, despertadores, pulso e bolso)

Em 2007 rezava assim:

http://linhadominho.blogspot.pt/2007/05/boa-reguladora-volta-fabricar-relgios.html

Por fim pode-se falar directamente com o representante em PT da Seiko, a Certora, a perguntar por pontos de reparação. Antes tinham sob a sua umbrella a Dunhill mas esta, hoje, opera com a casa-mãe (o grupo de luxo Richemont, via a RichDun PT) e têm uma loja ali à Aven. da Liberdade em Lisboa.

http://expresso.sapo.pt/dunhill-representada-em-portugal-por-nova-sociedade-que-preve-investir-1-me-no-primeiro-ano-de-actividade=f289702

http://www.richemont.com/our-businesses.html

Quanto aos relógios nestes dois grupos estarão 90% das marcas com renome.

Pessoalmente acho piada aos Série 5 da Seiko, que não é importada para Portugal e como a contrafacção vai fortissima, abster-se... >:(



Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 09, 2012, 11:28:47 pm
Muito obrigado Gil. Tentarei talvez o museu do relógio. Vou organizar uma primeira abordagem com o patriarca e verificar se ele gostaria de o ver a "dar horas" mais uma vez.

Hoje não estou em casa senão colocava umas fotos da preciosidade. Tratarei disso quando arranjar um tempinho.

O série 5 foi comprado cá em Portugal pouco depois da avaria do seu antecessor. Portanto já deu muitas voltas. Nunca avariou. Apenas mandou-se dar uma limpeza, colocar um vidro porque estava já riscado do uso e dar um ajuste...revisão por assim dizer.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: brg on September 09, 2012, 11:32:35 pm
Não há importação de Seiko 5? Isso é só de agora ou de sempre?
É que conheço umas (poucas) ourivesarias que vendem, será importação paralela (grey market)?
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: audax on September 09, 2012, 11:35:51 pm
AMigo Renato já tem boas dicas pelo amigo lamina, eu acrescentaria mais uma e até é membro recente aqui do forum, o Paulo Girão.

Theno 4 relógios que foram restaurados/reparados/fazer manutenção e só tenho bem a dizer do seu trabalho. Um mecânico corda manual do inicio dos anos 40, um Tissot Visodate de 1963, um Oris Star Automatic de finais de 1960 (ques esteve parado mais de 30 anos por avaria, também um "relojoeiro" disse que não tinha arranjo) e um Citizen quartz de 1983, ficaram todos como novos.

É uma questão de o contactar, e sempre tem mais uma opção para explorar e assim escolher o que for mais conviniente.

Não sei se por MP aqui no forum, mas se quiser posso dar-lhe o email dele por MP.


P.S.: já agora muito boa idea a criação deste espaço!!
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 10, 2012, 12:05:00 am


Não há importação de Seiko 5? Isso é só de agora ou de sempre?
É que conheço umas (poucas) ourivesarias que vendem, será importação paralela (grey market)?


Por vezes vêm-se Seikos 5 nas ouriversarias mas ou são "Original Fakes" ou mercado paralelo e aí dependerá do know-how do relojoeiro.Mas sobretudo abster-se de comprar 5s sem caixa original ou Garantia, desses que são enviados "assim mesmo". O Ebay tem sérios problemas com os 5 que são contrafeitos.

http://reviews.ebay.com/Counterfeit-Seiko-5-Automatics-the-EASY-TELL?ugid=10000000007625022

É um 5 que tem amigo RF?! Tenho de jogar ao euromilhões!! Se é da "velha guarda", não restam dúvidas da sua autenticidade e essas nunca avariam, um simples limpeza, olear tudo e siga para mais 100 anos!!  ;)
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Leon on September 10, 2012, 10:31:51 am
Se é da "velha guarda", não restam dúvidas da sua autenticidade e essas nunca avariam, um simples limpeza, olear tudo e siga para mais 100 anos!!  ;)

Bem verdade. Tive um Seiko com um movimento bem raro, o 6349A de 23 rubis que o vendi. Quem mo restaurou elogiou muito os Seikos em geral.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 10, 2012, 10:52:48 am
Viva

Seiko 5  em Portugal, vendeu-se que foi coisa "doida" e ainda se vende... Atenção quando comentam em Seiko 5, pois por esta designação há variadíssimas máquinas...
Devo ainda salientar que o 1º SEiko 5 automático a ser comercializado foi com o célere calibre da série 6000.
Depois vieram várias e quase infindáveis variantes de mecanismos.

