Mais uma vez tenho o prazer de traduzir um artigo do TonySC, e de o colocar aqui no fórum... desta vez focando a Wilkinson "Sticky". Espero que gostem.
Wilkinson Sword Razor
AKA "Sticky"
Por TonySCTradução de oversaturn, artigos originais
aqui e
aqui.
Depois de ler o tópico
"A "sticky" situation" pensei em escrever algumas curiosidades acerca desta maravilhosa máquina.
A primeira vez que eu vi uma Sticky, pensei para comigo… “
parece uma SuperSpeed de plástico fabricada pela Wilkinson… não gosto assim tanto de plástico… curiosa mas nada de especial.”
Esta linha de pensamento durou apenas cerca de um milissegundo, depois de eu pegar numa. Qualquer ideia preconcebida desapareceu assim que lhe peguei. Já alguma vez pegaram num objecto e imediatamente deram por vós a acariciá-lo inconscientemente? Foi o que aconteceu quando eu tive uma Sticky na mão pela primeira vez. É suave e transmite uma sensação muito mais robusta do que poderia parecer à primeira vista.
"A designer's razor"Keneth Grange
O homem por detrás da Sticky é o designer inglês Keneth Grange. Nunca havia ouvido o seu nome até encontrar esta máquina, mas algumas das suas obras são familiares a quase toda a gente...
Kodak Instamatic 1975
Parker 25 (1979)
Bristish Rail 125 Innercity
O redesenhado London Cab
E as famosas colunas Bowers & Wilkins
Inclusive quem não seja audiófilo reconhecerá este desenho da B&W…
... e a tudo isto, poder-se-iam adicionar liquidificadores de cozinha, óculos de sol, uma máquina Schick para senhoras, candeeiros, mobiliário e todo um longo etecetera – uma espécie de primos desta safety-razor nascida em 1968.
No que respeita ao desenho da Sticky, recebeu um prémio conferido pelo London Center for Design, e inclusive está em exibição no Victoria & Albert Museum.
Outra característica desta máquina é a sua caixa, e o seu curioso sistema de armazenamento das lâminas.
Foto rustyblade SMF Foto rustyblade SMF "Se não é plástico ... não é fibra... nem epóxi…? o que quer que seja, é muito agradávelApesar do nome oficial desta safety-razor ser um simples e genérico "Wilkinson Sword Razor", é conhecida como “sticky” graças ao seu cabo. Não sei exactamente qual o tipo de material de que é feito, mas é suave ao tacto e não tem a sensação fria dos plásticos. O cabo, com uma cor profunda, como que se transforma assim que entra em contacto com os dedos molhados. O que pode parecer um mau agarre, quando seca, vem a ser, surpreendentemente, um excelente agarre quando molhado, como que se de uma goma “pegajosa” se tratasse. Muito engenhoso!
A propósito, o facto de não ser de metal não significa que seja fraca. Pelo contrário, a Sticky é bastante resistente.
Quanto a comparações com outras máquinas, pode perfeitamente ser equiparada à família das SuperSpeed, apesar de a mim me parecer um pouco mais suave que as minhas duas #58. É suave e benigna, diria até que a Sticky tem um melhor equilíbrio.
Muito pouca exposição da lâmina e um ângulo de corte suave fazem da Sticky uma maquina tolerante e suave.
Quando falamos de máquinas vintage, não sabemos o que a máquina passou, de maneiras que a nossa unidade pode não ser representativa das que se encontram em excelente estado. Felizmente, a minha unidade apresenta tolerâncias bastante apertadas e transmite uma sensação geral bem sólida, e o mecanismo de TTO
(Twist-To-Open) é mais suave que qualquer das SuperSpeed que eu tenha tido, e mais suave que a maioria das TTO inglesas.
Kenneth Grange disse que a sua atitude ao desenhar um produto é a de que o mesmo deve ser um prazer para o utilizador.
Com esta safety-razor, ele certamente atingiu o seu objectivo!
Saludos,
Tony