PS: Que bela iniciativa esta: Subforum sobre relógios ;) Os meus parabéns.

Bem hajam
Paulo Girão
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 10, 2012, 11:54:54 am
É verdade sim, o que ele usa desde que a antiguidade avariou é igual a este:

(http://img94.imageshack.us/img94/968/snxs73lp0.jpg)


Não está com este aspecto pois já tem muitos anos de uso continuado (é o único relógio que tem e que teve nestas ultimas décadas. Acho que tentou uns digitais quando apareceram em Portugal nos 80's. Ainda tenho os seus esqueletos numa caixa algures, creio que eram uns Casio, mas desistiu porque tinha de andar a mudar a pilha).

Até hoje foi só uma revisão e deve estar a marcar o meio dia neste momento para a hora do almoço  ;D ;D ;D
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 10, 2012, 01:18:32 pm

Usa o famoso mecanismo 7S26 21 rubis (existe ainda o 7S36) um dos mecanismos mais vendidos de sempre da Seiko.Poderá ter tendência para avançar ou atrasar qq coisa dependente do uso que se lhe dê, mas faz parte do charme do objecto!!   8)

Bom preço, abaixo dos € 100 e design variados, fazem dele um campeão de vendas!! Declinados em várias opções e cujo modelo militar aprecio particularmente (existe em preto,azul e areia) e aqui declinado em verde tropa:

http://www.seiko.com.br/products/relogio.aspx?idc=AUTOMATICO&ref=7S26DC/8

Já agora o modelo que tem leva uma tampa metálica atrás ou de vidro em que se vê a "semi-roda" automática a dar corda? A partir de 92' para contrariarem os "Feikos"  :D :D começaram a fabricá-los com tampas transparentes.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 10, 2012, 01:45:11 pm
Tampa completamente metálica. Só se vê o mecanismo se o abrir.

A diferença é que os traços e o nº 5 do modelo, bem como o logotipo Seiko são em dourado. A marcação do meio dia, 3h, 6h e 9h são quadrados e não faixas retangulares como na versão da foto. Portanto não sei se será o mecanismo que o Gil indicou, pouco ou nada percebo de relojoaria. Aliás a mim só me ofereceram uns Swatch a pilhas e por incrivel que pareça á mais de 2 anos que deixei de usar relógio ;D não gosto deles.

Este relógio deve ser do inicio do inicio anos 80 ou finais dos 70 (se é que existiam já). O anterior avariou por volta de 1977 ou 78 portanto será dessa altura.

 
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 10, 2012, 02:38:19 pm
Tampa completamente metálica. Só se vê o mecanismo se o abrir.


Este relógio deve ser do inicio do inicio anos 80 ou finais dos 70 (se é que existiam já). O anterior avariou por volta de 1977 ou 78 portanto será dessa altura.

 

Olá

Estou certo não ser o 7S26... este mecanismo é bem mais recente... Os SEiko 5 vêm já da década de 60...
Mas também é fácil de saber...

O amigo Renato leia o que diz na tampa e coloque aqui... Todos os numeros por favor, com a devida separação obviamente.

Eu informo inclusivé a "data do nascimento", calibre, batimento, etc. etc.

Cumprimentos
Paulo Girão
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 10, 2012, 03:16:41 pm


Eu informo inclusivé a "data do nascimento", calibre, batimento, etc. etc.



VVVVIIUUUT...Gil corre para a sua gaveta a ver o que reza o dele... Cá está: 7S26-02WO AA [no quadradinho]  KY

"É antigo Doutor? Ou tenho um "Feiko"!?"  :P [Acho que não mas ...]

É igual a este:


(http://media.photobucket.com/image/recent/a19als/SL271599.jpg)


(http://forums.watchuseek.com/attachments/f71/779482d1343823282-blue-yellow-watch-blueseiko.jpg)


Atrás vinha assim e tem o mesmo fundo transparente

(http://4.bp.blogspot.com/-crz0FKykY6c/T-tKmjvKWNI/AAAAAAAAAI8/EmacKo2CgzQ/s1600/IMG-20120608-WA005.jpg)

Ficará bem uma NATO band desta cor? Deixa de haver contraste creio...

(http://www.watchgecko.com/catalog/images/pow_regiment_3_600.jpg)

(http://www.misterchrono.com/624-595-large/watch-nato-strap-blue-yellow.jpg)

De valor era ter este...I wish... :'(

(http://lh5.ggpht.com/_Mqmry4xT2ZI/SvlHd6QkkwI/AAAAAAAAEnA/2QTkQZZO29U/Seiko%207016-50xx%20blue-yellow.jpg)


Já em relação à pic do amigo Renato e como lia 7S26... :P
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: brg on September 10, 2012, 11:11:45 pm
Eh pá... agora deixaram-me na dúvida. Comprei o meu "Five" em 2008, com caixa e certificados.

Modelo SNX429K (Cal.7S26), caixa "xpto" e certificados:

(http://i1245.photobucket.com/albums/gg595/Far_Beyond/IMG_1277.jpg)

Frente:

(http://i1245.photobucket.com/albums/gg595/Far_Beyond/IMG_1278.jpg)

Parte posterior:

(http://i1245.photobucket.com/albums/gg595/Far_Beyond/IMG_1279.jpg)

Foto melhor que encontrei na net onde se vê a cor do visor:

(http://i1245.photobucket.com/albums/gg595/Far_Beyond/seikomilblue.jpg)
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 10, 2012, 11:53:46 pm
Como prometido aqui vão as fotos das máquinas:

Este é o Seiko comprado em 1968 (soube hoje a data). Variou passado cerca de 10 anos depois de ser arma de arremesso.
Frente:

(http://img571.imageshack.us/img571/4690/20120910184313.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/571/20120910184313.jpg/)


Verso:

(http://img96.imageshack.us/img96/8869/20120910184330.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/96/20120910184330.jpg/)

Aqui está o série 5 adquirido depois do primeiro ter avariado

Frente:

(http://img443.imageshack.us/img443/3095/20120910173414.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/443/20120910173414.jpg/)

Verso:
[/u]

(http://img819.imageshack.us/img819/862/20120910173444.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/819/20120910173444.jpg/)

Cliquem nas imagens para obterem maior tamanho. Não estou a conseguir colocar em ponto grande  ;D ???
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: GADREL on September 11, 2012, 07:46:36 am
Realmente, Caro Confrade Renato Ferreira, nenhum dos modelos, apresentados acima, usa o calibre 7S26, que debutou nos Seiko em 1995, com 21 rubis e 21600vph.
O primeiro, usa um calibre 7005, que começou a ser usado em 1969 / 17 rubis / 21600vph.
O segundo, usa um calibre 7009, que começou a ser usado por volta de 1980 / 17 rubis / 21600vph.
Abraços.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 11, 2012, 09:26:03 am
Olá a todos

De facto, ambos nada têm a haver com o calibre 7S26... Este bem mais recente. A patente é registada em 1996.

O 1º relógio é de facto um calibre 7005 que segundo informações do fabricante é registado em 1974, logo e segundo a numeração, este item foi fabricado em Agosto de 1980... É de facto uma máquina com 12 linhas, 21600A/H de 17 joias e 43 horas de reserva de marcha (carga completa).

O 2ª relógio é de facto um 7009 e segundo informações do fabricante é registado em 1983, logo e segundo a numeração, este item foi fabricado em Março de 1990... É de facto uma máquina com 21600A/H de 17 joias e 43 horas de reserva de marcha... No fundo foi um reaproveitamento do anterior modelo e com mais umas "mariquicices".

A diferença entre ambos (7005 e 7009), é nos discos de calendário... o 1ª só tem datador dos dias do mês e o 2º dias do mês e da semana.

Cumprimentos
Paulo Girão
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: GADREL on September 11, 2012, 11:14:27 am
As datas, que obtive, se não me enganei na numeração, são baseadas no Seiko Calculator:

-Agosto de 1970, para o 1º relógio(7005).

-Março de 1980, para o 2º relógio(7009).

Abraços. ;)
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 11, 2012, 11:47:16 am


6 digitos para ver o ano? Como o vidro do meu não tem nada disso será a gravação de 6 digitos imediatamente abaixo encostado aos entalhes para o abrir... E onde posso encontrar o Seiko Calculator para dar uma conferida?  :)
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 11, 2012, 12:15:21 pm
Pelo que me foi dito posso dizer com certeza absoluta:

-O primeiro relógio foi comprado durante a década de 60. Falaram em 69, possívelmente sim. O meu pai disse 68 mas existe margem de erro. A idade não perdoa. :D  Década de 70 pode ser válido. Ínicio dos 80 é impossível para este relógio.

Agora gostava era de meter o 7005A 17 jewels a funcionar.  ;D E dar-lhe um banho pois está algo mal tratado.





Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 11, 2012, 12:32:25 pm
Caro Gadrel

Tem razão peço desculpa... Estive a ver numa base dados em que dizia que o 7005 foi registado em 1974 e o 7009 em 1983... fiz agora mesmo um copiar desse local e colei aqui em que diz assim: "Example, year: signature; shock device
1974: Seiko, 7005A, Japan, 17 Jewels; Diashock"

Pronto!! partindo do presuposto do 1º digito ser um zero (é o ano), logo seria de 1980... O que não é verdade porque como disse e bem, eles foram apresentados ainda pela Seikosha em 1969... Logo o ano de fabrico deste relógio 7005 será 1970.

Peço mais uma vez desculpa a todos por estar a induzi-los em erro... Os restantes Membros poderão fazer a consulta aqui:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html (http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html)

Bem hajam
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 11, 2012, 12:39:34 pm

Bem-haja!! Muito obrigado  :)
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: audax on September 11, 2012, 12:48:15 pm
Pois, para datar os Seiko, e Citizen também, é sempre preciso saber em que ano apareceu esse movimento, é essa a base, depois é simples o primeiro numero refere o ano, o segundo numero ou letra refere o mês.

1 - Janeiro
2 - Fevereio
3 - Março
4 - Abril
5 - Maio
6 - Junho
7 - Julho
8 - Agosto
9 - Setembro
O - Outubro
N - Novembro
D - Dezembro

Para os Citizen é semelhante, tem que se saber o ano de introdução do dado movimento, o primeiro numero refere o ano e os 2 seguintes o mês, os restantes são o numero de peças produzidas nesse mês. A Citizen também teve numeros de serie com diferente numero de algarismos, pelo que ajuda a datar also.

Para outras marcas também existem tabelas com os numeros de serie, outras dá para ter uma idea mas só perguntando directamente na marca é que se pode ter a certeza.

Gosto sempre de saber a data de nascimento, é engraçado por vezes saber até o dia em que foi produzido!!
Title: Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 11, 2012, 01:00:47 pm

150 441 significa janeiro 2005? :)
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: audax on September 11, 2012, 01:07:18 pm

150 441 significa janeiro 2005? :)

Ao contrario amigo lamina, dependendo de quando foi introduzido o movimento, será de 2001, o mês Maio, e se for como na Citizen, foi o relógio numero 0441 a ser produzido nesse mês.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 11, 2012, 03:43:41 pm
Para ser mais claro, o nº constante no 1º Seiko 17 jewels é:

092886 Japan-G

No quadrante, em baixo, em letras muito pequenas:

Lado esquerdo : 7005A
Lado Direito: 8090A

Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: lamina on September 11, 2012, 04:44:00 pm




150 441 significa janeiro 2005? :)





Ao contrario amigo lamina, dependendo de quando foi introduzido o movimento, será de 2001, o mês Maio, e se for como na Citizen, foi o relógio numero 0441 a ser produzido nesse mês.



Lia anteriormente que o mov. 7S26 na Seiko tinha começado em 96', creio...É capaz de encaixar no ano!! :) Muito obrigado amigo Audax!!
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 11, 2012, 06:09:09 pm
Para ser mais claro, o nº constante no 1º Seiko 17 jewels é:

092886 Japan-G

No quadrante, em baixo, em letras muito pequenas:

Lado esquerdo : 7005A
Lado Direito: 8090A



Onde está 7005-8090A os primeiros numeros é o calibre da máquina 7005, ok? e 8090A o modelo do relógio , certo?
Então neste caso (a imagem não é muito esclarecedora e o 2º digíto parecia um oito), onde diz 092886 = 1ª digito é a década e neste caso 1970... o 2º digito o mês que então é Setembro. Restantes numeros é o nº de série do fabricante, mas quer dizer mais qualquer coisa que "só a Seiko tem acesso"... Com os "numeros de série" eles conseguem ver se era dourado, a cor do mostrador, etc.

Melhores cumprimentos
Paulo Girão
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 11, 2012, 07:42:57 pm
Para ser mais claro, o nº constante no 1º Seiko 17 jewels é:

092886 Japan-G

No quadrante, em baixo, em letras muito pequenas:

Lado esquerdo : 7005A
Lado Direito: 8090A



Onde está 7005-8090A os primeiros numeros é o calibre da máquina 7005, ok? e 8090A o modelo do relógio , certo?
Então neste caso (a imagem não é muito esclarecedora e o 2º digíto parecia um oito), onde diz 092886 = 1ª digito é a década e neste caso 1970... o 2º digito o mês que então é Setembro. Restantes numeros é o nº de série do fabricante, mas quer dizer mais qualquer coisa que "só a Seiko tem acesso"... Com os "numeros de série" eles conseguem ver se era dourado, a cor do mostrador, etc.

Melhores cumprimentos
Paulo Girão

Obrigado Paulo, deve ser mesmo essa data. Quanto ao restante deve estar a gerar-se alguma confusão. Este 7005 (1a e 2a foto) tem o mostrador em cinza e as marcações em cinza com traços de tinta fluorescente. Hoje em dia já não brilham pois necessitam limpeza.

O que tem as marcações douradas é o Série 5 já vindo da década de 80 (3ºa e 4a foto). Encontra-se operacional e foi feita manutenção à coisa de 5 anos. Nunca avariou.

Um abraço
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 11, 2012, 09:13:23 pm
Caro Renato

Também acho que "Isto" está mesmo a ficar "confuso".
Eu não "disse" que o Seu relógio é dourado!!! O que quis dizer é que a Seiko através do modelo e os seguintes números a partir do 2º digito conseguem verificar se o relógio é vermelho, verde, ou outra coisa qualquer, formato dos ponteiros entre outras coisas, além da o numero de peça que foi produzida nesse determinado ano.


Cumprimentos
Paulo Girão
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Renato Ferreira on September 11, 2012, 09:25:58 pm
Caro Renato

Também acho que "Isto" está mesmo a ficar "confuso".
Eu não "disse" que o Seu relógio é dourado!!! O que quis dizer é que a Seiko através do modelo e os seguintes números a partir do 2º digito conseguem verificar se o relógio é vermelho, verde, ou outra coisa qualquer, formato dos ponteiros entre outras coisas, além da o numero de peça que foi produzida nesse determinado ano.

Aliás, o modelo 8090A é mesmo cinza e cromado

Cumprimentos
Paulo Girão

Realmente, que grande confusão!  ;D Tudo entendido agora.

Entrarei em contacto consigo pois este está morto à 30 anos e acho que deve ser a pessoa indicada para lhe dar vida.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: Paulo Girão on September 11, 2012, 09:30:54 pm
Caro Renato

Quando quiser estarei receptivo a isso e será um prazer fazer renascer uma peça parada à 30 anos... Gosto disso.

Os meus melhores cumprimentos
Paulo Girão
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: brg on September 11, 2012, 09:44:30 pm
Segundo a "calculadeira" em Excel o meu começa por 48, o que corresponde a Agosto de 2004?
Pela lógica explicada anteriormente seria 2000, mas pelo menos dá para ter uma ideia aproximada.
Title: Re:Manutenção e Restauro de um relógio
Post by: GADREL on September 12, 2012, 10:31:32 am
Caro Gadrel

Tem razão peço desculpa... Estive a ver numa base dados em que dizia que o 7005 foi registado em 1974 e o 7009 em 1983... fiz agora mesmo um copiar desse local e colei aqui em que diz assim: "Example, year: signature; shock device
1974: Seiko, 7005A, Japan, 17 Jewels; Diashock"

Pronto!! partindo do presuposto do 1º digito ser um zero (é o ano), logo seria de 1980... O que não é verdade porque como disse e bem, eles foram apresentados ainda pela Seikosha em 1969... Logo o ano de fabrico deste relógio 7005 será 1970.

Peço mais uma vez desculpa a todos por estar a induzi-los em erro... Os restantes Membros poderão fazer a consulta aqui:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html (http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html)

Bem hajam
Caríssimo Confrade Paulo, sem essa de pedir desculpas, estou aqui para aprender, ainda mais com pessoas como tu, que és um profissional do ramo. Naquilo que eu souber, procuro ajudar.
O mais interessante, é que este link que postaste acima, tem a autoria de Adriano Ramos Passarelli, que eu reputo como uma das maiores, senão a maior autoridade em relógios mecânicos, aqui no Brasil, e quem sabe mundo afora!!! Abraços.
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal